O novo porta-aviões chinês Fujian (Type 003) realizou os primeiros testes de lançamento do seu sistema de catapulta eletromagnética, fato confirmado por imagens que circulam nas redes sociais.

O teste é conhecido como “dead load” e lança dispositivos que simulam o peso de uma aeronave. O vídeo abaixo mostra o “splash” na água na proa do Fujian após o lançamento do dispositivo por uma das catapultas.

O porta-aviões Fujian de propulsão convencional é o terceiro porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) da China e representa um salto significativo em capacidade e design em relação aos seus predecessores, o Liaoning (Type 001) e o Shandong (Type 002). O Fujian é o primeiro porta-aviões chinês a ser projetado e construído inteiramente na China, refletindo o crescimento da indústria de defesa do país e sua crescente competência tecnológica.

Ele é também o primeiro porta-aviões com catapultas (CATOBAR) da PLA Navy e espera-se que seja seguido por vários outros porta-aviões com um arranjo semelhante na próxima década.

Lançamento do porta-aviões Fujian em 17 de junho de 2022, com as coberturas protetoras das catapultas eletromagnéticas
Bolacha do Fujian (CV-18)

O Fujian é significativamente maior que os dois primeiros porta-aviões da China, com um deslocamento estimado em mais de 80.000 toneladas. Isso permite que o navio carregue um número maior de aeronaves, potencialmente entre 70 e 80, incluindo caças, aeronaves de alerta antecipado (AEW&C), e helicópteros.

Grupo Aéreo inicial do Fujian

O porta-aviões é um símbolo de projeção de poder e pretende ser uma peça central da capacidade naval da China para operar globalmente, destacando o compromisso do país em expandir sua influência marítima.

As provas de mar do Fujian devem começar em breve e a entrada em serviço em 2025.

VÍDEO: Teste de catapulta eletromagnética do porta-aviões Fujian

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Todo dia tem boas noticias da China chegando por diversos meios de comunicação a minha pessoa rsrsrsrsrs É progresso, progresso e progresso

Bosco

O blog é de vocês e vocês agem como bem entenderem mas é estranho que sobre os EUA (ou Israel ou Ucrânia ou Reino Unido …) pode-se emitir qualquer tipo de juízo de valor a qualquer momento, independente do tema , mas em relação à China parece que é proibido emitir qualquer crítica mais ácida. Aliás, nem como comunistas eles são considerados pelo editores ainda que o comunismo não seja visto como algo negativo ou criminoso mas tão somente a busca incansável do ser humano por um mundo mais justo e democrático. Se o comentário que estava aqui (e foi… Read more »

Gabriel BR

Quem patrocina essa censura que você alega é justamente as elites dos países que você venera. A Ideologia Woke é criação do Ocidente e não da China !

Bosco

A cultura woke é criação da “new left” que por sua vez é cria da “old left” que vem diretamente da ideologia marxista abraçada por diversos países, partidos, indivíduos e ambas buscam exatamente os mesmos objetivos ainda que por métodos diferentes, sendo o princípio retórico básico a busca da igualdade em detrimento da liberdade e tendo como a Geni a Civilização Ocidental e seus valores, que constituem a pedra no sapato dos que buscam construir um paraíso na Terra.

Gabriel BR

Marx era alemão e a ideologia socialista é profundamente ocidental.
Quem colocou Lênin dentro da Russia Czarista foi o serviço secreto da Alemanha. Existem provas históricas e obras escritas que provam que capitalistas norte americanos e europeus financiaram o movimento socialista no mundo inteiro e transferiram tecnologia para os soviéticos.

Bosco

A origem do problema não tem nada a ver com o problema que ora se apresenta. Aliás , para vc parece nem haver nenhum problema. Quanto a essas teorias, vivemos tempos de pós verdade em que a verdade absoluta não existe. Tem teoria de tudo que é jeito para satisfazer as mais diversas verdades e o fato dessa teoria que alega que a causa da destruição em processo no Ocidente é devido a fatores históricos internos não muda o fato que se apresenta. Em momento algum no meu comentário inicial coloquei a China como responsável pela demonização do Ocidente ,… Read more »

leonidas

Ué, o fato dele ser alemão não significa que ele não possa criar um sistema que seria adotado pelo mundo não alinhado ao ocidente.
Aliás ele também nasceu em um lar cristão todavia seu pensamento ensina que a religiosidade é o ópio do povo certo?
O local de nascimento é completamente indiferente para avaliar a direção em que cada ideologia caminha, ou religião.
Sidarta Gautama (vulgo Buda rs) era indiano mas sua nação é predominantemente Hindu e a segunda religião é o Islã…rs

