O Irã lançou com sucesso mísseis balísticos de médio alcance ‘Dezful’ de um contêiner de lançamento móvel a bordo do navio IRGC-N Shahid Mahdavi.

Os mísseis foram lançados enquanto o navio navegava no Golfo de Omã e atingiram os seus alvos com extrema precisão dentro do deserto central do Irã, depois de percorrerem mais de 750 km. Foram feitos lançamentos também de foguetes baseados em terra.

Os mísseis visaram uma réplica da base aérea israelense de Palmachim que hospeda jatos F-35, na qual Netanyahu emitiu recentemente um aviso ao Irã.

VÍDEO: Irã lança mísseis balísticos de contêiner a bordo do navio Shahid Mahdavi

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lord-M

O Irã tem os melhores SRBMs e MRBMs do mundo; de alta precisão, comprovada; O Irã tem uma gama completa de UAVs, UCAVs Loitering Munitions; O Irã fabrica famílias de ATGMs, mísseis antinavio e de cruzeiro; Moderniza seus blindados, carros de combate, aviões e helicópteros; Fabrica lanchas rápidas, barcos rápidos, catamarãs, corvetas e fragatas leves; E, em breve, hovercrafts; Lança satélites, inclusive geoestacionários; Tem indústria automobilística; fabrica veículos civis e militares; Tem avançado rapidamente na área de microeletrônica, sistemas de guiagem variados, de observação e vigilância e radares. Desenvolvimentos e tecnologias nacionais. Mesmo que alguns de engenharia reversa qualquer um… Read more »

João Fonseca

Irã, Índia e China fizeram o dever de casa. Turquia e Paquistão estão a caminho.

Lord-M

Diferença entre países que defendem sua Soberania; e olha que alguns dessa lista parcialmente…

Já aqui se comemora a compra de .50 e blindados completamente obsoletos via FMS…

Brandão

Eita…. Shangrilá!!

Hcosta

https://www.dadosmundiais.com/comparacao-paises.php?country1=IRN&country2=BRA

Se a produção de armamento fosse o único fator para medir a prosperidade de um país, então a Coreia do Norte era o melhor país do Mundo…

Enquanto isso tem um PIB PC metade do Brasil e sendo um importante produtor de petróleo. Como eles conseguem este “feito”?

Vá viver para lá, mais pobre mas com um hovercraft para passear…. E não se esqueça de cobrir a sua cabeça se for mulher…

Lord-M

?

O espaço não é sobre defesa?

A indústria iraniana também produz um universo de bens de consumo civis.

Aliás, precisa dizer que muitas tecnologias são duais?

Mas é óbvio que quem só vê a mídia dos EUA e/ou satélites só vê demonização dos país…

Irã e RPDC que estão sob embargos criminosos dos EUA e seus satélites; mas claro, isso nunca é levado em consideração por seus defensores…

Last edited 2 meses atrás by Lord-M
Hcosta

E da Coreia do Norte…
Afinal não quer o desenvolvimento do Brasil mas sim um regime deste tipo.
A torcida, ou o antiamericanismo básico, faz com que criem um mundo paralelo.

Lord-M

É; aqui neste mundo “paralelo” sabemos muito bem, por exemplo, quem cometeu o maior atentado terrorista-econômico da História da Europa:

A explosão do Nord Stream 1 / danificação do 2.

Quem na Europa também sabe deve ser “antiamericano” também; assim como quem vê o suicídio econômico da Europa seguindo a política determinada pelos interesses dos EUA.

Absolutamente claro, como a russobofia, sinofobia, iranofobia, etc, advinda da mídia dos EUA e seus satélites. Tudo claro neste “mundo paralelo aqui”; onde Soberania Nacional não tem preço; não se negocia por migalha, FMS, etcs.

