Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

“Afundem o Bismarck” é um filme de guerra britânico baseado no livro “Os Últimos Nove Dias do Bismarck”, de C. S. Forester. Este longa, lançado em 1960, retrata a caçada ao mais poderoso navio de guerra da Marinha Alemã pela Marinha Real britânica durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O encouraçado Bismarck,  lançado ao mar em fevereiro de 1939, cujo nome era uma homenagem ao estadista responsável pelo processo de unificação alemã no século XIX, Otto Von Bismarck, tinha as seguintes características: deslocamento: 41.700 toneladas, comprimento: 251 metros, boca: 36 metros, velocidade máxima: 30 nós, tripulação: 2.200 militares, quatro reparos duplos de canhões de 380 mm, seis reparos duplos  de canhões de 150mm, oito reparos duplos de 105mm, canhões antiaéreos de 37mm e de 20mm. Além disso, possuía uma couraça de aço de 320 mm, propulsão com turbinas e caldeiras, três radares de busca de superfície e quatro hidroaviões de reconhecimento.

Assumiu o comando do navio Ernst Lindemann, que havia combatido na Primeira Guerra Mundial, Guerra Civil Espanhola e  tinha muita experiência na área do armamento.

A Marinha Alemã tentava de todas as formas destruir o tráfego mercante britânico. A Royal Navy era 35% maior do que a alemã (em razão do tratado Anglo-Germânico de 1935). No entanto, o Bismarck, mais poderoso navio de guerra alemão, que tinha a tarefa de controlar o Atlântico Norte, teve seu maior triunfo quando afundou o famoso cruzador britânico Hood com tiros dos seus canhões de 380 mm que explodiram o seu paiol de munição. Entre 1.418 militares somente três sobreviveram.

Cruzador de Batalha HMS Hood

Ele possuía 8 canhões de 381 mm; 14 canhões de 102 mm; 24 canhões de 40 mm; 100 lança-foguetes e 4 tubos de torpedo de 533 mm. Porém, após uma longa perseguição, o Bismarck foi localizado e atacado por navios, com torpedos dos aviões Swordfish do NAe (navio-aeródromo) Ark Royal e foi afundado em 27 de maio de 1941. Os torpedos atingiram os lemes do Bismarck, que ficaram travados. Desse modo, o navio ficou muito vulnerável. Esta foi uma grande perda para a Marinha Alemã. Entre 2.200 militares a bordo, somente 114 sobreviveram.

Encouraçado Bismarck
HMS Ark Royal e seus Swordfish

VÍDEO: Imagens reais do Bismarck atirando contra o HMS Hood na Batalha do Estreito da Dinamarca, em 24 de maio de 1941

Observar os projéteis britânicos caindo perto e longe de Bismarck. Imagens aprimoradas em 4K e 60 fps com efeitos sonoros adicionados

Vale salientar que, no inicio do século 20, os navios encouraçados começaram a surgir com grande deslocamento, grande quantidade canhões e couraça para protegê-los.

Eles tiveram grande destaque na Batalha Naval da Jutlândia, em 1916, entre alemães e ingleses durante a Primeira Guerra Mundial. Com a evolução do poder aeronaval esses gigantes dos mares passaram a perder o seu protagonismo nas batalhas navais.

A partir da Segunda Guerra Mundial, tivemos a afirmação do NAe como unidade de maior valor da esquadra e o fim da era dos poderosos encouraçados.

Cabe ressaltar que, como consequência da revolução industrial, em 1859, os franceses lançavam ao mar a Fragata Gloire, de madeira, mas dotada de couraça. Este foi o primeiro navio encouraçado que apareceu.

  • Filme: Afundem o Bismarck (1960)
  • Diretor: Lewis Gilbert
  • Atores Principais: Kenneth More, Dana Wynter e Carl Möhner

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS

 

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olá. Além do filme (que está disponível no Youtube), também dois documentários. Um que se chama “Afundem o Bismarck” e outro (se não me engano) “Bismarck 60 anos depois” com entrevistas com alguns sobreviventes do navio e marinheiros ingleses que testemunharam o seu naufrágio.

Dimas Santana de Souza

Prezado , nao sabia da existencia da filmagem das bordadas dos canhoes do Bismarck encima da Marinha Inglesa. E uma filmagem inedita tomada de bordo do Prinz Eugen. Morreria hoje e nao saberia. Impressiona o som das bordadas e o fumo gerado. Fantastico, Assombroso e Historico !!

Allan Lemos

Como diria Sabaton: to rule the waves and lead the Kriegsmarine.

Ozawa

C. S. Forester foi um escrito britânico, nascido no Egito, que se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou no Ministério da Informação britânico e escreveu propaganda para encorajar os EUA a se juntarem aos Aliados nos anos iniciais da guerra. Seu acervo literário destacava-se por contos militares. Além desse título descrito no post recomendo muito fortemente “O Bom Pastor”, um clássico da literatura de guerra e das batalhas navais, publicado originalmente na língua inglesa em 1955, reeditado em 2020 na língua portuguesa pela editora Record. Inspirou o recente filme Greyhound – Na Mira do Inimigo (2020), estrelado e roteirizado… Read more »

Burgos

Grande Ozawa !!!
Tava sumido ?!
Seja bem vindo de volta👍

Alexandre Galante

Welcome back, Ozawa! Sentimos sua falta. Bem-vindo a bordo. Abs!

