Submarino Type 093B

Mais de 50 marinheiros chineses teriam morrido após submarino nuclear ficar preso em armadilha no Mar Amarelo, diz jornal

O jornal britânico “Daily Mail” publicou matéria baseada em suposto relatório secreto que 55 marinheiros chineses morreram dentro de um submarino nuclear em agosto. Segundo informações do documento divulgadas nesta terça-feira, eles teriam sido vítimas de uma falha nos sistemas de oxigênio da embarcação.

O submarino, conforme o “The Mirror”, teria sido pego em uma armadilha destinada a embarcações dos Estados Unidos e do Reino Unido. De acordo com o documento, “relatórios de inteligência indicam que em 21 de agosto houve um acidente a bordo enquanto [o submarino] realizava uma missão no Mar Amarelo”.

A notícia sobre o suposto acidente tinha sido divulgada em agosto, em um primeiro post da conta @lude_media no X (ex-Twitter), que seria afiliada ao movimento religioso Falun Gong.

Posteriormente não houve confirmação de nenhuma mídia chinesa estatal ou comercial, sobre o referido acidente.

Hoje, a mesma notícia reapareceu, publicada primeiro por tabloides britânicos, que são conhecidos por publicarem matérias sensacionalistas e de pouca credibilidade.

A nova versão da notícia diz um submarino Type 093 atingiu um “obstáculo usado pela Marinha chinesa para prender submarinos dos Estados Unidos e aliados” e isso resultou em falhas nos sistemas. A China teria se recusado a solicitar ajuda internacional para o submarino preso, embora Pequim tenha negado oficialmente que o incidente ocorreu.

No mapa do local do provável acidente com um submarino nuclear chinês divulgado pelo jornal Daily Mail, a profundidade indicada (menos de 20 m) não seria suficiente para um submarino nuclear Type 093 afundar, no máximo ficaria encalhado.

Local do provável acidente com um submarino nuclear chinês segundo o jornal Daily Mail. A profundidade indicada (menos de 20 m) não seria suficiente para um submarino nuclear Type 093 afundar, no máximo ficaria encalhado

 

NOTA DA REDAÇÃO: Qualquer acidente de submarino nuclear provocaria a mobilização de vários navios e aeronaves chinesas para busca e salvamento e isso seria percebido por Taiwan, Japão, Coreia do Sul e pelos EUA.  Outro ponto a destacar é que Marinha Chinesa possui modernos meios para salvamento de submarinos e não precisaria solicitar ajuda de outras marinhas para a tarefa.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Beto

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO POR NÃO SEGUIR AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Wiillber Rodrigues

Bom, pra China, seria a coisa mais fácil do mundo mostrar que não houve acidente, é apenas mostrar que o sub desse suposto acidente está inteiro e no cais.
No mais, se for verdade, até pros chineses não será fácil simplesmente esconder pra sempre que perderam um sub com 50 vidas….

Fábio CDC

Para eles é a coisa mais fácil do mundo esconder que perderam o submarino e mais de 50 militares: Basta mandar que a imprensa local desminta tudo que disserem nesse sentido e calar a boca dos familiares, matando-os ou ameaçando-os.
.
Mais fácil do que beber 1 copo d’agua.

Fernando

E mais facil ainda escrever fake news num diario de fofoqueiro qualquer, e assumir que é verdade.

Fernando

Aí é que está, qual é o submarino? Ninguem diz que sub seria esse kkkkkk

Renato B.

Quem está no comando pode achar que se dar ao trabalho de responder seria mostra de fraqueza. De qualquer modo algo pode ter ocorrido, talvez não tenha sido esse desastre todo, apenas constrangedor o suficiente para não haver interesse em dar palco para o assunto.

E claro, pode ser simplesmente muito barulho por nada. Nesse caso a cara de paisagem dos chineses faz todo o sentido.

Last edited 6 meses atrás by Renato B.
André Macedo

O Guardian tem uma matéria de 2015, intitulada “Por que os testemunhos de refugiados norte-coreanos são muitas vezes falsos?”

