A Ucrânia afirma que um grande navio anfíbio russo, o Caesar Kunikov, foi afundado próximo à costa da Crimeia, território ocupado pela Rússia. Explosões fortes foram relatadas nas redes sociais locais, sugerindo que o navio foi atingido ao sul da cidade de Yalta. A diretoria de inteligência da Ucrânia divulgou um vídeo que mostra drones marinhos Magura V5 atacando o navio.

A frota do Mar Negro da Rússia na Crimeia ocupada tem sido repetidamente alvo da Ucrânia. Imagens de satélite mostraram que grande parte da frota se deslocou para o porto russo de Novorossiysk no Mar Negro. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, mencionou uma “grande vitória” ucraniana nos últimos meses, destacando perdas significativas para a frota russa e a abertura de um corredor para exportações de grãos ucranianos.

Com a guerra em grande escala da Rússia na Ucrânia prestes a entrar em seu terceiro ano, a situação é descrita como “extremamente complexa e tensa” pelas forças armadas ucranianas. O Col Gen Oleksandr Syrskyi, recentemente nomeado comandante-chefe, prometeu reforços para as unidades que defendem a cidade de Avdiivka, agora quase deserta e cercada por forças russas.

Um ataque com mísseis russos resultou em três mortes, incluindo uma criança, na cidade de Selydove. Quatro mísseis atingiram um hospital local e um bloco de apartamentos, ferindo vários residentes.

Não houve confirmação da Marinha Russa sobre o afundamento do Caesar Kunikov, apenas a destruição de seis drones ucranianos foi mencionada. A inteligência ucraniana afirmou que o navio sofreu danos críticos e afundou próximo à cidade costeira de Alupka, em águas territoriais ucranianas, após um ataque do Grupo 13 usando drones Magura V5.

Navios anfíbios são essenciais para desembarques rápidos em território inimigo e a Rússia tem usado esses navios para transportar suprimentos militares para a Síria. O Caesar Kunikov, que data do fim da era soviética, já havia sido alvo desde o início da guerra. Seu afundamento, se confirmado, marcaria o segundo ataque bem-sucedido no Mar Negro este mês. Outro navio, o Novocherkassk, foi atingido em dezembro.

A Rússia anexou a península da Crimeia quase 10 anos atrás, e suas forças desempenharam um papel significativo na invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

VÍDEO: Ataque ao Navio de desembarque russo Caesar Kunikov

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

219 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sequim

Será que foi planejado?

Bosco

Foi um teste de explosão planejado igual fizeram na fábrica de mísseis.
O teste obteve 100% de sucesso.

Marcelo Soares

kkkkkkkkkkkkkkkkk

deadeye

Estão expandindo a frota de submarinos kkk

Sulamericano

Parece que alguém deixou cair um cigarro no paiol do navio.

Afonso Bebiano

O grau de realismo dessas simulações russas é impressionante.
Quando vier o combate real, esse pessoal estará preparadíssimo para qualquer cenário.

Henrique

vejamos:

  • O cara que da nome ao navio, Major Caesar Lvovich Kunikov, morreu em ação em 14 de Fevereiro de 1943
  • 14 de Fevereiro de 1818 a Russia adota o Calendário Gregoriano
  • 14 de Fevereiro é dia de Saint Valentine
  • 14 de Fevereiro de 1939 o Bismarck foi lançado

Coincidência? Eu acho que não…

Fábio CDC

Permita-me Senhor Henrique:
.
Se a 1º informação estiver correta, seria um fato muito interessante e para quem possui um lado Espiritualista, faz muito sentido.

Sequim

Sabe o que significa isso tudo? Nada.

Bosco

Eu tive um sonho uma vez no dia do meu aniversário e nele o meu amado e finado pai me dava um papel com 6 números. Lembro como se fosse hoje.
Era uma quarta feira e claro, joguei na Sena.
Qual foi o meu espanto na quarta de noite quando vi que não tinha dado unzinho sequer das sugestões do sonho.
Não satisfeito na quinta eu peguei todos os números e apostei no Jogo do Bicho…. perdi umas cem pratas…
Parei de sonhar.

Last edited 7 meses atrás by joseboscojr
Mafix

Foi um teste planejado do Dimitry acendendo um cigarro no navio para ver como o sistema de incendio funciona!

Giora Epstein

Mais um navio da “mãe Rússia” convertido em submarino com sucesso…rs!

Jagder#44

Estes Ropuchas são impressionantes navios.
Aqueles canhões duplos AK 725 impõem respeito.

Rodrigo

Impressionante…pena que não terão outra utilidade..vão virar coral.

Luís Henrique

A Rússia possuía 12 navios da classe ativos. Esse que foi afundado não terá mais utilidade, mas os outros 11 continuarão cumprindo missões.

Dalton

Nem todos foram reforçar a Frota do Mar Negro no início da invasão já que alguns permaneceram no Pacífico e nem todos que estão no Mar Negro
estão 100% capazes um ou outro necessitando reparos.
.
Especula-se que 9 navios de desembarque estejam no Mar Negro incluindo um dos novos “Ivan Gren” e 2 mais antigos “Alligator” mas alguns desses 9 não estariam disponíveis.

Henrique

“possuía 12 navios da classe ativos. Esse que foi afundado não terá mais utilidade, mas os outros 11 continuarão cumprindo missões.” comentário parece aqueles relatórios “Yes Man” do FSB pro Kremlin dizendo que ta tudo bem e não aconteceu nada e no fim metade dos números nunca existiu; outra parte é só corrupção; outro numero ta em manutenção e o ativo é o que afundou, mas ele não ta lista pq foi transferido magicamente antes do incidente kkkk Rússia perdeu 1 Alligator (Tapir-class) e 4 Ropucha de 3 e 6 respectivamente, ela não tem e nunca teve 12. se liga na… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Henrique
Bosco

“Esse que foi afundado não terá mais utilidade”
Não seja tão radical…

Underground

Operação Especial cara essa! A Rússia, além de não deter o domínio aéreo da Ucrânia, não tem mais domínio marítimo. A coisa por si só é um diagnóstico de que a coisa vai mal. A poderosa frota soviética não consegue fazer frente a um país sem Marinha. De resto, como no campo de batalha terrestre e aéreo, fica claro que os sistemas de drones devem estar presentes nas Marinhas, complementando os meios navais “convencionais “. Essa guerra deveria servir de exemplo ao Brasil. Mas claramente não há interesse, visto que a única coisa até agora disponível é o bite inflável… Read more »

Moriah

Com o impedimento de ingressar mais navios no Mar Negro, pode ser uma questão de tempo para a frota perder todas as capacidades, com exceção da submarina para impor condições de tráfego de mercantes da Ucrânia.

