Modelo do primeiro submarino construído em Taiwan

‘Eles conseguiram fazer isso. Essa é a principal conclusão’, disse Euan Graham, exportador da China no Australian Strategic Policy Institute, sobre a construção de seu primeiro submarino por Taiwan. ‘E fizeram isso contra fortes ventos políticos contrários que aparentemente afetaram o fornecimento de equipamentos. Isto é impressionante.’

SYDNEY – Taiwan planeja revelar seu primeiro submarino de propulsão convencional na quinta-feira, com um segundo em 2027, de acordo com um briefing recente do conselheiro de segurança nacional do presidente de Taiwan e chefe do programa.

O atual presidente da ilha autônoma, Tsai Ing-wen, iniciou o que é previsto como um programa de oito submarinos em 2016 para se somar aos dois submarinos construídos na Holanda e comprados na década de 1980 e aos dois antigos submarinos ex-EUA da classe “Guppy” construídos no final da Segunda Guerra Mundial.

“Se conseguirmos desenvolver esta capacidade de combate, não creio que perderemos uma guerra”, disse o almirante Huang Shu-kuang, conselheiro de segurança nacional de Tsai, num “briefing interno sobre o projecto”, segundo a Reuters.

O primeiro dos novos submarinos entrará em testes de mar em outubro e deverá ser entregue formalmente à marinha de Taiwan até o final de 2024. O submarino está programado para ser exibido pela primeira vez na cidade portuária de Kaohsiung, no sul.

“Eles conseguiram fazer isso. Essa é a principal conclusão”, disse Euan Graham, especialista em China do Australian Strategic Policy Institute, ao Breaking Defense, “e eles fizeram isso contra fortes ventos políticos contrários que aparentemente afetaram o fornecimento de equipamentos. Isso é impressionante.”

Submarino classe “Guppy” ainda em serviço na Marinha de Taiwan
Submarino classe Hai Lung de Taiwan
Submarino Hai Lung SS-793 de Taiwan, de origem holandesa

A construção de um submarino, um dos empreendimentos de mais alta tecnologia em que um militar pode participar, enfrentou obstáculos, uma vez que muitos países não têm relações diplomáticas formais com a entidade insular. Obter licenças de exportação – sempre um desafio demorado – foi muito mais difícil do que o habitual. Os esforços de Taiwan para obter submarinos dos EUA já tinham fracassado duas vezes antes, durante as administrações de George Bush e Barack Obama.

Huang, de Taiwan, observou que a enorme alavancagem comercial da China e a reação muitas vezes beligerante a qualquer pessoa que ajudasse Taiwan estiveram sempre em segundo plano. Segundo a Reuters, ele disse que um fornecedor estrangeiro desistiu do programa depois que o trabalho com Taiwan foi divulgado a uma embaixada chinesa. Ele não forneceu detalhes.

Huang mencionou a “grande ajuda” fornecida por uma equipe liderada por um contra-almirante aposentado não identificado da Marinha Real Britânica, que, segundo a Reuters, obteve licenças de exportação britânicas por meio de uma empresa sediada em Gibraltar.

“Isso é coisa de um livro de ficção de aeroporto”, disse Graham.

Huang teria dito no briefing que o submarino de US$ 1,54 bilhão usa o sistema de combate da Lockheed Martin – também para ser usado nos submarinos australianos das classes Virginia e AUKUS – e será armado com os torpedos MK-48 da empresa. Sete países supostamente forneceram tecnologia para os submarinos taiwaneses, grande parte dela vindo dos EUA e provavelmente do Reino Unido.

O subprograma taiwanês começou oficialmente em 2017 e é formalmente conhecido como Programa Submarino de Defesa Autóctone. Seu codinome é Hai Chang, que significa “Mar da Prosperidade” em chinês.

Huang ofereceu o que seria uma justificativa convincente para que a Coreia do Sul e o Japão ajudassem Taiwan com os submarinos. Ele disse em seu briefing que a frota de 12 submarinos taiwaneses poderia forçar a China a permanecer dentro da primeira cadeia de ilhas.

