HMS Queen Elizabeth e o HMS Prince of Wales atracados em Portsmouth

Por Alexandre Galante

Com a crise provocada pelos ataques dos Houthi contra o tráfego marítimo no Mar Vermelho, muitos britânicos estão repetindo a pergunta que os presidentes americanos fazem quando surge uma crise em algum lugar do globo: where are the carriers? (onde estão os porta-aviões?)

O jornal britânico The  Telegraph revelou no início de janeiro que os porta-aviões britânicos não estão prontos para serem enviados ao Mar Vermelho por causa da crise de recrutamento que envolve as Forças Armadas.

‌Houve pedidos para enviar o HMS Queen Elizabeth, o porta-aviões que custou mais de £ 3 bilhões do Reino Unido para a região, como parte do Carrier Strike Group (CSG).

Mas segundo o jornal, o RFA Fort Victoria, o único navio de apoio sólido capaz de fornecer ao CSG a quantidade de munições, aeronaves, equipamento sobressalente e alimentos necessários para um desdobramento completo, não pode navegar devido à falta de marinheiros.

Embora o RFA Fort Victoria seja um componente “crucial” para o Carrier Strike Group, os militares insistiram que o porta-aviões não “depende” do navio e poderia ser desdobrado sem ele.

Eles acrescentaram que tanto o HMS Queen Elizabeth quanto o HMS Prince of Wales estão atualmente em prontidão em Portsmouth.

RFA Fort Victoria, em 2016

No entanto, uma fonte da Marinha alertou que enviar o grupo sem o RFA Fort Victoria seria “abaixo do ideal”.

‌Em tempos normais, o RFA Fort Victoria opera uma tripulação de 100 pessoas, mas atualmente está trabalhando com uma tripulação mínima.

‌Embora o navio devesse estar de volta ao mar no ano passado, tendo passado por extensos reparos desde que navegou com o CSG para o Indo-Pacífico em 2021, ele ainda está no estaleiro Cammell Laird de Liverpool.

Nos ataques realizados em conjunto com os EUA contra alvos Houthi em terra, o Reino Unido empregou caças Typhoon da Royal Air Force, apoiados por um avião-tanque Voyager, decolando de uma base do Chipre.

Segundo o Lord West, ex-Primeiro Lorde do Mar, “um CSG da Royal Navy ‌poderia ter 24 aeronaves F-35 a apenas 160 quilômetros do Iêmen, prontas para partir a qualquer momento e atacar novamente.”

HMS Queen Elizabeth operando em 2020
Subscribe
Notify of
guest

165 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Uma crise para “inglês ver” e se sentir um pouco brasileiro, afinal, o que mais fazemos é reclamar (e com razão). Lá não falta dinheiro, não faltam navios, só gente. Baita contraste com o BR. Acredito que diante de tais notícias ruins do UK, um vizinho nosso deve lamentar ainda mais por estar em situação (muito) pior.

Jeffferson Ferreira

Devíamos fazer um comotado dos nosso marinheiros de terra, afinal, sobra-nos marinheiros e faltam meios… assim conseguimos uma receita, os marinheiros treinam em meios modernos e o britânicos tem o pessoal necessário… todos ganham!

Cleiton

Podíamos emprestar tipo uns 80k né. E já veja se os ingleses não ocupam alguns generais com suas filhas e suas pensões hehehe

juarez
Atirador 33

Ótima postagem, desde que viesse alguns meios, e eles aceitassem alguns almirantes, que aqui tem de sobra.

migs

Lah faltam almirantes! estavam contratando por site de empregos! ehehhe

Wilson

E o Brasil se envolve nos conflitos da UK, OTAN e arruma encrenca que não aguenta. Que bela idéia

Sidiney

Aqui no Brasil não falta gente porque a mamada é boa, se o Brasil tivesse algum conflito com outro país queria ver aparecer gente.

Aldemir

Vixe…iam sumir todos.

Wilson

Não falta gente,pois, as oportunidades são poucas e difícil de acessar. Lá tem trabalho que os britânicos são excelentemente bem remunerados.

Samuel Asafe

mudo meu nome pra catapimbas se o UK não tem 100 marinheiros pra botar dentro de um navio e mandar pra lá. Essa é uma das desculpas mais esfarrapadas que ja li alguem dar kkkkkk

Wilson

Sem armas para proteger o seu dinheiro o ladrão vem e te toma.

Orivaldo

Realmente isso é uma vergonha. Pra quem já foi o mais Imperio existente

Dalton

Não há como se poder embarcar 24 F-35Bs no momento ! Pouco mais de 30 de uma encomenda de 48 foram entregues e há necessidade de se ter aviões no esquadrão de treinamento e reposição além de manutenções de rotina e 3 deles ainda estão nos EUA sendo usados em testes. . Dentro de 2 anos os últimos serão entregues mas mesmo antes se poderá ter 24 que possam ser embarcados sem afetar muito os ciclos de treinamento, manutenção e atualização porém para se ter uma maior folga ou mesmo ter o suficiente para 2 NAes uma nova encomenda de… Read more »

carvalho2008

Mas neste momento ao menos, pecisam de apenas uns 8 F35 para a missão…

O caso vale muito para discussão dos equilibrios de uma Marinha e demais forças, bem como meios intercambiaveis….

Um navios com drones poderia ser o suficiente no momento….e ninguem tem……apenas Turcos e iranianos estão investindo nisto….

É como falei antes, não importa a tonelagem do navio….pode ser de 200 ton….pode ser de 20 mil ton….todo devem ter um design para operações de elementos aereos seja ele qual for…..de misseis, foguetes, helis, avioes ou drones….

