Fujian, o terceiro porta-aviões chinês, quando foi transportado para a dique seco

A China está construindo seu quarto porta-aviões, como confirmado por um almirante e supervisor político, que adicionou que não houve obstáculos técnicos até agora. A atualização sobre o desenvolvimento dos navios de guerra da China veio durante as reuniões legislativas anuais em Pequim, onde representantes do Exército de Libertação Popular (PLA) fazem raras aparições públicas.

Questionado se o novo porta-aviões da China seria movido a energia nuclear, o comissário político da Marinha do PLA, Yuan Huazhi, disse que isso “será anunciado em breve”, de acordo com uma entrevista em vídeo postada pelo Hong Kong Commercial Daily na plataforma de mídia social Weibo.

O almirante adicionou que não ouviu falar de nenhum “gargalo técnico” em relação ao porta-aviões, sugerindo que seu progresso está no caminho certo.

Os comentários de Yuan, que surgiram à margem do Congresso Nacional do Povo (NPC) deste ano, que começou na terça-feira, representam a primeira confirmação oficial dos esforços de Pequim para construir um quarto porta-aviões, conhecido como Type 004.

Concepção em 3D do Type 004 (clique na imagem para ampliar)

Ilustrações da embarcação há muito circulam pela internet, supostamente vindas do estaleiro Jiangnan em Xangai, onde acredita-se que o porta-aviões esteja sendo construído.

Com o Fujian, seu terceiro e mais avançado porta-aviões até o momento, a China alcançou um avanço equipando-o com catapultas eletromagnéticas e dispositivos de parada que permitem que aviões de combate sejam lançados com mais frequência.

Tem sido amplamente discutido se o mais recente navio de guerra da China poderia dar um passo adiante para se tornar movido a energia nuclear, permitindo que gere energia suficiente para decolagens com catapultas e ofereça um alcance mais longo com uma velocidade maior.

O Fujian, que ainda não realizou testes no mar, foi lançado em junho de 2022.

Fontes do PLA informaram ao Post no mesmo ano que a tecnologia de reatores nucleares navais da China na época não era suficiente para apoiar porta-aviões nucleares.

A China National Nuclear Corporation (CNNC) anunciou o pequeno reator modular multifuncional ao mesmo tempo em que o porta-aviões Fujian foi lançado. Nas próprias palavras do CNNC, este reator pode ser transportado em submarinos, navios, foguetes, porta-aviões e outros dispositivos

Atualmente, apenas as marinhas dos EUA e da França possuem porta-aviões movidos a energia nuclear – os navios das classes Nimitz e Gerald R. Ford dos EUA e o navio-almirante francês Charles de Gaulle.

A China tem procurado expandir sua frota de porta-aviões à medida que visa desenvolver uma marinha de “água azul” moderna na próxima década. Acredita-se também que porta-aviões sejam cruciais para operações ao longo do Estreito de Taiwan, onde operações de liberdade de navegação dos EUA e seus aliados têm provocado protestos de Pequim.

Pequim vê Taiwan como parte da China a ser reunificada pela força, se necessário. A maioria dos países, incluindo os EUA, não reconhece a ilha autogovernada como um estado independente, mas Washington se opõe a qualquer tentativa de tomá-la pela força e está comprometido em fornecer-lhe armas.

A China também está desenvolvendo novos caças furtivos de geração para aumentar suas capacidades gerais de guerra – alinhado com seu objetivo de desenvolver uma força militar de “classe mundial” até 2049.

Type 003 e Type 004 em 3D

As tensões aumentaram à medida que os EUA implantam mais porta-aviões no Pacífico Ocidental, o que analistas dizem ser uma resposta às manobras militares da China e da Coreia do Norte.

Yuan disse que a China tem a capacidade de oferecer uma “resposta completa” à frota de porta-aviões dos EUA no Pacífico Ocidental. Três porta-aviões americanos já estão operando na região, com mais dois a caminho, segundo relatos.

Questionado para comparar o desenvolvimento de porta-aviões da China com o dos EUA, ele disse que os avanços chineses na área não visam competição com os EUA.

“Estamos construindo porta-aviões para proteger nossa soberania nacional e para proteger nossa integridade territorial”, disse ele.

O último orçamento militar da China, anunciado na terça-feira, aumentou o financiamento para as forças armadas em 7,2%, a mesma taxa do ano passado, com o objetivo de aumentar a prontidão para o combate, bem como a pesquisa e desenvolvimento na área de defesa.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

144 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

“Três porta-aviões americanos já estão operando na região, com mais dois a caminho, segundo relatos.” . Completamente sem sentido. A Frota do Pacífico já tem 5 NAes só que não operando ao mesmo tempo. Na “região” encontra-se o USS Theodore Roosevelt enquanto o USS Ronald Reagan baseado no Japão, no momento passando por pequena manutenção, e que será substituído em breve pelo USS George Washington ainda no Atlântico, então se terá 6, só que o “Reagan” irá para Bremerton onde passará por manutenção longa de possivelmente 18 meses. . Dos demais o USS Carl Vinson recém retornou a San Diego… Read more »

Samuel Asafe

Acho que os EUA esticam demais a corda, 5 porta aviões chega a ser um insulto. Taiwan, tal qual foi Hong Kong, é OBVIAMENTE da china; todo esse alarde é por conta dos semicondutores, e assim que a produção estiver toda em solo americano, vão magicamente mudar de ideia sobre o futuro de Taiwan, e esses mesmos 5 porta aviões vão estar procurando outra confusão. Talvez na Venezuela, quem sabe?