“Este também era o conceito estratégico dos militares dos EUA – contê-los dentro da primeira cadeia de ilhas e negar o seu acesso”, disse Huang. “Se Taiwan for tomada, o Japão definitivamente não estará seguro, a Coreia do Sul definitivamente não estará segura.”

Os seis novos submarinos podem adicionar mísseis antinavio dos EUA ao seu arsenal, disse o almirante, embora não tenha fornecido mais detalhes. Ele poderia estar se referindo aos mísseis Harpoon da Boeing, que são disparados através dos tubos de torpedo. Taiwan já possui o Harpoon, e a Marinha dos EUA assinou um contrato de US$ 1,17 bilhão para mísseis Harpoon Block 2 em abril. O Block 2 pode ser lançado a partir de plataformas aéreas, marítimas e terrestres.

Seja qual for a marca, Huang observou que a produção dos mísseis “a capacidade já era limitada”.

No mapa, a primeira e a segunda cadeia de ilhas

FONTE: Breaking Defense

NOTA DA REDAÇÃO: A estratégia da cadeia de ilhas (em inglês: Island Chain Strategy) é um plano estratégico de contenção marítimo concebido pela primeira vez pelo estadista norte-americano de política externa John Foster Dulles em 1951, durante a Guerra da Coreia. Propostas para cercar a União Soviética e a República Popular da China com bases navais no Pacífico Ocidental para projetar poder e restringir o acesso ao mar.

O conceito de “cadeia de ilhas” não se tornou um tema importante na política externa dos EUA durante a Guerra Fria, mas, após a dissolução da União Soviética, apareceu como um grande foco de analistas geopolíticos e militares norte-americanos e chineses até hoje. Para os Estados Unidos, a estratégia da cadeia de ilhas é uma parte significativa da projeção de força dos militares estadunidenses no Extremo Oriente. Para a China, o conceito é parte integrante de sua segurança marítima e temores de um cerco estratégico pelas forças armadas dos Estados Unidos. Para ambos os lados, a estratégia da cadeia de ilhas enfatiza a importância geográfica e estratégica de Taiwan.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Precisamos de mais detalhes, quem seria o fabricantes do sonar, da motorização, dos inerciais e quem forneceu o aço do casco ?

Mars

A maquete lembra muito a classe Hai Lung, então pode ser que um dos países que ajudou seja o Holanda. Acredito que as partes mais complexas vieram dos EUA e da Inglaterra e a Coreia do Sul e Japão podem ter participado. Mas acredito que nunca saberemos certamente que participou.
Esses submarinos vão dar trabalho e deixar o cenário mais desconfortável para os Chineses. Pode ser que eles acelerem a retomada das ilhas em alguns anos.

Moriah

Isso mostra que a ameaça externa é sempre um impulsionador tecnológico e militar, especialmente quando não se tem acesso a tudo.

Camargoer.

Será que vai ser Menino ou Menina no final da revelação?

Allan Lemos

Vai ser um submarinE.

Camargoer.

Riso. Cor amarela.

Rafa

Kkkk.
Na moral, bro. Pq vc tem tantos haters?
Vejo vc como um cara muito esclarecedor e apoiador da trilogia, mas vc posta um oi, já tem uns 15 dislikes pra vc.
Eu perdi alguma coisa?

AMX

Me chamou a atenção o fato de justamente um país como Taiwan ainda utilizar os Guppy.
Mais algum país ainda o utilizaria?

Dalton

Não, apenas Taiwan, e algumas fontes mencionam que ambos submarinos teriam algum tipo de limitação como evitar mergulhar a profundidades superiores a 90 metros.

AMX

Obrigado, Dalton.

GUPPY

Já li que os GUPPYs de Taiwan são usados apenas para treinamento.

Maurício.

