PNS Tariq - Ex-HMS Ambuscade

O Paquistão transferiu hoje formalmente uma fragata Type 21 (classe “Amazon”) em uma cerimônia em Londres, para que ela seja levada a Glasgow e transformada um navio-museu.

O grupo escocês de patrimônio marítimo Falls of Clyde International (FOCI) embarcou em um projeto que retornará a fragata Type 21 PNS Tariq, (anteriormente HMS Ambuscade) ao seu local de construção no Clyde.

A HMS Ambuscade foi a 4ª de oito fragatas Type 21 comissionadas na Royal Navy entre 1974-78. Ela foi a primeira de cinco da classe construída pela Yarrow Shipbuilders em Scotstoun, no Clyde.

A Ambuscade serviu em todo o mundo, incluindo a participação na Guerra das Falklands/Malvinas, onde passou 83 dias continuamente no mar, navegou 29.229 milhas e disparou 500 tiros de 4,5”.

Duas fragatas Type 21 foram perdidas na Guerra das Falklands/Malvinas, a HMS Antelope e a HMS Ardent, atingidas por bombas da aviação argentina.

Junto com os outras cinco Type 21 sobreviventes, ela foi vendido à Marinha do Paquistão, sendo formalmente entregue em uma cerimônia em Devonport em 28 de julho de 1993.

NOTA DA REDAÇÃO: O projeto da fragata Type 21 serviu de base para as fragatas Vosper Mk.10 (classe Niterói) da Marinha do Brasil, como evidenciam as fotos abaixo.

Fragata Amazon (F169), primeira das oito fragatas Type 21
Fragata Constituição F42 – Foto: Vosper Thornycroft

SAIBA MAIS:

As fragatas Type 21, classe ‘Amazon’

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Burgos

Boa tarde a todos;
Pois é, as type 21 são o “Pai” das Mk 10 da MB.
Tomara que a MB abrace a idéia também e faz um navio museu com uma delas (Mk 10).

ADM

Acho que todas já são museus ambulantes.

Rafael

Fico aqui imaginando se a MB tivesse encomendado um destróier baseado no projeto MK10…
Uns 150 metros de comprimento e 16 de boca, umas 5.000 toneladas…
Sonho meu que nunca vai se realizar.
Quem sabe no futuro com as MEKO A-200/A-400 a nossa Marinha possa ter algo assim!

Otto Lima

No passado houve uma proposta de uma variante da Classe Niterói para defesa antiaérea de área, mas essa proposta foi descartada logo assim que passou o efeito do whisky das autoridades da época.

Zorann

Alguma conversa para preservar pelo menos 1 Niteroi? Esta, acho que merecia

Augusto José de Souza

Provavelmente a Independência e a União devam ser preservadas por terem sido construídas no Brasil e alguma das inglesas como a Liberal,constituição e e defensora possam também serem enviadas para a Inglaterra e virarem museu.

Dalton

Acho difícil que a “Inglaterra” se interesse pelas “Niteróis” já que trata-se de navios
que não foram construídos para a Royal Navy, diferente deste que serviu inclusive durante a campanha das Falklands.
.
Um exemplo similar a este foi do “contratorpedeiro de escolta” “Slater” da US Navy durante a II Guerra – mesma classe do “Bauru” – transferido para a marinha grega em 1951 permanecendo em serviço por 40 anos e devolvido aos EUA que o transformaram em navio museu.

Otto Lima

Quando o NAeL Minas Gerais (ex HMS Vengeance) foi desativado, houve uma mobilização no Reino Unido para transformá-lo em navio-museu por lá, mas a ideia não foi adiante e o navio foi parar no desmanche na Índia.

Dalton

Bem lembrado Otto, o mesmo aconteceu com o “Dédalo” ex USS Cabot que após servir à marinha espanhola retornou aos EUA , mas, como no caso do “Vengeance” não se conseguiu levantar fundos suficientes para conversão em navio museu.

Augusto José de Souza

Nesse caso as Niterói podem virar museu em diferentes lugares como Santos,Salvador e Rio Grande e a Independência e União podem ir para o acervo no Rio de Janeiro.

Dalton

Seria o ideal, mas, dependeria de organizações particulares capazes de
arrecadar fundos, desenvolver os projetos e infraestrutura, conseguir bons locais para expor os navios, etc e isso não é fácil.
.
Me darei por satisfeito se ao menos uma for convertida em navio museu.

Salomon

Pelamor, não fale isso. Vai exigir a formação de comissões, viagens, reuniões às centenas, espaço, contratação de funcionários civis, alocação de militares, conservação, manutenção, reboques, festas, coquetéis, medalhas, bebidas e lagostas, rituais, energia, sites, impressos etc. E pode acabar como o Tonelero S21, um dos maiores vexames da História Naval mundial.

Marcelo Andrade

Um dos desenhos mais lindos de navios!!!