Um torpedo pesado de treinamento ficou preso no casco do submarino nuclear soviético K-178, da classe Hotel na designação da OTAN, Projeto 658 da Marinha Soviética, em 1989.

O torpedo, lançado pelo submarino K-469 da classe Victor, estava ainda com sua capacidade de mudança de profundidade habilitada (enquanto a prática padrão em exercício é inibi-la).

O K-178 era o alvo pretendido, mas o exercício não foi planejado para atingir o submarino de fato. Com a capacidade de mudança profundidade inibida, o torpedo teria permanecido na profundidade de busca, passado por baixo do alvo e emergido (as armas de exercício normalmente flutuam positivamente para auxiliar na recuperação e análise posterior).

Aparentemente, o torpedo penetrou no casco externo (os submarinos da classe Hotel eram de casco duplo) e errou por pouco alguns tanques de ar de alta pressão.

Submarino classe Hotel II
Submarino classe Hotel I
Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Não teve um sub da MB que disparou um torpedo em treiname to e o torpedo se voltou contra o próprio sub, e ele teve que submergir pra escapar do torpedo?

Alexandre Galante

Sim, foi o submarino Humaitá, o torpedo Mk.24 Tigerfish voltou contra ele.

Camargoer.

Credo. Parece cena do “Caçada ao Outubro Vermelho”

Por curiosidade, no mundo o “Outubro é rosa” pela campanha contra o câncer da mama e o “Novembro é azul” contra o câncer de próstata.

Marcelo

Esse caso merece um matéria, o torpedo Mk.24 Tigerfish voltou contra o submarino Humaitá!!!

João Carlos da Cunha Siqueira

Pediria que informasse a data desse evento.Servi no submarino Humaitá por muitos anos e nunca soube disso.

Jose

Só no Brasil. Parece piada pronta.😂🤣😂🤣😂🤣😂

JT8D

Pior que não. O submarino americano USS Tang foi afundado por um torpedo lançado por ele mesmo no fim da Segunda Guerra Mundial. Somente 4 tripulantes sobreviveram, entre eles o capitão, e passaram o resto da guerra num campo de prisioneiros no Japão

JT8D

Corrigindo, os sobreviventes do Tang foram 9

Flavio

Com a singela diferença que os americanos estiveram em guerras enquanto o Brasil é só conversa fiada. E não adianta vir falar em pracinhas da segunda guerra porque eram.so apoio e olhe lá.

Bento

Desculpe mas falar que os pracinhas eram só apoio ê não saber nada da campanha na Itália na Segunda Guerra

JT8D

Pode ficar tranquilo, eu não vou falar nada não, você já sabe tudo

Cristiano GR

Toma “Jose”. Comenta algo agora. Comenta “só nos EUA. Parece piada pronta”.
Vai rapaz.
Dá-le.

Sempre tem uns _______
________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Flavio

Tudo armamento porcaria desde aquela época.

Alesh

Amo submarinos

Cansado

Essa classe Hotel tem aquela configuração incomum de mísseis SLBM na vela. Acho interessante, uma solução criativa e engenhosa para um problema sério (os mísseis eram muito grandes).
Desviando um pouco o assunto, aqueles lançadores de foguetes RBU, que eram instalados em todos os navios da Marinha Soviética e ainda existem em alguns da Marinha russa, tinham/têm alguma relevância?
Sempre tive essa dúvida, pois só via aquilo nos navios da URSS.