Todo um mistério e muitas coisas feitas por baixo dos panos, os países querem ajudar Taiwan mas ao mesmo tempo não querem se queimar com a China. E ainda tem um pessoal que acha que os países vão ajudar Taiwan com tropas caso alguma guerra de fato ocorra. No mais, submarinos são armas incríveis, na minha opinião, uma das mais efetivas que existem, podem afundar muitos navios chineses em uma guerra.

Maurício.

Já pensou a China negociando com Cuba uma quantidade de bases incluindo algumas nukes envolvidas no pacote? Os americanos já estão de mimimi por causa de uma suposta presença chinesa em Cuba para espionar os EUA, imagina só o piti que os EUA dariam com bases e nukes chinesas em Cuba…😂

Dalton

Coisas diferentes. Os EUA não querem invadir Cuba que aliás sofre um embargo até estimulado por cubanos vivendo na Florida e há até uma base naval em território cubano, Guantanamo, onde poucos meses atrás um SSN o USS Pasadena atracou
e que chamou minha atenção já que não é tão comum, mas, acontece.
.
Como a China não precisa basear armas nucleares em Cuba para ameaçar os EUA e Cuba não está ameaçada de invasão penso que a ideia do Rodrigo seria que os EUA dessem armas nucleares a Taiwan para dissuadir a China de invadi-la.

Maurício.

“Coisas diferentes. Os EUA não querem invadir Cuba.”

Não querem hoje, e no futuro? Ainda mais se for verdade mesmo a tal base para espionar os EUA? E a China realmente quer invadir Taiwan?

“Como a China não precisa basear armas nucleares em Cuba para ameaçar os EUA.”

Isso é relativo, os EUA não precisam de nukes espalhadas em 5 países da Europa, assim como o Rússia não precisa dos Iskander na Bielorrússia, mas entre o “não precisa” e a realidade, tem uma grande diferença.

Dalton

Mesmo que seja verdade a China nada ganharia com essa “espionagem” não se está mais em 1962 além do mais os EUA não ficam desfilando aviões e navios ao redor de Cuba como a China faz com Taiwan e que já declarou que não irá tolerar uma Taiwan independente, então, me parece claro que entre Cuba e Taiwan é a última que se sente ameaçada. . Quanto aos “nukes” trata-se de armas táticas para fazer frente ao número maior e mais variado de armas nucleares táticas no imenso território russo – o emprego delas na Bielorrússia nem mesmo era necessário… Read more »

Maurício.

“Mesmo que seja verdade a China nada ganharia com essa “espionagem””. Aqui é apenas uma suposição, ninguém sabe o que a China ganharia ou não. “o emprego delas na Bielorrússia nem mesmo era necessário.” Volto a repetir, o que é “necessário” ou “não precisa” é muito relativo, cada país faz o que achar melhor. Desde ter quase 200 nukes espalhadas em 5 países da Europa a até ter sistemas Iskander na Bielorrússia, nada disso seria necessário, mas a realidade é diferente. Nesses casos a opção ideológica conta bastante, você tem visões diferentes de quem realmente precisa ter armas nucleares, eu… Read more »

Dalton

Na verdade não entendo o que se quer dizer com “espionagem a partir de Cuba”. Cuba é bem próxima da Florida, mas, há outros meios mais eficientes de se “espionar”, mas, tudo bem, que espionem isso não irá levar os EUA a invadir Cuba. . Quanto ao número de “nukes” dos EUA na Europa há controvérsias seja 100 ou 200 estão lá como já comentei para se ter uma dissuasão em armas nucleares táticas frente a Rússia e os EUA não viram razão para deslocar parte delas para a Polônia depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, mas, a Rússia,… Read more »

Glasquis7

Os EUA não querem invadir Cuba”

???

Bahia dos Porcos em 1961 não conta?

