Brasil, Chile e Colômbia contam com a tecnologia robótica inovadora, inteligente e sustentável da Saab para missões subaquáticas complexas em ambientes desafiadores

A Saab Seaeye, uma subsidiária da Saab UK, produz uma ampla gama de veículos operados remotamente (ROVs) especializados para o domínio marítimo, com aplicações que variam de atividades civis a militares.

ROV é um tipo de veículo controlado por um operador humano que não está fisicamente dentro do veículo, sendo operado por um cabo ou linha que conecta o veículo à localização do operador.

Os ROVs da Saab podem ser usados para pesquisa científica, observação, inspeção e trabalho ambiental em todos os setores subaquáticos. Do ponto de vista militar, eles também podem apoiar as marinhas regionais nas áreas de operações de salvamento, busca e pesquisa subaquática e atividades de apoio ao mergulho.

“Com mais de 35 anos de história, mais de 1000 sistemas ROV entregues a mais de 300 clientes e em mais de 70 países, há confiança em nossa tecnologia inovadora, inteligente e sustentável para missões complexas nos ambientes mais adversos do planeta. De fato, uma das grandes vantagens do portfólio de robótica subaquática da Saab é que os ROVs são todos elétricos. Portanto, eles não emitem nenhum poluente nas águas e reduzem a pegada de carbono das operações submarinas, o que é fundamental para a transição energética”, disse James Murray, diretor de Marketing e Vendas da Saab Colômbia.

Na América Latina, vários países têm confiado nos veículos submarinos da Saab para missões militares e civis. No Chile, por exemplo, os modelos Falcon entregues à empresa Underdeep estão atualmente trabalhando em plena capacidade nas instalações de aquicultura da principal empresa do setor, a Salmones Camanchaca.

No Brasil, quatro veículos Leopard foram entregues à Belov Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, para operar em tarefas submarinas para a Petrobras.

Enquanto isso, na Colômbia, o modelo Lynx ROV da Saab para a Marinha colombiana se destacou em 2022 por sua campanha de verificação não invasiva do lendário navio galeão espanhol San José, afundado há mais de 300 anos.

Também no setor de defesa, o Brasil, o Chile, o Peru e a Argentina têm interesse em ROVs de resgate subaquático, em especial a solução Leopard.

Já na Europa, a Marinha Espanhola adicionou este ano um sistema Leopard completo para apoio a operações de salvamento, resgate e operações subaquáticas de submarinos.

O Leopard pode localizar e monitorar um submarino em perigo usando seu conjunto de sistemas de sonar e câmera para fornecer imagens de vídeo coloridas com zoom e em preto e branco com pouca luz para os planejadores de salvamento.

Em situações urgentes de resgate, o Leopard pode trabalhar ininterruptamente 24 horas por dia, por dias a fio e em condições difíceis para fornecer alimentos, água e oxigênio às tripulações em perigo.

A Saab Seaeye é líder mundial em sistemas robóticos subaquáticos elétricos. O portfólio de produtos da Saab Seaeye abrange desde veículos de inspeção portáteis até sistemas de veículos autônomos e de classe de trabalho.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 20.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

A SAAB é realmente incrível, os caras fazem de quase tudo por lá.

Esteves

Acho que falta Phalanx e IRST.

Falando sério…acho que deveriam usar na Baía da Guanabara. Capaz de encontrarem coisas incríveis lá.

Esteves

Quanto deve custar uma operação para ir ao Bahia e provar de uma vez por todas que o navio foi afundado por torpedo?

Angelo

Não seria o são paulo ? Ou estou equivocado.

Esteves

O São Paulo A12 seria passeio. O Bahia seria investigação expedicionária para esclarecermos.