Bosco

Concordo!
A russofobia é completamente injustificada.
A OTAN é uma organização absolutamente inútil.
Esse medo dos ucranianos e de outros países da ex-URSS de serem invadidos pela Rússia é um completo absurdo.

adriano Madureira

A russofobia além de ser algo paranoico, comete inverdades históricas, onde fatos históricos são reescritos e manipulados, como a diminuição da importância da URSS na segunda guerra mundial, como se o destino do mundo tivesse sido mudado após o dia D, mas antes disso, o conflito na frente oriental foi determinante no curso da guerra. O melhor das divisões de Hitler, não estava a lutar contra os aliados, o grosso das tropas alemãs estavam a lutar com a solitária união soviética. Que teve que lutar contra soldados búlgaros, romenos, estonianos, noruegueses e finlandeses a serviço do Reich e de alguns… Read more »

Bosco

A busca patológica de alguns pela “igualdade” (em todos os níveis imagináveis) e pela extinção de toda opressão onde quer que ela se apresente e em qualquer nível que possa ser percebida faz com que muitos aceitem de bom grado ditadores e ditaduras , numa clara situação de contradição intelectual auto-imposta, denominada de duplipensar por George Orwel em sua brilhante obra “1984”.
Daí ser uma patologia já que tal ocorrência configura uma dissociação o que não raro leva a uma desconexão de caráter irreversível.

Lord-M

?

Não se cansam desse tipo de “argumento”?

Giora Epstein

O Bosco está errado? Óbvio que não….

Bosco

“Irã e RPDC que estão sob embargos criminosos dos EUA e seus satélites; mas claro, isso nunca é levado em consideração por seus defensores…” Não existe isso de “embargo criminoso”. O embargo comercial é uma arma legítima de países fazerem pressão sobre outros países. Isso sempre existiu e sempre vai existir. O Irã tem uma postura agressiva para com o Ocidente/Israel e você queria que o Ocidente não fizesse nada? Criminosos são os grupos terroristas financiados e mantidos pelo Irã. Se o Irã está certo ou não, se é justo ou não, não cabe a mim decidir e creio, nem… Read more »

Srs

O problema não é o embargo , mais reter o dinheiro isso roubo ou chantagem .

Bosco

Dinheiro são só números. Isso tem validade para cidadãos como eu e você mas não para governos , principalmente, potências.
Por exemplo, os embargos e o “confisco” do dinheiro russo não está afetando a Rússia em nada. Muito pelo contrário. Quer alguns que ela está melhor do que estava há 2 anos.

Felipe Augusto Batista

Dinheiro faz diferença pra governos também.
A Rússia tinha sua reserva de dólares e ouro estocada em bancos estrangeiros, se esta fica inacessível fica mais difícil (caro) negociar com outros fornecedores que não aderiram ao embargo.
Não é um problema tão difícil de contornar como pra mim ou você mas faz diferença sim, se não fizesse não iam perder tempo tentando usar esta ferramentam

Horacio

E invadir embaixadas e fazer reféns é o que? Financiar terroristas não é razão para sofrer embargo?

Hcosta

E com sanções do conselho de segurança da ONU, ou seja, também inclui a China e a Rússia.

Lord-M

Se repetindo a propaganda dos EUA e seus satélites… Exemplos dessa propaganda: Talibãs contra soviéticos = “freedom fighters” / Contra os EUA: terroristas; Al-Qaeda / ISIS contra o Governo Árabe Sírio = “oposição moderada” / eventualmente contra os EUA = terroristas; E por aí vai; há dezenas de exemplos. Assim como qualquer governante / país que ousar ser Soberano em relação aos EUA será demonizado, virará “ditadura”, etcs. O mundo está mudando, rapidamente nos últimos 3 anos; hoje a maioria da opinião pública mundial na Eurásia e Sul Global está plenamente ciente do que vale o que EUA e seus… Read more »

Jagder#44

Cara isso sempre existiu na história humana.
Se você estivesse vivo daqui há 100 anos, diria que a potência colonialista e “malvada” é a china.
E será.