Yuri

De qual china você está falando? Da República popular da china? Não. Não é, não foi, e de acordo com os próprios taiwaneses, nunca será.

adriano Madureira

E quem são eles para contestar tal afirmação?! Território chinês amigo, gostem uns ou não…

Yuri

Então você quer dizer que a opinião de milhões de pessoas não importa? A maioria dos taiwaneses hoje em dia não se identificam mais com chineses, pois houve muita mistura de culturas na ilha, ao longo das décadas, ao ponto de que se criou uma cultura praticamente nova. Não vamos esquecer que o Japão já governou Taiwan por décadas. Taiwan não é é nunca foi da República popular da china.

Carvalho2008

A opinião real da população chinesa que reside em Taiwan, já foi dada…

População total de 22 milhões

1 milhão de empresários taiwaneses moram na China Continental

10% da Força de Trabalho de Taiwan (que sustenta boa parte dos milhões de familias Taiwanesas, trabalha na China Continental, por baixo, são 5 a 10 milhões que vivem diretamente da rela ao de trabalho direto com a China Continental

Então, não é uma questão do que gostaria, poderia ou gostaria de muita coisa, mas a verdade é que milhões gostam de seus trabalhos diretos com a China…então…?

Yuri

1 milhão contra 21 milhões. E mesmo que isso seja significativo, é fato que a maioria da população taiwanesa não quer a unificação. Respeitemos a vontade do povo.

Carvalho2008

Nos 21 milhões tem as crianças dos abrimos de família….certo?

Yuri

E? Só a tsmc já sustenta a ilha inteira, praticamente.

Chris

E é o que a China quer… Heheh

Carvalho2008

Digo arrimos de familia

No One

Que comparação esdrúxula. Quando foi que a RPC controlou e governou a ilha de Formosa? Aguardo as as datas, por favor.

No One

Esse comentário não era para você, Yuri. Apagaram o comentário do Glaquis .

Bispo

Pela sua lógica se os estimados 28 mil Yanomamis “resolverem” ser um país os 203 milhões de brasileiros devem endossar…sei, rs

Yuri

Se eles passassem anos com um governo próprio, desenvolvendo um senso próprio de nação, então sim, deveriam.

Carvalho2008

Não…não acho…

Lá é um mesmo povo, em que uma guerra civil os tentou separar

Aqui é um mesmo país, em que alguém gostaria de separar…

Viu? Não são a mesma coisa….e é por isto que quase nenhum país reconhece Taiwan….

Inclusive porque vários países estariam avaliando precedentes internos e ninguém quer…

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Nativo

Dentro do território não se pode aceitar desmembramento, mas uma ilha fora dele , com um história que se desenvolve paralelamente e outra coisa.

Ciclope

História de 80 anos, em mais de mil anos de China unificada.

Yuri

Taiwan só pertenceu de fato ao território chinês durante quatro anos. Antes, era do Japão. E antes do Japão, era um estado vassalo da china, mas não fazia parte do território chinês.

Chris

Pela sua… Se Portugal quiser o Brasil de volta, devemos entregar !

Se os yanamamis fossem independentes hoje, so cabe a nós respeitar ! Como não são, dependeria da nossa aprovação.

Last edited 1 mês atrás by Chris
Chris

É a democracia dos vermelhinhos… Heheh

A verdade é que Taiwan ja teve tantos “donos” que nem eles devem saber q quem pertencem !

Fabricio Lustosa

A questão foi resolvida em consenso na ONU no ano de 1971, sendo a República Popular da China a única representante do povo chinês, bem como Taiwan nunca teve independência reconhecida por nenhum país relevante no mundo e isso inclui os EUA. Agora é interessante o argumento do rapaz logo abaixo: “… você quer dizer que a opinião de milhões de pessoas não importa? A maioria dos taiwaneses hoje em dia não se identificam mais com chineses …” Eu tenho uma “leve” desconfiança que no caso do separatismo no leste ucraniano desde 2014, o Yuri não mantém essa lógica dele,… Read more »

Victor F

Aquele separatismo dos homenzinhos verdes do Kremilin? ah tá…

Yuri

Não sei cara, talvez porque esse “separatismo” foi basicamente feito artificialmente pela Rússia para aquela região fazer parte da Rússia…

Chris

Ja teve pela própria China… Que um dia la despejou todas as personas non gratas e as abandonou !

Last edited 1 mês atrás by Chris
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

E quem é você, para contestar o desejo de auto-determinação de um povo, que é independente desde 1945?

Carvalho2008

Quem quer a autodeterminação?

Os 1 milhão de empresários taiwaneses que moram lá na China? Quantas famílias estão abaixo deles

E os 10% da força de trabalho taiwanesa que trabalha também lá na China??? Quantas pessoas em cada família?