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008
carvalho2008
Dalton

Não é bem assim Carvalho, tanto que “ele” menciona 24 F-35Bs que é considerado o ideal para se operar a bordo dos NAes britânicos. Há de se levar em conta que nem todos estarão disponíveis o tempo todo e não faria muito sentido desdobrar um NAe gigantesco e demais elementos do Grupo para se ter apenas 8 F-35Bs que depois de umas poucas semanas não se poderia contar com nenhum. . Iranianos e turcos estão investindo em “drones” até por não terem muitas alternativas mas, mesmo eles não tem os meios já disponíveis e não são os únicos que estão… Read more »

Maurício

E por isso que o Trump quer mudar a política intervencionista dos USA , que assume todos os custos e riscos das intervencoes militares, necessárias ou não.
A Inglaterra a UE “deram” mas costas dos Estados Unidos.

Jose Marinho

A meu ver deviamos de ver esta crise como uma oportunidade e não como um problema. esta na hora da europa e o estados unidos fazerem regressar boa parte das empresas que colocaram na asia e colocalas no caso da europa em africa e no caso dos estados unidos na america do sul. A europa e os estados unidos tem um problema de imigração que esta a criar serios problemas. Se querem tentar resolver então uma das soluçoes é criar postos de trabalhos nos paises a sua volta em vez de gastar dinheiro a defender uma zona que nem os… Read more »

carvalho2008

Ja falei exatamente isto….e o melhor candidato a receber é o Brasil….não adianta deslocar a industria para um pais aliado na Asia, pois o comercio local fara que frações de cada dolar investido acabe parando na china de uma forma ou outra…os EUA devem patrocinar uma muralha de proteção e investimentos geoestrategicos nas AL….

rui mendes

A Inglaterra e a UE, foram os únicos que apoiaram os EUA, sempre, e os EUA assumem os maiores custos e riscos, porque têm mais poder e normalmente, são operações suas, por serem a super-potência dominante, no passado quando a Europa mandava no mundo, os maiores custos e riscos, eram Europeus.
Portanto, não deram nas costas, mas aliviaram as costas e foram os únicos, já que os outros aliados, só ajudam, se for na sua casa e mesmo aí…

Akhinos

E quando foi que a Europa antes da WWII bancou qualquer operação para defender os interesses compartilhados com os EUA ? Vamos lá, cite ai estou esperando. A vdd é que a Europa é uma acompanhante de luxo que cobra uma grana pesada para aparecer em eventos com o nerdão que ficou rico chamado EUA. Eu não gosto do Trump por vários motivos mas ele está plenamente correto no diagnóstico sobre o Oriente Médio e Otan. É mto óbvio que os EUA estão sempre a bancar os rolos dessa galera. Ele ganha com isso? Como alguem que pesquisou o tema… Read more »

Rinaldo Nery

Quanto ganha um marinheiro na Royal Navy? Um Tenente? Qual o real motivo para o desestímulo no recrutamento?

Mercenário

O país tem índice de desemprego baixo (pouco mais de 4%).
Os salários não são atrativos (principalmente na RFA) em um país que tem oportunidades de empregos melhores.
Some-se a isso que lá os militares sabem que existe a possibilidade de participar de operações de combate.

Parece também que o recrutamento foi terceirizado para empresas privadas e não está indo bem.

Rinaldo Nery

Sim. Mas qual é o salário?

Hcosta
Rinaldo Nery

3,225 libras/mês (Tenente) é um bom salário lá?

carvalho2008

que eu saiba, alugueis lá custam mais de 1000 libras….

Rinaldo Nery

Então é um baixo salário.

carvalho2008

pois é……a turma do contraditório sempre empaca e não responde….criticam a rodo, mas as perguntas que importam ficam ao vento…..

Este é um problema mundial….alguem tem duvida que o militar do seculo XIX era braçal? que no sec. XX isto ja foi mudando ccom as especializações das armas….

Que hoje o militar é um operador de sistemas?????????

Que operadores de sistemas, logisica e Gestão são muto bem pagos no setor privado???? Isto porque estamos falando dos medianos….

que um simples manual de equipamento é 15 vezes o volume de uma ISO 9000, 9001???

Last edited 2 meses atrás by carvalho2008
Esteves

Estrutural. Carreira militar deixou de ser atrativa. Salários, riscos, tempo de engajamento, rejeição social. Dizer que v* não é apto para a carreira também mostra baixa qualificação dos formadores. Quem está na carreira está por qualificação, competência e vocação. Veja o filme Dog. Os cães servem na linha de frente por anos. Depois são descartados quando não conseguem adoção. Quem adota um cão de guerra e quem quer saber dos veteranos que preferem voltar à linha X viver com a rejeição social e familiar? Veja nossos caso. Fronteiras ameaçadas no Norte. Quantas décadas para compreender que Segurança e Defesa não… Read more »

H.saito
Camargoer.

Caro. Um assalariado deve produzir riqueza suficiente para bancar o seu salário, os custos da empresa e o lucro do proprietário.

Se o trabalho do empregado gerar mais riqueza, a tendência é receber maiores salários ou receber mais benefícios.

Um soldado é bancado pelos impostos. Não produz riqueza, mas gera gastos públicos.

Os recursos públicos são limitados pela carga tributária.

Para aumentar os salários dos soldados é preciso aumentar a carga tributária, reduzir os outros gastos em saúde e educação, por exemplo, ou reduzir o efetivo.

H.Saito

Está errado.
Em um mundo cheio de bandidos, segurança é um investimento que ajuda a gerar riqueza.

Insegurança e violência espanta, gera pobreza, cujos exemplos visíveis e públicos atualmente na Califórnia, Nova Iorque, cracolândias e favelas brasileiras, agora também na Rússia e no Mar Vermelho.

Como já disse alguém, o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Camargoer.

