Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

“Um milagre de salvamento, alcançado pelo valor, pela perseverança, pela perfeita disciplina, pelo serviço impecável, pelos recursos, pela habilidade, é óbvio para todos nós”. WINSTON CHURCHILL[1]

Dunkirk é um filme de guerra lançado em 2017, por meio de uma coprodução britânica, norte-americana, francesa e holandesa, que foi dirigido pelo britânico Christopher Nolan. O filme refere-se à operação de retirada das tropas aliadas, que estavam encurraladas pelas  forças armadas alemães em Dunquerque[2], na França, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

A Segunda Guerra Mundial inspirou diversas obras cinematográficas. Essas grandes produções sempre contribuíram para aumentar o conhecimento sobre o maior conflito militar da história.

Dunkirk é o quarto maior sucesso de bilheteria sobre temas que envolvem a Segunda Guerra Mundial. O filme transcorre de forma não-linear, traz uma mensagem de luta pela sobrevivência e é um magnífico espetáculo visual. Não existem muitos diálogos entre os personagens e o inimigo é invisível. Ele não aparece claramente.

A narrativa é estruturada em três períodos: uma hora de combate aéreo realizado pelo piloto Farrier (Tom Hardy) contra a aviação alemã, um dia no mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) utliliza seu barco para ajudar na retirada e uma semana em terra focada no soldado Tommy (Fionn Whitehead).

DUNKIRK (2017)
Diretor: Christopher Nolan
Atores Principais: Fionn Whitehead, Mark Rylance, Kenneth Branagh e Tom Hardy

Esta obra começa mostrando soldados aliados caminhando em uma rua deserta na cidade. Folhetos caem do céu sobre os mesmos com a frase “nós cercamos vocês”. “Renda-se + Sobreviva!”.

Desta forma, nasceu a Operação Dínamo, que foi realizada pelo Reino Unido sob o comando do Vice-Almirante Bertram Ramsay.  A operação ocorreu, entre 26 de maio e 4 de junho de 1940, para fazer a retirada de milhares de soldados belgas, franceses e britânicos do Porto de Dunquerque e das praias francesas na região.

Na operação de retirada, participaram navios de guerra e cerca de 800 embarcações civis. Os aliados estavam sob constantes ataques aéreos dos alemães, que eram combatidos pela resiliente Força Aérea Real. Muitas destas embarcações, que deram apoio na evacuação, levavam os soldados das praias até as embarcações maiores. Os grandes navios não tinham como se aproximar das praias em função da profundidade local.

As seguintes perdas foram observadas nas tropas aliadas, em especial, nas forças armadas britânicas: 80.000 homens, 177 aeronaves, 9 contratorpedeiros e um navio hospital. Consta que foram retirados cerca de 338 mil homens.

A Operação Dínamo foi considerada uma grande retirada estratégica, pois sem o contingente que foi resgatado o esforço de guerra dos aliados seria prejudicado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS

 


[1]Ex-primeiro-ministro britânico (1874-1965)

[2]Cidade portuária localizada no norte da França

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Gosto bastante desfe filme, mas sugiro que ele seja assistido junto com o excelente “O Destino de Uma Nação”. Enquanto Dunkirk destaca as pessoas envolvidas na retirada, civis e miltiares, o outro filme mostra o contexto histórico e político em torno da decisão de Churchill de promover a retirada. Ambos são excelentes filmes e complementares.



Wiillber Rodrigues

Ainda não assistí esse “O Destino de uma Nação”, mas tá na minha lista. Eu já o teria assistido a tempos, se minha namorada gostasse de filmes WWII…
Quanto a Dunkirk, tive o privilégio de assistí-lo num cinema com som Imax, experiência magnífica.

Jagder#44

Esse filme tem um erro bem nítido em uma cena, na qual aparece, ao longe, os guindastes modernos do porto ao fundo.

Emmanuel

Não vou mais assistir o filme por causa disso.
Obrigado.

Meu Deus…

Jagdverband#44

Nossa…

Camargoer.

Em “Chinatown”, quando a imagem é refletida na lente da câmera do detetive, ela não está invertida. Em “Jackie Brown”, quando o agente de fiança sai do Shopping, a janela da porta do passageiro está aberta…

IvanF

É um erro, mas não sei se chamaria de “bem nítido”… kkkkk

Camargoer.

Depende do foco da câmera. Pode ser um erro nítido ou desfocado.

Marcelo Soares

O filme realmente é Excelente! Muito bem feito. E parabéns para a trilogia por trazer este tipo de referência para o site.

Rodrigo maçolla

Pra min este filme é de 2017 mais já é um clássico… Ao contar os acontecimentos da retirada sobre a experiência de diferentes personagens se conseguiu uma visão ampla do que aconteceu… e o Ritmo do filme e a tenção no ar que dura do inicio ao fim é seu grande mérito..

Heinz

Esse filme é bom, traz aspectos interessantes do ocorrido. Mas para quem procura mais ação, assistam “Nada de novo no fronte” é sobre a 1° guerra.