A Fragata “Constituição” (F42), componente da Esquadra Brasileira, estará aberta para visitação pública, no Porto de Recife, no domingo (21), das 8h até as 15h. A F42 chega em Recife por ocasião da operação “ASPIRANTEX” 2024, que iniciou em 11 de janeiro e terminará em 2 de fevereiro.

A Operação tem objetivos de colocar em prática treinamentos de guerra, por meio de diversos exercícios e adestramentos, e preparar cerca de 170 Aspirantes, futuros Oficiais da Marinha do Brasil, para a vida no mar, contando também com participações do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (Capitânia da Esquadra), outras quatro Fragatas, uma Corveta, um Submarino, diversos helicópteros da Marinha, além de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), no litoral das regiões Nordeste e Sudeste.

Incorporada à Marinha brasileira em março de 1978, a Fragata “Constituição”, modernizada na década de 2000, é capaz de executar tarefas de escolta a comboios e outras unidades, realizando proteção contra ameaças aéreas, de outras embarcações e até mesmo de submarinos.

Serviço:
Evento: Visitação pública à Fragata “Constituição”
Dia: 21 de janeiro
Horário: 9h às 15h
Local: Terminal de Passageiros do Porto do Recife

DIVULGAÇÃO:  Seção de Comunicação Social da Capitania dos Portos de Pernambuco

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piassarollo

A Constituição dando seus últimos suspiros…

Camargoer.

A Constituição está firme e forte. Riso. Vida longa a nossa Constituição.

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Burgos

Depois que deram baixa da Niterói parece que a Constituição ganhou uma sobrevida 👍
Visualmente parece ainda tá dando conta do recado.
Muitos anos de vida pra quem serviu aí !!!
“Ao elo que nos une, Urso”💪🇧🇷⚓️

Last edited 3 meses atrás by Burgos
Augusto José de Souza

Logo depois que a Niterói foi leiloada a defensora voltou do PMG também,as duas ganharam sobrevida com peças da Niterói.

Camargoer.

Olá Burgos. As “Niterói” continuam lindas. A MB tem a mania de repetir nomes. Gostaria de ver uma nova “Constituição” e uma nova “União”, mas se seguirem dando nome de pessoas, vão repetir “Greenhalgh”, “Radamaker”, “Dodsworth”, “Bosísio” … só não vão usar “Barrroso” por enquanto…
espero que o SN11 seja “Othon”

Agora, também fiz uma piada sobre a nossa CF88, para a qual desejo “vida longa”

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Burgos

Os nomes de navio só repetem geralmente depois de 30/40 anos depois.
Sou prova viva disso, servi no D26 e agora virá com o mesmo nome na última FCT “Mariz e Barros”.

Dalton

Há exemplos que não Burgos, veja o nome “Ceará” que pertenceu a um submarino cuja baixa se deu em 1987 e o nome foi aproveitado para o “NDD” já em 1989 e com o submarino Rio de Janeiro cuja baixa se deu em 1978 o nome foi reaproveitado para outro “NDD” em 1990, “apenas” 12 anos. . O “CT” Pará que deu baixa em 1978 teve seu nome reaproveitado em 1989 em um dos 4 “Garcias”, 11 anos e o submarino Humaitá que deu baixa em 1996 teve seu nome reaproveitado ainda quando o atual “Humaitá” estava em construção. .… Read more »

Burgos

Esses aí eu não sei explicar, mas dizem que a MB tem um livro com todos esses nomes aí, e vai um Alte. e escolhe o nome do navio (furando a fila) hipoteticamente falando no caso que vc citou acima

Camargoer.

Pois é…

Eu lamentei quando a MB abandonou a ideia de submarinos com nomes de povos indígenas… Os Scorpenes poderiam ter mantido o conceito, mudando apenas a letra…

Por mais que eu respeite os homenageados nas FCT, poderiam ter adotado uma outra ideia… pedras preciosas brasileiras… nome de espécies de madeiras…

Gosto muitos dos nomes “Constituição” e “União”.. a sacada de batizar o navio escola de Brasil foi ḿuito legal.

foi como a ideia de escolher animais para as notas de reais.. ficou muito bom. Todo estrangeiro elogia

Heinz

Nos dois aspectos que fora quis elucidar a constituição está morrendo, de tétano, e de rasgarem ela.

Jagder#44

Quando convém nem audiência de custódia existe mais, muito menos MPF investigando (ao invés da própria justiça). Fora os milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza.
Portanto, a constituição morreu.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: MAIS UMA VEZ O DEBATE DESVIOU PARA ASSUNTOS SEM QUALQUER RELAÇÃO COM A MATÉRIA.