Caro. De um lado, existem os gastos militares em desenvolvimento de tecnologia dual ou na aquisição de meios nacionais ou nacionalizados. Este tipo de gasto tem impacto positivo sobre o PIB e sobre a receita tributária. A simples importação de material militar tem impacto negativo sobre as contas do governo. Os gastos com soldos e com previdência geram consumo, movimental PIB e receita tributária na mesma proporção que os salários de servidores civis e trabalhadores da iniciativa privada. A diferença é que as pessoas que ocupam empregos na iniciativa privada geram riqueza por meio do trabalho (seja produtos ou serviços).… Read more »

H.saito

4a alternativa, reduzir impostos para reduzir desperdício de receita, aumentando a arrecadação com o aumento de produção industrial e comércio. Entenda, todo impostos que um funcionário público paga quando compra algo, volta no mês seguinte em forma do próprio salário, ou seja, o funcionário público paga parte do próprio salário do mês seguinte, o dinheiro fica girando em falso na máquina tributária, sem rendimento, e quanto maior o imposto maior o desperdício de dinheiro. Quando se reduz imposto, por exemplo na compra de carro, o dinheiro economizado é utilizado para outras aquisições, como por exemplo a compra de material para… Read more »

Camargoer.

Saito. Acho que você precisa ler com calma…. eu mesmo expliquei que os gastos com desenvolvimento de tecnologia militar com aplicação dual, produção de material militar nacional ou nacionalizado, beneficiam a economia Já demostrei que no caso das FCT, por exemplo, a geração de empregos diretos e indiretos geram tributação direta e indireta da ordem de 25% do custo do programa, mantido a nacionalização de 40%. Aliás, sou um infatigável defensor do ProSub e das FCT. No caso dos KC390, cujo desenvolvimento foi bancado pelo Tesouro, os retorno tributário (inclusive previdenciário) é superior ao empenhado pelo Tesouro. O retorno será… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, acredito este pensamento ser um engano.

É corrente e histórico a política das canhoneiras, bem como a economia da guerra.

Assuntos e investimentos militares possuem caráter geopolítico e por consequência direta, economia….do ramo dos fundamentos da macro economia global, quer seja na obtenção de recursos de qualquer natureza ou sua preservação ou mercadologico.

É um investimento e cada país analisa o seu.

Last edited 2 meses atrás by carvalho2008
Camargoer.

Então Carvalho… parece que estou com dificuldade de explicar meu ponto de vista. Gastos com defesa são necessários, contudo é preciso entender que (com exceção dos pontos que eu levantei, como consumo em bens e serviços dos militares e de seus familiares e dos benefícios gerados pelo desenvolvimento tecnológico e industrial do setor de defesa) os gastos militares representam gastos públicos que precisam ser pagos com receita tributária oriunda de outros setores tributados. Se fosse diferente, bastaria elevar os soldos indefinidamente os os gastos com equipamentos e outros custeios militares para gerar recita tributária que autofinaciaria os gastos com defesa… Read more »

Guizmo

Olá Camargo. Não acho que esteja com dificuldade de explicar seu ponto. Apenas creio que você precisa dar a última palavra, não consegue ler sem dar sua tréplica, rsrs. É professor?

Jefferson B

Parece um salário baixo mesmo.
Mas qual é o ponto que você gostaria de tocar? Acho legal a sua opinião…
Acho estranho essa RN com esse problema de recrutamento, parece não fazer muito sentido. Um país com 60 milhões de habitantes não conseguir tripulantes?

Rinaldo Nery

Só queria entender os motivos. E salário parece ser um bom motivo. Pelo menos pra mim.

Camargoer.

Carvalho. Os aluguéis nas grandes cidades europeias, japonesas, coreanas e até nos EUA são elevados.

Quando morei no Japão, meu aluguel consuma 1/4 da minha bolsa de estudos, mesmo eu morando longe do centro (por sorte, o campus de minha universidade ele bem afastado do centro).

Por isso, a tendência é morar longe dos centros das cidades e fazer uso do transporte público.

Camargoer.

O salário mínimo na Inglaterra é cerca de L$ 1800,00 e o salário médio é cerca de L$ 2600.

L$ 3225 é 25% maior que o salário médio e 80% maior que o salário mínimo.

Este valores refletem a característica de uma sociedade de classe média, onde a diferença entre o salário mais alto e o mais médio é menor do que nas sociedades de maior desigualdade social, como no Brasil.

Allan Lemos

O problema não é o salário, as forças armadas dos EUA estão em uma situação similar, isso começou depois que começaram a adotar a política de DEI(diversidade, equidade e inclusão), abandonando o sistema de meritocracia e os valores que regem os militares desde tempos imemoriais. Obviamente, isso afastou muitos potenciais recrutas.

Last edited 2 meses atrás by Allan Lemos
Welington S.

Vai fugir um pouco do tema, MAS não saiu recentemente algo relacionado ao EB em adotar medidas simulares? Se isso acontecer, estaremos, literalmente, f*.

Rinaldo Nery

Cultura woke. Um amigo era o auxiliar do adido em Washington, até 2 meses atrás. Fez uma apresentação no EMAER explicando como isso contaminou as FFAA norte americanas.

Jadson S. Cabral

Oiii? Você está dizendo que as pessoas estão deixando de se alistar porque agora lgbt tbm pode??? De onde você tirou esse dado?

Allan Lemos

Estou falando que há uma quebra nas tradições e um desvirtuamento do propósito das forças armadas, no momento em que você privilegia agradar certos grupos em detrimento da meritocracia, logicamente muitos jovens irão virar as costas para esse caminho, afinal, por quê você iria querer ficar em um lugar onde não é bem vindo e seus esforços não são apreciados?

Alex Barreto Cypriano

Onde meritocracia numa corporação hierarquizada e rígidamente dividida em castas?

Allan Lemos

Ué, promoções, por exemplo, não demandam meritocracia? Claro que existe o aspecto político, principalmente nos rankings mais elevados, mas nunca ouvi falar de militares que não fazem cursos e possuem pontuações baixas em testes sendo promovidos.

Nos EUA, os melhores alunos das academias de aviadores ganham a oportunidade de escolherem aviação de caça, aos piores só sobra cargueiros e helicópteros. Outro exemplo de meritocracia.

Rinaldo Nery

Não dê atenção. Ele não entende nada de militarismo. O acesso à aviação de Caça é por habilidade psicomotora: melhores pilotos vs piores pilotos.

