Navio de guerra australiano envolvido em incidente de sonar chinês navega pelo disputado Estreito de Taiwan

11

O navio de guerra envolvido no incidente de sonar da semana passada com um navio da Marinha Chinesa que deixou um mergulhador australiano ferido navegou pelo Estreito de Taiwan.

O HMAS Toowoomba fez ontem a viagem pelas águas disputadas, uma semana e meia depois do incidente perto do Japão, quando, segundo as autoridades australianas, um navio chinês acionou o seu sonar, apesar de ter sido informado de que mergulhadores estavam na água removendo redes de pesca de um hélice.

O incidente deixou um mergulhador com ferimentos leves, embora a China tenha contestado a versão australiana dos acontecimentos.

O Estreito de Taiwan é o estreito corpo de água entre a China e Taiwan que é fonte de muita discórdia entre Pequim e as nações ocidentais.

É considerado parte de águas internacionais, e os navios da Marinha Australiana fazem a viagem usando rotas marítimas internacionais sob as disposições de liberdade de navegação do direito internacional.

Os EUA também enviam regularmente navios através do estreito, que tem apenas 130 km de largura no seu ponto mais estreito.

No entanto, a China considera-o parte das suas próprias águas territoriais e reivindica soberania sobre ele.

Os navios e aeronaves da Marinha e da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA) são frequentemente detectados pelo Ministério da Defesa de Taiwan em torno da ilha autônoma, e a China se opõe a que outras marinhas enviem navios através do estreito.

FONTE: 9news.com.au

LEIA TAMBÉM:

Pulsos de sonar de destróier chinês ferem mergulhadores da fragata australiana HMAS Toowoomba

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Barreto Cypriano

TooWoomba, além de cidade-jardim em Queensland, também tem sua cançãozinha…
https://youtu.be/1Xcqsn3rUF0?si=9CyAad0vCjQ0aUIj

Wilton Santos

O dia em que a China perder a esportiva e parar de importar produtos australianos essas provocações acabam. A China sozinha compra 30% de tudo que a Austrália exporta, enquanto que os EUA compra apenas 7%. Não entendo a lógica dos dirigentes australianos por serem tão sabujos de um país decadente como os EUA.

Underground

A lógica é simples: liberdade!

KKce

Calma, amigo, mostra pra gente aonde os yankees te machucaram kkkkk

Rui Mendes

Se essa é a lógica, vai ver quanto os EUA e a UE compram no total das exportações Chinesas.

Matheus R

Dá-lhe Austrália!!!!!

Dagor Dagorath

A Austrália pretende dar baixa nos navios da classe ANZAC a partir de 2027. São navios relativamente novos, que entraram em serviço em meados da década de 90 e que passaram por renovações recentes. Se a MB for adquirir navios usados para aumentar seus números, talvez essa classe seja uma boa opção.

Dalton

Também li sobre isso alguns anos atrás, porém, havendo atrasos na incorporação das substitutas, 2027 pode não ser mais realizável.

Kommander

Além de que o bicho tá pegando por ali, não acharia estranho se a Austrália adiasse a vida útil deles por mais alguns anos, nem que seja pra deixar na reserva.

Romão

Tava demorando…

Carlos

Poxa, até os australianos? Depois reclamam das provocações da china. Nesses embates, não tem nenhum lado amigável, somente “cachorros” latindo pelo seu pedaço de carne.