Carlos Crispim

______

COMENTÁRIO APAGADO POR INSISTÊNCIA EM TEMAS DE DISPUTA POLÍTICA E ELEITORAL TOTALMENTE FORA DO ASSUNTO DA MATÉRIA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

sagaz

certamente ocorrerá inúmeros eventos com buffet, banda oficial, hotéis 5 estrelas, jatinhos e escoltas até chegarem a uma conclusão com memorando de entendimento com alguma empresa “campeã nacional”.

Rui Chapéu

Não houve confirmação da Marinha Russa sobre o afundamento do Caesar Kunikov, apenas a destruição de seis drones ucranianos foi mencionada. 

a mentira não resiste aos videos fornecidos

mas não mentiram quanto a destruir os drones, só não contaram que usaram o casco do navio pra fazer isso hehe

Mota

Seis drones que foram destruídos ao se chocarem de maneira abrupta com o casco do navio, eles só não explicaram direito. kkkkkkkk

Regis

Como disse o Kiko em um episódio do Chaves: “Não foi ele que me acertou um soco, fui eu quem deu uma narigada na mão dele”.

Paulo

Um navio de Comando e Controle, utilizando digamos 50-100 drones com características próximas a esses que a Ucrânia vem usando, pelo que temos visto torna-se uma ameaça capital a qualquer frota que nao tenha uma robusta defesa, e mesmo assim, ainda pode saturar as defesas para um ataque posterior, o que obrigaria a retirada desses meios navais do local de conflito.

O que acham?

Felipe Morais

No caso das ameaças de drones navais, ao que parece, o canhão é o que tem de mais importante. Não necessariamente o de 127mm, e em apenas uma quantidade, mas é o que há de mais efetivo para destruir esses veículos, vindo em grandes quantidades. Aliás, se for necessário mísseis anti navios para destruir esses “drones”, eles não precisam nem atingir o navio para ter cumprido sua missão, visto o elevado custo que vão impor às defesas de navios. Aliás, é importante ponderar, também, as características do mar negro para a efetividade desses drones. Dificilmente terão a mesma efetividade no… Read more »

C G

Não tenha dúvida que drones deste tipo mais sofisticados serão desenvolvidos para aguas abertas, nem é tão dificil tendo uma starlink da vida!

Bispo

Não seria fácil cercar o navio com minas enquanto ele está ancorado…de forma a explodir qualquer drone-jetski, etc.

Sequim

!

Last edited 7 meses atrás by Sequim
Bispo

Como se eu precisasse de likes , rs …devem ser os Zelensky-brazucas, rs.

Sim a ideia seria essa uma barragem para drones aquáticos, não vejo dificuldade técnica de construí algo prático , funcional e relativamente barato.

Cada navio até poderia ter seu “cinturão anti drones”.

Yakocmok

Um navio ancorado no mar, um cinturão de minas interligadas boiando à sua volta, o mar agitado, o que poderia dar errado?

Bispo

obviamente o termo cinturão é em sentido figurativo….tem que desenhar o óbvio… em fim proteção ao redor do navio…que não o exploda…rs

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Helio Eduardo

Minas eu não sei, acho que sua proposta pode ser discutida. Mas pensei numa boa quantidade de canhões e CIWS fixos em terra, para proteger os portos. Navio parado em porto – e todo navio precisa parar para reabastecer e repor as armas – será atividade de altíssimo risco. Parece que uma das soluções será criar defesas em camadas nos portos militares.

Bispo

Esses navios explodidos ….são da época soviética mais velhos que minha vó…a palavra drone nem existia quando foram ao mar…rs…o mais eficaz seria criar uma barragem anti drone aquático…

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Satyricon

O Ministério da Defesa da Gloriosa Mãe Rússia informa mais uma exitosa interceptação de drones aquáticos ucranianos pelo navio Caesar Kunikov, da frota do Leito do Mar Negro.

Todos os drones foram interceptados pelo casco do navio (exceto pelo último)

Satyricon

O Ministério do Turismo Ucraniano já programa uma campanha midiática mundial, para promover a Criméia como o melhor destino de mergulho de naufrágio do planeta…

Bispo

E o da agricultura russa, campos altamente adubados ..rs

Zé Rato

Ainda vai demorar muito tempo até ultrapassar o “Iron Bottom Sound”, na costa norte de Guadalcanal, carregado de antigos navios Japoneses e Americanos:
comment image

Bosco

Essa é uma nova classe de navios russos: Navio interceptador de USVs.

Macgaren

Estou ficando preocupado com o quanto de poluição a Ucrania está causando com o afundamento desse monte de sucata russa

KKce

O bom é que vira moradia para a fauna marinha. Um navio desse vira um belo condomínio.

Afonso Bebiano

Será que tem amianto?

Henrique

kkkkkk

comment image

Bispo

No problem, Ukraine as a country has already become a dream, they just haven’t woken up yet.

Henrique

Ucrânia já é realidade…

realidade reconhecia pela Rússia em 1991, incluindo a Criméia como UCRANIA

viva com isso

Bispo

Realidade ??….planeta Terra , Criméia , voltou a ser russa em 2014 …em 2022 houve uma operação especial, russa…atualmente 2024 …a Rússia ocupa de forma definitiva 20% do que foi a Ucrânia….

Aceita que dói menos…#ochoroélivre

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Henrique

calma bb… fico desesperado é?

Rússia ocupa de forma definitiva 20%

kkkkkkkkkkkkkkk fonte: ilusão

Criméia  deixou de ser russa já tem mais de 7 décadas, própria Russia reconheceu isso

Bispo

Agora rumo a 35% … Avdeevka , Kharkiv ..

