O battleship Texas (BB-35) saiu do dique seco em Gulf Copper Galveston em 5 de março de 2024. O navio passou por reparos no casco e agora está sendo finalizado para voltar a ser exposto ao público.

O Texas é um dos mais emblemáticos navios de guerra da história naval dos Estados Unidos. Lançado em 1912 e comissionado em 1914, o Texas detém a distinção de ser um dos últimos dreadnoughts sobreviventes, uma classe de encouraçados que revolucionou a construção naval militar no início do século XX. O design do dreadnought, caracterizado por seu armamento uniforme de grandes calibres e propulsão a vapor, representou um salto significativo em poder de fogo e eficiência em relação às classes anteriores de navios de guerra.

Ao longo de sua carreira ativa, o Texas desempenhou papéis cruciais em dois dos maiores conflitos do século XX: a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Na Primeira Guerra Mundial, ele serviu principalmente com a frota britânica, patrulhando as águas do Mar do Norte e ajudando a impor o bloqueio naval à Alemanha. Apesar de não ter participado de grandes batalhas navais nesse conflito, sua presença ajudou a manter a supremacia aliada nos mares.

O serviço do Texas na Segunda Guerra Mundial foi ainda mais ativo e variado. Ele participou de várias operações importantes, incluindo o Desembarque na Normandia (Dia D), onde forneceu suporte de fogo naval crucial para as forças aliadas que desembarcavam nas praias. Também esteve envolvido em operações no Norte da África, na invasão da Sicília, e na libertação do sul da França. No teatro do Pacífico, o Texas apoiou as operações nas Filipinas e em Iwo Jima, bombardeando posições inimigas e fornecendo cobertura para as tropas em terra.

Além de seu papel como instrumento de guerra, o Texas também foi pioneiro em várias inovações técnicas e táticas. Foi um dos primeiros navios de guerra dos EUA a instalar radar, o que significativamente aumentou sua eficácia em combate. Além disso, suas operações contribuíram para o desenvolvimento de técnicas de suporte de fogo naval que seriam essenciais para futuras operações anfíbias.

Após sua baixa do serviço ativo em 1948, o USS Texas BB-35 encontrou uma nova vida como navio-museu. Atracado no Parque Estadual de San Jacinto, próximo a Houston, Texas, ele foi preservado como um marco histórico e um tributo à herança naval dos Estados Unidos. O battleship Texas não é apenas um monumento às campanhas em que serviu, mas também um testemunho vivo da evolução tecnológica e estratégica da guerra naval ao longo do século XX. Como tal, continua a educar e inspirar gerações sobre a história militar e naval, mantendo vivo o legado dos marinheiros que serviram a bordo.

SAIBA MAIS:

Poder Naval visita o Battleship USS Texas (BB-35)

 

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Ten Murphy

Monstro.

Rafael Gustavo de Oliveira

com esse nevoeiro ficou parecendo cena de filme, show

Fernando Vieira

“From the mist, a shape, a ship, is taking form And the silence of the sea is about to drift into a storm Sign of power, show of force Raise the anchor, battleship’s plotting its course” (eu sei que essa letra fala de outro encouraçado, mas encaixou bem demais aqui para eu não postar) Stephen Ambrose fala no seu livro “O dia D” que o Texas foi para a Normandia para bombardear a costa e entre outras coisas abrir buracos na praia que permitissem aos soldados aliados usá-los como trincheira. Não funcionou, mas ele entregou muito chumbo para posições alemãs.… Read more »

Leandro Costa

Muito bom! Vários passeios guiados foram feitos enquanto o Texas estava em dique seco. Bem interessante.

Só realmente não sabia que mulheres chegaram à servir à bordo do Texas. Talvez essa parte tenha saído ‘no automático?’

Alexandre Galante

Sim, foi no automático. Corrigimos por marinheiros 🙂

EduardoSP

Interessante o eixo do leme, visível na foto no dique seco. Parece quase que embutido no casco . Seria uma forma de blindá-los de projéteis e torpedos?

Eduardo Câmara

Madre do leme. É normal tê-la escondida dentro do casco, mesmo nos navios mercantes, nada de estranho nisso.

Carlos Crispim

Que fotos espetaculares!!!!!

Dalton

Antes do início da II Guerra o “Texas” recebeu uma catapulta no teto da torreta 3 que infelizmente não foi preservada e gradualmente teve sua bateria AA significativamente reforçada, tenho um modelo na escala 1:1250 de como era em 1945 quando participou da invasão de Iwo JIma, após ter sido transferido do Atlântico para o Pacífico.

Paulo Sollo

Realmente um monumento este navio.
Um monstro jurássico que deslocava quase 29 mil ton completamente carregado.

Um documentário interesse sobre a arquitetura dos dreadnoughts:

https://youtu.be/xWEHL4S6qzw?si=-U26P8zTY3GS-0Z2

Ferreira Junior

Se não estou enganado, já tivemos dessa classe de navio, antes mesmo que os EUA.

Dalton

O termo “Dreadnought” deriva do HMS Dreadnought que entrou em serviço na Royal Navy em 1906 e basicamente foi o primeiro encouraçado onde todos os canhões principais eram de um mesmo calibre, no caso, 12 polegadas. . Os EUA começaram a construir seus próprios encouraçados similares ao mesmo tempo mas não havia tanta pressa e assim o USS South Carolina” foi comissionado em 1910 com uma feição importante que viria a ser padrão em todos os encouraçados ou seja as torretas laterais foram eliminadas e todos os canhões principais encontravam-se na linha central. . Os encouraçados brasileiros Minas Gerais e… Read more »

Victor F

Dois vídeos do Texas dentro da doca seca, o primeiro, mostrando o exterior e o segundo o interior dele

https://www.youtube.com/watch?v=F2ecilb3A3A

Zé Rato

Nos EUA, o destino de um navio emblemático não depende tanto da sua história naval e das ideias do governo central, mas de a sociedade civil conseguir ou não angariar dinheiro para o preservar através da angariação de fundos, através de fundações, associações ou empresas com o apoio ou não de governos municipais. O USS Texas teve essa sorte. Mas é pena que os americanos não tenham conseguido preservar o navio mais glorioso da sua história naval, o USS Enterprise (CV-6). Na austeridade económica do pós-guerra, a sociedade civil não conseguiu angariar os fundos necessários. No caso dos ingleses e… Read more »

Tomcat4,5

Que navio lindo !!!

Burgos

Verdadeiro Rei dos Mares !!!
Bota respeito 💪⚓️

Fernando Vieira

Não é um bom momento para uma invasão alienígena.