Bosco

Pois é! Uma ideologia como a comunista (para os mais preciosistas: o socialismo marxista) só podia nascer numa civilização em que havia liberdade de ideias e o Ocidente é a única civilização que proporciona isso. No Ocidente há liberdade até de se criar e fomentar a ideia da sua própria destruição.
Outros fora do Ocidente viram nisso uma imensa vantagem.

leonidas

A Cultura Woke é a face lúdica da escola de Frankfurt.
E a escola de Frankfurt teve como papel criar a metodologia pela qual a nefasta visão de Gramsci e Lukacs sobre como cozinhar o sapo em banho maria seria aplicada em larga escala nas universidades mundo afora.
Ou para usar uma frase mais clichê ela é Marxismo Cultural na veia…

Last edited 5 meses atrás by leonidas
Beto

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVISO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

jairo
carlos alberto soares

Bosco

TMJ.

leonidas

Infelizmente essa parece ser a linha da galera.
Tem quem ache que eu seja progressistas pelas minhas colocações em relação a Guerra da Ucrânia.
Na verdade só exponho os fatos que eventualmente estão em conformidade com linha
X ou Y…

Daniel

É impressionante o crescimento da marinha chinesa. Enquanto as do ocidente (tirando a americana), permanecem estagnadas e satisfeitas em seu mundinho europeu, os chineses estão construindo uma marinha global que pode atuar em qualquer lugar do mundo. Nem a marinha russa que por tanto tempo rivalizou com os americanos alcançou tal capacidade.

Jorge Machado

Estão correndo atrás do prejuízo. Jamais chegarão ao pés da marinha americana

Claudio

A marinha americana enferrujada e atrasada em tecnologia?? É essa Marinha Americana que você se refere??

Leonardo

Atrasada em tecnologia aí você falou besteira demais…. O maior desenvolvedor de tecnologia militar do mundo é de longe os EUA… Algumas décadas a frente de qualquer país. A China copia muita coisa, tem uma marinha formidável, mas em se tratando de tecnologia ninguém está sequer próximo.

Last edited 5 meses atrás by Leonardo
Alberto de Almeida

Concordo. Vamos dar um exemplo de crescimento a nivel de Brasil. Fazendo uma comparação alem.da fumaça,cada vez que uma capital de algum estado do nordeste cresce financeiramente 5%,o estado
de São Paulo cresce financeiramente 16% a mais o que torna impossível um estado do nordeste superar São Paulo,a mesma coisa é marinha chinesa,enquanto ela constrói um porta aviões os Estados Unidos constroem quatro.

Alberto de Almeida

Você está mais por fora do que bunda de índio. Vai pensando assim,os ferrugens eles descartam vendendo aos países subdesenvolvidos como o Brasil, eu mesmo servi em 04 navios e um submarino todos comprados da marinha americana. Pra seu conhecimento só submarinos a US NAVY possui 60 todos em atividade e os mais modernos do mundo,agora te pergunto qual outro país tem essa quantia?

Last edited 5 meses atrás by Alberto de Almeida
Nemo

O que o índio tem a ver com o navio chinês? Vamos deixar o índio fora disso.

rui mendes

Eu vejo produção nas marinhas Europeias, Coreia do Sul, Japão, Austrália, todos estão a construir, pequenos exemplos, na Europa, fragatas Francesas e Gregas FDI, submarinos nucleares de ataque Suffren, navios logísticos Jackes Chevalier, 2 classes de OPV’s, novos sistemas contra-minas, inicio dos novos SSBN Franceses, do novo porta-aviões Francês, as novas fragatas Espanholas F-110, submarinos S-80, Navio socorro a submarinos, as novas fragatas Holandesas e Belgas, navios de contra-minagem Belgas e Holandeses, Fragatas Type 26 Britânicas, type 31 Britânicas, os 2 últimos SSN Astute class, os novos SSBN Dreadnought class, navio proteus de vigilância de cabos submarinos, fragatas Alemãs Type… Read more »

Bosco

Quais seriam os “assassinos de porta-aviões” disponíveis aos EUA? 1- F-35 com JSOW C1 2- F-35 com AARGM-ER 3- F-35 com JSM 4- F-35 com LRASM 5- F-18 com AARGM-ER 6- F-18 com LRASM 7- F-18 com HALO 8- B-1B com LRASM 9- B-21 com LRASM 10- P-8 com LRASM 11- Combatentes de superfície com Tomahawk Block V MST 12- combatente de superfície com SM-6 13- SSN com Tomahawk Block V MST 14- SSN com Harpoon 15- SSN com Mk-48 16- forças de terra com Tomahawk Block V MST 17- forças de terra com SM-6 18- forças de terra com… Read more »

Vinicius Momesso

“A vida não está fácil para ninguém.”
Verdade, ainda mais para quem atacar primeiro.

Marcelo

Esse armamento alienígena todo mais deixou o aliado ucraniano perde metade do território para os russos com armamento feito com peça de geladeira,tv e máquina de lavar.

Bosco

Marcelo, A modesta e comedida ajuda da OTAN e em especial dos EUA à Ucrânia, sob duras regras de emprego, funciona como um antibiótico num corpo infectado por um prego enferrujado alojado na sola do pé. Se o prego não for retirado a infecção não cessa por mais efetivo que seja o antibiótico. No caso para se retirar o prego o território russo teria que ser atacado e vc sabe que não está sendo por mais que vc torça para o anãozinho ditador do Kremlin. Portanto o seu comentário é eivado de desonestidade por saber que a Ucrânia luta com… Read more »

Marcelo

Senta pra você não cansar esperando ele (putin) ser consumido e extirpado pela própria cleptocracia e em quanto isso vai assistindo pessoas sendo jogado pela janela ou tomando polônio 210 .

Santamariense

– Quais das armas citadas pelo Bosco foram fornecidas para a Ucrânia??
– A rússia invadiu e tem o controle de, talvez, 20% do território ucraniano.
– quantos às geladeiras e lava-roupas é tu que está dizendo …

Bosco

Santamariense,
se a Rússia estivesse enfrentando a OTAN só de bocas de fogo de 155 mm seriam mais de 5000.
Mais de 1000 HIMARS/MLRS.
E com certeza a OTAN não estaria lutando com uma mão amarrada nas costas e teria atacado alvos na origem do problema.
Mas nossos colegas comentaristas têm o direito de acreditarem no que bem quiserem.

Marcelo

Ainda nao entendi pq os russos nao compraram um portao avioes dos chineses para ontem igual fizeram comprando 2 porta helicóptero mistral da França.

Caminhante

Porque isso se chama orgulho, até ontem eles exportavam para a china.

Allan Lemos

Porque não precisam, nunca fez parte da doutrina russa.

No One

Balela

Willber Rodrigues

Considerando-se que o Kusnetsov não sai da “manutenção” nunca, até que é uma idéia interessante…

Bispo

A doutrina militar russa não visa projetar poder e sim defesa.

Machado

Doutrina dos Russos é usar porta aviões como meio de defesa da frota e não como projeção de poder mundo agora como é no EUA.

Bosco

Isso não é totalmente verdade.
Os russos sempre projetaram poder financiando revoluções mundo afora sem precisarem eles mesmos lutar , daí não precisarem mesmo de PA e navios de assalto e desembarque.
Eles projetam poder só que de modo diferente dos americanos. Eles fazem com amor.

Charle

Tal como o apoio e incentivo dos norte-americanos às ditaduras na América Latina, África e Ásia?
Vindo dos EUA é benigno, não é assim?

Bosco

O fato de não ser benigna as ações americanas não tornam benignas as ações russas

Last edited 5 meses atrás by joseboscojr
Bosco

Você acha que os impérios czarista e soviético foram conquistados e mantidos com paz e amor e distribuição de buquês de flores?

Last edited 5 meses atrás by joseboscojr
Bosco

Ah! Não usaram navios e porta-aviões, né?
Aí pode.

jairo

Ouro de Moscou, ouro de Berlin, ouro de Washington..agora tem até ouro De Teerã.
Não tem ianomâmi que aguente tanta extração assim. rs

Sds,

Jairo

Fish

Bosco, você confunde alhos com bugalhos. A doutrina soviética era sim financiar revoluções ao redor do mundo, financiar grupos armados, partidos e células em vários cantos do mundo. A doutrina russa é voltada para um aspecto totalmente diferente.

Bosco

Também pensava assim.