Henrique

kkkkkkk
kyiv em 3 dias né

Last edited 7 meses atrás by Henrique
Bigliazzi

Tudo mentira, foi mais um teste programado de destruição do Navio… o teste foi um sucesso e a cadeia de corais do Mar Negro agracede… mais um monte de ferro velho russo a dormir no fundo do mar. Esses russos são patéticos e incompetentes… estão perdendo a guerra naval contra um pais que tem meia duzia de caiaques e cinco traineiras de pesca.

Luís Henrique

É bom para o moral da tropa ucraniana, mas isso não muda em nada o curso da guerra.
Ao que tudo indica os russos estão vencendo e a Ucrânia está em estado muito perigoso.
Se não aceitarem negociações para uma solução pacífica nos próximos meses, acho que a Ucrânia vai acabar perdendo mais terreno.

Henrique

“mas isso não muda em nada o curso da guerra.” kkkk tava demorando. Frota do mar negro no porto ou no fundo do mar, mAs iSsO NãO MuDa eM NaDa o cUrSo dA GuErRa. https://twitter.com/front_ukrainian/status/1757774633112158654 e o mais zuado é que metade do motivo da guerra era pra manter a base la de Sebastopol. A base se mostrou inútil em tempo de guerra (leva tiro toda hora e nem tem defesa aérea direito) e os navios da frota nem estão usando ela (tão usando Novorossisk) Toda essa zona poderia ter sido evitada se a Russia tivesse renegociado com a Ucrânia… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Henrique
Nickless

Ganhar terreno não quer dizer muita coisa. o problema é manter esse território ocupado no longo prazo, isso esta drenando o dinheiro, equipamentos e soldados russos, com certeza uma hora a conta vai chegar, os ucranianos sabem que se deixar a russia ficar com esses territorios daqui 10 anos a russia vem querendo mais. então n adianta querer negociar nos termos russos.

Satyricon

Nada?

Eventualmente a ponte da Criméia será derrubada e, nessa hora, tais navios seriam a única forma de reabastecer a península.

Seriam…

A Máquina de guerra russa segue sendo desmantelada, parafuso por parafuso.

Luís Henrique

Se o sr. olhar no mapa sobre o conflito, verá que a Rússia controla várias regiões no sul e no leste da Ucrânia que interligam o território russo até a Crimeia.

Então, além da destruição da ponte da Crimeia, esses territórios também precisariam ser recuperados, para ai sim a Crimeia ficar isolada e depender de aeronaves e navios para abastecimentos.

Fernando "Nunão" De Martini

Só um aparte: esses territórios não precisam ser recuperados por inteiro. Para inviabilizar ou prejudicar seriamente o abastecimento terrestre da Crimeia (obviamente além da já mencionada destruição da ponte) basta que as principais ligações rodoviárias dentro dessas áreas ocupadas estejam ao alcance da artilharia.

Bispo

Estão sendo moídos na cidade fortaleza de Avdeevka, precisam sim recuperar o fôlego para continuar a fuga ..rs

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Fernando "Nunão" De Martini

Bispo,

Vai fazer sua briguinha de torcida com outra pessoa que goste dessa conversa de quinta série. Eu não estou aqui pra isso.

Se quiser debater como adulto, estarei à disposição para trocar comentários com o mínimo de argumentação inteligente (como faço para qualquer um que se comporte como adulto).

Satyricon

Luis, na doutrina russa o grosso da logística é feito via férrea. E só existe uma ligação dessa entre a Ucrânia (ocupada) e a Criméia.

Luís Henrique

Sim mas isto é por causa das distâncias gigantescas do território russo que é maior que 2 Brasis.
Mas no caso do conflito com a Ucrânia, os russos não estão restritos somente à opção da via férrea. As distâncias são bem menores e podem abastecer suas tropas de várias maneiras, e ao menos por enquanto que possuem controle de boa parte do leste e sul da Ucrânia, não dependem exclusivamente da tal ponte da Crimeia…

Henrique

“os russos não estão restritos somente à opção da via férrea”

a logística dos caras é só via férrea. hora que saem dos trem vira uma zona que é o apocalipse de todo o estoquista

Bispo

Tem acesso por terra … no stress , aceita que dói menos..rs

Bosco

Luís, Toda ação ainda que isolada tem repercussão no todo da guerra. Sempre foi assim. Do mesmo modo que nós somos a soma de nossas decisões durante a vida uma guerra é a soma das ações isoladas durante o seu desenrolar. Esse afundamento do navio não ganha a guerra mas não ajuda a Rússia em nada e é isso que os ucranianos devem buscar. Prejudicar o inimigo e cobrar-lhe um alto preço pela suas atitudes que talvez ele não esteja disposto ou não tenha condições de pagar. Trabalho de formiguinha. A toda poderosa URSS abriu o bico sem disparar um… Read more »

Luís Henrique

Caro Bosco eu entendo que a perda de um navio de transporte russo é ruim para a Rússia e bom para a Ucrânia. Ocorre que muitos transformam a perda de um único vetor como se fosse o fim da Rússia ou o fim da marinha russa.

A situação no terreno que é muito mais importante que navios de transporte neste conflito em específico está muito difícil para a Ucrânia, mas uma pequena vitória com o afundamento de um navio velho, é valorizada como se fosse o prelúdio da vitória na guerra.

Leandro Costa

Não é garantia da vitória, com certeza absoluta, mas ajuda bastante. Lembrando que o acesso ao Mar Negro à navios de guerra está fechado. O que significa que a Rússia não vai conseguir repor perdas, a menos que as fabrique em estaleiros na região do Mar Negro. Isso diminui em muito qualquer possibilidade Russa de se tentar um desembarque na região de Odessa, como era aventado a tempos atrás. Isso é uma forma de os Ucranianos garantirem um flanco de onde poderiam ter dificuldades para se defender. Fazendo isso, eles liberam recursos para serem enviados à linha de frente, diretamente… Read more »

Luís Henrique

Não concordo que ajuda bastante, talvez ajude somente na propaganda, no moral da tropa, mas não muda nada no terreno. É um pequeno balde de água em um oceano.