Willber Rodrigues

“O Bom Pastor” lí em PDF ( foi um trabalho dos diabos achar esse PDF em português ), livro excelente.

PS: bem vindo de volta.

Fernando XO

Excelente comentário, agradeço a referência bibliográfica… a propósito, vale conferir uma obra nacional – A bordo do Contratorpedeiro Barbacena. Trata-se de uma ficção muito bem escrita, baseada na experiência do autor e outros contemporâneos dele durante a participação da MB na Batalha do Atlântico… cordial abraço.

Marcelo Baptista

Obrigado pela indicação XO, sempre procuro literatura sobre nossa participação na IIGM.

Ozawa

Sobre a literatura da participação do Brasil na Segunda Guerra, ou literatura de autores brasileiros sobre a Segunda Guerra, sem prejuízo da citada pelo XO que vou,agora, procurar, sugiro a lista abaixo: 1943 – ROOSEVELT E VARGAS EM NATAL Roberto Muylaert ADELPHI! Eliza Colepicolo & Pedro Moreira Lima A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA Marcelo Lacativa A ÚLTIMA VIAGEM DO LOBO CINZENTO Telmo Fortes ALARM! Roberto Muylaert BARBUDOS, SUJOS E FATIGADOS Cesar Campiani Maximiano CAPELÃES DA FEB Rogério de Carvalho Lima CARTAS DE UM PILOTO DE CAÇA Fernando Correa Rocha CRÔNICAS DA GUERRA J.M. Pinheiro Neto CRÔNICAS DA GUERRA NA… Read more »

Sergio

Olha ele aí…

Nilo

Pelo título do artigo vim com a certeza de desgustar um comentário do Ozawa.

Dalton

O “Bismarck” totalmente carregado deslocava cerca de 51.000 toneladas enquanto o contemporâneo dos EUA o USS North Carolina deslocava na mesma situação 45.000 toneladas com a boca limitada a 33 metros para poder passar pelo Canal do Panamá enquanto os alemães obviamente não tinham essa preocupação. . Ocorre que apesar de menor o armamento do “North Carolina” era superior contando com 9 canhões de 406 mm e muito do maior tamanho do “Bismarck” se dava pela insistência em ter um armamento secundário de canhões de 150 mm não adequados para defesa A/A enquanto os 20 canhões de 127 mm do… Read more »

Camargoer.

Já vi em documentários dizendo que o Birmarck foi o mario s “Battleship”, esquecendo o Musashi e o Yamato, que deslocavam 75 mil ton e canhões de 460 mm.

Dalton

Ele perdia em tamanho também para a classe Iowa incorporado em 1943 que manteve a mesma boca de 33 metros, mas um comprimento de cerca de 270 metros e um deslocamento quando totalmente carregado de cerca de 58.000 toneladas e um novo tipo de canhão de 406 mm com maior alcance que os dos encouraçados anteriores.
.
O deslocamento do Yamato quando totalmente carregado conforme várias fontes é de quase 72.000 toneladas, comprimento um pouco menor que o do Iowa mas com uma boca maior que a do “Bismarck”.

Antonio Palhares

Torcedores inflamados diziam isso. Contando com desinformação. O Musashi e o Yamato foram os maiores encouraçados construídos. O Yamato virou desenho em quadrinhos.

Comenteiro

E posteriormente essa HQ virou desenho animado (que foi exibido na TV Manchete) e um filme com atores de Carne e Osso. Também tem um filme japonês de ficção histórica sobre os últimos dias do Yamato.

Camargoer.

Spacebattle Yamato.

Sensacional….

outro muito legal era “Pistolas Zillion”

comenteiro

Existem muitos quadrinhos e animações japonesas com temática militar/ficção científica. Mas acho que caem na categoria de produto de nicho.

Moriah

Macross

Leandro Costa

Infelizmente, Zillion jamais vai passar na TV Brasileira de novo, pelo menos não sem extensos cortes heheheheh

Acho que fiquei uns 30 anos sem assistir Zillion, e quando fui ver de novo, realmente percebi que sem chances de isso ser transmitido nos dias atuais 😛

Agora Yamato é beeeeeem legal e não acho que teria muito problema.