O fato é que a autodeterminação deles já foi dada não? Perguntou para quem? Metade da população de Taiwan trabalha diretamente…diretamente….dependente da China…quer questionar esta opção?

Quem questiona é político e imprensa…e o amigo…São números…resposta dada…

No One

Ah certo porque a política e a imprensa não expressão da sociedade e desses empresários. Com certeza esses empresários não possuem o controle e influência sobre políticos e os meio de comunicação nacional… Lhe faltou mencionar as últimas pesquisas de opinião recentes onde apenas o 10% apoia a unificação ( os mais velhos ainda ligados a visão do Kuomintang, resíduo jurássico de um mundo que não existe mais). Outra, a autodeterminação já existe, de fato Taiwan possuí suas próprias instituições, independentes e autônomas em relação ao continente. Falta apenas a aceitação jurídica da realidade, que não segue em frente pelo… Read more »

carvalho2008

não mestre…não explica….numero é numero…. estes 10% não explica o fato acima ilustrado….a não ser um desejo de conciliar tudo do bom….mas não é…e 10% da força de trabalho de 22 milhões…é milhões pacas….simplesmente, não confere….curiosa pesquisa não? Seria bom se….gostaria se….tão bom se….mas não é….eles escolheram…e no escurinho do cinema….tem ai uns 5 a 10 milhões de taiwaneses comendo e bebendo China….o resto é conto da carochinha e torcida… mesmo fosse somente os 10% pelo amigo aventado com pior cenario….é coisa pacas….que so reflete o inevitavel…. de novo, politico e imprensa nacional, não conta…obvio que vão perder emprego….nem precisa… Read more »

Carvalho2008

Vc acha que a imprensa local quer unificação? Lógico que não

Políticos locais, lógico que não…

Vc quer mesmo perguntar para este nicho?

Perda de tempo…e olha lá que tem político local a favor…

No One

Ou seja , você é completamente autoreferencial e acredita de conhecer a opinião dos taiwaneses melhor deles mesmos.

“Quem questiona é político e imprensa

Lhe repito a pergunta. Imprensa e política não são expressão da sociedade taiwanês?

São um corpo alienígena colocados lá pelos malvados Yankees.
Esses ditos empresários e a sociedade não possuem representatividade nem influência sobre ? Acho que você tá confundindo com a RPC.

Carvalho2008

Não são…e identemente neste tópico….um perde emprego e o outro terá a censura…vc acha que a opinião deles é ou seria favorável?

Adriano madureira

Auto-determinação no território alheio é piada…

Bachini

Principio da autodeterminação dos povos, já ouviu falar?

No One

Obviamente, como poderiam se nem os taiwaneses declaram a própria independência( juridicamente)? O KMT e as ameaças da RPC impedem essa formalidade. O dia que KMT desaparecer definitivamente poderão abandonar essa política jurássica de uma única China, algo que na realidade não existe. A KMT não será nunca o governo soberano da China continental e o Par*do comun*a igualmente nunca será o governo legítimo de Taiwan.

Para os EUA tanto faz meu nobre, o status quo já lhe garante a posição mais que relevante nesse delicado equilíbrio com o mínimo esforço.

Yuri

O maior erro do Nixon foi não reconhecer Taiwan, na intenção de estreitar laços com a China e isolar a URSS. O tempo mostrou que ele não deveria ter feito isso.

Manus Ferrum

Abusa do copium não, criança.

Nativo

Quem são eles ??? Um povo que tem seu próprio modo de vida, já bem diferente do continente.

Nativo

Devido aos negócios com a China ou você acha que é pelo amor?

Chris

A velha diferença entre direita e esquerda.

Direita deseja que os taiwanêses decidam (democracia)… Esquerda tem q ser a força ! Heheh

Heli

Nunca foi? que livros de historia você lê?

Yuri

O que diz que a república popular da china nunca controlou Taiwan?

Akhinos

Você deve ter começado a consultar a história da região semana passada, qdo se tornou tbm expert em porta aviões nucleares. Taiwan nunca quis ser indepente para começo de conversa. Eles se reinvidicam como o verdadeiro governo chinês. Inclusive o nome oficial de Taiwan é República da China, enquanto a China continental se chama República Popular da China. A briga dos taiwaneses vs chineses tem a ver com a guerra civil no país, qdo a junta militar que governava a China como fantoche do Império Japonês foi derrubada pelas forças de Mao e fugiu para a Ilha de Formosa, hoje… Read more »

Fernando

Perfeito.

Fabricio Lustosa

Os dois últimos parágrafos do seu comentário são impecáveis. Parabéns, deu a letra com perfeição!

Paulo Sollo

Excelente aula de história. Mas infelizmente é como você disse, “reina um anti comunismo irracional”, por parte de pessoas que sequer entendem o que de fato foi o comunismo e como funciona a China capitalista atualmente e que não tem absolutamente nenhum interesse em estudar história. Alimentam suas mentes com discursos e opiniões pasteurizadas disseminadas por manipuladores extremistas, todos eles, manipuladores e manipulados, profundamente condicionados pela propaganda dos eua ao longe de décadas. Como foi citado por outro colega acima, a questão principal é sobre os semicondutores. Quando as dezenas de bilhões que eua, China, Europa estão investindo nesta tecnologia… Read more »

Jagder#44

“reina um anti comunismo irracional”
Então, o comunismo é bom? Tem algum aspecto positivo, que seja racionalmente bom/aceitável?
Qual é, na sua opinião, esse aspecto?
Obs. isso não é ironia, é uma pergunta séria.