O que chamam de “imprensa livre” está nas mãos de um punhado de bilionários, qualquer asneira publicada vale pro interesse deles.

Bruno Vinícius

“Daily Mail” diz tudo o que eu preciso saber sobre a credibilidade da notícia.

Não que seja impossível que um acidente tenha ocorrido, mas vou esperar confirmação de um meio de notícias com um histórico melhor antes de acreditar que um acidente de fato aconteceu.

BVR

Ok. Independente da notícia ser verdadeira ou não, alguma alma poderia explicar como funciona uma armadilha para submarinos ?
E se a MB espalhou algumas pelo nosso litoral ?

Agradeço desde já.

Rodrigo Hemerly

Concordo com a postagem do BVR. Deixou a sensação que a reportagem estava incompleta.

Jota Ká

Semelhantes às usadas pelos pescadores para capturar sardinhas e outros espécimes.
Devidamente dimensionados para um “peixão” de 4.000 ou 8.000 toneladas.
🙂

Fabio Mayer

The Mirror e Daily Mail não são nenhuma referência de credibilidade. Ainda se fosse The Times, The Guardian ou The Independent, se poderia especular.

Penso que não haveria razão nenhuma para a China não informar nem admitir da ocorrencia de um acidente assim, por maior que seja a tragédia humana que ele envolveria.

Rodrigo

China é ditadura, se escondeu um vírus como covid19 por um tempo, deve esconder tudo

Fernando

Kkkkkkkkkkkk

Henrique

“Penso que não haveria razão nenhuma para a China não informar nem admitir da ocorrencia de um acidente assim”

China é um governo autoritário que segue a cartilha de qualquer ditadura. Tem motivos de sobra pra não dizer que fizeram algo de erado e mataram 50 pessoas de graça.

Mais provável é que não tenha ocorrido já que um acidente desses chama antenção de quem monitora esses subs

Zezão

“Ainda se fosse The Times, The Guardian ou The Independent, se poderia especular”.

Sei…

Pois bem, a notícia saiu também no The Times, satisfeito?

https://www.thetimes.co.uk/article/china-kills-own-sailors-with-trap-set-for-us-and-british-vessels-75wdfkc2p

Fabio Mayer

Saiu em “O Globo” hoje. Mas não é reportagem dele, como não é do The Times, que apenas seguiu a corrente… enfim, pense o que quiser. Mas num país de 1,2 bilhão de habitantes, um acidente em que morram 50 não faz diferença na propaganda oficial. Eu não disse que a China é um regime democrático, eu só penso que é um fato que ela não precisa esconder, se aconteceu.

Aéreo

De acordo com as informações da matéria, se o submarino se acidentou em um local com 20 metros de profundidade e não foi uma falha catastrófica (como uma explosão por exemplo), é bastante factível que nesta situação os tripulantes possam escapar com boa segurança, utilizando sistemas equivalentes ao SEIE norte americano.

Matheus

20m dá pra subir na apneia

naval762

Uma coisa é certa ou a China é muito boa em esconder acidentes com as embarcações dela ou isso é apenas um teste pra ver como a opinião pública reage a uma notícia como essa.

Felipe

Credibilidade dos tabloides britânicos é pior que do Sputnik…. Estão buscando assunto para desviar o fracasso da contra-ofensiva da Otan e de como a maior aliança militar do universo está sem munição contra a fraca Russia.

WSilva

Me parece ser mais uma reciclagem de noticias cujo objetivo principal é sustentar uma atmosfera sombria, negativa e apocalíptica sobre tudo que envolve o nome China. O que esse texto passa de forma subliminar é: 1 – Falta de consideração e respeito do PCCh para com os parentes e amigos dos tripulantes ao omitir o acidente já que não há transparência e liberdade na China. 2 – Qualidade duvidosa da PLAN. 3 – China ameaça a marinha de outros países ao criar armadilhas. A China é o vilão. 4 – Falta de experiência da PLAN ao cair numa armadilha que… Read more »

JapaSp Jantador

Vixe, caiu na própria armadilha, engoliu o próprio veneno do dragão.