Lord-M

Essa é a justificativa da “história humana” de quem defende a ordem dos EUA…

Rui Mendes

Tu é que usas a narrativa Russa, dos satélites, que só existem na cabeça dos Russos e seus admiradores, quando se assim fosse, muito mais motivos e factos haviam, para chamar os Russos de satélites da China.

Rui Mendes

E os do EI sempre foram chamados de terroristas, os taliban igualmente, mas o cúmulo é os Russos, festejarem a chegada deles, outra vez, ao governo.

Rui Mendes

Indústria automobilística, mais ou menos, tem mas são empresas ocidentais ou Chinesas, que investiram lá.
Fragatas leves e corvetas, basta olhar para elas, para ver o nível, MBT’S, aviões e helicópteros, igualmente.
Inegável que avançaram muito, em drones, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos de curto e médio alcance, mas muito longe, de serem os melhores do mundo, para lá de serem ajudados por Russos e Chineses.

Carlos Góes

O ponto aqui a se aplaudir, é que mesmo mediante a tantos embargos, dificuldades, o Irã vem avançando, em alguns campos mais, em outros menos, mas avançando.

Isso acaba por ser um tapa na cara daqueles que jogam a culpa pela não evolução nas costas de terceiros…. Então não importa que outros tentem impedir, se a nação quer, ela corre atras e faz acontecer.

Nesse quesito, é uma lição para nós brasileiros, que ficamos chorando magoas, ao invés de arregaçar as mangas.

Horacio

Basta ver como era a Coreia do Sul a 40 anos atrás, a 30 anos carro Coreano era motivo de piada, hoje compramos carros deles e estão em pé de igualdade com os Japoneses.

Hcosta

“A galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha…” O Brasil é muito mais forte do que o Irão… Um regime autoritário escolhe os projetos que lhes convêm e os faz avançarem à custa do desenvolvimento. Tudo propaganda. Se o Brasil começasse a desenvolver torpedos nucleares, em que medida isso teria algum benefício relevante para o desenvolvimento do país? Com tantos países que conseguem manter um bom desenvolvimento económico e indústrias de defesa relevantes, como a Coreia do Sul, Japão, Itália, etc… para não referir os mais importantes, e usam como exemplo o Irão ou a Coreia do… Read more »

Mary Rose

A decisão entre ser um país soberano ou ser uma mísera colônia depende da elite econômica que domina efetivamente uma nação.
Getúlio Vargas fundou o Brasil e tentou erguer um país soberano. Veja o que os americanos e a elite do atraso fizeram: aniquilaram um líder nacionalista. E até hoje não conseguimos escapar da condição de colônia-fazendão, em que o povo é obrigado a roer ossos para exportar filé mignon.

Sensato

Não é a nação que quer mas o ditador atual. Quem discordar, morre.

Caerthal

A República Islâmica do Irã teve com evento de sua inauguração a invasão de uma embaixada e tomada de 60 reféns.

Algo que começa de forma criminosa já avisa com clareza para quem quiser escutar o que fará com seus inimigos. Você sabe o que ocorre com quem quiser praticar abertamente fé cristã por lá? Esse país é inimigo e a tecnologia não deve esconder esse simples e brutal fato.

Lord-M

Nem vale a pena responder; só repetem o que veem na mídia dos EUA e satélites, sempre.

Não sabem absolutamente nada sobre o país foram isso; repetem eternamente os espantalhos da Política de Estado dos EUA…

Idem sobre China, Rússia ou qualquer outro país que defende sua Soberania frente a Washington.

Caerthal

Quem não tem argumentos não deve tentar responder.

Hcosta

Acabam sempre da mesma forma. “Eu é que sei e mais ninguém sabe melhor o que eu sei…”

Srs

Existem várias igrejas católica e ortodoxia no Irã, existem restrições a grupos pentecostais evangélicos, muitas vezes usados como grupo para desestabilizar o governo pelos Estados Unidos

Makarov

Geralmente povos milenarios não vendem sua soberania a troco de “viver bem”, são poucas as exceções, como o Japão.