SÓ HOJE MAIS DE 20 COMENTÁRIOS FORAM DIRETO PARA A LIXEIRA, SEM ADVERTÊNCIAS PRÉVIAS, PELO MESMO MOTIVO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Caro… não estou a fim de tomar puxão de orelha dos editores…. então, a partir daqui, encerro a discussão, que começou com um trocadilho que deveria ser visto com bom humor e virou um debate sociológico. Até há alguns anos, tinha gente dizendo que direitos humanos era para proteger bandido… e que bandido bom é bandido morto. Eu e uns poucos, sempre insistindo que a democracia é intrinsecamente frágil, nunca admitindo exceção. Agora, todo mundo está impetrando Habeas Corpus. Isso é bom. Sempre defendi que só há democracia por meio do Estado de Direito, do respeito á Soberania Popular, da… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Jagder#44

Tá certo.
Um adendo: “bandido bom é bandido morto” é uma frase do Sivuca, fundador da escuderia Le Coq no Rio de Janeiro em 1965.
Foi o primeiro esquadrão da morte, destes que a gente ouvia falar da atuação, durante a época da ditadura militar.
Conheci o velho.

Nonato

Num jogo de futebol se o juiz é torcedor de um time, onde está a democracia?

Fernando

comentario excluido por mim mesmo kkkkk

Last edited 3 meses atrás by Fernando
Renato de Mello Machado

Sempre aparece por aqui para embelezar o porto.

Augusto José de Souza

A constituição sempre aparece em Recife? A defensora vira e mexe aparece em Santos e quase se envolveu em acidente no píer em 2022.

Renato de Mello Machado

Não.Aqui onde falei é porto de Vitória ES.Os NPaOc Apa também aparecem muito.O K120 é raro mais já veio por aqui sim.

Augusto José de Souza

Entendi,agora o APA está em Santos.

Augusto José de Souza

Para quem tinha dúvidas se a constituição ainda navega longe,está aí,foi até Fortaleza na Aspirantex e agora vai abrir para visitação em Recife,sinal de que vai permanecer operacional. Navios que estão perto de dar baixa não participam de visitações e muitos menos operações como essa.

Dalton

Não sei se faço parte desses “com dúvidas” o que escrevi foi baseado em reportagem aqui do “PN” que a “Constituição” teria ganho uma sobrevida até julho de 2023 a partir de janeiro de 2022 ou seja uns 18 meses e ganhou outra sobrevida depois disso justamente pela falta de navios. . Isso não quer dizer que ela esteja no mesmo nível das outras 4 e fazer uma viagem à Fortaleza não impressiona, as outras 4 fizeram bem mais ano passado com a “Liberal” atravessando o Atlântico, a “Defensora” indo para o Pacífico/UNITAS e as outras duas estiveram na Argentina… Read more »

Santamariense

Dalton, uma coisa que me dá certa curiosidade é o atual estado operacional das turbinas Olympus dessas fragatas.

Dalton

Dessa fragata já que resta apenas a “Rademaker” que ao menos passou por uma revitalização na década passada conforme o “XO” contou aqui anos atrás seja como for, está vivendo uma vida emprestada, já se falava anos atrás que não duraria até 2023, mas, ganhou uma sobrevida mesmo que limitada.

Santamariense

Desculpe, Dalton. Eu não fui claro, me refiro as Niterói.

Fernando "Nunão" De Martini

Só me intrometendo na conversa, ambas as classes usam Olympus para velocidade de pico.

Como o uso dessas turbinas é pouco frequente, diferentemente das turbinas Tyne de velocidade de cruzeiro (classe Greenhalgh) e dos motores diesel de cruzeiro (classe Niterói), e levando também em conta que a baixa de três Greenhalgh e uma Niterói liberou oito turbinas para fonte de peças ou eventualmente troca, acho que dá pra tocar a vida até a baixa dos navios.

Santamariense

Obrigado, Nunão,

Dalton

Só agora li sua pergunta e não me preocuparia afinal a marinha já declarou anos atrás que pretende manter a Liberal, Independência e União até o fim da década ou início da próxima então o que o Nunão descreveu pode fazer parte da solução. . Já a “Rademaker” independente do incêndio de pequena/média proporção que sofreu poucos meses atrás não foi pensada para durar até 2025 de qualquer forma. . Se de fato o plano for implementado as 3 Niteróis poderão competir com os Udaloys russos pelo título não invejável de combatentes de superfície mais antigos em serviço (+ 50… Read more »

Augusto José de Souza

Muita gente tinha essa dúvida sobre se a constituição consegue ir longe,ela participou agora de uma operação de formação de navios e está sempre pronta para missões de emergência e na chegada em Recife já fez demonstração de repelir aproximação não autorizada de uma embarcação,o que mostra sua total operacionalidade.

