Recentemente, o porta-aviões Shandong da Marinha Chinesa (PLA Navy) realizou exercícios no Pacífico Ocidental, a leste de Taiwan e Filipinas. Abaixo está um gráfico básico mostrando sua rota junto com o exercício anterior do porta-aviões realizado em dezembro de 2022/abril de 2023. Gráfico de Damien Symon – @detresfa_ no X.

O porta-aviões Shandong é um marco significativo na crescente capacidade de projeção de poder naval da China. Designado como Type 002, o Shandong é o segundo porta-aviões da PLA Navy e o primeiro a ser totalmente projetado e construído internamente na China.

A sua entrada em serviço, após o primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, que foi adquirido da Ucrânia e reformado, simboliza um avanço na ambição naval chinesa de operar uma frota de porta-aviões de classe mundial.

O Shandong foi construído no Estaleiro de Dalian, o mesmo local onde o Liaoning foi reformado. Seu desenvolvimento foi parte do esforço nacional para desenvolver uma capacidade de construção naval que suportasse embarcações de grande porte e complexidade tecnológica.

O Shandong pode transportar um grupo aéreo maior que o Liaoning, com cerca de 40 aeronaves, incluindo caças J-15, helicópteros antissubmarino e de alerta antecipado, e possui sistemas de defesa aérea e armas de curto alcance para autodefesa.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

O “Liaoning” já foi foi visto com 24 jatos J-15 e a capacidade do “Shandong” é 50% maior
ou seja 36 jatos, mas, aparentemente, 24 não seria o ideal para missão, possivelmente durante ciclo de treinamento como já se viu o “Charles de Gaulle” com 30 Rafales M um
jato bem menor que o J-15, então, 20 para o “Liaoning” e 30 para o “Shandong” seja mais realizável além de vários helicópteros.

carlos alberto soares

Nanico.

No One

De fato, está mais próximo das mais capazes marinhas européias do que da USN , mas é melhor que nada como no caso da marinha russa rsrsrs

Cansado

Nanico? 305m de comprimento e 70.000t de deslocamento…minúsculo kkkk

Machado

Rapaz os caras gostam de falar mal dos outros com telhado de vidro (BR). Brasileiro é muito ____
_________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROPAGAR PRECONCEITOS OU XENOFOBIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PRIMEIRO AVISO.

Rafael Coimbra

Em 30 anos quem sabe eles igualam a expertise americana nessa área.

Machado

Parece que tu é norte americano pra ficar defendendo gringo assim. Se o EUA invadir amazônia vc ________
______________

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

SEGUNDO AVISO.

No One

Não é defender, Machado. È ser realista. O poder aeronaval americano, até hoje, é inigualável. Pronto. Os caras têm uma aviação naval que pode competir de igual pra igual com as melhores e maiores forças aéreas do mundo. Qual Marinha do mundo poderia competir com a força aérea indiana, russa ou o que for ? Nenhuma, só a deles.

Henrique

Se o EUA invadir amazônia v

o Brasil entrega ela de boas, afinal o Brasil não pode ganhar todas….