Quando um A-6 Intruder da Marinha dos EUA foi acidentalmente abatido por um destróier japonês

19

A-6E do VA-115

Em 3 de junho de 1996, um destróier japonês abateu acidentalmente um A-6E Intruder da Marinha dos EUA com um Sistema de Armas de Defesa Aproximada Phalanx (CIWS) durante o exercício de treinamento Rim of the Pacific (RIMPAC) próximo ao Havaí.

A tripulação do Intruder, do então Esquadrão de Ataque 115 (VA-115), ejetou e foi resgatada. Foi o primeiro avião abatido pelas forças japonesas desde 1945.

O A-6E estava rebocando um alvo para a artilharia. Segundo o Seattle Times, o navio japonês Yūgiri disparou contra o alvo, mas acertou o avião, que caiu no Pacífico.

O acidente ocorreu a 1.550 milhas a oeste do Havaí, ou cerca de 730 milhas a sudoeste das Ilhas Midway, local de uma grande batalha naval entre os Estados Unidos e o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

O piloto, Tenente Comandante William Royster de Kansas City, Missouri, e o bombardeiro-navegador, Tenente Keith Douglas de Birmingham, Alabama, foram resgatados pelo Yūgiri.

VÍDEO: CIWS Phalanx atirando

Um helicóptero levou os homens para o Independence para tratamento. Royster teve lacerações faciais e estava em boas condições; Douglas foi tratado por abrasões e retornou ao serviço.

A Agência de Defesa Japonesa pediu desculpas à Marinha dos EUA e decidiu interromper as práticas de tiro com munição real, disse o porta-voz Tomohide Matsumura.

JS Yūgiri

Este foi o primeiro acidente do tipo envolvendo o Japão desde que começou a participar dos exercícios RIMPAC, disse Kobayashi.

Oficiais japoneses disseram que o A-6E estava rebocando o alvo no final de um cabo de 100 jardas.

O acidente de 3 de junho de 1996 representou a segunda vez em menos de oito meses que o Japão abateu acidentalmente uma aeronave amiga. De fato, em novembro de 1995, um caça F-15 japonês abateu outro F-15 japonês durante um treinamento no Mar do Japão quando um míssil Sidewinder ar-ar armado disparou acidentalmente.

FONTE: The Aviation Geek Club

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PY3TO - Rudi

Estavam se vingando de Midway…

Brandão

ARA Sarandi atirando na Rademeker….

Patta

Me lembrei da mesma coisa que vocêkkk
Você tem alguma foto da Redemaker após o Incidente? Sei que o ocorrido deixou 1 tripulante Argentino e se eu não me engano 3 Brasileiros feridos.

Fernando "Nunão" De Martini

https://www.naval.com.br/ngb/R/R002/R002.htm

Veja as fotos neste link, ano de 2004.

Patta

Obrigado nunão pelo link.

Emmanuel

Navio japonês, perto do Havaí, atirando em avião americano…muito gatilho junto.

Santamariense

O Yūgiri é um destróier da classe Asagiri, da Marinha Japonesa. Eu acho parecido com os destróieres da classe Farragut, da US Navy. Há alguma ligação entre ambas?

Santamariense

Claro que a classe japonesa é mais moderna que a norte-americana, mas poderia ter ocorrido uma derivação japonesa tendo por base a classe dos EUA? Ou é só semelhança?

Dalton

Só semelhança mesmo, são navios de dimensões, propulsão e mesmo finalidades principais diferentes, com o navio americano equipado com defesa aérea de área e o navio japonês com defesa aérea de ponto e um hangar para acomodar um helicóptero do porte de um Seahawk”.

Santamariense

Muito obrigado, Dalton.

Patta

2 Word War references…

RSmith

Shit hapens….

Dalton

Houve um rumor de que o “Independence” que seria retirado de serviço 2 anos após esse incidente, portanto em 1998, teria sido oferecido ao Brasil pela bagatela de 80 milhões de dólares, juntamente com 2 “Spruances”, 4 “OHP” 3 “Anfíbios” e um Navio Tanque um pacote no total de 150 milhões de dólares. . Independente da marinha brasileira não ter condições de operar um “Super Carrier” que nem mesmo caberia no dique Almirante Regis, nunca encontrei nada a respeito ao menos em fontes abertas e no fim das contas se comprou o bem menor “Foch” da França o “São Paulo”… Read more »

Marco

Me lembro bem de ter visto o Boechat comentando sobre a oferta de venda do USS Independence à Marinha do Brasil durante um comentário seu no Bom Dia Brasil da TV Globo nos anos 90.

Fernando Vieira

Seria um bom CSG para a época.

Jodreski

Eu acho que foi proposital pois sabiam que todos pensariam que foi sem querer.
Obs: é uma brincadeira!

Carlos Campos

O Phalanx depois do abate gritou: Tennō Heikka Banzai

Marcelo Andrade

esse bbbrrrrrrrr do Phalanx me lembra o GAU-8 Avenger do A-10 Thunderbolt II, se vc ouvir, já morreu!! rsrsrsr

Rinaldo Nery

Quase aconteceu o mesmo com um AT-26 Xavante do 3°/10° rebocando um alvo pruma fragata, final dos anos 80. O avião não foi atingido, felizmente.