O Comando Naval Ocidental da Marinha Indiana informou que “A Costa Ocidental testemunhou oito submarinos operando juntos em um exercício recentemente concluído no Mar da Arábia, demonstrando seus altos níveis de prontidão operacional.”

Nas fotos estão os submarinos de ataque diesel-elétricos das classes Project-75 “Kalvari”, Type 209 “Shishumar” e Project 877EKM Kilo/Sindhughosh.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel Asafe

meu Deus do céu, o comando logístico das FAs Indianas deve ser o melhor do mundo, três classes diferentes de submarinos diesel; 1 mecânico indiano deve ter mais experiência prática que 1 mecânico alemão a essa altura kkkkkk

Marcelo

interessante como o Kilo é grande. Essa foto é rara, ver diferentes tipos de submarinos lado a lado.

BraZil

Sempre me impressionaram fotos de subs navegando a pleno, formando essas depressões na água. Linda imagem…

Willber Rodrigues

Desafio alguem a olhar essas fotos e não sentir inveja.

Macgaren

Muito legal essa foto, não é muito frequente.

Geralmente vejo mais de meios de superficie.

Alexandre de Matos Mendes

Enquanto isso a maior parte da população vive na miséria

Macgaren

Até ai não temos metade dos meios e um percentual igual ou maior da população vive na miséria.

Sergio

A miséria deles é muito maior, amigo. Até para nosso padrão de pobreza e injustiça social é absurdo.

Mig25

A Índia pode se dar ao luxo de sobreviver desarmada? Cercada por China, Paquistão, Bangladesh? Lembre-se, indústria bélica/ militar gera empregos, muitos altamente qualificados, e renda.

Sergio

Nada como servir de escudo aos interesses nada republicanos dos ” proprietários ” do mundo.

Acompanho, com bastante atenção, canais de mochileiros e YouTubers Brasileiros em viagem pela Índia. Sugiro que os amigos aqui o façam.

É gritante a miséria extrema , a sujeira, a injustiça social. Pra chocar um brasileiro…

A despeito da notória inteligência dos indianos ainda assim não se justificaria tamanho poder militar.

Como nós, brasileiros, pouco contribuímos estrategicamente, sabotam nossa capacidade militar…

Ronaldo Rangel Pires

É melhor viver na miséria com os submarinos e serem livres do que ser escravos dos paquistanês e não ter os submarinos.

Miguel Carvalho

Os indianos não estão para brincadeiras. Primeiro um destroier, uma operação de forças especiais para libertar um navio e agora um passeio com 8 submarinos perto do Iémen e do Irão.

Será que as ações dos houties estão a fazer moça nos interesses indianos ?

fewoz

Exatamente. A Índia vem tentando mostrar maior relevância nos últimos tempos. Um dos atos significativos foi alterar o seu nome oficial para Bharat. Modi é muito admirado e altamente nacionalista.

Oficial de Pijamas

Tive a oportunidade de conhecer um Oficial da Marinha que foi Adido Naval na Índia, morando lá por dois anos com a família.
Basicamente a miséria é assustadora, para os padrões Brasileiros, simplesmente não há como comparar, segundo ele.
Lá eles se sentem realmente ameaçados, antes pelo Paquistão, agora pela China, então nesse ponto, melhor ficarmos nessa região mais tranquila do globo.

Gabriel BR

Show! Hard Power do BRICS , com exceção do B, é impressionante!

Heinz

Somos mais fortes que a África do sul.

Gabriel Moreira

E o Brasil joga do no lixo os Type 209…se tivéssemos todos os Riachuelos e os 209, teríamos uma foto com 10 subs operacionais…detalhe que, enquanto o projeto do Álvaro Alberto está parado, poderiamos usar as instalações de Itaguaí para modernização dos 209.

fewoz

A MB, assim como a FAB com os seus Gripen, parece estar querendo padronizar os submarinos. Acredito que isso traz diversas vantagens na economia, simplificação da cadeia logística, treinamento. etc. Seria interessante se o Naval fizesse uma matéria explicando melhor sobre isso, sobre as vantagens das Forças adotarem uma diversificação de meios x padronização. Suas vantagens/desvantagens, etc. A Índia é um ponto (muito) fora da curva neste quesito.

Ivan

Quantos submarinos diesel-elétricos a Marinha Indiana alinha hoje no serviço ativo? . 16. Distribuídos nas seguintes classes: 5 Project-75 “Kalvari” – variante indiana da classe Scorpène, deslocando submerso quase 1.800 toneladas e contando com propulsão AIP; 7 Project 877EKM Kilo, chamado na Índia de Sindhughosh, deslocando submerso um pouco mais de 3.000 toneladas, sendo um sub robusto e confiável; 4 Type 209 “Shishumar”, derivado dos nossos conhecidos sub alemães Type 209, deslocando pouca coisa mais que 1.800 toneladas submerso. . Impressiona a disponibilidade: Colocaram no mar, navegando, 50% de sua frota, quando uma disponibilidade de 40% já seria considerada muito… Read more »

Aéreo

As três principais classes de SSK mundiais. Os indianos e as suas “saladas” logísticas.

Dalton

Grande Ivan ! . Minha dúvida baseada no que já li de outras marinhas é se todos os 8 estão no mesmo nível de apronto, devidamente armados e treinados, se um deles está a mais tempo no mar portanto no limite para retornar, para uma manutenção já agendada ou ao menos um descanso para a tripulação e renovar provisões etc, ou seja pode ser que não seja algo sustentável por muito tempo mesmo eles operando no “quintal” da Índia. . O que se sabe é que esse número de 16 irá diminuir nos próximos anos com um número maior dando… Read more »

Marcelo Soares

Belíssimas fotos!

John Paul Jones

Doutrina = 1/3 Manutenção 1/3 transito 1/3 operação ….
Se estiver fora disso é apenas uma FOTEX ….
Já vi uma foto dessas antes, 05 Classe Tupi na entrada da Barrado RJ, alguns anos depois eram 05 Submarinos parados no AMRJ …. rsrs