Fotos da coleção de modelos de navios de guerra chineses de @gaofrank75, divulgadas no X. Aparentemente GaoFrank tem modelos de cada um dos navios e submarinos da PLA Navy atual.

Os modelos testemunham a crescente capacidade da Marinha do Exército de Libertação Popular. Nos últimos anos, a PLA Navy se transformou significativamente, expandindo-se de uma força costeira que operava principalmente dentro das águas territoriais chinesas para uma marinha de águas azuis com capacidades de projeção de força global.

A modernização da PLA Navy pode ser vista através do desenvolvimento e comissionamento de uma variedade de navios de alta tecnologia e avançados sistemas de armas. A incorporação de novos destróieres, fragatas, corvetas, submarinos e navios de assalto anfíbio reflete um foco na versatilidade e na capacidade de operar em múltiplos domínios marítimos.

Miniaturas de navios

Colecionar miniaturas de navios é um hobby que encanta pessoas de todas as idades, oferecendo uma maneira tangível de apreciar a beleza e a engenhosidade da engenharia naval sem sair de casa. Esse passatempo apaixonante não só embeleza o ambiente com peças esteticamente agradáveis mas também proporciona um mergulho profundo na história marítima e nas inovações tecnológicas que definiram as eras. Cada miniatura é uma obra de arte em si, muitas vezes meticulosamente esculpida e pintada à mão para reproduzir fielmente os detalhes dos navios.

Para o colecionador, o processo começa com a seleção de peças que tenham significado ou despertem interesse. Pode ser uma predileção por navios de guerra atuais ou históricos, iates de luxo, veleiros clássicos ou até mesmo embarcações emblemáticas de filmes e livros famosos. Muitas vezes, o hobby vai além da simples aquisição, levando os entusiastas a construir suas próprias miniaturas a partir de kits de montagem, o que adiciona uma dimensão de personalização e um senso de realização ao hobby.

Organizar e exibir a coleção é outro aspecto gratificante. Cada miniatura pode ser acomodada em prateleiras, vitrines ou mesas de centro, transformando-os em pontos focais da decoração da casa. A disposição cuidadosa das miniaturas cria uma narrativa visual, com muitos colecionadores optando por categorizar suas embarcações por época, tipo ou até mesmo a geografia dos mares que navegaram. Há também miniaturas feitas para serem usadas nos famosos jogos de guerra de tabuleiro.

Além do prazer estético, colecionar miniaturas de navios pode ser educativo. Muitos colecionadores dedicam tempo à pesquisa sobre as histórias dos navios que suas miniaturas representam, aprendendo sobre as jornadas, as batalhas, as descobertas e as pessoas que estavam a bordo. Essas histórias enriquecem cada peça da coleção, trazendo uma camada adicional de significado e fascínio.

Colecionadores de miniaturas de navios frequentemente se encontram em comunidades e fóruns online para compartilhar suas aquisições, trocar conhecimentos e dicas de conservação, bem como para comprar, vender ou trocar itens. Feiras e exposições de miniaturas também são eventos onde a paixão pelo colecionismo se fortalece e se renova, proporcionando oportunidades para que os aficionados se encontrem pessoalmente. É um passatempo que continua a ganhar ondas de novos adeptos, mantendo viva a cultura naval.

VEJA TAMBÉM:

Três mil anos de história marítima: International Maritimes Museum Hamburg

Frota de palitos de fósforo

Frota de palitos de fósforo – parte 2

Modelista constrói 484 navios de guerra em 70 anos

A evolução dos Jogos de Guerra Naval de tabuleiro com miniaturas

Miniaturas em 3D das fragatas classe Niterói (Vosper Mk.10)

 

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique de Freitas

Legal! Com certeza não tem um gato em casa.

Franz A. Neeracher

E nem uma esposa que ameaça “vou jogar essas porcarias no lixo, não aguento mais essa bagunça!!”

Kleber Freitas

Se falar que vai jogar fora, rapidin aparece alguém defendendo trazer para cá. Afinal de contas, a MB carece de maquetes – para as apresentações – e não é sempre que tem uma maquete de segunda mão em perfeito estado disponível para compra ou doação via FMS.

rommelqe

Notar que ele tem as estratégicas gavetas porta maquetes…….rsrsrsr

Rafael Coimbra

Nem mulher ….rsrsrs

Moriah

Prefiro ver essa frota chinesa aí mesmo, na sala… kkkk

Bigliazzi

Nossa, alem de paradas militares agora os caras são imbativeis em maquetes… segue o jogo… na sala de comando dos submarinistas americanos essas fotografias foram coladas no quadro de cortiça denominado… “sink to do”.

Paulo Sollo

Os submarinistas estadunidenses sabem por desagradável experiência que além desta enorme frota de navios e submarinos, a China também tem uma surreal frota de “montanhas submersas indetectáveis”.
Então quando estão em missão pelas redondezas da China, sempre mantém colada no quadro de cortiça esta advertência:

“Attention! Beware of USO! (unidentified submerged object) “

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
Moriah

Hoje Zheng-He estaria orgulhoso do que se tornou a China

comment image.webp?v=1644894904

rommelqe

Sim a frota de Zheng He foi a maior ja colcada em operação, com mais de 1000 navios!!!
Se ele for colecionar as respectivas maquetes ai sim que vai receber uma vassourada….e nem falar em ter gatos…rsrsrsr

Inhotep

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Moriah

O dragão nascente

Hertz

Só faltou incluir a Fome de Mao, que matou 22 milhões….mas falar disso é feio.

