Os custos dispararam à medida que os navios foram redirecionados em torno de África. Alguns transportadores pretendem aumentar o número de navios que navegam pelo Canal de Suez, mas outros querem ver se a resposta aos ataques Houthi é eficaz

Os fornecedores asiáticos de cadeias retalhistas globais têm corrido para desviar a carga para longe do Canal de Suez, após ataques a navios no Mar Vermelho, apesar das medidas dos EUA para combater a ameaça de grupos militantes no Iêmen e no Oriente Médio.

Alguns grandes transportadores, como a Maersk e a francesa CMA CGM, afirmaram esta semana que pretendem aumentar o número de navios que navegam pelo canal, após a implantação de uma operação liderada pelos EUA para proteger os navios.

Mas outros grupos, como o alemão Hapag-Lloyd, estão à espera para ver se a resposta internacional aos ataques Houthi ao transporte marítimo do Mar Vermelho é eficaz.

A Hapag-Lloyd ainda considera a situação demasiado perigosa para passar pelo Canal de Suez, disse um porta-voz da empresa na quarta-feira, acrescentando que continuaria a redirecionar os seus navios através do Cabo da Boa Esperança.

“Avaliamos continuamente a situação e planejamos uma próxima revisão na sexta-feira”, disse o porta-voz.

Aliados dos EUA preocupados com envolvimento na força-tarefa

O estatuto da força marítima liderada pelos EUA tem sido obscurecido pelo fato de alguns aliados dos EUA parecerem relutantes em reconhecer que fazem parte da Operação Guardião da Prosperidade.

O Pentágono afirma que a força é uma coligação defensiva de mais de 20 nações para garantir que o comércio no valor de bilhões de dólares possa fluir livremente através de um ponto de estrangulamento marítimo vital nas águas do Mar Vermelho, ao largo do Iêmen.

Mas quase metade desses países não se manifestaram até agora para reconhecer as suas contribuições nem permitiram que os EUA o fizessem. Essas contribuições podem variar desde o envio de navios de guerra até o simples envio de um oficial de estado-maior.

A UE manifestou o seu apoio ao grupo de trabalho marítimo com uma declaração conjunta condenando os ataques Houthi. E embora a Grã-Bretanha, a Grécia e outros tenham abraçado publicamente a operação dos EUA, vários mencionados no anúncio dos EUA foram rápidos em dizer que não estão diretamente envolvidos.

A Itália e a Espanha emitiram declarações parecendo distanciar-se da força marítima. Isto reflete, em parte, a divisão criada pelo conflito em Gaza, no meio de duras críticas internacionais sobre a ofensiva militar de Israel, que o Ministério da Saúde de Gaza afirma ter matado mais de 21 mil palestinianos.

Os Houthis apoiados pelo Irã atacaram ou apreenderam uma dúzia de navios com mísseis e drones desde 19 de Novembro, tentando infligir um custo internacional à campanha de Israel, que se seguiu ao ataque de 7 de Outubro no sul de Israel por militantes do Hamas que matou 1.200 pessoas e fez 240 reféns.

Um terço dos navios porta-contêineres afetados

O impacto em centenas de empresas foi notável. A Basic Fun, com sede nos EUA, que normalmente envia brinquedos das suas fábricas na China para a Europa através do canal – a rota mais rápida para navios porta-contêineres vindos da Ásia, é um fornecedor preparado para pagar custos adicionais por produtos enviados da China em navios que viajarão em torno da África para a Europa ou Reino Unido.

A equipe da fabricante de brinquedos que supervisiona as remessas de caminhões Tonka e Ursinhos Carinhosos para o Walmart e outros varejistas optou por desviar a carga do Canal de Suez.

E fornecedores de empresas como IKEA, Home Depot, Amazon e retalhistas de todo o mundo estão fazendo o mesmo, enquanto as empresas enfrentam a maior turbulência no transporte marítimo desde que a pandemia de Covid desorganizou as cadeias de abastecimento globais, disseram fontes do setor de logística.

A Basic Fun, com sede na Flórida, geralmente envia todos os brinquedos com destino à Europa de suas fábricas na China através do Canal de Suez, disse o CEO Jay Foreman em entrevista por telefone de seu escritório em Hong Kong.

Essa rota comercial é utilizada por cerca de um terço da carga global de navios porta-contêineres, e o redirecionamento de navios em torno do extremo sul de África deverá custar até 1 milhão de dólares extra em combustível por cada viagem de ida e volta entre a Ásia e o Norte da Europa.

Os ataques de drones e mísseis dos Houthis iemenitas no Mar Vermelho para mostrar o seu apoio ao grupo islâmico palestino Hamas que luta contra Israel em Gaza derrubaram os planos de vários fornecedores e do setor de carga.

Outros navios foram alegadamente alvo de drones do Irã pela mesma razão, alegaram os EUA. Esse incidente levou a Índia a dizer que enviará três destróieres de mísseis guiados ao Mar da Arábia para impedir novos ataques.

Luta por espaço à medida que as taxas de envio disparam

A Basic Fun está agora trabalhando durante o feriado para enviar brinquedos da China para portos no Reino Unido e Rotterdam pela rota mais longa.

Está também desviando algumas mercadorias com destino aos portos da Costa Leste dos EUA, do Canal de Suez para o Canal do Panamá, asfixiado pela seca, enquanto transfere outras para a Costa Oeste através da rota direta através do Oceano Pacífico.

“Vai demorar mais e vai custar mais”, disse Foreman, acrescentando que as tarifas de algum frete China-Reino Unido mais do que duplicaram, para cerca de 4.400 dólares por contêiner, desde o início do conflito Israel-Hamas, em Outubro.