Akhinos

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

No One

Sobretudo o comunismo é racional? Rsrs
É irracionalidade pura, nunca existiu e nunca existirá. È discutir sobre o sexo dos anjos, ninguém sabe, ninguém nunca viu, mas é fascinante debater sobre essas amenidades pueris

EduardoSP

“… quando a junta militar que governava a China como fantoche do Império Japonês foi derrubada pelas forças de Mao e fugiu para a Ilha de Formosa, hoje Taiwan”
Interessante.
Nunca havia lido que Chiang Kai-shek era um governador fantoche dos japoneses.

Last edited 1 mês atrás by EduardoSP
Yuri

Porque não era kkkkkkk
Pelo contrário.

Last edited 1 mês atrás by Yuri
Yuri

Primeiro: O kuomitang não era um fantoche do Japão, pelo contrário, eles se aliaram aos comunistas temporariamente para lutar CONTRA o Japão. Segundo: você está atrasado. Quem governa Taiwan hoje não é o kuomitang, que afirma ser a verdadeira china, mas sim um partido que entende que Taiwan hoje não pode mais ser chamada de “a verdadeira china”, mas sim um país a parte.

Last edited 1 mês atrás by Yuri
Yuri

O kuomitang não era um fantoche do Japão. Pelo contrário, eles fizeram uma trégua temporariamente com os comunistas durante a segunda guerra para lutar contra o Japão.

Yuri

Gostaria de saber o que levou a minha primeira resposta pra aprovação…

ln(0)

O governo de Taiwan (qdo era o governo da China continental) nunca apoiou o Japão Imperial. Os dois rivais chineses fizeram uma trégua para expulsar os japoneses, e após isto a guerra civil retornou e finalizou com a vitória dos Maoístas e a fuga do governo republicano para Taiwan.

Miguel

Um dos melhores comentários que li aqui. Perfeito. Chiang Kai Shek era o lacaio que correu para a ilha. Quanto ao anti comunismo, chega a ser uma mentalidade de General Dutra pra lá…..pararam na guerra fria.

Manus Ferrum

Bravo!

Alfredo Araujo

Nessa lógica ai, o Reino Unido todo é da França… rs

André Sávio Craveiro Bueno

E o território brasileiro, dos povos indígenas. Afinal, quem estava aqui primeiro?

H.Saito

O problema é que se o Partido Comunista Chinaês decidir invadir Taiwan, possivelmente a Coreia do Norte aproveitará para invadir o do Sul, forçando o PCC a ajudá-los, além de que Malásia , Vietnã e Indonésia poderão se aproveitar para reclamar as ilhas spratily, espalhando o conflito pela Ásia inteira.

Last edited 1 mês atrás by H.Saito
Macgaren

E o barzil invadirá itaipu exigindo a outra mertade

Dalton

É preciso 5 para em uma crise se poder contar com 3, é mais ou menos o que muitos comentam aqui: quem tem 1 não tem nenhum – na verdade o correto é que as vezes não tem nenhum – e quem tem 2 tem um, mas, não necessariamente um já no Teatro de Operações e sim preparando-se para partir em missão. . A Frota do Atlântico tem 4 e desde fim de 2019 até agora o rodízio tem funcionado mesmo com os desdobramentos durando mais que o recomendado de 7 meses primeiro o “Harry Truman”, seguindo pelo “George H… Read more »

Carvalho2008

O importante independente de numero , é a paridade entre eles, em face que de um lado é invasor e o outro é defensor dentro da esfera de colaboração de seus Nae com a aviação continental….

Ao menos naquele cenário do mar do sul da China, não é uma questão de 1×1….

Dalton

Nem foi minha intenção entrar nessa seara, apenas tentei explicar provavelmente sem sucesso o porquê de 5 NAes não ser um “insulto”!

No One

Não é mesmo, porque para ameaçar graves consequências para a RPC não são necessários PAs . A RPC depende das rotas marítimas dominadas pelos EUA. É um país que depende desse import/export. Se é verdade que seria uma tarefa no mínimo complicada penetrar e operar com unidades navais naquela região, é igualmente verdade que séria quase impossível sair. Os EUA não precisam sequer entrar, porque os países hostis e antagônicos existem e continuarão existindo e resistindo dentro da realidade chinesa.

No One

comment image

No One

Será que é necessário repetir todas as vezes os mesmos debates sem acrescentar nenhuma novidade?

A geografia da região mudou abruptamente da noite para o dia?

