HMS Prince of Wales - Marcin J Photography - @MarcinJ_Photos no X

Navio-aeródromo havia sido atingido por um atraso de última hora para uma rápida virada após HMS Queen Elizabeth se retirar da missão ‘Steadfast Defender’

O HMS Prince of Wales zarpou para liderar o maior exercício da OTAN desde a Guerra Fria após ser atrasado no último minuto.

O porta-aviões de 3 bilhões de libras teve que ser preparado em curto prazo após o HMS Queen Elizabeth, seu navio irmão, retirar-se do exercício Steadfast Defender na costa Ártica da Noruega por causa de um “problema” com o acoplamento do propulsor de boreste.

O HMS Prince of Wales estava programado para zarpar no domingo, mas foi atrasado por razões não divulgadas.

Agora, após uma virada de sete dias, que incluiu trazer a bordo 400.000 libras de comida, assim como peças de reposição para os F-35 Lightnings, helicópteros Merlin e Wildcat, equipamento para frio e estoques médicos, o navio de guerra zarpou para o Mar do Norte, onde conduzirá um treinamento de uma semana com seu grupo aéreo.

O porta-aviões traz a capacidade dos caças stealth F-35B Lightning do Esquadrão 617 “Dambusters” da base RAF Marham, helicópteros de caça a submarinos e alerta aéreo antecipado Merlin Mk2 da RNAS Culdrose, e helicópteros de combate Wildcat do 847 Esquadrão Aéreo Naval da RNAS Yeovilton.

O HMS Prince of Wales liderará um grupo de ataque de porta-aviões de oito navios, com quatro britânicos, incluindo a fragata HMS Somerset e dois petroleiros da classe Tide da Frota Real Auxiliar, sendo apoiados por navios dos EUA, Espanha e Dinamarca.

Grant Shapps, o Secretário de Defesa, disse que a capacidade dos militares de desdobrar “centenas de tripulantes” dentro de uma semana é “testemunho da habilidade e capacidade da Marinha Real”.

Sr. Shapps acrescentou: “Em um mundo cada vez mais perigoso, onde é mais importante do que nunca que estejamos unidos com nossos aliados, o HMS Prince of Wales enviará uma poderosa mensagem de segurança coletiva e dissuasão à frente deste grupo de ataque multinacional.”

O Capitão Will Blackett, comandante do HMS Prince of Wales, disse que sua equipe conseguiu trazer o navio para “prontidão imediata” em uma semana, em vez dos habituais 30 dias.

“O HMS Prince of Wales está agora pronto para partir; todos estamos ansiosos para cumprir a missão,” ele disse.

O Comodoro James Blackmore, comandante do Grupo de Ataque de Porta-Aviões do Reino Unido, responsável geral pelo navio, seu grupo aéreo e escoltas, acrescentou que era uma “conquista notável” estar no mar, dado que o porta-aviões estava se preparando para um pacote de manutenção substancial há sete dias.

Uma vez que o trabalho de preparação esteja completo, o grupo-tarefa do Prince of Wales se moverá para o Alto Norte e para o Exercício Nordic Response, o elemento marítimo do Steadfast Defender, com ênfase na proteção do norte da Noruega, Suécia e Finlândia para defender as nações nórdicas de um “ataque”.

O Comodoro Blackmore acrescentou: “O Reino Unido tem um compromisso inabalável com a OTAN e a dissuasão e defesa coletiva da região Euro-Atlântica. Não há melhor demonstração disso do que  o HMS Prince of Wales estar no coração dos próximos exercícios marítimos da OTAN; os maiores em mais de 40 anos.”

FONTE: The Telegraph / FOTOS: Marcin J Photography – @MarcinJ_Photos no X

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Paulo Sollo

“Em um mundo cada vez mais perigoso………. o HMS Prince of Wales enviará uma poderosa mensagem de segurança coletiva e dissuasão…..”

Poucos dias depois:

“HMS Prince of Wales abandona exercícios devido a problemas técnicos”

Façam suas apostas…

Gabriel Oliveira Batista

Em breve rs

deadeye

É um navio novo, é normal. Porém tem paises que seu Porta Aviões só pega fogo e não sai da doca seca.

Mercenário

Alguns têm porta aviões velho que nem opera mais… até o dique flutuante quebrou.

Outros tem uma reposição posta em operação dentro de apenas 8 dias.
O PoW esteve em exercícios na Costa Leste dos EUA há pouco tempo e não apresentou qualquer problema.

Burgos

Os problemas mecânicos do HMS Prince of Wales foram corrigidos e curiosos que agora quem deu ruim foi o Queen Elizabeth 🤔
São coisas que ninguém consegue explicar 🤷‍♂️

Last edited 2 meses atrás by Burgos
Makarov

O Reino Unido é quele cara que fez bastante sucesso no passado e hoje vive da nostalgia, não aceita a decadência….Enquanto isso, a China constrói uma Royal Navy por ano…..

Last edited 2 meses atrás by Makarov
Heinz

Cite 3 países que possuem mais porta aviões que o Reino Unido.

Makarov

Nesse ritmo, a China também construirá 2 PA de uma vez…. dúvida?!

Se a China resolvesse devolver os “100 anos da vergonha”, época que os britânicos viciaram os Chineses com Ópio, ia dar ruim pro King, heim…. Que o UK nunca saia da OTAN, pro seu própio bem….

Last edited 2 meses atrás by Makarov
Carlos Crispim

ô bichos feios!!!Essas duas ilhas são excrescências, esse PA só devia ter uma, o G.Ford só tem uma, pra que os ingleses inventaram de ter duas, os caras perderam totalmente a mão.

Marcelo

As ilhas envolvem o sistema de exaustão de gases. A ilha dianteira cuida da navegação do navio e a traseira das operações aéreas. Mas concordo que é feio. E também sou da opinião que deveriam ter gasto um pouco mais e instalado catapultas para ter um PA mais versátil.

Dalton

Concordo que não ficou bonito, mas, foi uma solução brilhante pois diferente do “G.Ford” que é nuclear os NAes britânicos tem propulsão convencional com as duas turbinas a gás quase que imediatamente abaixo das duas “ilhas”, caso fossem colocadas mais abaixo consumiriam muito espaço para tubulação. . Cada “ilha” recebeu uma chaminé e o espaçamento entre as turbinas garante maior sobrevivência no caso de uma delas ser danificada, a “ilha dianteira” serve para navegação enquanto a “ilha traseira” é responsável pelas operações aéreas e também se conseguiu espaço entre elas para um grande e potente elevador capaz de erguer 2… Read more »