No vídeo, assistimos a manobras navais da Operação Unitas, a bordo do Navio-Aeródromo Ligeiro (NAeL) Minas Gerais, em 1967. Presenças do Presidente Costa e Silva e do Ministro da Marinha Augusto Rademaker. Cinejornal Informativo nº 84. Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional.

Na época da Guerra Fria, quando os submarinos da União Soviética eram a ameaça, foram criadas as operações “UNITAS” para treinamento conjunto entre a Marinha dos EUA e das demais Marinhas latino americanas.

Essas operações navais eram divididas em 3 fases: Atlântico, Pacífico e Caribe. Os países participantes eram os Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Peru e Venezuela. Mais tarde, o México também participou das manobras.

Os exercícios incluíam a guerra antissubmarino, de superfície e antiaérea. Eram também realizadas fainas de reabastecimento no mar, transferência de carga leve entre navios e exercícios de helicópteros com os escoltas.

Em 21 de maio de 1965, o Presidente Castelo Branco tinha assinado um Decreto entregando a operação de aviões a bordo do NAeL Minas Gerais à Força Aérea Brasileira, ficando a Marinha responsável apenas pela operação dos helicópteros.

O porta-aviões brasileiro atuava como núcleo de Forças-Tarefa antissubmarino (ASW) e suas aeronaves realizavam operações de busca, rastreamento e destruição de submarinos com cargas de profundidade, torpedos e foguetes.

VEJA TAMBÉM:

Fotos da Operação UNITAS VI, em 1965

Fotos da Operação UNITAS XI, em 1970

Porta-aviões ‘Minas Gerais’ na Operação UNITAS XXI, em 1980

 

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

Caramba, show! o ano em que nasci! Dá pra ver logo no início o velho Cruzador Tamandaré! O “Migão” empurrou muita água!!!!

Dalton

Não é o “Tamandaré” , lembra um pouco, mas falta por exemplo o grande guindaste para aviões, trata-se do USS Norfolk (DL 1) um “Destroyer Leader” .

Marcelo Andrade

Eita, valeu, realmente, não tem o guindaste na popa, obrigado pela informação!!! Entusiasta entusiasmado é fogo!! rsrsrs

Willber Rodrigues

Sei que a maioria desses meios das imagens eram oriundas da WWII, mas mesmo assim, fica a impressão que a MB do passado era mais poderosa e tinha mais meios do que a MB do séc. XXI….

Dalton

Só impressão mesmo, em 1967 se tinha apenas 2 submarinos da II Guerra modernizados e em matéria de contratorpedeiros 4 unidades da classe Fletcher era o que havia de melhor, por outro lado os soviéticos estavam investindo não apenas em submarinos mas
em combatentes de superfície oceânicos, mísseis e aviação naval.

Wilson Look

Até onde eu sei havia 6 unidades da classe Fletcher em serviço na MB na época, junto com 4 unidades da classe Amazonas e apenas o Mariz e Barros da classe Marcílio Dias.

Dalton

O “Piauí” chegou depois desse exercício e o “Santa Catarina” em 1968, você está correto quanto aos menores “Amazonas” e o “Mariz e Barros”.

Wilson Look

Fui verificar e você está certo, eu pensava que 6 já estavam aqui no episódio da Guerra da Lagosta, mas eu estava errado.

Alexandre Galante

Em 1965, a Segunda Guerra Mundial só tinha acabado há 20 anos, os navios ainda eram novos se comparados aos que temos hoje, que já passaram dos 40 anos.

Piassarollo

No vídeo aparece a operação de um drone, na forma de um helicóptero. A operação não foi um sucesso, e só muitos anos mais tarde começaram efetivamente as operações com drones mais modernos.

Piassarollo

Só complementando, os destróieres modificados
Gearing e Sumner chegaram a operar o drone, mas parece que surgiram alguns problemas e a operação não foi adiante.

Dalton

Ironicamente os japoneses persistiram e tiveram mais sucesso enquanto os “cts” da US Navy vendidos ao Brasil no início da década de 1970 aproveitaram o hangar que inicialmente abrigava o “drone” para o pequeno helicóptero “WASP” britânico que a marinha brasileira viria à adquirir.

Allan Lemos

De lá para cá MB foi só ladeira abaixo.

Dalton

Pelo contrário Allan, a década seguinte de 1970 foi extremamente produtiva com 6 Niteróis e 3 Humaitás, principalmente, meios que eram na época muito bem situados.

Allan Lemos

Mas não foi logo após a WWII que a MB alcançou o auge devido a quantidade de navios disponíveis depois da guerra? Inclusive o próprio Minas foi adquirido nesse contexto.

Wilson Look

Imediatamente após a guerra a MB chegou no seu período mais baixo, ficou com apenas 3 contratorpedeiros em 46(nesse ano teve a baixa do último da classe Pará de 1910 e do Maranhão de 1922), em 47 ficou com apenas o encouraçado Minas Gerais com a baixa do São Paulo e em 48 deu baixa no cruzador Rio Grande do Sul, ficando sem cruzadores até 51.

Somente em 49 que a MB começoua receber novos navios, com os classe Amazonas e outros meios nos anos 50 e 60.

Dalton

Wilson como já percebi que você também gosta do assunto permita-me
um aparte:
.
A marinha recebeu entre fim de 1944 e início de 1945 os 8 “Cts” de escolta
que eram novos e bem adequados para luta anti submarina na época só que tiveram uma vida curta pois no início da década de 1960 começaram a ser convertidos em “Avisos Oceânicos” e um deles o “Beberibe” encalhou em 1966 na Ilha de Trindade resultando em perda total. Ao menos o “Bauru” foi preservado, uma atração que vale muito a pena conhecer !

Dalton

Só de curiosidade, no início da década de 1970 outros 8 contratorpedeiros
foram incorporados, 2 Gearing, 5 Allen M Sumner e um último Fletcher que se juntaram aos 6 Fletchers já recebidos totalizando 14 criando-se 2 Esquadrões s cada um encabeçado por um dos Gearings e em uma revista antiga que tenho publicou-se os elementos de cada Esquadrão.
.
Eram navios um tanto quanto obsoletos mas o número impressionava e era bonito de se ver atracados na Arsenal.

Um Simples Brasileiro

Se eu tivesse dinheiro, teria fácil um desses Grumman S-2B Trackers com asas dobráveis…
Grumman tinha uns aviões navais (anfíbios e hidroaviões) bem legais.

Leandro Costa

Concordo em gênero, número e grau. Só que eu escolheria um C-1 Trader. Dá para mais gente hehehehe

Santamariense

Também gosto dos Tracker e Trader. Podíamos falar com a MB e ver se ela nos vende algum dos Trader que não foram em frente …hehehehe