A RPC conseguiu alargar sua esfera de influência e estabelecer o seu consenso nessa região ? Não me consta, pelo contrário. Os países da região até aqueles menos hostis almejam o melhor dos dóis mundo: comércio com a RPC, mas hospedar
de boa vontade a presença dos EUA como garantia e seguro de vida.

comment image?itok=uGFcedg4

carvalho2008

Vietnã

destino exportações

  • EUA 18%
  • China 11%
  • Japão 11%
  • Alemanha 3,7%

importação

  • China 22%
  • Coreia do sul 13,2%
  • Japão 10,4%
  • taiwan 8,6%
  • Tailandia 6,4%
  • Singapura 6,4%
carvalho2008

indonesia
Exportações

  • China 23%
  • EUA 11,7%
  • União europeia 8,16%
  • Japão 7%

Importações

  • china 32,5%
  • japão 8,56%
  • União europeia 6,46%
carvalho2008

Australia
exportações

  • China 32,6%
  • japão 13,1%
  • Coreia do Sul 5,9%
  • EUA 5,3%

importações

  • China 19,4%
  • EUA 12,3%
  • Japão 6,4%
  • Alemanha 4,5%
  • tailandia 4,1%
  • Inglaterra 4%
carvalho2008

stre No One, sou totalmente cetico dos paises satelites embarcarem num conflito aliados aos EUA….a economia é que manda:

Coreia do Sul

Importação

No One

Carvalho, vou lhe dar uma notícia bombástica, se segure na cadeira, pois poderá abalar as suas convicções: Sabes quem era o primeiro parceiro comercial da Ucrânia antes do 2014 ? Olha que incrível e inesperado, ninguém vai acreditar, se segure firme: A RÚSSIA! Sabes que era o primeiro parceiro comercial da Rússia, antes da “operação especial” ? A União Européia. Sabes quem era o primeiro parceiro comercial da Polônia em 1938? Se segura : A Alemanha? As tuas convicções continuam firmes perante a realidade histórica? Se as tuas convicções são realistas porque as Filipinas cedem bases para os EUA e… Read more »

soldado imperial

KKkk boa resposta. Uma resposta desta na mesa de boteco, o sujeito levanta e vai até no banheiro
kkkkk

Carvalho2008

COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

carvalho2008

Oxe, Meste Galante….o amigo imperial vai pensar que eu xinguei vc dando este block ai….so falei para voltar do banheiro que a conversa continuava…e afinal, dentro da geopolitica que envolve o Porta Avioes Chines oras….tá tudo normal mestre…senão ele vai achar ate falei palavras rispidas …muito pelo contrario…uai….tem certeza? respeito a todos…na paz gente…

Paulo Sollo

Que os eua fazem lavagem cerebral, não há dúvidas. Só Miss warmonger Victoria Nuland dedicou 35 anos de sua vida a isto. Mas isto que postou nada de válido acrescenta para uma análise do contexto de trocas comerciais atuais. A dependência que muitos países tem da China é incomparavelmente mais crítica e verdadeiramente insubstituível. Simplesmente não há quem possa substituir a China como comprador e fornecedor. É impossível. Mais uma informação para sua coleção: Antes de ser cooptado pelo maior mafioso ucraniano, sócio de Biden pai e filho Et Caterva, para concorrer a presidência da Ucrânia, o comediante Zelensky era… Read more »

Carvalho2008

Muito adjetivo….

Pouco dado….

Alemanha foi a expansionista e invadiu, tomou a iniciativa, adentrou, dominou o parceiro e fez seu na invasão 100% dos recursos ali instalados…

No caso em pauta, alguém vai invadir uma ilha de seu próprio histórico de guerra civil…e o vizinho vai meter a colher e tomar a iniciativa???? Improvável…altamente improvável…

Seria um.paralelo de comparação se Polônia tivesse invadido a Alemanha ou Ucrânia a Rússia….justamente o inverso….

carvalho2008

Malasia
Parceiros Exportação

Importações

carvalho2008

Filipinas Exportações

  • EUA 15.9%
  •  China 15.5%
  •  japão 14.4%
  •  Hong kong (China) 13.3%
  •  União Europeia 11.4%
  • Outros 13.2% (2021)

Parceiros nas Importações

  • China 22.7%
  •  Japão 9.4%
  • Coreia do Sul 7.4%
  •  União europeia7%
  •  EUA 6.6%
  • Outros 19.4% (2021)
Chris

Taiwan é do povo que mora la… Assim como nosso Brasil é nosso e não de Portugal !

Eles decidem a quem pertencem !

Isso é a (verdadeira) democracia !

Jadson S. Cabral

Um bichão desses por aqui… eita sonho!

Patta

Cópia descarada do USS General Fordkkkkj

André Sávio Craveiro Bueno

Gerald Ford, republicano, sucedeu Richard Nixon após este renunciar para não ser cassado por conta do Escândalo Watergate. Concorreu com Jimmy Carter mas perdeu. Para um partido que já teve Eisenhower, Nixon [apesar do Watergate], Ford, Reagan, Bush pai e, até, Bush Filho, ter Trump como candidato é uma vergonha.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O pior é constatar que o Partido Republicano teve 4 anos para se livrar de Trump e produzir novas lideranças, e nã fez nada para isso… e pior ainda: o Partido Democrata, ante a visivel senilidade do presidente, não teve a coragem de produzir uma nova liderança.

Será uma eleição negativa, os estado-unidenses terão que decidir quem é menos pior.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo.