A situação do Canal de Suez continua mudando rapidamente e os transportadores Maersk e CMA CGM estão avançando para retomar as viagens com escoltas militares através do Mar Vermelho.

O maior impacto provavelmente ocorrerá nas próximas seis semanas, disse Michael Aldwell, vice-presidente executivo de logística marítima da suíça Kuehne + Nagel.

“Não se pode apertar um botão” e reorganizar o transporte marítimo global, disse Aldwell, que espera que os desvios causem uma escassez de espaço nos navios, encalhem contêineres vazios necessários para as exportações da China em locais errados e aumentem acentuadamente os índices de preços dos transportes a curto prazo.

364 navios tiveram que mudar de rumo

Na quarta-feira, quase 20% da frota global de contêineres – ou 364 navios porta-contêineres capazes de transportar pouco mais de 2,5 milhões de contêineres de tamanho normal – tinha tomado um novo rumo devido aos ataques no Mar Vermelho, de acordo com dados da Kuehne + Nagel.

Os proprietários de navios já começaram a racionar o espaço com taxas contratuais mais baratas que reservam para os clientes, disse Anders Schulze, chefe de negócios marítimos do despachante digital Flexport.

Por exemplo, disse ele, um cliente que entrega cinco contêineres por mês, contra os 10 prometidos em seu contrato, poderá receber apenas cinco contêineres pelas taxas contratuais. O restante estaria sujeito a taxas caras do mercado à vista.

Isto desencadeou uma corrida para reservar espaço antes do prazo final de fevereiro para retirar mercadorias da China antes que as fábricas fechem para as celebrações prolongadas do Ano Novo Lunar, disseram especialistas em logística.

“Todas as reservas (fora da China) agora precisam ser reconfirmadas. As datas podem mudar, a rota pode mudar”, disse Alan Baer, CEO da OL USA, que lida com remessas de carga para clientes. A OL tem contratos com armadores e faz parte da corrida para garantir vagas nos navios.

Os pequenos transportadores correm maior risco de serem expulsos.

Marco Castelli, que tem um negócio de importação/exportação em Xangai, tem tentado remarcar três contêineres de componentes de maquinaria fabricados na China com destino à Itália depois de os envios terem sido cancelados devido à crise.

“Transfira minha situação para uma grande empresa e você entenderá o que está acontecendo”, disse ele.

Foreman da Basic Fun, que planeja ter cerca de 40 contêineres na água antes do Ano Novo Lunar, disse que os contratos da empresa com os clientes não incluem uma forma de recuperar as despesas extras. “O preço é fixo. (A maioria dos fornecedores) terá que arcar com esses custos.”

FONTE: Reuters, via Asia Financial

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C G

Contas estão sendo feitas, a Arábia Saudita esta ali bem emputecida para servir de “proxy”, se nao tomar cuidado o destino do Iemen é o mesmo de Gaza, virar estacionamento e fora o proprio Irã ninguem vai se comover!

Guacamole

O pior é que isso pode acabar encarecendo produtos importandos da China até aqui (e não estou falando de bugigangas).
E achava que quando se comprava da China, o navio vinha direto para cá pois não há necessidade de passar pelo Canal de Suez.
Mas descobrio, para a minha surpresa, que eles passam sim para deixarem produtos pela europa e américa do norte pra depois virem descendo até o sul.

Nâo sei como está agora. Espero que tenha mudado, mas não tenho muita esperança.

Aéreo

Não precisa ser um “jênio” em estratégia militar para saber que a melhor forma de resolver o problema é destruindo a capacidade de lançamento destes drones e misseis a partir do território de onde são lançados. Os EUA ao longo de décadas por muito menos já lançou inúmeros Tomahawk assim como realizou ataques com aeronaves contra posições de grupos armados que contrariem interesses dos EUA em diversas situações. A questão neste caso, esta paciência toda com os Hutis, soa estranho. Há algo que não sabemos, do submundo da política internacional, mas que estão impedindo uma reação militarmente eficiente dos EUA… Read more »

Alexandre Galante

Os EUA ainda não atacaram os Houthis por receio do conflito escalar no Oriente Médio.

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Galante
Sensato

Os Houthis estão atacando a mando do Irã. Abrir uma frente contra eles é o que o Irã quer que aconteça pra incendiar de vez o OM

C G

Deixa Israel resolver Gaza primeiro!

Alex Barreto Cypriano

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Last edited 3 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

E pra quem não sabe, ou finge não saber, a ZIM, a décima maior conteiner shipping Company, é de Israel:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhTPKfFSD6uidaDa3hfqyRlsptOwCQOV3oNQ&usqp=CAU
Aqui, um arrolamento mais completo dessas companhias:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0BE8_-9-Vb_sUFUwkq2NJwn96V4kbfzHnlQ&usqp=CAU

Orivaldo

Engraçado a Arábia Saudita deixar isso acontecer no seu quintal. Eles não dependem dessas exportações?

Mars

Fico imaginando se ao invés da China fosse o Brasil à exportar produtos para a Europa e América com esse volume. O que eu quero dizer, é como seria se tentássemos pegar esse ‘protagonismo’ chinês e oferecer a Europa e América um fornecedor mais seguro e menos expansionista?
Como isso mudaria o interesse americano e europeu no oriente médio?

Sensato

Já já quem pode se irritar com isso é a China que verá suas encomendas diminuírem e não tem os pudores do Ocidente ao sentar a lenha em quem lhe atrapalha.