Bigliazzi

Ao que tudo indica os Russos estão mais longe da vitória do que de uma derrota. Passados mais de dois anos de combate entre a segunda maior potência militar do mundo contra a Ucrânia você acha que os Russos estão vencendo? Na verdade já perderam a guerra. isso está virando um novo Afeganistão. Pergunta do milhão: a Rússia irá pagar pela destruição imoral que fez nas cidades Ucranianas? Você acha certo não pagar?

Jefferson B

Marinha russa é bem fraca!

Afonso Bebiano

É uma marinha de muitas tradições: coleciona vexames desde Tsushima.

Bispo

Nada haver , drones são um novo modo de guerra, quase uma forma de guerrilha aquática , demandam novas formas de proteção, etc… serão suprimidos, etc ..e o jogo continua.

Henrique

“serão suprimidos,”

vamos ver se a frota do mar negro continua suprimindo os drones do jeito que ta agora… ta formidável kkkkk

Bispo

Vitória de pirro muda nada …

Liga lá para o pessoal ucraniano que estava defendendo Avdiivka e pergunta se já chegaram na Polônia , no recuo estratégico…rs

Henrique

23:59 “Vitória de pirro muda nada …”

00:00 “Avdiivka “

VC ao menos pensa antes de escrever o só vai escrevendo as coisa sem logica?

Bispo

Mudou nada , fato , os russos continuam ocupando e expandindo.

Ucrânia continua sem ajuda substancial, com deficiências crítica de efetivos na linha de frente.

Um comando, na linha de frente, mais político que militar.

Quando o general responsável, mandou a real face a guerra , em uma entrevista, foi substituído.. os russos agradecem a ajuda , rs

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Santamariense

É “nada a ver”.

Pedro

Teste programado de submersão.

Zé Rato

Não querendo retirar o mérito à Ucrânia, este tipo de ataques com este tipo de drones marítimos só deverão ser possíveis porque algum parceiro ocidental estará a fornecer dados em tempo real sobre a posição no mar dos navios russos. Satélites? Aviões de patrulha com radares de longo alcance? Estes drones na prática são pequenas lanchas a motor, com velocidades máximas de apenas algumas dezenas de km/hora e centenas de km de autonomia, que demoram várias horas a viajar entre as suas bases e os alvos. Para alcançar este alvo, a sul de Yalta, o drone teve de percorrer aproximadamente… Read more »

Neural

Só acredito após confirmação, Ucrânia já mentiu muito nessa guerra, tem uma fragata ai que afundou umas 3 vezes. E não muda nada o rumo da guerra, já vencida pela Rússia. Galera do chapéu de alumínio pode
negativar a vontade.

Underground

Fiô,
Não foi uma Fragata que afundou três vezes. Foram três Fragatas que afundaram uma única vez.
Como toda semana tem navio afundado, fica essa confusão.

Afonso Bebiano

Obrigado por me permitir negativar seu comentário!
Foi bem merecido.

Rodrigo

Fragata afundou 3 vezes
..russo disse já derrubou f22, destruiu o dobro de himars que a ucrania tem..

Bosco

Eu também negativei.

Bispo

Há tempos é OTAN vs Rússia, Ucrânia é carne.

Satyricon

OTAN?
Isso me lembra uma piadinha (que já contei aqui antes):

Um soldado russo que estava na Síria, retorna à Rússia e, chegando, questiona seu comandante: E aí, como está a guerra na Ucrânia?
E o comandante responde: Rapaz, está uma lástima. Estamos lutando contra TODA a OTAN, já perdemos metade de uma frota, incontáveis tanques, blindados, radares, artilharia, aeronaves e quase 400mil soldados.
No que o soldado responde: Mas e as baixas da OTAN?
E o comandante responde: Nao, não, nenhuma. A OTAN ainda nem chegou…

Bispo

melhor a do EUA…

Assim que a Rússia de forma cruel, blabla bla… rs…invadiu a Ucrânia o presidente EUA liga para o presidente Alemão e diz: “precisamos sancionar os russos, afundar sua economia, sua máquina de guerra”… o presidente alemão grita do outro lado da linha JA(sim em alemão) …. ligação encerrada …o presidente EUA rindo com todo seu staff….ótimo, F a economia alemã com ajuda russa , agora é só vender gás e armas para os vassalos europeus.

Last edited 7 meses atrás by Bispo
Leandro Costa

Só esqueceu de combinar com os alemães que a economia deles está ferrada. Tenho amigos Brasileiros que se mudaram para a Alemanha algum tempo antes da Guerra e de acordo com eles, algumas coisas ficaram mais caras, mas longe de arrancarem os cabelos por isso. De fato, ninguém que eu conheço que foi morar na Europa (Alemanha, Holanda, Polônia, Irlanda e Rep. Tcheca) cogitou voltar. Todos, sem excessão, voltam para visitar amigos e família nas férias e voltam para a Europa. E todos, disseram que não conseguem se reacostumar ao Brasil, mas aí é outra questão. Detalhe interessante, o pessoal… Read more »

Rodrigo

Trabalho com alemães direto e tá tudo tranquilo lá tem inflação mas o padrão de vida nem se compara com a Brasile inflação alta para eles é a normal nossa…. fora que alemão trabalha

Bispo

Tenho parentes lá , e há um esforço gigantesco do governo subsidiando transporte público, etc, para mitigar a crise. Outros pontos: O governo alemão está a considerar medidas como um limite máximo financiado para os preços da eletricidade industrial, para ajudar as empresas durante a transição energética A inflação na Alemanha, impulsionada pelo aumento dos preços da energia e da dependência europeia da energia russa, está a atingir níveis recordes, afetando tanto as empresas quanto os consumidores. A Alemanha está vendo um aumento acentuado nas insolvências entre empresas com um faturamento anual mínimo de € 50 milhões (seguradora de crédito… Read more »

Henrique

e meios com todas essas coisas a economia da Alemanha ta anos luz melhor que a russa ao ponto que tem russos fugindo pra Alemanha kkk

Last edited 7 meses atrás by Henrique
Bispo

Energia é a questão.