Leandro Costa

Concordo também.

Nativo

E com o poder econômico e militar dos EUA, qualquer asneira de um dos vencedores, ainda respiga na gente.

Allan Lemos

Não exatamente, quando se trata de determinados equipamentos, não há muito espaço para inovação. Veja o Buran, por exemplo, que era extremamente parecido com os ônibus espaciais, mas que não era uma cópia destes. O mesmo acontece com submarinos, não faz sentido buscar um design diferente deste que já vemos. A questão é que se o objetivo é o mesmo, é natural que o design será parecido. No entanto, as principais diferenças são internas.

Rodolfo

Ate onde sabemos nao é nuclear. Daí todo porta aviões CATOBAR vai ter a mesma configuração, o Charles de Gaule seria um Nimitz de menor tamanho?

Abner

Uma dúvida nunca tem notícias sobre testes que deram errado ou falhas nas forças chinesas.

Santamariense

Pois é…nunca tem problemas. Acredita quem quer…e são os mesmos que te negativaram…hehehehe
É óbvio que eles enfrentam problemas no desenvolvimento de aviões, navios, etc, assim como todo e qualquer país. Eles só não divulgam. Mas, tem quem acredite que tudo lá é perfeito e infalível. Cada um acredita naquilo que acha melhor …

André Sávio Craveiro Bueno

Independente do que ocorra, nenhum dos lados fala tudo o que ocorre.

Santamariense

Mas, um fala muito mais que o outro.

André Sávio Craveiro Bueno

É como as fofocas de “Mariquinha” e “Josefina”, uma fala mais do que a outra e ninguém o que é verdade. Algo militar é secreto, reservado. Só divulgam o que querem e, ainda assim, não temos a certeza se é fato. Não existe uma revista com o título Military Secrets Monthly, por exemplo. Se descobrir, nos avise.

Miguel Carvalho

É aço que nunca mais acaba.

Moriah

Eles fazem aço como cimento para construção…

Guizmo

Vale agradece. Puxou Exp do Brasil em 23, junto com o Agro

Bavarian Lion

Nas projeções já parece com um J-31 navalizado.

Os porta-aviões são mesmo os vetores mais impressionantes que existem.

TJLopes

Saudade de quando diziam que não adiantava nada os EUA terem 11 porta-aviões, pois eram meros alvos, acho que a China não escutou os especialistas kkkk

Last edited 1 mês atrás by TJLopes
Jefferson B

Isso que eu pensei…se PA é realmente um grande alvo fácil de ser atingido, então os chineses são burros, estão gastando rios de dinheiro em grandes alvos fáceis de serem atingidos.

Carvalho2008

O problema do ser humano é que não tem o número 80 no cérebro…a turba fica girando entre 8 ou 800…

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Heli

Porta aviões podem ou não serem alvos fáceis dependendo do adversário. Se o adversário tem centenas (ou milhares) de misseis de cruzeiro ou supersônicos ou balísticos isso pode ser uma enorme dificuldade para os PAs, assim como uma marinha com muitos submarinos modernos. Caso o adversário seja uma Líbia na época do assalto que o ocidente fez nela, aí a coisa fica diferente

Santamariense

Então, pela sua lógica, a china está fazendo porta-aviões para atacar países menores e sem condições de enfrentá-la?

Jagder#44

Maravilha da engenharia.

adriano Madureira

Vamos comprar um no site da Shopee…

Certamente deve ter um preço de uns US$ 3,5 ou 3,8 bilhões…

ChinEs

A China é muito astuta, Eles em 2035 vão estar operando 6 NAEs (2 CVF Type 001/002 , 2 CVA Type 003/004, 2 CVN Type 005/006) com caças stealth 5ªGeração J-31/J-35 , vão estar operarando 14 SSBN (8 Type 94 e 6 Type 96) , vão estar operarando 24 SSGN (9 Type 93 e 15 Type 95)… Analisando as forças navais do Pacifico , isso são número impressionantes , contando que lá estão as maiores Marinhas do MUNDO (Australia, EUA, Coreia do Sul, Japão, India, UK , França, Singapura, Tailandia, Filipinas, Pakistão, Coreia do Norte, Rússia, Taiwan, Malasia, Nova Zelandia),… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Lembrando que ter não significa saber operar, ou melhor, operar de forma eficaz. Isso vale para todos os lados. Em tempo, nenhuma das potências está parada esperando o movimento de suas adversárias. E, enquanto há o ataque também existe o contra-ataque. Igualmente válido para todos os lados.

Last edited 1 mês atrás by André Sávio Craveiro Bueno
soldado imperial

Trançando um paralelo entre está sua china de 2035 versus US navy e a Royal Navy de 1914 versus a kaiserliche marine alemã de 1914 e digo com bastante segurança. A marinha chinesa estara em um posição muito inferior de potencial de combate contra seu principal adversário do que estava a marinha alemã em 1914. Apesar de grande e poderosa em 2035 ainda estará muito distante de poder desafiar a US navy pra um combate. Churchill segundo algumas fontes dizia que o almirantado britânico era o unico que poderia perder a guerra em uma tarde( luta entre a marinha alemã… Read more »

ChinEs

Talvez voce tenha razão, mas segundo os Chineses, o plano de expansão da PLA Navy é de longo prazo, talvez em 2049 já tenham alguma superioridade ou mesmo equidade em campos como IA ou Computação Quântica, Armas de Energia dirigida, Misseís Hipersónicos.