Dalton

Discordamos do que seja “total operacionalidade”, mas, essa é apenas minha opinião que é tão boa quanto a sua 🙂

Patta

Tou ansioso pra saber quais navios vão estar abertos no porto de Salvador, quero ver o submarino Riachuelo e a corveta Barroso. Eita ansiedade que não passa😞

Last edited 3 meses atrás by Patta
Augusto José de Souza

Maceió também vai ter algum como a fragata defensora ou a corveta Júlio de Noronha?

Patta

Provavelmente eles vão postar os portos com as respectivas embarcações nas redes sociais.

Santamariense

Os navios estarão abertos à visitação pública no dia 21 de janeiro, em Cabedelo, Fortaleza, Natal e Recife, e no dia 28 de janeiro, em Maceió e Salvador. Já os navios em cada cidade, eu não sei.

Augusto José de Souza

Provavelmente defensora e Júlio de Noronha que também estão nessa operação,agora gostaria de ver a Barroso e o Bahia novamente em ação.

Fernando "Nunão" De Martini

Patta,
Nem o Riachuelo nem a Barroso estão nessa operação. A relação dos navios participantes está em matéria anterior sobre a Aspirantex.

Dragonfly

Aproveitando o tem “fragata”, alguém sabe se a Rademaker volta depois do incêndio do ano passado? Imagino que a MB vá dar baixa nela logo.

Além disso, sempre tive curiosidade em saber por quê a Rademaker nunca foi mandada para a Unifil. Até a Barroso já teve que “tapar buraco” por lá. Alguém saberia a razão?

James chaves da silva

Também tenho essa curiosidade de saber o porque de não ter ido a Unifil. Depois do incêndio acho que não volta mais. Apenas uma impressão, nada baseado em dados.

Burgos

A UNIFIL para MB acabou, quando na época Sérvia na F49 o Comte do navio foi na reunião no prédio do Comench para viabilizar este estudo da ida da F49 para o Líbano, parece que queriam na época levar um Seahawk (por questão de centímetros não pousava no convoo e outra questão foi o Consumo de combustível que inviabilizou a ida do navio e parece que também não tinha mais mísseis do sea wolf suficiente em estoque pois esse já se encontrava descontinuado pelo Reino Unido na época dessa solicitação e consulta.

Dalton

Nenhuma das 3 T-22s existentes quando se iniciou a Missão UNIFIL em 2011 foi enviada
e o que se discutiu aqui é que estavam em piores condições quando comparadas com as
4 Niterói que participaram e segundo o comentarista “XO” que foi oficial da Rademaker
que estava em melhor condição das 3, ela quase foi enviada, mas, de última hora se deu preferência para uma classe Niterói.
.
Quanto a baixa da “Rademaker” se dava como certo que não passaria de 2022 conforme reportagens e comentários, então aparentemente assim como a “Constituição” ganhou uma sobrevida, mesmo que limitada.

Júlio Jr.

A resposta correta é o custo de locomoção da classe, a Niterói é extremamente mais econômica

Dalton

Foi discutido também aqui a questão do consumo de combustível na época mas também tem a questão dos números, a “Bosísio” se foi em 2015 e a “Rademaker” estava em melhores condições que a “Greenhalgh” então se tinha 4 Niteróis contra apenas a “Rademaker” e no fim das contas usou-se até a “Barroso”.

Souto

O plano fênix vai estender a vida útil da fragatas Niterói ate 2032.

Augusto José de Souza

Todas as cinco vão passar por essa modernização? Acho viável pelo menos até termos Tamandaré o suficiente para substituir elas e as T-22 e espero que sejam preservadas depois de aposentadas.

Santamariense

Pelo que foi divulgado desde o início desse projeto de atualização, anos atrás, serão atualizados 3 dos 5 navios.

Augusto José de Souza

Depois devem vir para as outras duas,vai ser demais verás Niterói e Tamandaré juntas.

Dalton

Não é que a marinha disse reforçado pelas palavras do Almirante Olsen ano passado que prevê a baixa de 3 fragatas até 2028 que se deduz serem “Rademaker”, Constituição” e “Defensora.
.
Pode se até conseguir um tempo extra para a “Defensora” por exemplo mas nada que valha a pena investir para durarem muito mais.

Dalton

Para três delas “Liberal”, “Independência” e “União” pelo menos é
o que foi divulgado.

Augusto José de Souza

Pode ser estendido para essas duas e mais as corvetas.

Souto

Boa noite a Barroso vai até 2035.a cv Júlio de Noronha deve dar baixa em 2028.

Augusto José de Souza

A Júlio de Noronha daria uma excelente patrulha no Sul depois de aposentada da esquadra.

Carlos Eduardo Oliveira

Viajei destacado na Independência em 2010.
Estava só o bagaço o navio.