Russos, Persas, Chineses nunca aceitarão serem subjugados por quem chegou agora no jogo. Japão e Coreia do sul na prática estão ocupados pelos EUA. Nem todo povo aceita isso……

Bosco

Engraçado! Todos esses povos milenares que não vendem sua soberania para ‘viver bem” são ditaduras governados por “seres iluminados”.
Os dois outros povos milenares que você citou (e eu acrescento Israel) que não segue a sua cartilha de virtuosismo são democracias.
Então de acordo com a sua ótica esses povos milenares não aceitam ser subjugados por potências estrangeiras mas são subjugados internamente. Interessante relação.
Deixa eu ver se entendi.
Para não ser oprimido, roubado , humilhado e achincalhado por uma país estrangeiro você tem que permitir que conterrâneos seus te oprima, te roube, humilhe e achincalhe.
É! Tá bom então!.

Last edited 2 meses atrás by joseboscojr
Caerthal

Vai que a população, o povo comum que trabalha e cria sua família, decide que perseguir ideologias de caráter hegemônico/totalitário como o comunismo ou o islamismo não via levar a lugar algum que preste?

Bispo

O mais interessante é auto intitulado defensor global da democracia ser o patrono mor de golpes de estado(inclusive o de 1964) , guerras com mentiras (Iraque) , “estuprar” países: Líbia, Síria, Gaza, Afeganistão, Ucrânia (em processo) , abandonar seus aliados: curdos , vietnamitas , afegãos …

O mais cego é o que finge não ver.

O mais covarde é o que abaixa a cabeça e aceita.

Last edited 2 meses atrás by Bispo
rui mendes

Japão e Coreia estão ocupados, não tem soberania???
Isso é a retórica de quem não pensa e diz o que ouve dos ditadores.
Esses países são aliados, compartilham a maneira de viver e nada mais.

Lord-M

Retórica ou história e geopolítica? De quem analisa essas Políticas de Estado?

Hcosta

Será que o ponto em comum é serem povos milenares, como a grande maioria no velho continente e na Ásia é, ou serem ditaduras?

E usam a soberania como pretexto, entre muitos outros exemplos, para se manterem no poder???

Jagder#44

Os povos israelense e indiano não são milenares?

Horacio

Coreia do Sul e Japão ou aceitam o guarda chuva Americano ou viram presas fáceis para a Coreia do Norte e China. O Japão só agora começou a gastar o orçamento( de verdade,) ,com equipamentos de defesa .

Horacio

Temos eleições livres no Irã? Você listou vários exemplos de “democracias”, presumo que você defenda algo parecido para o Brasil.

Fausto

Mas o Irã está sob embargo americano

Vinicius Momesso

Tem um video de ataque a um Merkava pelo Hezbollah, utlizando o Almas, uma cópia do missil anti-tanque Spike, destruindo um Merkava.
Até o Irã tem míssil que com capacidade “top head attack”.

Lord-M

O Irã tem vários ATGMs, de leves a pesados.

Orivaldo

Comprovada contra quem ?

Lord-M

Contra alvos no Iraque, Síria e Paquistão…

Danillo

Irã faz tudo isso!! E não suporta meia hora de frente a Israel. Cão que late muito nem dente tem!!

Lord-M

Na propaganda de quem? O mito israelense ruiu; não dão conta sequer do Hezbollah numa batalha terrestre.

Giora Epstein

Explica então o porquê dos terroristas do Hezbolah não tentarem a sorte contra Israel?

Caerthal

Eles estão aprendendo que precisam agir para solucionar as coisas e não ficar limitados ao que gente que está em Londres ou Washington pensa nos dias dehoje. Em 1945 Londres tinha certeza que arrasar cidades alemãs em bombardeios noturnos era perfeitamente válido para encurtar a guerra. Em 1945 Washington estava confiante que lançar bombas atômicas sobre um Japão com histórico de atrocidades se justificava vs a perspectivas de perder mais de 500 mil homens em uma tomada com desembarque de tropas.