Paulo Sollo

Mais um que vira as costas para a realidade que não quer aceitar…

Já faz um tempo que a China está na liderança de computação quantica e IA, inclusive isto já foi reportado no ForTe. E também em mísseis hipersônicos ao lado da Rússia, caro ChinEstadunidense.

André Macedo

Querer comparar a SGM com hoje é totalmente sem sentido, fora que a força naval dos EUA está espalhada pelo mundo e a chinesa está concentrada na costa deles.

Carvalho2008

E tudo isto com o continente as suas costas…ali pertinho…colaborando com a Marinha…….a paridade de de navios invasores, necessita ser maior…pois quem chegará perto, chegará nesta 1 camada de cinturao externo de defesa composto pela marinha Chinesa e depois, chegará se conseguir, na defesa continental..

Não basta uma paridade invasora de 1×1…

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Bryan

Eu não vejo muita utilidade prática atualmente em porta-aviões, porque a guerra naval moderna já tem demonstrado que “coisas pequenas” têm surtido efeitos avassaladores, por exemplo, mísseis hipersônicos. Creio que duas betonáveis já estariam suficientes e investiria numa frota de submarinos.

Carvalho2008

Coisas pequenas em áreas pequenas…. Manter em mente….nenhum drone passa ainda do perfil de voo e velocidade de aviões da WWII…e naquilo que for exceção, não esquecer que o Nae possuiira algo que não é exceção é regra do caça de defesa de frota… Supersônico, Alta carga de combate, alcance… Drone relaciona-se a quantidade, que por sua vez, relaciona-se a baixo custo……se vc quebra isto, precisará de uma turbina aeronáutica num drone, sensores num drone, se carga de armas, tamanho grande num drone, e atingiria os mesmos limites e custos de um caça e portanto, o baixo número de um… Read more »

No One

Onde foram empregados com sucesso esses tais mísseis…? A Rússia faz décadas que promete revolucionar a guerra naval com armas supertrunfo, uma delas foram estás que você mencionou e tudo mundo esperando essa profecia.

Décadas depois , a realidade: enxame de barquinhos colocam de joelho a frota do mar negro russa. Rrsrs

Rodolfo

PAs nunca operam sozinhos, na marinha americana estão dentro de um carrier group acompanhandos de destroyers capazes de fazer defesa anti aerea e um ou dois submarinos nucleares de ataque… fora navios de logistica atras. Pra alcançar um PA americano tem que sobreviver a várias linhas de defesa. Os chineses irão provavelmente copiar a doutrina americana.

Andromeda1016

“Made in China” ….. possivelmente vai asfundar sozinha ….. 😄😄😄 a indústria bélica deles tem ainda muito o que provar para ser levada a sério neste segmento, até lá ajuda a manter a economia do país funcionando ….

André Macedo

Qual navio chinês afundou sozinho dessa forma?
Sorte que falar besteira é de graça kkkkkkkk

Andromeda1016

Calma companheiro. É só uma gracinha para rir da fama que eles tem. Além do mais, sendo eles novatos na construção de porta aviões o ônus da prova é deles, ou seja, são eles que tem que provar que são bons no que estão fazendo, em vez do oposto. Vamos aguardar para ver se os chineses se incumbem a contento desse ônus 👍😊

Adriano madureira

Ser experiente na construção de algo não quer dizer nada, basta ver os lixos que a Boeing está pondo nos céus…

Não tiveram nem competência para fazer uma aeronave KC decente.

Andromeda1016

Se quem tem experiência faz isso, imagina quem não tem … Não adianta ter fé, pensamento positivo ou torcida apaixonada …. a China ainda não demonstrou ser capaz de construir uma porta aviões decente até hoje, e pior, nem caças capazes tem para operar nesses porta aviões.

adriano Madureira

“a China ainda não demonstrou ser capaz de construir uma porta aviões decente até hoje, e pior, nem caças capazes tem para operar nesses porta aviões”. Amigo, nada é de graça ! Eles só tem caças embarcados graças aos ucranianos, de quem compraram uma aeronave e o projeto. Em 2010 os russos recusou-se a vender os Sukhoi Su-33 a China com receio que Pequin pudesse produzir versões produzidas localmente e não autorizadas e exportá-las para outras nações. Pode-se falar oque for, mas ao menos os chineses correm atrás e tentam fazer a lição de casa. Os chineses transformaram em realidade… Read more »

Andromeda1016

Legal. Quando conseguirem chegar no nível de tecnologia necessário me avise.

Rodolfo

O J15B já está em testes.