Dalton

As coisas mudaram um “pouquinho” desde então não ? Tem muito país hoje que na época pertenceu ao Pacto de Varsóvia e hoje faz parte da OTAN. . Seja como for o que os EUA pretenderam era que dissidentes cubanos retomassem o poder, mas, uma invasão por forças americanas a partir do sul da ilha onde encontrava-se e encontra-se a base de Guantanamo não ocorreu o que teria sido “fácil”, mas, teria sido uma medida extrema que apenas prejudicaria à imagem dos EUA na época. . No ano seguinte por conta da crise dos mísseis a ilha sofreu um bloqueio… Read more »

Dalton

Pensando um pouquinho mais, o grande número de cubanos e descendentes vivendo nos EUA até apoiam o embargo e houve inclusive críticas ao então presidente Obama quando este tentou uma reaproximação com Cuba, mas, daí à apoiar uma “operação militar especial” e ver o pequeno e pobre país ser bombardeado e invadido é outra coisa. . O cidadão médio cubano está preocupado com a pobreza não tanto com democracia já o cidadão de Taiwan, um país mais rico acostumado com a democracia e provavelmente acompanhando com mais atenção o que ocorre na Ucrânia tem razões para preocupar-se com a retórica… Read more »

Maurício.

“mas, o que os EUA alegariam para invadir Cuba
uma aliança “sem limites” com a China ?”

Os americanos já inventaram tanta desculpa esfarrapada para invadir países alheios, vai desde “armas químicas de destruição em massa” até “ajuda humanitária”, te garanto que eles arrumariam uma desculpa em questão de minutos, e um pessoal acreditaria, assim como acreditam nas desculpas do passado.

Wilson Look

E o que teria em Cuba, que justifica-se os EUA fazer uma operação para levar “Liberdade e Democracia” para lá?

Maurício.

Ué, o povo de Cuba não passa fome? Não é pobre? Não são comandados por um ditador? Está aí uma bela desculpa para uma invasão, com a desculpa da “ajuda humanitária”, aliás, essa seria uma das desculpas para a invasão da Venezuela, essa mesma Venezuela que os EUA estavam pedindo por um alinhamento no caso da guerra na Ucrânia…rsrsrs.
Fora a tal base que os chineses possam ter para espionar os EUA.

EduardoSP

Cuba hoje é uma espécie de referencial histórico para os EUA. Um tipo de museu, sem relevância alguma no cenário internacional para o governo americano.
Os cubanos estão largados à própria sorte, se esforçando para conseguir importar comida e combustível, e não é por causa de embargo não, é por falta de dólares mesmo, decorrente do modelo econômico que adotaram.

Dalton

O Iraque não tinha as tais armas, mas, tinha Saddam, hostil aos EUA e vizinhos e sabe-se lá que outras encrencas teria causado, como a guerra contra o Irá, a invasão ao Kuwait, desrespeito a certos acordos após ter sido derrotado, como deixar de reconhecer as “no fly zone” abrigando terroristas e retornaria ao programa de armas de destruição em massa talvez até com ajuda da Coreia do Norte. . Então o que se vê como “desculpas” é pragmatismo de grande potência, direitos e deveres de uma, coisa difícil de entender na posição de brasileiros. . Os EUA não tem… Read more »

Maurício.

“Então o que se vê como “desculpas” é pragmatismo de grande potência, direitos e deveres de uma, coisa difícil de entender na posição de brasileiros.”

Dalton, com todo o respeito, mas aqui você está passando um baita de um pano para os americanos, mas tudo bem, não vou insistir nesse assunto, seria perda de tempo, você já tem uma opinião formada sobre o assunto.

Esteves

”Há uma variedade de modelos operacionais potenciais para uma força submarina a seguir: (1) “Lobos” de caça aos navios mercantes da Alemanha nazista; (2) Estratégia Marítima” da Marinha dos EUA da década de 1980 de desafiar a Marinha Soviética em suas próprias áreas; (3) Uma postura mais passiva de um submarino destinado a complicar o trabalho dos planejadores chineses que contemplam bloqueio ou invasão de Taiwan. Elaborar a estratégia subjacente e os conceitos operacionais para uma força submarina pode ser tão complicado, se não mais, do que produzir os submarinos.” A operação especial de Putin na Ucrânia duraria semanas. Esse… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Submarino convencional é bom pra água rasa e operação próxima porque é mais discreto que os nucleares.