Israel está lutando sem luvas e isso deve ser elogiado.

Ciclope

Agora explica por qual razão, até hoje Israel não atacou o Irã?

Lord-M

Por enquanto de graça; mas aceito uma missão diplomática para conhecer esse magnífico país e cidades fantásticas com o Qom, Persépolis, Isfahan, Tabriz, Xiraz, dentre muitas outras.

Srs

Qu disse que viver no Irã é horrível?
É um lugar horrível ser for ladrão,homossexual,alcoólatra e amar cultura Woke , fora isso um lugar como bom para se viver.

Hcosta

ou mulher, opositor do regime, etc…

Giora Epstein

Engraçado a afirmação de que a teocracia iraniana teria “avançados conhecimentos em microeletrônica” quando a análise dos destroços dos Shahed abatidos (em número cada vez maior) na Ucrânia mostra na verdade componentes de uso comum que podem ser comprados até nas lojas da Santa Ifigênia…. De igual forma os “avançados conhecimentos em radares” até o presente não apenas foram incapazes de permitir a produção de radares AESA locais como também de aeronaves AWACS. Aliás o espaço aéreo iraniano tem tantos furos que existe a suspeita de que os F-35 israelenses andaram por lá. Quanto aos “avançados conhecimentos na área de… Read more »

Ciclope

Quanto aos drone do Iran usarem eletrônica ocidental, está certo. O errado é um país sob embargos, fazer drones de nível equivalente aos do Ocidente e o Brasil, até agora nada.

Horacio

Enquanto isso levamos 30 anos para fazer um Sub de propulsão nuclear, fora o ensino que vai de mal a pior.

Macgaren

Tem que admitir que eles conseguiram feitos razoaveis estando sob embargo.

Possuem um pouco de criatividade para resolver questões que outros resolvem com muito mais dinheiro.

Lord-M

Feitos notáveis; tudo sob uns dos piores embargos da História.

Embargos sempre ignorados no ocidente pelos atlanticistas…

Lord-M

Disse um “apolítico”…

rui mendes

A Rússia e a China fornecem tecnologia militar para eles, fornecem para os fazer a eles de capachos, lutando eles com o Ocidente, enquanto os “fornecedores, ficam de lado”.

Carvalho2008

No caso Iraniano, tem muita coisa da Coreia do Norte….Isto é o que mais me preocupa…..se Irã está conseguindo isto….a CN deve estar igual….estes mísseis e submarinos tem o 8nyercambio entre eles….Irã era aluno deles…a questão é se o aluno superou o mestre ou se o mestre é que de fato o alimentou em tudo isto….

Last edited 2 meses atrás by carvalho2008
Hcosta

Grande “feito”. Desviar os recursos necessários para o desenvolvimento para a produção massiva de armamento e terem um grande número de militares que, por sua vez, a sua principal função é manter o regime no poder através da opressão sobre a população.
Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, etc…
É sempre o mesmo ciclo. Temos de nos armar para combater o inimigo externo e a realidade é que temos de nos armar para controlar a população…

Macgaren

Calma campeão da democracia, estou falando de capacidade técnica militar.

Eu botava zero de fé em termos de tecnologia do Irã até eles fazerem esses disparos em países vizinhos com um certo nível de precisão.Além de que estão comprando os drones deles para usar em guerra.

Estamos falando de países que no máximo são potecias regionais e não EUA, China ou mesmo Israel que tem dinheiro e suporte infinito dos EUA para fazer qualquer coisa.

Carvalho2008

O problema quando se vê estes feitos iranianos….nem é o Irã em si, mas o significado que se ele estão com esta precisão, é porque a Coreia do Norte também já tenha o mesmo tipo de resultado….não devemos esquecer que foi esta parceria entre eles que possibilitou muito destas coisas…aí é que mora o perigo…

Caerthal

Comentário maroto. Aceitável até os 22 anos de idade.

