O Carrier Strike Group 2, liderado pelo porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), partiu no fim de semana do Mar da Arábia em direção ao Golfo de Áden, na costa do Iêmen. O porta-aviões é acompanhado pelo cruzador USS Philippine Sea (CG-58) e prováveis destróieres USS Gravely (DDG-107) e USS Stethem (DDG-63).

A Marinha dos EUA também tem pelo menos três destróieres nas proximidades do estreito de Bab el Mandeb, entre o Mar Vermelho e o Golfo de Áden – USS Carney (DDG-64), USS Mason (DDG-87) e USS Thomas Hudner (DDG-116). ) operaram na região.

O destróier de mísseis guiados HMS Diamond (D34) da Marinha Real do Reino Unido e a fragata de mísseis guiados Languedoc (653) da Marinha Francesa também operaram no Mar Vermelho.

Todos os navios interceptaram e destruíram armas lançadas do Iêmen contra navios no Mar Vermelho. Essas armas incluem mísseis de cruzeiro guiados, mísseis balísticos de curto alcance e dezenas de drones de asas delta Shahed, fabricados no Irã.

Como resultado, cada vez mais navios mercantes estão evitando a rota do Mar Vermelho e do Canal de Suez para a Europa, que poupa tempo, e em vez disso fazem um desvio de vários milhares de quilômetros em torno do extremo sul da África. Entre as companhias marítimas que evitam o Mar Vermelho estão a petrolífera BP e os transportadores de contêineres Hapag Lloyd e Maersk.

Mapa atualizado dos navios de guerra operando no Mar Vermelho, Golfo de Omã, Golfo de Áden, Golfo Pérsico, Mar Arábico

Compilação de Intelschizo (@Schizointel) atualizada diariamente no X.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Esse Carrier Strike Group tem mais poder de fogo que a MB e FAB juntas.

Dalton

Considerando que nenhuma aeronave estará passando por manutenções longas ao longo de um desdobramento de 7 ou mais meses, que nenhuma delas será usada para treinamento e testes a disponibilidade é muito boa.
.
O Super Hornet continuará sendo o principal avião mas uma nova versão “Block III” está estreando no Pacífico e apesar de problemas com o F-35C ainda assim é considerado um avião superior com maior possibilidade de atualização, mas, levará um tempo para os NAes da Frota do Atlântico operarem com eles e o “Eisenhower” jamais poderá faze-lo já que deverá ser retirado de serviço em 2027/2028.

ChinEs

De Longe que u CSG têm mais poder de fogo do que qq país abaibo do hemisfério sul, mas para isso é que existem os Drones Suicidas. O Drone Suicida muda toda lógica da Guerra… são iguais aos Kamikazes da 2GM.

Dalton

Só que os “Kamikazes” não mudaram o fim da guerra e se esse “Drone Suicida”
começar a incomodar muito, se terá que “apelar” para “outras coisas” que poderão causar grande mortandade, escalamento de conflito, etc e seja o que Deus quiser.

Wilson Look

Apenas uma observação, os drones que realmente estão mudando toda a lógica do campo de batalha, são os de observação, não os suicidas.

É o que ocorre na Ucrânia hoje, a grande quantidade de drones de observação usados por ambos os lados, praticamente eliminou qualquer possibilidade de efeito surpresa nessa fase da guerra.

Óscar Simões

Ataquem a origem , não se limitem a defender. Destruam a fonte, até secar.

Dalton

A foto do “Eisenhower” em que pese ser meramente ilustrativa é antiga, prova disso são os 3 aviões EA-6B Prowler facilmente identificáveis no convoo, os predecessores do EA-18G Growler, uma versão de “guerra eletrônica” do FA/18F.

Lewandowski

Prezado Dalton, iria escrever a mesma coisa. Uma dúvida que talvez você consiga responder: USCGC seriam navios da guarda costeira dos EUA? Se sim, que tipo de navio são? Denominação WPC? Armados devem ser…
.
Sds

Dalton

O “C” do “USCGC” significa “Cutter” que é como o pessoal da Guarda Costeira chama seus navios, uma referência aos antigos navios assim chamados que persistiu, então todos os tipos de navios e embarcações inclusive “quebra gelos” são chamados “Cutters” e utilizam o prefixo USCG ao invés do USS dos navios da US Navy. . A letra “W” é para unidades da Guarda Costeira então “WPC” significa barco de patrulha da Guarda Costeira, uma forma de diferenciar dos da US Navy quando por exemplo existiam os “PCs” da classe “Cyclone”. Outros exemplos: “WMSL” são os “Cutters” grandes, “WMSM” são os… Read more »

Santamariense

Os 6 USCGC que parecem no infográfico estão baseados em Manama, no Bahrain. São da classe Sentinel, formada por 53 navios em serviço e mais 12 em construção ou contratados. Possuem 47 metros de comprimento, 359 toneladas de deslocamento e são armados com 1 canhão de 25 mm e 4 metralhadoras .50.

Dalton

Grato pelo complemento sobre o armamento que foi até uma pergunta do Lewandowski que acabei esquecendo de responder, o canhão de 25mm
sendo o onipresente “MK 38 Mod 2”.

Jorge Oliveira

É tão legal a mídia dá a localização desses navios

Miguel Carvalho

É o que se pretende caro.

