Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

O filme é um drama de guerra baseado em fatos reais, onde o Comandante e a tripulação do caça-minas Cherkasy da Marinha Ucraniana, operando no lago Donuzlav, em março de 2014, foram os últimos a resistirem à ocupação russa na Península da Crimeia. O filme, de produção ucraniana, foi lançado em 2019.

Vale relembrar que, em março de 2014, a anexação da Península da Crimeia pela Rússia, que era uma República Autônoma da Ucrânia, foi estratégica para os russos. A posição geográfica, localizada ao sul da Ucrânia, favorece o acesso ao Mar Negro, onde a Rússia tem o único porto de águas quentes, Sebastopol. Este porto, de grande valor militar, tem a capacidade de prestar apoio logístico a esquadra russa no Mar Negro.

Dando prosseguimento sobre o filme, suspense e ação estão presentes ao longo da história. O ambiente no navio é tenso e a pressão aumenta durante os enfrentamentos nas ações de guerra naval.

O caça-minas Cherkasy, que dispõe de canhões e metralhadoras, reage as várias tentativas de abordagem por lanchas rápidas russas e helicópteros. O navio emprega armas de fogo e mangueiras de água em alta pressão.

Porém, no final de março de 2014, os russos finalmente, subiram a bordo do navio, enquanto Comandante e a tripulação ucraniana com cerca de 60 militares aguardavam num compartimento estanque. Assim sendo, o U311 tem o seu destino revelado.

U311: Guerra em Alto Mar | Trailer Oficial

  • Filme: U 311 – Guerra em Alto Mar (2019)
  • Diretor: Tymur Yashchenko
  • Atores Principais: Dmitriy Sova, Evgeniy Lamakh e Roman Semysal
  • Disponível em: Looke

Referências Bibliográficas e Sites Consultados

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Não sabia desse filme !!!👀
Boa pedida pro final de semana, vou ver !!!
Ainda se tratando de fato verídico tratado pelo filme logo após ter passado nessa região antes dessa bronca estourar 💥 por lá

Fábio CDC

Tenho pena dos ucranianos, sinceramente. A continuarem essa luta contra os russos, apenas estão morrendo inutilmente, ainda que legitimamente estejam defendendo-se de um invasor terrível.
.
Zelensky já deveria ter levantado Bandeira Branca desde muito tempo atrás, teria salvo as vidas de centenas de milhares de inocentes.

Afonso Bebiano

O método Pétain não tem resultados muito auspiciosos a apresentar.

JOSE DE PADUA VIEIRA

O titulo é U311 – GUERRA EM ALTO MAR, mas o navio opera em um lago…pronto, essa é a piada

Carlos Eduardo Oliveira

Sugestão de filme: U-571: A Batalha do Atlântico

Groosp

Legal o uso do video game.