Lord-M

Está falando da OTAN?

Giora Epstein

Os países da OTAN são todos democráticos, ao contrário daqueles da sua predileção…

Lord-M

É; Democracia de Bruxelas (UE); que por usa vez é controlada pela OTAN, controlada pelos EUA.

Lord-M

Já ouviu falar da Guerra Irã-Iraque?

De todas as bases dos EUA no entorno do Irâ?

Da invasão do Iraque?

Da invasão do Afeganistão por EUA/OTAN?

Da guerra na Síria? No Iêmen?

Todas com apoio/incentivo dos EUA e seus satélites.

Paulo Sollo

Sistema interessantíssimo. Pode ser facilmente camuflado em navios mercantes, em trens de carga, caminhões.
Mais uma demonstração de que o Irã alcançou capacidades de ponta em alcance e precisão em se tratando de mísseis.

Velame

Quando se usa meios civis para camuflar o lançamento de armas não se pode depois reclamar que o imimigo esta atacando alvos “civis”.

Paulo Sollo

Verdade, porém isto só é válido para os países considerados inimigos pelo ocidente.
No início da guerra na Ucrânia, os oficiais ucranianos e da otan usavam apartamentos em prédios civis como centros de operações e instalavam sistemas de mísseis e artilharia em áreas de shopping centers e quando os russos mandavam o porrete nos alvos, era aquele mimimi na imprensa ocidental.

Hcosta

Principalmente aquele HIMARS no telhado…

rui mendes

Eles foram invadidos, não esqueças esse pormenor.

Caerthal

Colocação perfeita. A conclusão é que caminhamos para uma etapa com muito pouca civilidade. Se o vale-tudo é aceitável é bom todo mundo se armar loucamente. Só o medo poderá impor alguma moderação.

rui mendes

Eles realmente não podem, mas os próprios cívis, podem.

Carvalho2008

Mestre Velame, não se consegue citar uma única guerra em que alvos civis não foram atingidos pela participação invasora….todos em maior ou menor grau são…

Carvalho2008

Estes mísseis camuflados em container…Hoje em dia todos tem….russos com Club K, Israel com o LORA, China também, EUA já postei aqui na semana passada, idem…nem sempre a espada precisa ser carregada por uma armadura de 3, 4, 6 mil ton…..a eletrônica avançada já permite carregar espadas em canoas….balsas etc….

Caerthal

Quem reagir será chamado pela imprensa mundial de genocida que ataca navios mercantes inocentes. O nome de disso é Tecnologia Terrorista.

Caravaggio

Quem não tem cão caça com gato.

Guacamole

Caça “como” gato…

Renato de Mello Machado

Dez o lançamento.

Gabriel BR

Impressionante! coisa de gente grande mesmo.

Bruno malgor

Fato é que se o seu navio foi atingido é porque suas defesas de médio e de ponto falharam! Então para que encarecer com métodos construtivos navais caríssimos para o caso de ser atingido? Sei que pode salvar vidas e retardar a destruição completa do vaso, mas lembro do caso de um navio da navantia que bateu em um navio e afundou ! Então cadê esse estancamento todo?

Sergio

A cada avanço deles o frio na barriga aumenta.

Na hora em que as ogivas estiverem operacionais….

Machado

Falta pouco

José Maurício Farias da

Infelizmente a mídia ocidental doutrina ao americanismo politizando os interesses americanos e deixa cego os que não buscam na história respaldo para uma nova ordem mundial na qual o Brasil já faz parte além de uma geopolítica protagonizada pela China, Russia, Irã e companhias.

Richard Stallman

Os caras usando Windows 10 kkkkk NSA deve saber até a cor da cueca.

Moriah

Imagine uma potência hostil implantar vários desses contêineres em navios previamente escolhidos pelo mundo… No final, acionam-se esses dispositivos via satélite com alvos específicos. Bom enredo para filme.