Rodolfo

Que informações vc tem pra dizer que o 003 Fujian não é decente? Nem começou os testes ainda, foi lançado há um ano. Pelos specs vai ser o 3o CATOBAR EMALS depois do Ford e Kennedy americanos.
O J15 passou por modificações, a versão T teve dois prototipos em 2016 com alterações especificas para CATOBAR e a evolução para o 15B está em fase de produção já, inclui as novas turbinas WS10 e radar AESA.

https://militarywatchmagazine.com/article/super-flanker-j15b-first-look

Andromeda1016

Se não está pronto como você pode dizer que está tudo funcionando bem? Parece que você gosta de ignorar o histórico de problemas desses navios e dos equipamentos militares dos chineses. Que tal esperar até ficar pronto e aí dar uma opinião fundamentada?

Rodolfo
Orivaldo

Mande um e suas escoltas para proteger as Rotas marítimas dos terroristas. Ou a viagem é muito longa ?

Sergio

…….A notícia é sobre um porta avião e lendo os comentários chega em uma discussão que não tem nada haver com o tema. Da até medo de convidar alguns daqui pra ir tomar uma cerveja ……..

Guga

Alguém disse “A China não quer projetar poder fora das redondezas”. Sei sei…. Procede?

Heinz

Não dou 10 anos para um PA desses está aqui no atlântico “escoltando” barcos pesqueiros chineses na ZEE Argentina e até possivelmente do Brasil.

Bucaneiro Yankee

Guerras Novas, velhos hábitos! Até mesmo forças sem grandes meios de superfície (atualmente inclusive nenhum) são cada vez mais capazes de atingir grandes, caros e suculentos alvos de superfície. Penso que para uma marinha como a do Brasil o ideal seria ter mais de navios no estilo Hamina Class e entre os maiores que sejam no máximo do tamanho de uma corveta muito, mas muito bem armados e já pensando em como se defender de exames de drones aéreos e de superfície (Neste caso quanto maior e mais caro pior), igualmente combinados com estes meios. E Neste caso quantidade também… Read more »

José Carlos

Agora imagina a China que já foi dominada e dividida anexar um território plenamente desenvolvido como Taiwan igual aconteceu com Hong-Kong e Macau que foram dados de presente ao país com estruturas e economias próprias somando ao seu já enorme PIB uma economia de escala maior ainda?

Faver

Dados de presente? Foram devolvidos depois de muito tempo de ocupação. Leia sobre as guerras do ópio.

RODES

Mais coral para o estreito.

Lembrando que analistas militares estrangeiros por ai, acham que somente Taiwan (sem os EUA), conseguem barrar a invasão anfíbia

Last edited 1 mês atrás by RODES
RSmith

Questionado para comparar o desenvolvimento de porta-aviões da China com o dos EUA, ele disse que os avanços chineses na área não visam competição com os EUA.
“Estamos construindo porta-aviões para proteger nossa soberania nacional e para proteger nossa integridade territorial”, disse ele.

UFA… ainda bem… já pensou fosse para travar uma guerra com o Tio Sam… Estava ate preocupado.. agora que eles esclareceram que não tem nada disso fico mais tranquilo! :-/

Tuxedo

Se a China é capaz, o Brasil também é!

Rodolfo

A China tinha um PIB menor que o brasileiro nos anos 90 e já tinham um programa espacial decente. Agora o PIB deles só é menor que o americano. Eles investem muito em educação, o Brasil investe muito mal nessa área. A verdade é o oposto do que vc escreveu… no que o Brasil for capaz a China mais do que é. Não acho que o Brasil seria capaz de construir uma embarcação dessa, muito menos desenvolver seus caças navais sozinhos. Veja a situação dos programas das FA que se arrastam a decadas. Se a MB sofre com suas fragata,… Read more »

Adriano madureira

A china sabe dar valor a políticas de estado, já aqui reina a esculhambação, onde pastas e suas verbas são contingenciadas, especialmente na área de defesa…

Vinícius

Infelizmente não dá pra confiar muito no que um oficial de um governo totalitário diz a respeito de suas forças.

Fabio Araujo

OFF – Incêndio no HMS Queen Eleizabeth!
https://twitter.com/NavyLookout/status/1766550005282738538
BREAKING There was a fire on board HMS Queen Elizabeth today. She is currently alongside at Glen Mallan. Few details are available other than no fatalities. (Library photo)

QUEBRA Houve um incêndio a bordo do HMS Queen Elizabeth hoje. Ela está atualmente ao lado de Glen Mallan. Poucos detalhes estão disponíveis além de nenhuma fatalidade.

Fabio Araujo

https://twitter.com/NavyLookout/status/1766555657841397958
Mess deck fire in the early hours of this morning. The MoD said: There fire was quickly brought under control. No reported injuries and no ordnance was involved in the incident. RN is working with Scottish Fire & Rescue to establish the cause of the fire.

Incêndio no refeitório nas primeiras horas desta manhã. O Ministério da Defesa disse: O fogo foi rapidamente controlado. Nenhum ferimento relatado e nenhum material bélico esteve envolvido no incidente. A RN está trabalhando com a Scottish Fire & Rescue para estabelecer a causa do incêndio.

Gilson

Não se preocupem o Brasil, também está construindo o seu quarto porta aviões, ou melhor dizendo, vai começar a construir daqui a quatro séculos. Pode ser que demore mais um pouquinho.

Angelo

Devagar e sempre…como as formigas….qdo percebe, ja tá o formigueiro pronto…..