MANILA (Reuters) – As Filipinas e a Austrália iniciaram suas primeiras patrulhas marítimas e aéreas conjuntas no Mar do Sul da China neste sábado, dias depois de Manila tomar medidas semelhantes com os EUA, enquanto as nações do Pacífico olham com cautela para uma China cada vez mais assertiva.

Os exercícios de três dias, anunciados pelo presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr, nas redes sociais, seguem-se às discussões das Filipinas e da Austrália no início deste ano sobre patrulhas conjuntas para sublinhar o que dizem ser o seu compromisso com uma ordem baseada em regras.

A China reivindica quase todo o Mar da China Meridional, um canal para mais de 3 trilhões de dólares de comércio marítimo anual, incluindo partes reivindicadas pelas Filipinas, Vietname, Indonésia, Malásia e Brunei. O Tribunal Permanente de Arbitragem em 2016 disse que as reivindicações da China não tinham base legal.

As Filipinas estão intensificando os esforços para combater o que descrevem como “atividades agressivas” da China no Mar da China Meridional, que também se tornou um ponto crítico para as tensões chinesas e americanas em torno das operações navais.

“A Austrália e as Filipinas estão firmemente comprometidas com uma região pacífica, segura e próspera, onde a soberania e as regras e normas acordadas sejam respeitadas”, disse o vice-primeiro-ministro australiano, Richard Marles, numa declaração conjunta publicada por Marcos.

“A primeira patrulha conjunta entre as Forças de Defesa Australianas e as Forças Armadas das Filipinas demonstra este compromisso”, disse Marles.

As patrulhas serão realizadas no Mar das Filipinas Ocidental, disse o porta-voz do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas, Arsenio Andolong, usando o termo de Manila para as águas do Mar do Sul da China que se enquadram na sua zona económica exclusiva.

Os militares filipinos disseram que dois de seus navios da marinha e cinco aeronaves de vigilância participariam, enquanto a Austrália enviaria a fragata HMAS Toowoomba e aeronaves de vigilância marítima P-8A.

“Esta Atividade Cooperativa Marítima inaugural e as que se seguirão são uma manifestação prática da crescente e aprofundada parceria estratégica e de defesa entre nossos países”, disse Marcos no X, plataforma anteriormente chamada de Twitter.

As Filipinas e os Estados Unidos concluíram na quinta-feira patrulhas marítimas e aéreas conjuntas de três dias, começando nas águas perto de Taiwan, uma ilha governada democraticamente que a China reivindica como sua, e terminando no Mar das Filipinas Ocidental.

A China acusou as Filipinas de recrutar “forças estrangeiras” para patrulhar o Mar do Sul da China e provocar problemas. Manila insiste que as atividades marítimas estão dentro dos seus direitos.

FONTE: Yahoo News

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecs

“A China acusou as Filipinas de recrutar “forças estrangeiras” para patrulhar o Mar do Sul da China e provocar problemas.” Parece as sandices que o Tonho escrevia kkkkkk

Nativo

Ainda não teve um gênio pra criticar a Austrália de estar treinando com uma suposta potência? Estranho ou se mancaram.