A empresa de defesa turca ASFAT entregou a primeira corveta MILGEM (classe Babur) à Marinha do Paquistão e lançou dois navios de patrulha offshore (OPVs) para a Marinha Turca

A cerimônia de entrega do PN Babur (F-280) ocorreu no Estaleiro Naval de Istambul no dia 23 de setembro. No mesmo dia, a empresa lançou dois OPVs da classe “Hisar”, TCG Akhisar (P-1220) e TCG Koçhisar (P-1221).  e TCG Koçhisar

Os navios construídos desempenharão as tarefas básicas de inteligência, vigilância e reconhecimento, busca e salvamento, combate ao terrorismo, operações de vigilância marítima e operações especiais marítimas.

A primeira corveta da classe “Babur” da Marinha do Paquistão foi lançada em 2021. O contrato para quatro corvetas da classe MILGEM para a Marinha do Paquistão foi assinado em 2018.

Conforme o contrato, dois navios seriam construídos no Estaleiro Naval de Istambul e os outros dois no Estaleiro Karachi.

Durante o Exercício Naval Aman realizado em fevereiro de 2019, o Almirante Abbasi disse que os navios do Paquistão serão equipados com um VLS de 16 células atrás do canhão principal. Espera-se que as corvetas da classe “Babur” sejam armadas com o sistema de defesa aérea Albatros NG da MBDA e mísseis antinavio e de ataque terrestre Harbah.

O sistema de propulsão para todos os navios MILGEM consiste em uma turbina a gás LM2500 em uma configuração combinada de diesel e turbina a gás com dois motores diesel; a potência total de propulsão é de 31.600 quilowatts.

Características

  • Deslocamento: 2.926 toneladas
  • Comprimento: 108,2 m
  • Boca: 14,8 m
  • Calado: 4,05 m
  • Propulsão: CODAG
  • Velocidade máxima: 31 nós
  • Alcance: 3.500 milhas náuticas
  • Autonomia: 15 dias no mar
  • Tripulação: 93+40

FONTE: Naval Today / Naval News

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Underground

Corveta com 2900 ton de deslocamento!
Na MB isso seria um Destroyer pesado multi missão.

Fernando "Nunão" De Martini

Deslocamento de 2900t ainda está dentro dos limites, para navios modernos, que diversas marinhas consideram como corvetas.

Piadas à parte, na MB provavelmente seria classificado como corveta mesmo, já que o deslocamento de 3.500t da classe Tamandaré levou a MB a classificar como fragata, ao invés de corveta, que era o alvo inicial do programa.

Augusto José de Souza

Seria uma boa a MB adquirir essa classe ou a da SAAB para serem suas novas corvetas,temos boas parcerias com a Turquia tanto quanto a Suécia.

Underground

Preferível encomendar mais umas oito Tamandaré!

Esteves

Quais os motivos dessa preferência?

Henrique

ja fez licitação, já tem fabrica aqui, tem toda a logística e pessoal aqui, ja ta pronto pra fazer o navio…

se falar do maquinário da base se submarinos que ta ali perto e ociosa que poderia tb ajudar no corte das chapas…

fragata não é sub, mas é melhor do que perder a mão de obra especializada

Esteves

Vai virar uma Marinha de Tamandarés.

Henrique

sim, tomara

Augusto José de Souza

Se as Tamandaré fizerem as duas funções de fragatas e corvetas é excelente,de qualquer forma a MB precisa encomendar mais lotes junto aos submarinos Riachuelo,além de boa quantidade dos novos NPAs de 500 toneladas para os DNS,pois quatro unidades de cada é praticamente inútil para vigiar a nossa imensa costa brasileira.

Augusto José de Souza

Acho viável essa Corveta pois a MB só tem dois nos seus meios navais e tanto fragatas quanto corvetas são muito importantes.

Henrique

navios da SAAB são feitos para o ambiente da Suécia e mar fechado… não funciona no Brasil.

navios daqui tem que primeiro aguenta ro Atlântico Sul que é infinitamente diferente do Mediterrâneo e do Báltico e segundo precisam cobrir vastas áreas de mar aberto onde da pra andar 2000 km e não achar nada, além de agua

Esteves

Qual a diferença entre mar aberto e mar fechado além das óbvias como um é aberto e o outro é fechado?