Allan Lemos

Os houthis, apoiados pelo Irã, tem condições de saber as localizações de qualquer navio ali, então não faz diferença.

C G

Iemen e Venezuela, dependendo da escalada de seus próprios atos, estarão ao fim de uma guerra de serem a próxima!
Diz a 34° regra de aquisição Ferengi:

“Guerra é bom para os negócio!”

Se tiver causus belli então… sucesso!

Macgaren

kkkkkkk Boa citação

Robinson Salvador

Kkkk o Iêmen está em guerra com uma coalizão liderada pela Arábia Saudita a 10 anos, F15s, Tornados, Abraams etc etc. os caras recebem bomba na cabeça a 20 anos fio…

C G

Pra que receber apenas uma bomba na cabeça enquanto pode-se receber 2, 10, 100…?

Patta

+20.000 toneladas de democracia no oriente médio. Não duvido nada que no mar vermelho esteja cheio de submarinos nucleares.

Last edited 4 meses atrás by Patta
Dalton

Só o “Eisenhower” responde por 100.000 toneladas !

Adalton

Foi o que tbm pensei meu amigo,os americanos ,britânicos,e franceses com certeza estão por baixo monitorando tudo.

Dalton

Não estão, você ficaria pasmado com a pequena quantidade de submarinos que mesmo a US Navy poderia disponibilizar mesmo que fossem necessários no
Mar Vermelho e não são.
.
Um dos 2 “SSGNs” da Frota do Atlântico, o USS Florida que consta no infográfico conforme noticiado, desceu o Mar Vermelho mês passado escoltado pelo
USS Gravely um “destroyer” pertencente ao Grupo do USS D.Eisenhower já que submarinos são obrigados à cruzar o Canal na superfície e portanto não se pode “esconder” tal informação está operando desde então no Mar da Arábia.

Tutor

Eles devem estar apavorados com o F-5 dos rebeldes de vestidinho e sandálias do Yemen, alerta total.

Regis

Cuidado, pois foram uns caras de vestidinho e sandálias que chutaram o traseiro das duas maiores potências (URSS e EUA).

Dalton

Não diria “chutaram”, afinal não houve batalha decisiva com rendição e esses “caras” costumam esconder-se entre a população civil tornando assim uma retaliação problemática.
.
No caso dos EUA nunca houve um plano de ocupação de longo prazo e o dinheiro e a paciência finalmente esgotaram-se, mas ao menos não houve outro ataque terrorista similar ao 11 de Setembro cujos perpetradores foram treinados no Afeganistão um “santuário” na época para os que acreditam que matar “infiéis” sacrificando a própria vida garantiria uma recompensa na forma de 72 virgens.

Anderson

A guerra híbrida é complexa e multifuncional. Soluções engenhosas e de baixo custo sempre podem causar supresa, mesmo nos aparados bélicos mais avançados. Ucrânia é um recente laboratório disso.

Dalton

Com certeza Anderson, mas, normalmente há alguém financiando essa “solução” então meu ponto é que há muita ingenuidade em acreditar que “guerrilheiros maltrapilhos” utilizando-se de armas improvisadas e táticas de guerra assimétrica podem por si “derrotar” grandes potências a não ser que tais potências se cansem de investir em um conflito de longa duração e o grau de percepção de ameaça a elas tenha se reduzido. . No Vietnã, por exemplo, não fosse a URSS ter triplicado à ajuda após a saída dos EUA enquanto este praticamente cortou toda à ajuda ao governo do Sul não só corrupto mas também… Read more »

Heli

Mesmo com tudo isso, os preços do frete e do seguro dispararam. A economia europeia vai ser a mais atingida mais uma vez

Moriah

Situação parecida com o início do século XVI

Carvalho2008

Como disse em outro post…

Dá-lhe mais gasto orçamentário……definitivamente é o que o oriente traçou de estratégia para derrubar o ocidente….e vão conseguir….já falei isto…vão montar a implosão da URSS ocidental tal como foi a queda soviética…..

As linhas de festa devem e precisam ser na AL….Europa e EUA estão cegos em não enxergar isto…estão perdendo o rumo muito rápido….não há como investir em qualquer país asiático seja qual for, pois grandes frações de cada dólar irão parar na China pelo comercio regional do continente ….que irão a Rússia…Irã….etc….

Wagner Figueiredo

Só nesse convés tem a mesma quantidade de caças gripen que a FAB comprou..rsrsrsr

Dalton

Coincidentemente há 36 aviões de combate incluindo os 3 “Prowler” que já foram substituídos anos atrás pelo “Growler” e dos 36 “Gripen” alguns serão utilizados
para treinamento embora possam ser usados em combate se necessário, enquanto
a US Navy tem esquadrões extras de treinamento, reposição e testes, é surreal.

Wagner Figueiredo

Isso aí!!!

José

Não esqueçam os submarinos, sempre a espreita!

Sergio Machado

Deviam deixar esses ativos gigantescos fora do alcance da guerrilha. Sujeito a leva mecha dos Houthis.
Arrogância cobra seu preço.

ADM

Talvez essa seja a solução para o alto custo no abate dos drones por MSA…
Pulverizar os locais de lançamento e armazenagem.