Paulo Sollo

O Império Britânico Churchill matou o dobro disto na Índia. Só Churchill matou 20 milhões de fome. Mas falar disso é inaceitável…

Marcos

Tem que falar da taxa de expectativa de vida chinesa que duplicou no período do Mao, da reforma agrária, no crescimento econômico, da universalização da saúde e educação, essas coisa boba que o “homi” fez.

Last edited 1 mês atrás by Marcos
Hertz

In God we trust. All others must bring data. Cadê a fonte dessas informações? Deve ser a mesma que diz que o sistema de saúde cubano é o paraíso.

Sem dados, você é só mais um com opinião.

Leandro Costa

Vou ajudar:

comment image

Hertz

Leandro Costa viu a casca de banana do outro lado da rua, não resistiu, e atravessou a rua pra escorregar nela. A figura mostra ali, no timeline à direita entre os anos 1958 e 1962, o Great Leap Forward (ou o Grande Salto para Frente). Resultado: 45 milhões de mortos de fome ou outras causas (bala perdida?) debaixo do nariz de Mao Tse Tung e acima dos meus dados antigos de 22 milhões. Obrigado pela correção. Ainda na timeline, em 1989, os protestos na Tiananmen Square, em que 1 milhão de chineses demandavam a abertura de negociações com o Partido… Read more »

Leandro Costa

Hertz, eu concordo. Puxei a imagem para ilustrar mesmo. E de fato, os números reais de mortos sob o regime de Mao nunca vamos saber. Provavelmente nem os próprios Chineses do partido sabem. Mas as estimativas giram beeeem acima dos 45 milhões. Parece que Mao foi numa ‘tentativa e erro’ de forma sistemática. O problema é que a cada erro, alguns milhões iam pra baixo da terra. Você pode ver claramente que enquanto a China era governada por Mao, ela estava estagnada. E não foi por falta de tempo no poder para tentar fazer o crescimento deslanchar. A China só… Read more »

Yuri

Ah sim, vamos ignorar a fome, causada justamente pela reforma agrária no período mao. Foi tudo culpa dos pássaros, quem mandou eles serem o “símbolo do capitalismo”, não é mesmo? E daí que eles comem os gafanhotos…

Santamariense

Negar o óbvio parece ser tua especialidade… sempre com a desculpa da “narrativa ocidental” para negar o holocausto perpetrado pelo partido contra seu próprio povo…

Hertz

Você se engana. É perfeitamente aceitável, é necessário. Ingleses massacraram milhões na India. Ingleses, holandeses, italianos massacraram milhões na África. Ingleses e franceses massacraram milhões de nativos na América do Norte. Portugueses, espanhóis, holandeses e franceses massacraram milhões de nativos na América do Sul. Brasileiros, argentinos e uruguaios massacraram milhares de paraguaios. Stalin massacrou milhões de fome na URSS. Pol Pot matou 2 milhões no Camboja. Fidel e Che mataram milhares nos paredões em Cuba. Aliás, Che, aquele estampado em camisetas pelos estudantes revolucionários de centro acadêmico, passou parte da vida na Árica tentando bancar o Simón Bolivar e levar… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Hertz
Paulo Sollo

Atualmente o único problema do comunismo é que ele só existe em sua cabeça e na de outros que nem sabem o que foi isto. E vocês não conseguem se libertar do comunismo porque ele está profundamente enraizado em suas mentes. É uma ferramenta quebrada e enferrujada esta eterna ladainha sobre algo que já desapareceu. Mao desapareceu mas você continua carregando a chama do comunismo porque isto faz sua mente condicionada acreditar que está do lado certo. Lado certo e lado errado são apenas dados pré determinados no software que foi introjetado em sua mente. Todas estas crenças, programações, condicionamentos… Read more »

Santamariense

Diz isso para o partido comunista chinês. A china é capitalista para negociar. Mas, tem fortes amarras internas, com as rédeas curtíssimas nas liberdades individuais e nos direitos civis e humanos. Então, a china não é capitalista plena e muito menos democrática.

João Paulo

Opah , não esqueçam da Bélgica no Congo ,centenas de milhares,e muitas crianças.

Francisco Chianello

Faço maquete naval/Offshore no Brasil desde os anos 2000.

Adiposo do Bitcoin

A Marinha do Brasil também.

BraZil

Então a coisa tá ficando feia em Francisco…(pelo menos no campo militar) quando vc começou nossa briosa era pelo menos o dobro do que é hj…

Jefferson B

Parabéns pelo trabalho, Francisco!

Luís Henrique

Seria interessante um ou mais colecionadores fossem chamados no congresso para uma apresentação e demonstrassem a marinha chinesa, a americana, a russa e a brasileira.

