Juntas, a China e a Índia representaram cerca de 90% das exportações de petróleo bruto da Rússia, enquanto a quota da Europa caiu para apenas cerca de 4-5%, de cerca de 40-45%

A China e a Índia receberam quase todas as exportações de petróleo da Rússia este ano, dando a Moscou uma forma de manter financiado o seu fundo de guerra, apesar das sanções impostas pela invasão da Ucrânia.

Moscou contornou as sanções econômicas ocidentais ao desviar rapidamente os fornecimentos para fora da Europa, uma medida que a Rússia diz ter ajudado a consolidar os seus laços com a Ásia.

Juntas, a China e a Índia representaram cerca de 90% das exportações de petróleo bruto da Rússia, disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak à TV estatal Rossiya-24, na quarta-feira.

“Quanto às restrições e embargos ao fornecimento à Europa e aos EUA que foram introduzidos… isto apenas acelerou o processo de reorientação dos nossos fluxos de energia”, disse Novak.

Novak, responsável pelo setor energético da Rússia, disse que a participação da Europa nas exportações de petróleo bruto do país caiu de cerca de 40-45% para apenas cerca de 4-5%.

“Os principais parceiros na situação atual são a China, cuja quota cresceu para aproximadamente 45-50%, e, claro, a Índia… Anteriormente, basicamente não havia fornecimentos à Índia; em dois anos, a parcela total de fornecimentos para a Índia chegou a 40%”, disse Novak.

Novas sanções dos EUA ao GNL

Falando sobre o grupo de principais produtores de petróleo da OPEP+, Novak disse que a Rússia está cumprindo as suas obrigações em matéria de cortes de oferta e prevê que o preço do petróleo Brent fique entre 80 e 85 dólares por barril no próximo ano, amplamente em linha com os níveis atuais.

Os Estados Unidos também declararam no mês passado sanções contra o Arctic LNG 2, um projeto de gás natural liquefeito liderado pela empresa russa Novatek.

Temendo uma reação negativa das sanções, acionistas estrangeiros como o Japão suspenderam a participação no projeto, renunciando às suas responsabilidades pelo financiamento e pelos contratos de compra da central, informou o diário Kommersant na segunda-feira.

As sanções também resultaram na declaração de força maior da Novatek sobre o fornecimento de GNL do projeto, disseram fontes da indústria à Reuters na semana passada.

Novak disse que o primeiro trem do projeto já começou efetivamente a produzir GNL, com os primeiros fornecimentos previstos para o primeiro trimestre de 2024.

FONTE: Asia Financial

LEIA TAMBÉM:

Índia e Rússia estão cada vez mais perto de produzir armas em conjunto

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Macgaren

Resumo estão comendo na mão da China e Índia.

E tinha gente acreditando que a Russia era independente e fazia o que queria kkk

Last edited 3 meses atrás by Macgaren
Rui Chapéu

Exato.

Só pegar quantos países podem suprir a europa, enquanto a Rússia tá dependendo de 2 clientes somente.

Se der um xilique no Xi ou uma troca de governo na india que seja não muito favorável ao Putin, ele já se ve enrascado.

Baita tiro no pé do Putin e coisa mais sem sentido algum ter invadido a Ucrania,…

Mas tem doido pra tudo que é lado né…

Diego

Me diz qual país que não depende do outro?

Marcelo

Os russos estão vendendo seu petróleo e gás para o mundo todo e o brasil é o terceiro maior comprador de petróleo russo com desconto !!!
O petróleo russo com desconto todos os paises do mundo estão comprando o maximo possivel.

ChinEs

Nesse caso é tudo dentro do BRICS, a parte comercial e energetica dos BRICS saiu reforçada, tirando o BRASIL e a AFRICA DO SUL, RUSSIA + INDIA + CHINA são potências nucleares e militares, o campo financeiro e económico estava atrasado, agora ficou mais fortalecido, China e India têm grandes populações e defices de energia, nada melhor do que usar as inesgotáveis fontes Russas.

Macgaren

Agora no grupo entrou mais meia duzia de mendigos para fazer número e pedir empréstimos no grupo para a China.

Bueno

Desculpa Chines , Qual é a a parte comercial e energética dos dos BRICS sai Reforçada?

Se a África do Sul estivesse aumentado suas reservas de Petróleo , diria que sim, a China e Índia já são clientes da Rússia de Grão a avião de Caça, O que ocorreu foi a absolvição pela Índia e China do excedente, ou sobra de  petróleo da Russia, comprando a preços menores do que o tabelado, Lucro para os 2 e um respiro para economia da Rússia.

Henrique

BRICS é só um amontado de pais que única coisa que concordaram foi se encontrar uma vez a cada 2 anos, só isso…

esse devaneios que vc tem sobre o BRICS morrem quando vc observa que media dúzia deles querem se mantar entre si

programa nuclear da índia, por exemplo, existe só pra jogar uma bomba em Pequim

Emmanuel

Nada de novo.
Como disse em outro comentário, a China agradece.
Agora, além de comprar petróleo e gás mais barato, ainda revende a preço de ouro.
Chinês não é bobo. Europeu que é.

Willber Rodrigues

Exato.
Acharam MESMO que a China e Índia iam deixar passar essa oportunidade de comprar petróleo e gás barato da Rússia, pra aumentar a competitividade de seus produtos, pra entrar nessa de “sancionar a Rússia” por causa de uma guerra que, pra eles, é do outro lado do mundo?
Ora, se até hoje os EUA compram petróleo do Irã, mesmo com ambos se “xingando no Twitter” e olhando feio um pro outro, porquê a China deixaria de comprar da Rússia?

Dalton

Wilber, será que você não quis dizer Venezuela ao invés do Irã ?

Willber Rodrigues

Quis dizer Irã mesmo, mas a Venezuela tambem é um ótimo exemplo disso.