O governo alemão de forma digamos, insensata , fechou suas usinas nucleares … deve ter agente infiltrado russo nessa decisão..rs

Agora depende do envio via navios de um gás 3 vezes mais caro.

As indústrias automobilísticas, químicas , siderúrgicas… dizem adeus aos lucros de outrora, é um declínio de queda longa.

Sem a energia barata a locomotiva alemã nunca poderá voltar ao que já foi.

Já a França 90% da energia que precisam vem da planta nuclear(58 reatores) e hidrelétrica.

Henrique

Agora depende do envio via navios de um gás 3 vezes mais caro.

Economia da Alemanha pode pagar por isso amigo… e ainda ajudar a Ucrânia … tenta a Rússia fazer s dois pra ver se aguenta.

e é so questão de tempo pra volta pra nuclear

Já a França 90% da energia que precisam vem da planta nuclear(58 reatores) e hidrelétrica.

Que ótimo, todo mundo tinha que ser assim. que bom que o Frances não caiu na boboseria russa de gas russo kkkkk

Hcosta

Espionagem/informadores. Este estava perto da costa.
Se tivessem informações em tempo real, usavam míssil anti navio.

E estes drones aparentemente têm 800 km de autonomia e não sabemos se são lançados da costa ou de navios.

Bosco

Podem estar utilizando um drones aéreos como nó de comunicação de modo a poderem controlar o USV a partir da Ucrânia. Outra opção seria estarem utilizando os satélites Starlink. Claramente os USVs são controlados por operadores humanos. Como o USV está ao nível do mar ele só estaria ao alcance direto a partir da costa por uns poucos quilômetros. Chuto não mais que 10 km . Um sistema de comunicação HF com alcance mundial (tipo radio amador) não tem capacidade de fazer um link de banda larga exigida , então, por óvbio o link é na linha de visada. Muito… Read more »

Hcosta

https://mil.in.ua/en/news/magura-naval-drone-discovered-off-the-coast-of-crimea/

acrescentam mais 2 recetores de satélite

e ter um navio-mãe nas redondezas o que poderia permitir o controlo direto ou usar os próprios drones como retransmissores???

Bosco

Legal. Não tinha visto .

Henrique de Freitas

Hidrojato. Motor de jetski, provavelmente Seadoo.

Greyjoy

Que a Ucrânia recebe informações do campo de batalha e outras coisas não é nenhuma novidade, nem ontem e muito menos hoje. A Rússia sabe disso desde o começo da guerra. Só não tem muito o que fazer pra impedir (até as bravatas de ameaça nuclear cessaram e/ou diminuíram).

Paulo Sollo

Interessante a dificuldade que os russos estão tendo para levar a cabo meios de detecção eficientes contra estes drones. Eles podem ser difíceis de detectar devido ao baixo perfil, superfícies não reflexivas e baixo ruído, apesar de serem lentos, ainda assim a maioria tem sido interceptada mas alguns passam de vez em quando e o prejuízo é grande. Assim como os eua desistiram do programa FARA de helicópteros devido a um novo perfil de características combate demonstrado na guerra na Ucrânia que torna estes meios ineficazes e muito vulneráveis, afirmando mais uma vez a tendência irreversível por investimento em drones… Read more »

Hcosta

Os Russos conseguem desligar o radar Aegis e não conseguem bloquear o sinal destes drones? Estranho…

Em vez de torpedos nucleares ou a manter navios da União Soviéticos, se gastassem o dinheiro em sistemas de guerra eletrónica, entre outros, talvez o estrago fosse menor…
Só serve para propaganda, sem impacto numa guerra, mas é esse o objetivo, e ainda bem que o faz…

Bosco

Uau! Você pode!
Quando deixa a doutrinação justiceira social antiocidental de lado você consegue formular bons testos.

Bosco

Testo = texto

Moriah

Uma coisa é fato e assusta. Hoje, a guerra mudou completamente de panorama com armas e táticas fora da curva, de drone aéreo de papelão até mísseis balísticos lançados de contêiner, você vê de tudo. A velha cartilha, ou melhor, a mais recente doutrina militar já perdeu o efeito. Hoje, com pouco dinheiro, se coloca uma força de combate bilionária em xeque.

DANIEL ALVES

Tá ruço para os russos!

Zé Rato

Btw, não me admiro nada se aquele país que gosta de chatear o Ocidente ( e já conhecido por fornecer mísseis aos Houthis), estiver a estudar, copiar e produzir este tipo de drones marítimos.

Difíceis de localizar e interceptar, sobretudo de noite, estes drones marítimos poderão ser uma dor de cabeça ainda maior para quem protege a navegação internacional no Oceano Índico, Mar Vermelho e Golfo Pérsico.

Emmanuel

Uma coisa ninguém pode negar, a Rússia vai renovar a sua marinha mais rápido que a China. E nem vai se preocupar em desmantelar os navios porque já foram desmantelados.

Marcos R

Imbatível a velocidade que os russos lançam submarinos… Toda semana um novo.

Henrique

ela vai renovar dessa forma: imagine que tem: > 15 navios da Frota do Báltico > 25 navios da Frota do Norte > 15 navios na Flotilha Mar Cáspio > 40 navios da Frota do Pacifico > e 5 navios na Frota do Mar Negro FSB pega 5 de cada frota: 5 do Báltico, 5 do Norte, 5 do Mar Cáspio 5 do do Norte e 5 do Mar Negro ai fica: > 15 navios da Frota do Báltico > 25 navios da Frota do Norte > 15 navios na Flotilha Mar Cáspio > 40 navios da Frota do Pacifico… Read more »

Emmanuel

Espero que a MB esteja vendo esse tipo de coisa e pensando seriamente em um projeto baseado em drones de ataque, sejam por superfície, submersíveis ou aéreos.
Além dos parcos recursos e a sua má utilização, a Mb deveria pensar nos drones numa forma de se fazer presente, observar e atacar se for preciso.
Mas é a MB, né…submarino nuclear primeiro…

Satyricon

Concordo

As FCN possuíam 2 canhões Bosfors 40mm, um em cada bordo, como CIWS.
Já as FCT possuirão apenas um Sea Snake de 30mm, no topo do hangar.
Terá elevação negativa suficiente para esse tipo de combate à curta distância?
Será o suficiente?