Alex Barreto Cypriano

Meritocracia como sinecura num sistema que se retroalimenta em autoconservação cega, disso que você fala. Na falta de combate onde mostrar heroísmo e proficiência, serve curso acadêmico como critério de valor? … E um sistema que não deixa de declarar seu desprezo pelo povo que enche suas fileiras e paga suas rendas. Só lembrando que foi um Heli SeaHawk do USS Gravely que destruiu três botes Houthi (aa distância, bem longe de ameaça de crew served Guns, um crime frívolo como as razzias policiais nas nossas favelas, daí que se me afigure, toda essa operação, um aviltamento da USNavy, que… Read more »

Rinaldo Nery

Dividida em castas? Só se for na Índia! O que você entende de militarismo?

José de Souza

Quantos sargentos pilotam na FAB? Quantos soldados chegam a tentente no EB?
Casta. Imobilidade. Não há “meritocracia” que faça um sargento chegar a major…

Rinaldo Nery

Você não sabe o que fala. Sargento não pilota em Força Aérea alguma. Quer pilotar preste concurso pra EPCAR, com 15 anos de idade. Sargento chega até Coronel, se você não sabe. Faça uma faculdade e preste concurso pro estágio de adaptação ao oficialato, no CIAAR, em Lagoa Santa. Você acha que um Coronel especialista em armamento, manutenção, meteorologia, comunicações, fotografia e controle de tráfego aéreo eram o que, antes? Você é civil, e não entende de militarismo. Pergunta pra quem sabe.

H.saito

O problema é que na iniciativa privada conseguem o dobro do salário.
E no países ocidentais há uma interferência socialista contra o aumento salarial dos soldados, principalmente os Norte Americanos e Britânicos.

Allan Lemos

Li em algum lugar que no Japão estavam com o mesmo problema, salário baixos e por isso os jovens preferiam a iniciativa privada.

Camargoer.

Allan. O mercado de trabalho no Japão é mais complexo. Existem jovens que preferem trabalhos menos remunerados exatamente porque demandam menos responsabilidade e esforço, já que eles tẽm outras prioridades na vida. Como a sociedade japonesa tem uma condição de pleno emprego, é possível trabalhar por um período, deixar o emprego por algum tempo e retornar depois. O Japão é uma sociedade de classe média. Até os empregos de menor remuneração permitem que as pessoas tenham uma vida confortável e digna. O caminho para empregos melhor remunerados são os cursos superiores, só que isso demanda um enorme esforço, inclusive da… Read more »

Camargoer.

Saito… por que vocẽ acha que as sociedades socialistas não são militarizadas? A Coreia do Norte é uma das sociedades mais militarizas do mundo. A China tem o segundo maior orçamento militar do mundo….

A pergunta é outra. Por que pagar mais a um soldado do que a um professor do ensino fundamental ou a um agente de saúde, isso nos EUA, na Inglaterra, na Argentina ou no Brasil?

H.saito

São duas situações diferentes entre países democráticos e ditaduras

É de conhecimento publico que tanto a Coreia do Norte quanto China estão privilegiando soldados, inclusive fornecendo mais alimentos e recursos para oficiais, do que aos cidadãos comuns.

Na guerra política Ocidental existem malucos, que tem como objetivo degradar ao Máximo possível tanto a segurança quanto a economia dos países democráticos, ou por afinidade aos países antidemocráticos, ou por corrupção.

O atual movimento defund police nos EUA é um exemplo que já tivemos pos aqui. Infelizmente há quem não tenha aprendido com a história.

Camargoer.

Então, segundo o seu argumento, as democracias (inclusive as capitalistas) preferem forças armadas menores, priorizando os gastos sociais (como educação, saúde e segurança pública), enquanto as ditaduras preferem gastos militares ao invés de gastos militares; Com exceção, talvez dos EUA, uma democracia, cujo gasto militar é maior que a soma de todos os gastos de todos os demais países, mas é incapaz de criar um sistema de saúde público e gratutíto Então, segundo o seu raciocínio, as críticas ás forças armadas ocorrem em democracias (talvez porque sejam democracias e permitem este tipo de crítica). A dicotomia é então entre ditaduras… Read more »

H.saito

Não! Na democracia o tamanho das forças armadas é definitido de acordo com necessidades e decisões político-economicas, por vezes desarranjos acontecem, estimulados por comodismo e corrupção, as discussões sobre gastos militares brasileiros é um exemplo, já na ditadura ocorre de acordo com caprichos dos ditadores, Coreia do Norte e Venezuela são outros exemplos. Até porquê todos os críticos dos militares em ditadores foram publicamente fuzilados ou desapareceram. A questão da saúde americana é porquê eles não querem, tanto que muitos preferem imigrar ilegalmente para lá através da fronteira mexicana mesmo sabendo que não terão tais benefícios. Eles preferem prevenir a… Read more »

Camargoer.

Então, se as forças armadas brasileiras estão desarranjadas, e o Brasil é uma democracia na qual as pessoas têm a liberdade para criticar os seus desperdícios, então isso nada tem a ver com “socialistas” ou “capitalistas”.

As críticas continuam válidas, desde que os argumentos sejam válidos.

H.Saito

Tem, quando quando o problema NO BRASIL é herança de origem e causa socialista.
E no exterior os problemas também são causados por socialistas.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO JÁ ESTÁ SE APROXIMANDO DA DISPUTA IDEOLÓGICA E DO PROSELITISMO POLÍTICO. VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

José de Souza

E quando é que o Brasil foi “socialista”?? Conta aí pra gente! 😀

Carvalho2008

De 1 a 10, o Brasil está ruim na nota democrática, saúde das instituicoes e liberalidade do cidadão em 8niciativa privada e direito à propriedade. O excesso de regulamentações é concessões são objeto de estudo sobre economia capitalista…resultado de mais de 50 anos de brigas, ditadura, e movimentos socialistas nacionais….ambos avidos por estatais e cargos públicos….

