IMAGENS: Novo porta-aviões chinês ‘Fujian’ com um modelo do caça J-35 no convoo

24

Imagem mais recente do porta-aviões chinês Fujian (CV-18) no estaleiro em Xangai, com um modelo em escala real do caça J-35 no convoo. Também parece que outro teste de catapulta estava sendo preparado.

O novo porta-aviões chinês Fujian e o caça naval J-35 representam um salto significativo na modernização e capacidade da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) da China. Esses desenvolvimentos refletem o crescente foco da China na expansão e atualização de suas capacidades navais e aéreas, em linha com suas ambições de se tornar uma potência marítima dominante.

O Fujian (Type 003) é o terceiro e mais avançado porta-aviões da frota chinesa. Comparado com seus predecessores, o Liaoning (Type 001) e o Shandong (Type 002), o Fujian está equipado com um sistema de catapulta eletromagnética (EMALS), semelhante ao do USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA. Esse sistema permite o lançamento de aeronaves com cargas úteis maiores e mais combustível, ampliando a capacidade de ataque e a versatilidade do porta-aviões.

O Fujian é maior que os porta-aviões anteriores da China (80 mil toneladas), com capacidade para transportar um número maior de aeronaves, incluindo caças, aviões de alerta antecipado e helicópteros.

O J-35 é um novo caça naval stealth chinês, com reduzida visibilidade aos radares inimigos, o que é crucial para operações de ataque e defesa em ambientes altamente contestados.

Imagem mais recente até o momento do Shenyang J-35 taxiando

O caça provavelmente será equipado com avançados sistemas de armas, sensores e aviônicos, permitindo-lhe realizar uma variedade de missões, incluindo superioridade aérea, ataque ao solo e guerra eletrônica.

Projetado para operar a partir do Fujian, o J-35 deve ser capaz de maximizar as capacidades oferecidas pelo sistema EMALS do porta-aviões, permitindo operações mais eficientes e flexíveis.

A combinação do porta-aviões Fujian com o caça J-35 é um testemunho do rápido desenvolvimento militar da China e de sua capacidade crescente de projetar poder além de suas fronteiras marítimas. Isso não só reforça a postura defensiva da China, mas também serve como um instrumento estratégico para influenciar o equilíbrio de poder na região Indo-Pacífico.

Esses avanços são observados atentamente por outras potências regionais e globais, já que alteram a dinâmica militar e estratégica na região, especialmente em contextos como as disputas territoriais no Mar do Sul da China e a crescente competição estratégica com os Estados Unidos e seus aliados.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Fernando

Sendo uma propulsão convencional, qual a autonomia de um bicho desses?

Maurício.

Será que tem um pessoal americano que dá suporte técnico para os chineses na área de porta-aviões? Acho que deve ter, o dinheiro compra quase tudo nesse mundo, e o conhecimento americano nessa área é enorme.

Emmanuel

Americana eu não sei, mas inglesa…
Foram os ingleses que deram aquela “mãozinha” para os japoneses na construção dos seus aeródromos.

Bispo

Aham e também vendendo milhões de GPUs para AI …🤪

ironic mode off.

Bispo

Taiwan … em breve faço uma “visita”.

E se , mera suposições … a China, futuramente, posiciona 03 ou mais PA em pontos estratégicos de acesso a “ilha”… a invade* … decreta bloqueio naval, aéreo , etc.

Tio San , peita ou amarela …🙃

*Fator Putin(vitória/derrota) será o pêndulo.

p.s- amarela e fará sanções , blábláblá

Guilherme Leite

Precisa de porta aviões para um bloqueio aéreo de uma ilha na sua costa ? kkkkkkkk

Bispo

Aham …PA , raio de ação 800km, vai deixar possível “inimigo” chegar nas suas costas(ficou meio porn) nem a pau Juvenal …rs

Azul

No videogame dele sim.

