Os sistemas subaquáticos da Saab apoiaram elementos de dois “exercícios de experimentação operacional” envolvendo mais de 2.000 civis e militares de 15 nações da OTAN, Irlanda e Suécia

Em setembro, a Saab implantou o alvo de treinamento de guerra antissubmarino AUV62-AT, juntamente com o veículo operado remotamente (ROV), Seaeye Falcon. O Seaeye Falcon foi operado a partir do navio Dom Carlos I, da Marinha Portuguesa, enquanto o AUV62-AT foi operado a partir de uma base naval. Ambos os sistemas participaram dos dois exercícios, REPMUS 23 e DYNAMIC MESSENGER 23, em um total de três semanas. O objetivo dos exercícios era explorar sistemas marinhos não tripulados em um contexto operacional experimental .

O AUV62-AT da Saab, em cooperação com a Administração Sueca de Material de Defesa, FMV, apoiou os sistemas de guerra antissubmarino trazidos pelas marinhas, pela indústria e por especialistas acadêmicos. Para isso, o AUV62-AT foi usado para imitar o perfil acústico de um submarino, adaptado para os exercícios, que eles poderiam então caçar e rastrear. Os dados coletados pelo AUV62-AT foram usados para fornecer feedback rápido aos diversos sistemas, informando os futuros métodos de implantação.

AUV62-AT

Como parte dos aspectos de Infraestrutura Submarina Crítica dos exercícios, o Seaeye Falcon demonstrou sua flexibilidade operacional e confiabilidade em uma série de tarefas subaquáticas. Ele foi crucial na identificação, realocação e neutralização de Dispositivos Explosivos Submarinos simulados colocados em um cabo de comunicações submarino. Isso incluiu a colocação de alvos e a realização de procedimentos subaquáticos usados para tornar seguros os perigos suspeitos e sua recuperação remota para análise forense. Essa fase do exercício foi projetada e conduzida pela Saab UK.

“Foi um privilégio colaborar com a OTAN e com especialistas do setor na exploração de como enfrentar as ameaças em desenvolvimento contra nossa Infraestrutura Submarina Crítica, uma capacidade defensiva que, sem dúvida, terá mais atividade nos próximos anos”, disse Dean Rosenfield, Diretor de Marketing e Diretor Administrativo da Saab UK.

A Saab espera participar de futuros exercícios REPMUS e DYNAMIC MESSENGER, com mais capacidades de seu portfólio.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 20.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments