Aspirantes participam de exercícios operativos para se familiarizarem com a vida no mar

Os Aspirantes da Escola Naval embarcaram ontem (11) em navios da Esquadra brasileira para se familiarizarem com a vida no mar. Durante a comissão, terão a oportunidade de escolher entre o Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes da Marinha – que definirá o caminho de suas respectivas carreiras. Os meios da Força Naval retornarão ao Rio de Janeiro em 2 de fevereiro.
Os navios visitarão os portos das cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA). No trajeto, os alunos participarão e conhecerão os exercícios operativos, de caráter estritamente militar, envolvendo os meios navais e aeronavais da Esquadra, que garantem  a segurança marítima e a proteção de objetivos e interesses nacionais na Amazônia Azul.

Cerca de 170 aspirantes da Marinha do Brasil (MB), sendo oito do sexo feminino, acompanharão treinamentos de manobras táticas entre navios, navegação, transferência de carga no mar,  funcionamento de sistemas de bordo, como os radares e as máquinas, e guarnecimentos de situações especiais e de emergência, como os Postos de Abandono. Entre outros exercícios, também participarão de simulações de interceptação e abordagem de embarcações supeitas de cometerem ilícitos marítimos.  Oito Cadetes do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) também embarcaram na Operação, a fim de incrementar o intercâmbio entre as academias militares de formação de oficiais (Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea). Cerca de 2.300 militares participam da Aspirantex 2024.

Em terra

Na fase de porto da Aspirantex, na cidade de Fortaleza (CE), a MB realizará ações cívico-sociais, com o objetivo de prestar assistência médica e social à população. A iniciativa, que conta com a cooperação da Secretaria Municipal de Saúde, encontra-se no contexto do campo de atuação da Marinha em que a Força Naval é empregada em apoio às ações do Estado.
No dia 19 de janeiro, militares da Marinha apoiarão a manutenção da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral “Matias Beck”, com pintura, reparos de hidráulica e elétrica. Em paralelo, serão doados alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para uma casa de acolhimento a idosos, além da doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

No dia 20, de maneira inédita, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, ocorrerão atendimentos médico e odontológico gratuitos, pré-agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os navios também estarão abertos à visitação pública nos portos das cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), no dia 21 de janeiro, e de Maceió (AL) e Salvador (BA), em 28 de janeiro. A entrada é gratuita. Esta é mais uma oportunidade para a sociedade conhecer a cultura marinheira e se aproximar da Força Naval.

No mar e no ar

Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico e fragatas durante a Aspirantex 2023

A Operação conta com a participação dos seguintes meios navais e aeronavais: o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (Capitânia da Esquadra brasileira), as Fragatas “Defensora”, “Constituição”, “Liberal”, “Independência” e “União”, a Corveta “Julio de Noronha”, o Submarino “Tikuna”, além de dois helicópteros UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, dois SH16 “Seahawk”, dois AH-11B “Wild Lynx”, um IH-6B “Bell Jet Ranger III”, dois caças AF-1 “Skyhawk” e um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Embarcado (SARP-E) RQ-1 “ScanEagle”, operando a partir do Navio-Patrulha Oceânico “Apa”. A Aspirantex ainda contará com a participação de aeronaves da FAB.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

12/01/2024 – sexta-feira, bnoite; Caramba, temos uma esquadra operacional…. 6 escoltas, só senti falta do submarino Riachuelo, PARABÉNS MB, os poucos meios, porém, todos operacionais.

Fernando "Nunão" De Martini

Difícil o Riachuelo estar em dois lugares ao mesmo tempo, já que estava nesta sexta-feira de manhã na Mostra de Armamento do Humaitá.

Vitor Botafogo

Por muitos anos a Aspirantex se dirigia ao Sul, desta vez irão até o Ceara. Muito bacana! Seria um demonstrativo de operacionalidade e de presença pros vizinhos do Norte?