Reverton

A vitória da China em Taiwan será na politica, o povo taiwanês é o povo chinês, eles são um só povo, eles transitam livremente para o continente, tem acesso a todos os serviços públicos como qualquer chinês do continente, a China não tem motivos para atacar Taiwan.

Bigliazzi

A forca de submarinos nucleares de ataque da US Navy esta salivando…

Akhinos

Ah claro, uma força de submarinos nucleares em um estreito que o ponto mais fundo tem 50 metros de profundidade, e podem ser vistos a olho nu por qlq helicóptero. Tu viu mto filme da Marvel, mundo real não aceita teus argumentos de super trunfo.

Burgos

Chega ser irônico mod on essa designação de J-35 dos Chineses (Parece que tão debochando do F-35 🤔).
Tem um certo ditado que diz assim:”Quem muito desdenha, na merda acabando ficando”.

André Macedo

Não tem muito o que debochar, os dois são protótipos.
A diferença é que um deles pensa que não é kkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

Em algum lugar li que o emals xingling também usa estoque de energia em volantes de inércia, como no ianque. Como será esse coisa por dentro?… é mais fácil saber o que a Nicole Doshi tem dentro do que o emals xingling… aliás eu prefiro olhar a Nicole.

Last edited 4 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
ChinEs

A China está usando o Fujian com Laboratório, o grande objetivo é CVN Type 004, com propulsão nuclear, vão testar ao máximo todos os conceitos nesse navio, enquanto constroem o Type 004… Esse navio será comissionado a PLA Navy em 2025, até lá vai haver vários testes, a construção do Type 004 já começou, segundo dizem algumas fontes a China vai lançar 2 CVNs quase que em simultanêo, o Type 004 e o Type 005 com 112 mil Toneladas, estão utilizando o mesmo método dos estaleiros americanos na construção da Classe G.Ford, de construção de 2 CVN em simultaneo.

Dalton

Depende do que se considera “simultâneo”. Os EUA tem apenas um estaleiro capaz de construir NAes, mas, na década de 1980 o que se fez foi encomendar 2 NAes dentro do mesmo orçamento anual, foi o caso dos CVNs 72, 73, 74 e 75 incorporados entre 1989 e 1998 gerando um espaço de apenas 3 anos entre suas incorporações, uma forma de baratear os custos e acelerar a entrada em serviço deles. . Na década de 1950 ainda havia 3 estaleiros capazes de construir NAes embora apenas um o atual em Newport News fosse capaz de construir um com propulsão… Read more »

Paulo jose

Espero que acabem logo com essa bravata chinesa

Patta

Vemos aqui a futura 2o maior potencia mundial nos proximos 10 anos.

Carlos

Então as recentes notícias econômicas sobre a China, grande parte dos analistas estimam que a China já entrou numa recessão, isso afetará o.mundo todo em.especialmente o Brasil da qual somos dependentes. Com certeza serão obrigados a diminuírem os investimentos nos projetos de equipamentos de defesa.

Bigliazzi

o que a China menos tem e eh mercado interno consumidor. Se o Ocidente retrocede ou deixa de demandar os seus produtos os Chineses vendem para quem?

Fabio

A china possui submarinos com propulsão nuclear a tempos e decidiu não desenvolver uma propulsão para essa belonave, mesmo dominando o processo todo, vai entender.

Dalton

O que se diz é que NAes demandam reatores nucleares mais avançados, por exemplo
os franceses não foram totalmente felizes em empregar no NAe Charles de Gaulle
reatores já usados em submarinos, certamente, acelerou o processo, mas, produziu um NAe relativamente débil mesmo assim mais capaz do que os chineses poderiam produzir a tempo de incorporar no “Fujian” e isso é algo que eles mesmos admitiram.
.
Os chineses precisarão de reatores mais avançados para NAes possivelmente maiores do que o “Fujian” e este já é maior do que o “Charles de Gaulle”.