Carvalho2008

Partindo do fato observável que todo país socialista é uma ditadura, assim o é pois além de investir na força militar contra o ambiente externo, visualiza-se sua aplicação massiva no ambiente interno. Sim, em tese gasta mais inclusive por atuar em dois ambientes de forma contundente. Posso antecipar o próximo diálogo tambem, onde alguns países de viés capitalista também enveredaram em ditaduras com o mesmo efeito, cabendo aqui a atenção de ser claro que não importa de onde venha a ditadura, quer seja socialista ou capitalista, ambas se comportam 8gualmente pois a capitalista abandona preceitos liberais e de livre iniciativa,… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer….sociedades socialistas não são militarizada??? A começar elas são ditaduras baseadas em sua força militar a cidadania…

Segundo, não consigo lembrar de um dirigente socialista que não use ou usou uniforme militar, mesmo quando sequer foi militar….

Carvalho2008

comment image

H.saito
Camargoer.

Allan, Eu não sei…. por que uma política de DEI é contrária á hierarquia e meritocracia? Na II Guerra, o exército dos EUA ainda segregava os negros. Não havia meritocracia. Aliás, discutimos isso há pouco tempo sobre o filme da escola de mergulhadores, que na vida real tinha um brasileiro na turma ao invés de um gago. O EB ainda acredita que mulheres são combatentes inferiores aos homens, algo que o Exército Vermelho mostrou na prática ser uma tolice. A propósito, sugiro que uma das FCT (quem sabe a F204) se chame “Maria Quitéria”. Há muito tempo, o exército dos… Read more »

Rinaldo Nery

Quanto à mulheres combatentes, a fisiologia feminina é diferente da masculina. Força, resistência… Isso é biologia. Indiscutível. Não entro no mérito se devem ou não ser combatentes. Nem tenho opinião formada. Na FAB, há aviadores mulheres (combatentes). Anos atrás li um artigo duma Capitão dos Marines, que admitia que Infantaria não era lugar de mulheres.

Allan Lemos

Já houve estudos feitos pelo USMC, grupos mistos(homens e mulheres) tiveram performance bem inferior aos grupos formados 100% por homens.

Rinaldo Nery

Exato.

Antonio Palhares

Infantaria não é lugar de mulheres. Porém, existem exceções.

Allan Lemos

O EB ainda acredita que mulheres são combatentes inferiores aos homens, O fato de você(e muitos outros) acharem isso já prova o meu ponto. Mulheres são combatentes inferiores aos homens, não sou eu que falo isso, é a biologia básica. Inacreditável que a cultura woke tenha contaminado tanto a sociedade a ponto de assuntos que se aprende na 5º série serem ignorados. O USMC já fez vários estudos envolvendo grupos de marines formados 100% de homens e grupos mistos(com homens e mulheres), todos eles mostraram que estes últimos tiveram performances muito inferior aos primeiros. A mulher mais forte sempre vai… Read more »

carvalho2008

dada uma mesma massa corporal, por exemplo 75kg, um homem tera 30% a mais de tecido muscular e força que a mulher de mesmo peso e mesmo treinamento….para infantaria e fuzileiros isto é realmente um problema…..mas nas atividades de operações de sistemas embarcados navais, terrestres e aereos isto minimiza e muito e acho que tem bastante espaço.

Esteves

Evidentemente.

Joao

o Exército brasileiro não acha q as mulheres são combatentes inferiores. As mulheres não tem a mesma capacidade física que os homens. Estrutura óssea + musculatura + articulações. Isso é mais do que comprovado cientificamente e na prática, nos países que tentaram por a mulher próximo ou junto da infantaria. E isso não desmérito ou depreciativo para a mulher, somente são corpos diferentes. Ou atletas homens e mulheres podem competir uns com os outros? Quem teria vantagem? Quantas mulheres morreram, ou ficaram incapazes ou mais machucadas do que os homens no Exército Vermelho? Bom, vc não vai descobrir, pq se… Read more »

Alex Barreto Cypriano

O DEI foi a solução encontrada pro declínio dos alistamentos. O problema tem décadas (em 1980 se alistaram nas forças armadas americanas 360 mil ao passo que em 2020, apenas 148 mil…), portanto muito anterior ao desrecalque woke (e à cantilena sobre meritocracia), que tem um lustro, se tanto. Aqui, artigo extenso e bem documentado sobre o problema:
https://usafacts.org/articles/is-military-enlistment-down/

Rinaldo Nery

Apesar disso, o salário também conta. Quem trabalha de graça é relógio.

Vinicius

Funcionários do McDonalds, professoras de maternal e subempregos pagam melhor que as forças armadas inglesas. Ngm vai perder tempo se especializando e em missões no exterior se for pra ganhar menos que os piores empregos da sociedade.

Rinaldo Nery

Concordo, se lá é assim. Tenho um companheiro de turma que serviu 2 anos em Londres, na CABE (Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa). Hj é o cmt do COMGAP. Vou perguntar p ele.

Camargoer.

Olá Rinaldo, Relógio precisa de pilha ou que alguém dê corda….

Ele trabalha de graça, mas tem alguém que o sustenta.

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Hcosta

São problemas de países ricos.
Na Rússia não faltam recrutas porque vão ganhar 3 ou 4 vezes mais do que o salário médio.
A RN decidiu operar 2 PA e agora está a sofrer as consequências dessa escolha. E é uma capacidade que foi interrompida e retomada a um nível muito mais complexo e exigente em termos técnicos. Onde se acrescenta a substituição, quase simultânea em termos navais, de várias classes de navios.
Não se pode ter tudo…

Paulo Neves

Atualmente, nem relogio. Tem que recarregar.

Rinaldo Nery

15 reais uma bateria nova. Rsrs

Alex Barreto Cypriano

Quem usa relógio pra ler horas?

Fábio CDC

Eu.

Rinaldo Nery

Eu.