Ozawa

No tocante às licenças cinematográficas baseadas em textos literários elas, às vezes, melhoram a narrativa do livro, às vezes não. Mas são obviamente um direito do cineasta. A nós espectadores cabe dar audiência, ou não, segundo nosso juízo de gosto.   No filme “Greyhound” (2020), que dar-lhe-ia, ao meu gosto, o nome “O Bom Pastor – Uma Batalha no Atlântico”, baseado no livro “O Bom Pastor”, por exemplo, o emblema do U-boat ali representado ocupa quase toda área da torre de comando, o que na realidade nunca ocorria, tampouco eram graficamente sanguinolentas como no filme, em que figura a cabeça… Read more »

Ozawa

p.s: Também aos entusiastas de emblemas de U-boats, recomenda-se o livro “U-boat Emblems of World War II” – Georg Högel, para enriquecer e adornar a estante, mas só no mercado internacional. Ou de forma gratuita e virtual os portais uboat.net ou uboataces.com.

Dalton

Muito bom Ozawa ! Quanto aos “principais personagens” não esqueçamos do “Prince of Wales” que apesar de não ter duramente atingido o “Bismarck” o fez retornar/mudar de planos. . A escala 1:700 permite maior detalhes, mas, com a escala 1:1250 se pode ter modelos de todos os principais envolvidos guardados em uma caixa de sapatos: . Bismarck e Prinz Eugen do lado alemão e do lado britânico o “Hood” o “Prince of Wales” cujo modelo também faz o papel do “King George V”, “Rodney” os 2 NAes envolvidos – o “Victorious” que estressou a tripulação do navio alemão e o… Read more »

Ozawa

Olá, Dalton! Com efeito, as batalhas navais clássicas têm múltiplas variáveis e seus resultados finais são verdadeiros mosaicos, onde uma única peça não pode se considerar a única ou mais importante da obra total. Assim, cada barco e decisão de seu comandante, por menor que seja sua participação, participa do resultado final. É o efeito borboleta naval …  Quanto às escalas, já tivemos esse debate antes, e concordo contigo sobre a otimização de espaço com escalas menores. Da minha coleção naval eu tenho escalas que variam de 1:1100 (maior quantidade) a 1:200 (apenas 1 item). Dos citados por vc, uma… Read more »

Dalton

Bom saber que você e outros também colecionam pois durante alguns anos fui tomado de remorso por ter gasto dinheiro com isso, uma compulsão doentia, não apenas parei de comprar, mas não abria mais o armário e isso durou anos, mas de uns tempos para cá aceitei como caso consumado. . Tenho um modelo do “Prinz Eugen” e também na escala 1:1250 vários outros que também foram expostos aos testes atômicos como os 2 maiores “Saratoga” e “Nagato” e os soviéticos também fizeram seus testes com navios em menor escala obviamente. . O “Prinz Eugen” sobreviveu ao bombardeio atômico não… Read more »

Ozawa

Minha mãe, que, como creio, hoje está na paz eterna com Cristo, vindo na minha casa há uns 10 anos e olhando minha coleção aérea, naval e terrestre, no meu escritório tomado em todos os cantos, estantes e paredes, disse com um sorriso sarcástico, como só ela sabia fazer, no canto da boca: “_ Meu filho … Isso é uma compulsão …” Já aceitei faz tempo … E nunca pus dentro do armário, ao contrário, rs! É uma coleção histórica de um assunto que aprecio dentro desses limites, desde criança, apenas. E sim, qto às belonaves reais, não foram apenas… Read more »

sergio 02

So a nivel de curiosidade, quando bobert balard encontrou o Bismarck ficou verificado que realmento os unicos tiros que estavam alvejando a super estrutura do navio forão os de 406 mm do Rodney o que reforçou de inicio a especulação que a propria tripilação teria afundado o navio.

Dalton

O “Rodney” fez a maior parte do serviço, mas o “King George V” ajudou 🙂

N ZAGO

Grande esforço para construir uma nave tão poderosa para à época!… Será que o comandante tomou a decisão de contornar a Inglaterra pelo norte ou recebeu ordens para isso ? Ao invés de procurar refúgio nos fiordes da Noruega! Será que os ingleses o afundaram ? Ou o capitão do navio , ordenou o afundamento do navio, abrindo válvulas e inundando o navio, já vi publicações afirmando isso- quando se viu sem comandos e cercado, foi dado ordens de inunda-lo . Decisão definitiva e última de um batalha. Os Ingleses, como sempre, aproveitaram ao máximo, como vingança e propaganda de… Read more »

Willber Rodrigues

https://youtu.be/mPiyRHqpqiM?si=PujfRz4XOQq9DNrC

Recomendo esse vídeo e esse canal. É conciso, bem informativo, e fala muito sobre a história do navio, desde as tomadas de decisões que levaram a seu projeto e construção, até seu último suspiro.

Antonio Palhares

Um navio fantástico. Não fosse o azar, poderia ter durado mais tempo.

Willber Rodrigues

Durou o suficiente pra virar uma lenda.

NEMOrevoltado

Versão remasterizada!

Márcio

Tenho o livro e o DVD. Muito bom para a época. Recomendo.

Bispo

Os ingleses deram sorte … o Bismarck teria conseguido se evadir caso não tivesse o leme danificado.

Moriah

Impressionante as salvas de tiro do Bismarck, realmente era uma Estrela da Morte e, infelizmente, o Hood se tornou uma Alderan…