Henrique

A área de busca é menor a diferença é que qualquer bateria de costa pode afundar o navio no báltico, pq de uma costa a outra da uns 300km, fora que a geografia lá favorece navios menores devido a varias ilhas. ai vale mais colocar navios menores pq se perder perdeu pouco e não muito Se for fazer a mesma coisa no brasil ja parte com um pé em míssil anti-navio e outro na categoria de ICBM, ainda mais se a bateria estiver na Paraíba e o alvo em Santa Helena (~3k km), implicando que vc conseguiu achar o alvo,… Read more »

Esteves

Então…a saída para o mar nosso deve ser feita com navios de grande autonomia que se reflete em deslocamento.

bruno

O que levou a marinha a classificar as corvetas como fragatas, foi a falta de fragatas mesmo. Como não fabrica e nem compra fragata, para não ficar sem este tipo de navio, deu-se o jeitinho brasileiro e classificou um navio de menor tonelagem do que suas fragatas que ainda estão na ativa. Em qualquer Marinha de respeito as Tamandarés, pelo seu armamento e sua tonelagem seriam Corvetas.

Fernando "Nunão" De Martini

Bruno, muita hipótese e polêmica pra poucos dados da realidade.

O deslocamento da classe Tamandaré é praticamente o mesmo da classe Niterói.

Sobre marinhas de respeito, na Marinha Chinesa a Type 054 (a mais numerosa de suas classes de emprego oceânico) que tem somente 500t a mais que a Tamandaré e um monte de outras semelhanças, é classificada como fragata.

Rafael

As dimensões são bem próximas ao da classe Tamandaré (107,2 m/15,95m).
As nossas, no entanto, serão mais “altas” devido ao calado maior (5,20m).

Rafael Gustavo de Oliveira

Eu parei de fazer um comparativo com as FCT quando li as 16 células VLS….Sempre achei 8 células desproporcional ao porte do nosso navio, concordo que é algo caro e que estamos em fase embrionária dessa tecnologia, mas esses VLS me pareceram algo complexo/caro demais para receber upgrades, talvez a engenharia seja proibitiva…não sei….sou leigo nessa parte, mas acredito que deveríamos ter dado mais atenção na escolha desse sistema.

Sem prejuízo da argumentação, as maquetes e concepções gráficas mostram 12 células do sistema Sea Ceptor na Tamandaré, e não 8.

Santamariense

“ … o Almirante Abbasi disse que os navios do Paquistão serão equipados com um VLS de 16 células atrás do canhão principal.”

Se olharmos na segunda foto da matéria veremos que o navio não possui 16 células, e sim 12, em 2 grupos de 6, logo atrás do canhão principal.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é.
Tal qual as concepções gráficas e maquetes da Tamandaré.

Santamariense

Exato.

Wilson Look

Bom se me lembro bem, o projeto da Corveta Classe Tamandaré(como era designado o programa no começo) do CPN tinha um deslocamento máximo de 2.970 toneladas e era chamado de corveta.

bruno

kkkk, pura verdade, que vergonha.

JS666

Enquanto isso, em um país sul-americano…

Rodrigo

O comandante antigo da marinha estava mais interessado em golpe de estado do que fortalecer nossas defesas.

Gabriel Moreira

Lembra um OPV da classe Freedom. Navio muito bonito…e uma corveta, como as Tamandaré, só que não.

Gabriel Moreira

LCS classe Freedom, perdão.

Fernando "Nunão" De Martini

O comprimento é quase o mesmo, mas a Tamandaré tem boca maior e, consequentemente, cerca de 500 toneladas a mais de deslocamento.

Esteves

E 500 milhões de dólares mais cara…por suposto.

Fernando "Nunão" De Martini

Não encontrei o valor do contrato do Paquistão, você encontrou?

Esteves

Não.

Fernando "Nunão" De Martini

Por supuesto.

Esteves

Não querem comparações. Ou críticas.

Luís Henrique

Eu achei essa referência:

STM CEO Davut Yilma said in May 2017 that the cost will be $250 million per ship.

https://www.thedefensepost.com/2018/07/05/pakistan-finalizes-turkey-ada-class-corvette-purchase/?expand_article=1

Dalton

Nunão, consultando algumas fontes inclusive da própria “LockMartin” a boca das
“Freedom” é de 18 metros – a “Tamandaré” terá 16 supondo pelo que li – então ganharia em comprimento e boca perdendo em calado para as “Tamandarés” e deslocamento sendo entre 3400 e 3500 toneladas que me parece mais correto do que 3.000 toneladas que se encontra por aí também mesmo com a superestrutura em alumínio.
.

Fernando "Nunão" De Martini

Dalton,

Posso estar errado mas, até onde sei, apesar das semelhanças externas a classe Freedom dos EUA é uma coisa e o programa Milgen da Turquia é outra coisa.

Dalton

É que o Gabriel mencionou o “Freedom” então achei que estivessem comentando sobre as dimensões deste e da “Tamandaré”.
.
Falha minha !

Fernando "Nunão" De Martini

Acontece nas melhores famílias!

Esteves

Fosse o Esteves…não te conto, nem quero pensar, pior ainda imaginar…é a última vez que lês as regras.