Carvalho2008

Cara….das poucas joias de HOMEM…pô…

Alex Barreto Cypriano

Mestre, jóia utilitária? Quem ostenta jóia precisa ficar olhando hora? Relógio, hoje, é signo diacrítico de gente sem noção cujo antepassado imediato era a patacoada over do hip-hop:
comment image
Aqui, Vanity Fair:
https://www.vanityfair.com/style/2022/09/the-history-of-hip-hop-as-told-through-the-jewelry-that-defined-it

Last edited 2 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Rinaldo Nery

Signo diacrítico…. Nossa… Que soberba.

Carvalho2008

Eu enveredar por uma coleção de relógios hoje tenho 15….depois percebi a fria….deveriam ser aqueles semi automáticos do papai e vovó…15 reais se vc tem aí tá barato…aqui u s 40….

Camargoer.

Meu pai tinha um Omega de ouro com corda automática.. achava lindo… acabou vendendo.

Um dia, vou comprar outro para mim

Wagner Figueiredo

MB..da uma de louco e compra os dois ai..pessoal aqui não falta..rsrsrs ( sonho meu) acordei!!! Já pega as type 23 e os Albion..e passa a régua…

Paulo Sollo

Em artigo do The Telegraph publicado neste mês, o ex oficial da Royal Navy Lewis Page diz que a crise por falta de tripulação foi desencadeada em parte pela decisão tomada em 2010 de despedir compulsivamente um grande número de pessoas, porém ele ressalta que desde a década de 90 a Royal Navy já adotava a prática de demitir grande número de jovens oficiais após anos de treinamentos custosos, inclusive a maioria de seus colegas. Diz ele que houve uma mudança de mentalidade por parte do Comando RN, que passou a eliminar várias equipes especializadas que faziam parte da tripulação,… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Paulo Sollo
Rinaldo Nery

Obrigado pela explicação. A cultura woke também chegou lá.

Paulo Sollo

É por aí. E parece algo sem retorno…

Hcosta

Não será o eterno problema de que esta nova geração é muito pior do que a minha?

Mas esta nova geração tem um grande problema que é eu não fazer parte dela…

Rinaldo Nery

Não sei se é. Talvez. Sempre comparamos as coisas de acordo com nossos valores e pontos de vista. Como militar, é impensável p mim um militar do sexo masculino de batom. Mas tem quem ache normal… Rússia e China agradecem.

Alex Barreto Cypriano

Me pergunto por quê os militares aceitam quem não tem aptidão enquanto dispensam os aptos especializados? Não parece um paradoxo inexplicável senão como uma enorme desconversa com verniz racista/supremacista? O culpado, ao menos na terça parte, é sempre o outro…

Delfim

Acontece atualmente nas polícias, o advento do “puliça antifa”.

Ora diabos, se acha que a polícia é fascista, ingressou porquê ?

Alex Barreto Cypriano

Algum tempo atrás foi publicado um manifesto de policiais antifascistas (ou contra o fascismo). Polícia e fascismo não são sinônimos nem implicam em mútua necessidade, e aqueles devem ter ingressado justamente porque creram nisso. De outra parte, há quem diga que a corporação está irremissivelmente comprometida e deve ser extinta. Um assunto cheio de sombras…

Gabriel BR

Triste ver a marinha de guerra que já foi a mais famosa e prestigiada do planeta nessas condições.

Orivaldo

Pois é. Eles mesmo se destruiram

Fabrício Alves

Putin mostrou para que veio, a OTAN tem meios, mas errou no principal da logística, gestão de equipe e planejamento, método de programação para meios militares, Kanban e Scrum,

Mauro Cambuquira

Triste pra quem? Aqui pra nós, no Brasil?

Gabriel BR

A Royal Navy foi e é a principal inspiração da MB

Rinaldo Nery

Exato.

Mars

Ok, sem Fort Victoria o desdobramento ficaria prejudicado mas será que a Marinha Americana não teria disponível um navio similar para ceder, da classe Lewis and Clark ou Supply? Eu sei que o CSG do Queen volta é meia é acompanho de uma fragata classe De Zeven Provincien e um Destroyer Arleigh Burke, então mais um navio de apoio não seria nada anormal. Agora sobre a falta de pessoal, existiria alguma prerrogativa para recrutamento nos membros da Commonwealth, que tem Carlos ainda como rei, e onde um salário da RFA e da Royal Navy ainda despertaria interesse? Evidentemente que a… Read more »

Dalton

Não há navios sobrando na US Navy, Mars e também dos 14 “Lewis” a maioria está no Pacífico sendo que o ideal é uma parceria deles com os navios Tanques classe “Kaiser”
para suprir um “CSG”.
.
No caso dos “Supply” apenas dois estão em serviço ambos com a Frota do Atlântico mal
dando conta da demanda, motivo pelo qual se quer aumentar o número de “logísticos”.

Alex Barreto Cypriano

Precisa mais aeronaves (de quinta geração!) pra castigar alvos terrestres Houthi? Tem Osprey treinando nos QE class, mas e os outros ianques groundeados? Aliás, porque as forças do Prosperity Guardian não acabam com a fonte da agressão Houthi separando os ‘beligerantes’ (não é guerra quando o outro já está confinado, certo?) num ‘cessar fogo’? Parece que um BPC Mistral está fornecendo tratamento médico a palestinos (fora de Gaza, acho que no Egito). Bom exemplo, a França ganhou pontos comigo.

carvalho2008

A29 faria o trabalho…..por uma fração infima do custo….Drones…etc….mas, a industria e as forças Militares mundiais estavam preocupadas em adquirir e desenvolver equipamentos que custam diamantes e duram anos para ficar prontos…..a lógica da guerra não bate…..olha a Ucrania e Russia ai….a taxa de atrito não permite repor equipamentos sofisticados durante o curso do conflito…..cavalo arabe é lindo…..mas é o percheron, o matuto bretão que puxa a carroça….lembrei do patos…adoro patos….patos ganham a guerra a despeito de reconhecimentos…….

Esteves

Por isso chineses preparam pato laqueado. Basta passar açúcar e encher de vento.

Alex Barreto Cypriano

Quem diria que Jarry e sua Patafísica faria sucesso por aqui?