Imaginem a cena, depois de ver essa imensidão de navios, viria a apresentação da MB, somente navios de combate e Submarinos. Rss.

Os deputados iriam falar: e o resto?

Quem sabe da uma ajuda para melhorarem o orçamento.

Bruno Vinícius

Se a MB gastasse direito o orçamento de que dispõe já seria meio caminho andado.

Luís Henrique

Quase 90% do orçamento é obrigatório, a MB não pode deixar se pagar os militares da ativa, nem os da reserva “aposentados” nem os pensionistas.
A miséria que sobra não tem milagre.

Bruno Vinícius

a MB não pode deixar se pagar os militares da ativa”

Não era para ter tantos militares na ativa, para começo de conversa…

Luís Henrique

Reclame com o presidente da República. Foi ele que determinou o aumento lá em 2009. O projeto de lei 5916/09 do poder Executivo autorizou o aumento da marinha em 36%. Na época a MB tinha 59 mil pessoas. E com o projeto passou para 80.507. Em 2019 foi aprovado no a previdência militar e ficou acertado uma reestruturação das forças com redução de 10% do efetivo no prazo de 10 anos. Então em 2029 a MB deverá ter cerca de 72 mil. Parece que já está com um número muito próximo à esse agora em 2024. Acho que cerca de… Read more »

Boitatá

A pedido de quem??? Quem é responsável pela defesa são as forças armadas. Tem que se levar em conta que pedidos burros podem ser aceitos…

Luís Henrique

O sr. está enganado. As forças são subordinadas ao poder político. O chefe supremo das forças armadas é o Presidente da República.

Na época o Presidente disse que haveria dinheiro e que o Brasil se transformaria em uma potência militar e fez uma lei para aumentar o efetivo da MB em 36% e também das outras forças.

Os comandantes em exercício são indicados e aprovados por quem?

Charle

“As forças armaddas são ubordinadas ao poder político”.

Sei… mas essa suposta “subordinação” tem que ser muito bem paga, por que se não…

Bruno Vinícius

A discussão sobre o crescimento da PLAN é sempre muito interessante e o que eles fizeram nas últimas duas décadas é nada menos do que impressionante. Porém, enquanto o teor da discussão for “será que a China conseguiria se defender da USN?” e não “será que os EUA conseguiriam impedir a China de capturar Guam?” é porque a balança do poder naval ainda estará pendendo fortemente em favor dos americanos. Ninguém discute se o Brasil conseguiria se defender do Uruguai; se a Rússia conseguiria se defender da Letônia; ou se a China conseguiria se defender de Taiwan. Não, a pergunta… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
carvalho2008

Nossa…tudo isto da China…e no mar do sul da china…..

Angelo

Na foto 5 se o cara estiver sentado nesse sofá verde e der “piripiri ” até ele contornar toda essa frota para não quebrar nenhum deles já chegará no banheiro borrado .
Porque pular essa frota da esquerda para a direita é muito arriscado ” foto 5 ” o pé pode escorregar ” no pouso ” e cair de costas em cima da frota .

Afonso Bebiano

Sra. GaoFrank: – Gao, você tem 24 horas para se livrar desses brinquedos infernais que estão se espalhando pela casa! Ou eles, ou eu! Já tenho até o telefone de um advogado especializado em divórcios!

GaoFrank: – Mas isso é a razão da minha vida. Não dá para negociar?

Sra. GaoFrank: – OK, tudo bem. Troque as miniaturas da PLAN pelas da MB, e ficamos em paz.

GaoFrank: – pode me dar o telefone do advogado? Acho que brochei de você para sempre.

Carvalho2008

RRR,,,, desceu até uma lágrima….muita maldade…rzrzrzr

Paulo Neves

Qual a escala?
Será que na China tem kits de tudo da frota chinesa?
Será que ele fabricou tudo??!!!
Fez por impressão 3D?

Dalton

Parece ser na escala 1:700, tenho algumas centenas de modelos nas escalas 1/1250 e 1/2400 adquiridos quando o dólar era barato, ocupam espaço e com o passar do tempo me arrependi, mas, não é exatamente fácil livrar-se deles. . Seria interessante ver uma coleção similar com modelos da US Navy, haveria menos unidades, mas um grande número delas seria de maior tamanho, então seria uma coleção mais cara, mais pesada e exigindo mais espaço. . Uma forma similar de arranjar os modelos no chão seria colocar os 11 NAes lado a lado com o “Gerald Ford” no centro seguidos pelos… Read more »

Carvalho2008

Ohhhh…Mestre Dalton….desapega!!!!

Arrenda um lote para alguns portos aqui do Naval!!!!

Patta

Que massa! imagine como foi demorado pra fazer essas miniaturas. Ficou muito bom,

Marcelo

Essas coleções de navios estão na moda…
Tenho uma da USNAVY… na escala 1: 570 já tem mais de 40 anos e tá sempre aumentando . são 16 porta aviões 98 navios anfíbios…. 78 navios de apoio E 232 navios de cruzadores, destroiers, fragatas e 67 submarinos…
Haja parede no meu AP para tudo….ainda tem que ficar de boa com a esposa….pra ela não jogar metade fora…