A vida é bem fácil.

Macgaren

Primeira foto engana, essa foto por cima mostra bem o tamanho da criança

Esteves

O gasto com essas coisas militares está tão elevado…navios, mísseis, eletrônica embarcada, compartilhamento com outros meios em terra, no ar e no espaço que duas outras coisas fazem o Esteves refletir. Democracias serão mais testadas. A única forma de avançar a despesa militar é reduzir gasto/investimento social. Essa historinha sobre profissionalizarem-se como mostraram na Itália e no Reino Meio Unido não mostrará resultados no curto prazo. Quem não tem Marinha Boa, quem tem Marinha obsoleta, quem não tem natividade, P&D e independência ficará refém de armas alternativas artesanais como drones suicidas, drones navais, drones pirocopteros e navios manufaturados. Como querem… Read more »

Henrique

Não precisa corta o social, basta diminuir imposto, para de criar burocracias ou burocracias que inviabilizam o mercado, parar de ter um código tributário que obriga todo mundo a sonegar, para de criar insegurança jurídica que a coisa volta ao normal já fizeram isso em 1994, parecia até que o Brasil tomou banho, penteou o cabelo e colou um roupa decente. É só voltar pro caminho que funciona e já foi testado a Curva de Laffer mostra que essas politicas fazem a arrecadação voltar e subir (sem subir imposto e sem prejudicar o mercado), partir dai da pra redirecionar o… Read more »

Esteves

Despesas com pessoal. Recentemente houve aumento de 9%. O segundo item de maior peso no orçamento da União, respondendo por quase 22% do total das despesas primárias do Governo Federal. Estados respondem por 56,3% das despesas totais e 76,1% da receita corrente líquida. Como é possível governar um estado quando 76,1% das receitas líquidas estão comprometidas? 2023, olha aí se tu encontra alínea referente a inovação e a evolução. É um orçamento de custeios…lembrando que 71% dos investimentos do FINEP vão parar nos bancos, grandes contratantes de TI. https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/orcamento/orcamentos-anuais/2023/ploa/Orcamento_Cidadao_2023.pdf Apos a emissão de moeda (1980), o aumento dos juros (1990)… Read more »

Rodrigo

Diminuir tamanho do estado, Brasil, digamos Correio pode ser vendido, Caixa tb, FGTS poderia ser escolhido pelo dono da conta o uso, Itaú já tentou com gov e pagaria 2 vezes mais juros…mas gov não larga a tetinha…. tanto gasto em defesa que não é foco principal, pq não terceiriza, serviço médico, odonto, banda de música, pintar roda pé, etc….sai mais barato e Diminuir custo operacional. Estado tem que ser menor para ser mais eficiente

Esteves

Estado ideal. Qual o tamanho do estado para garantir educação, saúde, distribuição de renda, segurança, defesa, transporte, pesquisa e desenvolvimento, inovação, acesso à tecnologia? Que tamanho deve ter um estado para fazer do cidadão, um cidadão? FGTS. Todo ano descobrem alguns bilhões nessa conta…esquecidos. Tava na hora de acabar com o FGTS. Custo operacional é o custo para operar a Marinha. Dentista não é custo operacional. A desculpa é a função social da Marinha. Então vamos de proctologista, urologista, cardiologista, psicólogos, psiquiatras, mastologista, videntes e tarólogos. A Marinha precisa de navio. E aviões. Pra insatisfação do Coronel Nery tá mais… Read more »

Esteves

TCG Akhisar. “O período de produção do projeto é de apenas 26 meses. É um período bastante curto. É um alvo importante para a nossa indústria de defesa em plataformas navais complexas deste tamanho. É também uma estreia”, explicou Gençsoy. Aprofundando as características do navio, Gençsoy disse, além disso: “Quando você olha para o navio, você vê MILGEM, mas a análise foi feita do zero e é um navio mais leve. Um navio cujos sistemas de hélices e eixos foram modificados”. “Na verdade, aqui também há uma estreia. Todas as análises das nossas hélices, desde o ruído submarino até aos… Read more »

Esteves

Conversinha em Fórum de Defesa. “Esses navios podem custar de 400 a 550 milhões de dólares, dependendo do equipamento com o qual estão equipados e do efeito da inflação nos próximos 3 anos. Lembre-se de que eles também terão pelo menos 3 grandes sistemas de radar modernos a bordo. Haverá Sonares e sistemas EW. Também há aquele novo sistema MIDLAS com dezenas de mísseis VLS. Haverá 16 mísseis Atmaca, CWIS, armas STOP e possivelmente um sistema de defesa de pontos alternativo RAM turco (a versão dos EUA custa cerca de 25 milhões de dólares). Não se esqueça dos torpedos e… Read more »