Dalton

A29 não opera de NAe e seria estranho criar e manter esquadrões para de vez em quando se usar esse avião que exigiria uma versão para operar de um NAe fora as modificações a nível de hangar que seriam necessárias para manutenção a bordo. . Para operar de base terrestre o que nem sempre é garantido já que um país pode de hora para outra impedir que seu território seja usado – NAes não precisam permissão- uma longa jornada pode ser necessária utilizando-se de aviões tanques, não me parece que o A29 tenha todos os requisitos necessários ainda mais integrado… Read more »

Carvalho2008

Se tivesse algo embarcado seria bom, mas nem precisa existir, ao menos ali. A Arábia está ali ao lado e ladinho….já em conflito…basta uma base de operação lá…

Dalton

E porque os “Typhons” da RAF não decolaram de lá ?

Dalton

Não se irá criar uma geração de aeronaves para “castigar alvos terrestres Houthi” usa-se o que se tem e aeronaves de quinta geração irão se popularizar com o tempo. . Os “Osprey” foram “groundeados” para missões, inclusive temporariamente o velho C-2A voltou a operar dos NAes “Vinson” e Lincoln” mas para certos “treinamentos” e uso limitado alguns estão sendo usados. . O que a França está fazendo é enviar suprimentos médicos e tratar feridos que consigam atravessar para o Egito usando seus “BPCs” mas isso necessariamente não é a única forma de ajudar, foi conveniente para a França, a Itália… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Na região próxima, num determinado período no início do recente conflito Israel-Palestina esteve um LHD ianque, classe Wasp, suponho, mais do que suficiente pra fazer o dobro em auxílio humanitário que um limitado Mistral. Mesmo todos os LHDs americanos seriam poucos pro auxílio humanitário desesperadamente necessário no sul de Gaza, onde faltam água, medicamentos, comida, abrigo, instalações sanitárias e médicas para muitas centenas de milhares de civis deslocados pelo assalto da IDF. Se me permite a seguinte consideração algo off-topic, penso que se deveria reconhecer, a bem da verdade histórica, que sionismo e judaísmo são mutuamente excludentes e que Israel… Read more »

Dalton

Alex, o USS Bataan partiu de Norfolk antes do ataque a Israel portanto você deve compreender que partiu com equipamento para outras funções diferente do
“Mistral” que partiu com o propósito único de ajuda humanitária.
.
Mas, independente disso, o “Bataan” e demais navios tinham e continuam tendo
como missão a tarefa de dissuadir outros atores, especialmente o Irã de escalar
o conflito, algo que foge totalmente da capacidade francesa.

Alex Barreto Cypriano

Sim, mestre Dalton, não me escapou esse detalhe ao acompanhar o Fleet Tracker do USNI. Mas imagine o que poderia ter sido se fosse dada a missão humanitária em vez da missão de capanga brutamontes…

Dalton

Alex o navio treinou durante muitos meses para exercer sua função que é transportar fuzileiros navais, suas aeronaves e equipamento e partiu antes mesmo do ataque a Israel. . Talvez interesse a você saber que o mesmo “Bataan” foi um dos vários navios enviados ao Haiti em 2010 por conta do terremoto mas ele estava então em outro ciclo de operacionalidade não preparado para missão ao exterior que você chama de “capanga brutamontes” da mesma forma que os navios franceses. . O que os EUA já forneceram de ajuda a Gaza desde décadas atrás até recentemente é muito mais significativo… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Tenho certeza que a ajuda recebida no passado foi bem apreciada, mas ajuda é necessária hoje pra salvar a vida de algumas centenas de pessoas, minorar a dor, medicar doenças, tratar os feridos, dar de comer e beber aos famintos e sedentos, fornecer agasalho e abrigo aos desafortunados e sem lar. Essa ajuda seria apreciada não apenas pelos desafortunados atravessando as chamas do inferno mas pelo mundo todo. Entretanto, retiram apoio financeiro da UNRWA enquanto a imprensa retira, envergonhada, fake news que ela antes propagou sobre o 7 de outubro…

Underground

Informação relevante:
India prepara conversão de seus Scorpone para um sistema AIP.

Um Simples Brasileiro

Já pensaram se eles resolvem vender um destes por falta de pessoal também?! Calma, calma, gente, foi só um flash de segundos que passou pela mente…

Kleber

Nosso futuro porta aviões.

Vitor Botafogo

Aqui os ____________reclamam que o orçamento só vai pra pagar salarios. Lá existem meios sem trabalhadores. Enquanto lá o marinheiro prefere ir pra iniciativa privada ganhando o dobro (São quase 2000 pounds pro marinheiro raso por mês na Marinha Real britanica), aqui o marinheiro que ganha nem 1400 reais não tem navio e reclamam que é isso que pesa o orçamento e dificulta a Marinha em arcar com investimento em meios. Aqui o Marinheiro possui varias funções, lá o Marinheiro só treina e navega (Outras funções terceirizadas para empresas). Em comparação, na Argentina ganham mal e não tem navio. E… Read more »

Rinaldo Nery

Não entendi o comentário dele como “provocação inútil “.

RESPOSTA DOS EDITORES: A PARTE QUE CONTINHA PROVOCAÇÃO INÚTIL FOI EDITADA E SUBSTITUÍDA POR “___________”, COMO É FEITO EM TODOS ESSES CASOS.

Gustavo

Se fosse pra criticar as forças armadas , você entendia e daria like.

Last edited 2 meses atrás by Gustavo
Gustavo

👍 concordo, aqui falta é vontade política, 18 mil fuzileiros para um país continental, e um forma pequena, essa crítica as pensões e só pra atrasar desenvolvimento militar, pq você não ouve falar em soluções e só criticar, criticar, chega ser até implantando na cabeça como piolho para desestabilizar o país.

Carvalho2008

Damos até as soluções….mas o pessoal prefere manter o assunto em pauta….