Manoel martiniano moura

Melhor lutar para combater a fome trabalhar e produzir alimentos, do que ficar nesta ladainha de corrida armamentistas e criticar a polícia do mundo o EUA onde todos querem ir trabalhar, enquanto que nestes países comunistas e de aiatolá Iran do mau o povo foge tal como corria do norte do ditador povo passa fome__________________________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

JapaSp Jantador

Nada que um submarino americano não possa resolver, estao muito encantados, com tão pouco. Estamos na era que o foguete 🚀 da ré. Irã lançando misseis de um contêiner kkkk, para né.

Carvalho2008

É só o submarino gigantesco nuclear entrar naquele aquário….muito arriscado….não é para subnuke ao menos naquele local….

Carvalho2008

Pois é…….

Água mole em pedra dura…o que era excentricidade agora é obrigação….pragmatismo….Club K, Lora, GLSDBs, Américanos agora com sm6 em container…ops…quiosques….e agora iranianos …direto do túnel do tempo…quem lembra????

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

A matéria é sobre um navio mercante convertido em militar e como plataforma de lançamento de missies

Bosco

O Tomahawk adora uns containerzinhos desses daí. rsss

Carvalho2008

Rzrzrz.. ahhhhg vai……e vice versa. SÔ……KKkkkkk… agora não dá mais tempo….quem tem navio,tem..
Quem não tem….soca nestes bagageiros….é é sempre será assim….tá ficando interessante….

Carvalho2008

Mestre Bosco….bem que o PODER Naval poderia montar uma matéria com a soma dos testemunhos de navios alvejados desde o pós WWII….ajuda bastante aos neófitos sobre as dinâmicas missilisticas X porte dos navios envolvidos….o amigo até poderia dar uma palhinha como o melhor conhecedor das gerações missilisticas….seria interessante e tem muita curiosidade….

Jagder#44

Off: mais um Ropucha – I foi afundado no mar negro.

RMS

Caros colegas, conseguem checar a informação ? https://www.bbc.co.uk/news/world-europe-68292602.amp

Carvalho2008

Parece que foi real sim senhor….o que fico curioso é sobre o que transportavam….o estreito não está fechado???

Fabio Araujo

Esse tipo de navio convertido pode ser uma boa opção para marinhas que tenham orçamento curtos par ter algum poder de defesa.

Carvalho2008

É uma boa opção para todos…..quem tem aumenta…..quem não tem passa a ter….

Caerthal

Oprimem sua população de forma a sobrar dinheiro para ameaçar terceiros países. Esse é um bom resumo.

Claro que gente que diz que uma reunião com embaixadores foi atentado contra a democracia tende a gostar muito das coisas que o Irã faz.

Emmanuel

MB corre aqui rapidinho. Vem ver um negócio…

Fausto

Eles tiveram a coragem de roubar as reservas
mais de 50 bilhões de dólares e um avião de um país pobre como a Venezuela absurdo

Kit Carson

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Felipe Augusto Batista

No livro One Second After do escritor William R. Forstchen um navio de containers modificado de uma maneira similar ao da matéria, viajando no golfo do México lança 3 ICBMs contra os EUA detonando ogivas nucleares na parte mais alta da atmosfera sobre Utah, Kansas e Ohio com o objetivo de gerar um EMP sobre o país. Outros dois navios modificados são utilizados no ataque, um dispara um míssil contra a europa que acaba detonando sobre a europa oriental e afetando também a Rússia e o último dispara um míssil para detonar entre o Japão e a Coreia do Sul.… Read more »

soldado imperial

Isto não é um navio é uma verdadeira arapuca flutuante, que em caso de conflito você estiver dentro, com certeza vai encontrar com Xá Reza Pahlevi.
Melhor ir combater a US navy dentro de uma corveta da classe Imperial Marinheiro que dentro desta geringonça aquatica iraniana.
Pronto falei