PauloOsk

se defenderam bem mal la no afeganistao. haha

Dalton

Bom, não se viu mais terrorista treinando no Afeganistão como aqueles que sequestraram os aviões para o “11 de setembro” . . O que os EUA nunca tiveram foi um plano de longo prazo para efetivamente tornar o Afeganistão “viável” se é que tal plano poderia existir, diante da impossibilidade de se extinguir o radicalismo islâmico. . Por um tempo as mulheres afegãs chegaram a sonhar com um futuro melhor mas voltou-se tudo a estaca zero. . O Afeganistão foi um enorme sorvedouro de recursos, a URSS passou por algo parecido na década de 1980 em que pese o número… Read more »

Dalton

A Rússia tem um NAe que espera-se após tantos anos sendo revitalizado, ficará tão bom quanto os 2 NAes atuais chineses que originaram-se justamente desse NAe russo. . Os chineses estão empenhados agora em construir NAes mais capazes e com catapultas mas levará ainda anos para se aprimorarem então não estão em condições de construir outro em paralelo ainda mais para exportação, a prioridade é a marinha chinesa. . Os “porta helicópteros” não apenas são navios muito mais simples como também são de um projeto maduro em uso pela própria marinha francesa, então nada mais natural que a indústria francesa… Read more »

Anton

Não adianta nada no caso dessa guerra. O porta aviões só interessa para levar os aviões até ao alcance destes dos alvos. Bons, e indispensaveis para o Pacifico e areas muito remotas.

leonidas

Velho, os EUA começaram a operar Porta Aviões em 1922 lá se vão 101 anos!!!

TJLopes

Cadê o pessoal que dizia que porta-aviões era uma coisa ultrapassada, apenas um alvo móvel? Agora que a China tem a conversa vai mudar.

Charle

Uau!!! Que navio lindo.

ChinEs

A China sempre foi o Proxy dos EUA, parece que eles brigam, mas se amam muito, os Russos mais uma vez se viram traídos , os Chineses aproveitaram a Guerra da Ucrânia para se apoderarem das Reservas Energéticas e Inesgotáveis da Rússia, e Agora apunhalam com uma facada nas costas, Esse encontro entre o Xi e o Biden, mostrou isso… No Final de Tudo Tanto Chineses e Americanos só pensam nos lucros e nos ganhos , o resto não interessa, a China mantém aceso o complexo militar industrial dos EUA… Com os Drones + IA + 5G + Pandemis +… Read more »

Jonathan Pôrto

Já estou até vendo Lula, “Nuestro comandante” trazendo um porta aviões desse pra Marinha como ele fez com os Navios da Vale classe chinamax!!

Charle

Mas se isso acontecesse não seria algo bom para a Marinha do Brasil? Muito melhor do que possuir 180.000 militares distribuídos em três navios e um sonho nuclear consumindo os parcos recursos de um país cuja população basicamente nada têm.

Franz A. Neeracher

A Marinha do Brasil com 180.000 militares??

Concordo que existe excesso de pessoal, mas a MB está longe de ter tanta gente.

Charle

Foi uma figura de linguagem – a Hipérbole.

ChinEs

Ao invez de comprar um NAE usado na Ucrania, pode-se comprar um novo NAE na China, uma boa oportunidade para a MB.

Alex Barreto Cypriano

O carrinho nem quicou na água. Um doze avos de minuto (tomado ao acaso, dizem, com direito aos brilhantes metais sobrepostos) e o mundo se maravilha… Êta mundo besta, sô!

Diógenes

Nunca um país Comunista tem transparência de tecnologia. Navios da China são iguais os desfiles militares da Rússia. Cascos vazios de tecnologias.
Detalhe a política do filho único. Criados como tal. São mimados é uma geração que nunca teve combate real.

EduardoSP

Off toppic…

Para quem quiser saber mais sobre o grupo EDGE, que adquiriu a SIATT.

https://www.flightglobal.com/defence/edge-fund-uae-defence-house-has-acquisition-warchest-and-targets-in-mind/155982.article

Alex Barreto Cypriano

Pra quem quer ver um retrato menos glamuroso da PLAN, tem esse aqui, do China Observer: https://youtu.be/eSs_KFhEv4M?si=qeYAhIxESKJWN6pu
Tem uns erros notáveis no vídeo, mas vale pra desopilar…

Fabio Mayer

A China está testando as catapultas eletromagnéticas… mas isso é coisa simples, não dará grandes problemas porque já espionaram as versões mais novas (e confiáveis) da USNavy…

Alex Barreto Cypriano

Fabio, são catapultas diferentes, demandam diferentes ajustes. Os chinas vão cortar o dobrado por uns tempos até acertar tudo.

carlos alberto soares

O mar da China e o cerco a Taiwan são os alvos.

Boa sorte.