Nonato

Essa matéria é sensacionalista.
Diz que o navio não vai por falta de tripulação.
E a tripulação é de 100 marinheiros.
Então a marinha britânica não tem 100 marinheiros???
Porque se só esse navio puder acompanhar, por que não tiram marinheiros de outro navio para completar?

Camargoer.

Manchete do Sensacionalista (isento de verdade) “Marinha vai adotar uniforme marrom para reduzir gastos com sabão em pó”

Alex Barreto Cypriano

Santa imprensa marrom, Batman!

Nonato

Ainda bem que Alemanha, Itália e França não têm esse problema…

Esteves

A falta de mão de obra estende-se por toda a Europa. Falta especialização e qualificação. E…o problema está se agravando.

Camargoer.

Olá Esteves. Bom ter notícias suas, meu amigo.

Esteves

Muita saúde e fartura prosperistica nesses próximos 100 anos, Professor Camargo.

Bastante.

Carvalho2008

E aqui também temos a evasão…..apenas não ocorrem na faixa conscrita….vc gasta uma bala no profissional e depois ele vai para a iniciativa privada

Brandão

Acontece muito nos Batalhões de Engenharia!

Nonato

Não têm porta aviões ou são pequenos demais e ninguém exige nada deles…
A imprensa britânica tem lado político e sempre tentam chantagear tentando queimar a reputação de quem não é do lado deles.
Boris Johson fez a Inglaterra ser o primeiro pais do mundo a aplicar a vacina covid enquanto a Europa implorava.
Aí, ficaram depois falando mal dele porque foi a uma confraternização de servidores do governo.
Coisa que a maioria dos britânicos fizeram, governadores americanos.
Wiston Churchill levou o Reino Unido à vitoria.
Na eleição seguinte, a gratidão que recebeu foi a derrota.
Sensibilidade zero

Esteves

Teste.

Bispo

Quem imaginaria de potência marítima insuperável a piada marítima.

Impérios acabam , é somente uma questão de tempo.

Paulo Neves

Royal Navy ou “Irreal” Navy.
Para os que lembram das glórias históricas deve ser difícil ver o estado atual das Forças do RU. Não só a marinha.

Last edited 2 meses atrás by Paulo Neves
Camargoer.

ajustado (A = Não)

Carlos Crispim

A guerra das Malvinas foi o último esforço da marinha real, acabou.

Dalton

Acabou a marinha argentina ! Os britânicos terão muitas dificuldades pela frente mas isso não quer dizer que estejam de braços cruzados, há notícias boas também apenas não se dá tanta ênfase.

Esteves

Eles encolheram. Somente.

Antonio Palhares

Não seria um pouco de “precaução”. Neste caso sinônimo de medo dos barbudinhos doidos ?

Esteves

Teste…a paciência do Esteves tá joinha.

Victor Carvalho

Fui dar uma olhadinha no Google Maps de Portsmouth para averiguar a base dos porta-aviões e me deparei com o Queen Elizabeth e o Prince of Wales atracados juntinhos igual a essa foto dando tchauzinho para o satélite do Google. Aliás, também nessa localidade foram fotografados 4 dos 6 destroyers Type-45 atracados.

Ou seja, ou foi muita coincidência eles serem fotografados bem no dia exato da atualização do Google Maps, ou a frota de superfície britânica realmente vive atracada.
Segue o link da localização exata:
Google Maps

Akah-130

E teve quem dissesse que era mentira o Ocean ser vendido para a MB por falta de pessoal. Ta aí a prova de que sim, é verdade. Os ingleses se desfizeram de um baita navio recém revitalizado por falta de pessoal sim. E mesmo assim, ainda continuam com esse problema.

Fábio CDC

Pois eu aposto que ainda tentarão vender 1 dos Queen Elizabeth para nós, anota ai. Deus queira que a MB não compre porque para manter…

Last edited 2 meses atrás by Fábio CDC
Um Simples Brasileiro

Eu vislumbrei esse panorama em um comentário anterior, por enquanto, não deve ocorrer, mas, se a crise persistir, em um futuro a média distância, pode ocorrer, resta saber se a MB teria coragem de se aventurar assim novamente.

Camargoer.

Então… possível é… mas acho improvável O Navio custaria algo em torno de US$ 1~2 bilhões. Ele usa skujump e foi projetado para operar F35, A MB teria que adquiri pelo menos 30 aviõs, algo em torno de US$ 4~5 bilhões…. Seria um programa que custaria entre US$ 7~10 bilhões. Mais que o dobro do Fx2 e mais caro que o ProSub,,,, A prioridade agora é concluir o SN10 (Algo em torno de US$ 2 bilhões, considerando o Labgene e as obras na base para receber o submarino nuclear) e as FCT (cerca US$ 500 mihões cada) Considerando outro navios… Read more »

Dalton

A Royal Navy livrou-se do “Ocean” e anteriormente do “Illustrious” e no lugar recebeu 2 NAes muito mais capazes com uma capacidade anfíbia secundária. Não havia pessoal
para estes 4 navios, mas, segundo a matéria o problema seria com o navio logístico necessário para acompanhar um NAe, situação ruim, mas, não irremediável.

Jefferson B

Eu sinceramente não acredito nessa bobagem da Marinha Marinha Reino Unido.
Não faz sentido algum…Reino Unido tem mais de 60 milhões de pessoas, uma choradeira pra montar uma tripulação de um porta-aviões?

Akah-130

60 milhões de pessoas e a maior parte delas prefere trabalhar num emprego como o Starbucks que paga igual ou melhor e é mais tranquilo do que ser marinheiro. Servir nessas condições, só gostando muito e mesmo assim o povo lá anda sojado o bastante para não conseguir juntar um punhado de entusiastas para esse serviço.

Delfim

Só vendo o povo reclamando de salário e benefícios de quem se oferece para ser militar, policial, bombeiro.

Pensam que é moleza ? Que é para ser franciscano ?

“Aiiinnn mas não tem guerra…”, é para ter guerra ? Sempre ?

“E o custo/benefício” ? Ora, se o benefício é a paz, então não há limite de custos