Talvez a MB devesse pensar em dotá-las de 2 reparos Corced da Ares, um em cada bordo (Made in BR)
https://ares.ind.br/sistemas-navais/

BK117

Caro Satyricon, se não me engano a Tamandaré já conta com dois reparos remotos FN Sea Defender 12.7 mm, semelhantes ao Corced.

Hcosta

e o canhão de 76mm

No One

De fato ótimo , mas seria bem maís útil e efetivo se estivesse equipado com o kit Strales, nesse caso sim que séria uma cobertura bem mais interessante em conjunto com o Sea Snake de 30mm.

cipinha

Bem que podiam substituir o Sea Snake pelo Goalkeeper ou Phalanx

bjj

Goalkeeper precisa de penetração no convés, não poderia ser instalado ali. O Phalanx até que poderia, mas não sei se compensa: o Sea Snake tem uma cadência de tiro 4 vezes menor que ele mas compensa com munição airburst e um alcance útil pelo menos 50% maior. De qualquer forma, por mim teríamos continuado com o bom e velho 40mm com munição 3P, preferencialmente o italiano de cano duplo com maior cadência.

Luís Henrique

As Niteroi não possuem o 76 mm que possui boa capacidade antiaérea.
As Fragatas Tamandare terão apenas 1 canhão de 30 mm porque possuem também o 76 mm, ou seja, dois canhões que cumprem a missão de defesa antiaérea.

PY3To - Rudi

A MB vai comprar o Navio de desembarque de Almirantes MSC OPera.

EduardoSP

Antes será necessário avaliar a viabilidade desses drones de superfície e submarinos em mar aberto como o Atlântico Sul. As distâncias são enormes. Nada parecido com Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Mar Negro e no Báltico.
Quem sabe a a MB não desiste do SSN e entra na onda do torpedo nuclear, como a Rússia?

deadeye

Graças a Ucrânia e esses ataques, a Rússia perdeu sua superioridade no Mar Negro. E tem muitos que argumentam que essa Guerra é uma vitória Russa

naval762

Mais uma vez os russos venceram, só deixaram o navio afundar pra provar que o quão poderosos eles são.

Marcos R

E sua técnica infalível para destruir drones… Veja quantos drones eles afundaram com um único navio.

Salomon

Se me permitem, data vênia, tomou no Caesar Kunikov..hehehe..falando sério, qual a chance de só ter Ucrânia nesse tipo de ataque? Acho impossível estarem sozinhos na operação de um evento desses.

Orivaldo

Deram a Cezar o que é de Cezar

cipinha

Teve algum tipo de reação? Parece que foram pegos de surpresa

Bosco

Não! Houve reação sim. Há confirmação que 78 tripulantes pularam na água antes do impacto.

Bueno

kkkk
 A frota do Mar Negro da Rússia esta só reduzindo.
Eu acho que estão usando esta tática para fechar os portos da Crimeia, os Russos não é brinquedo não! são tantos Navios afundados na região que vai dificultar a navegação.

Helio Eduardo

Peço desculpas aos demais foristas, mas alguém pode me atualizar?! Perdi a conta de quantos navios russos passaram pelo teste de controle de danos…..

Last edited 7 meses atrás by Helio Eduardo
No One

Não seja por isso, estamos aqui para isso, segue uma lista parcial ( quem quiser contribuir e agregar mais informações sinta-se a vontade) : * Caesar Kunikov ( classe Ropucha) -14 de Fevereiro 2024 *Ivanovets ( classe Tarântula) 1º de Fevereiro 2024 * 1 NPa ( classe Stenka) 28 de Dezembro 2023 * Novocherkassk ( classe Ropucha) 26 Dezembro 2023 * Askold ( classe Karakurt ) 4 Dezembro 2023 * Minsk ( classe Ropucha) 13 Setembro 2023 * Rostov na Donu ( submarino da classe Kilo / “improved”) 13 Setembro 2023 * Olenegorsky Gornyak ( classe Ropucha) 4 Agosto 2023… Read more »

Helio Eduardo

Obrigado!

ChinEs

Se a UCRANIA esta DIZIMANDO a Marinha Russa, imagine o que a US Navy ou mesmo a Royal Navy fariam com os Russos… Seria um autêntico extermínio.

Felipe

Guerra assimétrica é bem diferente de uma guerra aberta nos mares, com a inclusão de submarinos e em que navios de grande porte (como os russo) fazem a diferença…

ALTAIR IGNEZ

E o Putin exigindo metade da Ucrania para cessar fogo, que fogo, melhor sair antes qe passe mais vergonha kkkkkkk

Rodrigo Maçolla

Era um grande alvo, Foi sem defesa, Como na batalha Naval pode fazer um X grandão nesse ai ….

Carlos Eduardo Oliveira

Como é bom estar na reserva, tomando um café com pão de queijo e vendo uma notícia dessa logo de manhã.
Espero que tenha afundado com toda a tripulação dentro (do 01 até o marinheiro mais boy).

Dalton

Mais do que nunca revitalizar a capacidade anfíbia russa torna-se importante e esforços significativos estão no planejamento. . Os 2 novos navios de desembarque classe Ivan Gren incorporados em 2018 e 2020 apesar de deslocar modestas 6.600 toneladas totalmente carregados ainda assim são significativamente maiores que os “Ropucha” de 4.000 toneladas como o que foi afundado. . Outros 2 estão em construção e serão ainda maiores podendo chegar a 9.000 toneladas quando totalmente carregados para incorporação no fim desse ano ou próximo e foi anunciado que outros 7 serão construídos o primeiro dos quais deverá ser incorporado antes do fim… Read more »

Helio Eduardo

Mestre Dalton, vamos lá…… E como a Rússia deixará de “perder” tantos navios? Chega a ser irônico que um país sem marinha tenha infligido tantos danos a uma marinha grande. Aí para cima do blog, o Bispo sugeriu minar o porto para deter drones – levou uns “deslikes” não sei porque – e eu emendei que talvez, num futuro, portos militares passem a ter defesas de cano, do tipo CIWS, canhões, redes de proteção voltem à moda, etc. Longe de ser especialista em qualquer das frentes técnicas aqui abordadas, me parece que o momento de maior vulnerabilidade de um navio… Read more »

carvalho2008

Canhoes de energia não substituirão o tiro de artilharia….canhões de energias não tem tiro parabolico…. é triste, mas apenas estamos testemunhando o obvio….tenho 58 anos e desde criancinha via de carapicuiba os aeromodelos de alphaville….inevitavel…apenas o inevitavel….Os navios garbosos foram pensados sempre para a guerra oceanica….e assim, o que importava eram os misseis de cruzeiro…..e a luta anti submarino…abdicaram das dezenas de artilharia de tubo e em regra um unico ou dois tubos restaram de vestigio….falta danada da artilharia da WWII……podemos dizer que é dificil ou quase impossivel encontrar um exemplo real de navio para guerra lioranea nos ultimos 60… Read more »

carvalho2008

Pois é…quem diria…..olha a falta que faz……

comment image

Vamos socar 3Ps nisto ai…moçada…..empresta uns RBS70……APKWS resolveria tudo…..tudo isto já estava se desenhando ha anos….

Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Helio Eduardo

Bem lembrado Mestre Carvalho2008,

Aliás, lembro dos seus projetos.

Vai faltar arma de cano, periga ter navio com 6 ou mais Phalanx (modo ironia, pero no mucho). Aí eu penso nas Tamandaré: pouco cano, poucos mísseis…. Se estiver próximo a costa numa missão da ONU e sofrer um ataque de, digamos, 30 drones, já era….

Ainda dá tempo de instalar uns 4 Bofors 40mm? Acho que não…..

Forte abraço!

Dalton

Oi Helio, só agora vi seu comentário, mas quanto ao que escrevi, não se trata de Ucrânia e sim que a Rússia já precisava renovar seus meios anfíbios antes mesmo da invasão – a necessidade de “LHDs” por exemplo foi melhor compreendida durante a crise com a Georgia em 2008 – e as perdas sofridas deverão acelerar o processo para renovar meios para as Frotas, Norte, Pacífico, Báltico e Mar Negro. . Quanto a “matemática” é assim mesmo, desde “sempre” foram pensadas maneiras baratas de levar a guerra a um inimigo mais poderoso, vide o “torpedeiro” que resultou no contratorpedeiro… Read more »

Caio Ferreira

A MB bem que poderia investir pesado nesses tipos de drones né? São baratos e podem ser produzidos aos milhares. Seria uma força considerável num eventual conflito, com o risco zero de perdas de vidas dos nossos militares

carvalho2008

o Drone maritimo é bem especifico, mas inquestionavel que tem espaço para todos….

Minha proxima previsão….pequenos SSKs de artilharia costeira…..são impossiveis de serem pegos proximos a costa…..
comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Tubos Externos sem recarga, combinados que podem ser configuraos:

  • 4 torpedos 533 mm
  • 1 Exocet/Mansup
  • 01 cartucho Idas com 4 misseis guiados por fibra 20-60 km alcance
  • 120 GLSDBs

Não é um submersivel de persistencia maritima ou patrulha de longa duração….é um submersivel que sai de casa com cep de ataque ja determinado, como um caça aeronautico….

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Bardini

Fica fácil fazer previsão, quando se tem mais de uma marinha estudando o este e outros conceitos para USVs a mais de uma década e projeto com luz verde para desenvolvimento, rsrsrs…

Last edited 7 meses atrás by Bardini
carvalho2008

kkkk…pode ser…a diferença é que acreditei…..e um a um…vão surgindo…..

sempre foi minha mania de projetos de baixo custo …algo como guerra assimetrica de alta tecnologia…..é o que estamos vendo…..

desde 2008…..não a toa……desde o Base militar a qual lembro que o amigo tambem veio de lá….rzrzrz…

Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Bardini

Acontece que um USV armado e equipado com modernos sensores, com capacidade de operar como submersível e manter uma conexão de dados segura para atuar próximo da região de contato com o inimigo, não é um projeto de baixo custo, muito menos simples… É um projeto extremamente complexo e de muito custo.
.
Não atoa, os japoneses alocaram apenas este ano, uma cifra superior a U$ 160 milhões de dólares, para pesquisa e desenvolvimento de tal meio… Do P&D até a implementação, se vingar, terá sido um caminho de um bom punhado de bilhões de dólares.

Last edited 7 meses atrás by Bardini
Carvalho2008

Ok, mas as propostas acima ilustradas não são de USVs….São barcos submersiveis tripulados…algo como o cruzamento de um ghadir+smx25+SLMR…

Desempenho otimizado na superfície e mergulho na área de atuação….

Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Bardini

Dentro do que você cita, existe um mundo de distância entre um simples e barato Ghadir, de conceito antiquado, que não tem nada de mais e um futurístico, caro e ainda muito distante conceito, como o complexo SMX-25, que pode realmente ser o futuro da guerra naval daqui um bom tempo. Quem vai saber? . Quem sabe o Irã faça esta reedição do que eram os submersíveis na WWII, armado-os com torpedos, canhões, e agora mísseis e drones, aí você pode apontar que existe simplicidade e baixo custo, dentro do proposto e o histórico que eles apresentam… . De concreto,… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Bardini
Carvalho2008

Um IKL209 é um ssk puro sangue clássico, e que custa 30-40% de um Scorpene….. Desenhar um Ghadir que tem dois tubos externos, para 4, e poder emular o lançamento dos modernas armas de artilharia e apoio NSFS ja seria plenamente factível…..APKWS 8km, GLSDBs 120km, FOGs 20-60km, etc…permitiria mais de 120 unidades embarcadas do tipo ou combinado….e todos maturado de baixo custo…Num casco pequeno de baixa complexidade, o Smx25 apenas entra no exemplo como o retorno do translado de velocidade de superfície otimizado. Outro ponto importante….um ikl209 leva apenas 120ton de diesel para sua autonomia de mais de 30-45 dias….então… Read more »

Carvalho2008
Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Carvalho2008

Vale ainda não esquecer que um simples e barato Ghadir, partiu em dois a moderna corveta sul coreana…..a uns anos atrás….mesmo rústico e sendo como tem de ser, a submersão ainda é o meio stealth mais eficiente e barato até hoje….os americanos erraram feio na solução de abordagem de problema dos Zumwalt…. A disponibilidade volumétrica interna sempre foi um impedimento de grandes cargas em submarinos, restringindo seu número de tipos de armas, mas agora…tem muitas delas que tornaram seu armazenamento possível…. Você verá….russos já começaram a pensar, outros modelos já começaram a ser repensados…não é um tipo de equipamento que… Read more »

Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Carvalho2008

comment image

Bardini

Eu não estou apostando contra, muito pelo contrário. O que estou dizendo se resume em: não existe novidade no que você apresentou e o que você apresentou como previsão, não seria simples e barato. Só isso. . Você encontra com facilidade conceitos que vão desde uma releitura do que eram os submersíveis da WWII (Rubin), até submarino para guarda costeira (BMT), para não citar estudos de navio arsenal chinês ou algum outro exercício de futurologia europeu ou koreano… É fácil fazer uma leitura de que existe uma tendência, com tantos conceitos sendo apresentados ao longo dos anos… . Acontece que… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Bardini
Carvalho2008

Rzrzrz…Homem incredulo….ssk para apoio NSFS não tem não….rzrzrz basta olhar as datas das concepções…..São bem antes da Rubin ou outros…..rzrzrz…mas sim, nada vem do nada….vem da nexialidade….dar nexos a interoperabilidade, costurar as peças….

Bardini

O submarino capaz de cumprir missão NSFS, foi inventado a mais de um século. Se tu quiser pagar missão com mísseis, vai progredir algumas décadas e acabar com o já inventado SSGN.

carvalho2008

É ruim heim….quem Surcouf?? SSGN não é NSFS……não tem munição suficiente…..passou absurdamente longe…..

Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Bardini

M-class.
.
“SSGN não é NSFS……não tem munição suficiente…..passou absurdamente longe…..”
.
Imagine então, algo menor que um SSGN.

Last edited 7 meses atrás by Bardini
carvalho2008

NSFS com tomahawk???

Bardini

NSFS consiste no emprego de canhões, mísseis e foguetes. Se você quer se ater ao uso de canhões e apenas canhões, então não deveria empregar a nomenclatura NGFS.

Carvalho2008

Tomahawk para todos os alvos? Numa operação NSFS….??? Sei…barato não?? Dispara a vontade….não falta nunca…se está fosse a solução, porque o DDG1000 não enveredou nesta…..?

Last edited 7 meses atrás by carvalho2008
Carvalho2008

De, mas de novo….os meus são pé de boi….o mínimo de investimento para o maximo de retorno….nenhum deles parte de algo que ainda precisa inventar ou interdepender de forma a encarecer….São colchas de retalhos que já existem e acessíveis….não é neste caso por exemplo, interdependente de inteligência artificial, links ou redes de satélites…é pegar o que já existe e acessível e montar….o causo em pauta, um submersivel (não ssk) e colocar o que já existe…..inclusive, alguns deles de segunda linha…glsdb não é a nata, foguetes guiados idem e daí vai….o que o torna atrativo é incluir um elemento novo que… Read more »

Helio Eduardo

Será que uma IA não substituiria a necessidade de sistemas complexos de comunicação e controle? Lança o USV e ele sai à caça do inimigo. Achou, explode. Não me parece um grande absurdo em um cenário de guerra total.

Bardini

Mas ai se trataria de um ASV ou AUV, sendo A de Autonomous. Já tem coisa nessa linha…
.
O USV segue por uma linha de fazer parte de um sistema de combate, estendendo as capacidades em termos de sensores e de armamentos, portando-se na linha de frente de uma força, por exemplo, onde a taxa de atrito possa inviabilizar a exposição de meios tripulados.
comment image

Last edited 7 meses atrás by Bardini
JOAQUIM ROCHA

Caros,

Sabem onde posso consultar quais eram os navios russos alocados, lá. Gostaria de saber se quantos sobraram uma vez que a Turquia não está permitindo a passagem de novas unidades.

Henrique

só tem tipo isso aqui: Lista de Navios que vc acha no X/Twitter ou Reddit

o resto é tipo trabalho de OSINT de pegar a lista de navios que tinha e procurar quem levou tiro ou não tem paradeiro informado

e ainda assim ta melhor que a inteligência oficial

Alex Barreto Cypriano

Meio Off-Topic, mas pegando fogo; nova capacidade orbital russa antissatélite (ou mesmo bombardeio), nuclear, aqui:
https://www.twz.com/space/alarm-raised-over-destabilizing-new-russian-threat-in-space-reports
guerra nas estrelas, de Reagan a Putin…

Felipe

Parei de ler no “Diz ucrania” (e depois na fonte: bbc)

Henrique

igual ao moskva

Helio Eduardo

O Moskva foi assim também…Aliás, foi não, ainda é, porque segundo a Mãe Rússia, o navio só passou por testes…..

Patta

Curiosamente, esse navio virou submarino no dia que Caesar Kunikov morreu.

Equilibrium

Confesso que estou pasmo com a paciência Russa e a utilização de suas armas nucleares.

Henrique

ela não vai usar pq o uso implica que todo mundo que tem uma precisa varrer a Rússia da existência. E caso isso não aconteça todo mundo vai iniciar um corrida nuclear novamente e todo mundo vai ter bombas la na frente (dai o pq a Rússia precisa ser varrida se usar).

Wmpj

Como deter um drone naval?

Last edited 7 meses atrás by Wmpj
H.Saito

Rumores indicam que o almirante Viktor Sokolov foi destituído do cargo de chefe de frota do mar negro.

https://nypost.com/2024/02/17/world-news/putin-shakes-up-naval-leadership-by-firing-black-sea-fleet-head-viktor-sokolov-reports/

Last edited 7 meses atrás by H.Saito