HMS Prince of Wales - Marcin J Photography - @MarcinJ_Photos no X

Rio de Janeiro, 1º de abril de 2024. Começa a render frutos o acordo assinado em fevereiro entre os governos britânico e brasileiro, que permitirá o acesso à UK Export Finance (Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido) e apoiará os negócios no setor de defesa no valor de até 1 bilhão de libras.

A Marinha do Brasil (MB) iniciou as conversações para a aquisição do segundo porta-aviões da classe “Queen Elizabeth” da Marinha Real Britânica, o HMS Prince of Wales.

A Royal Navy tem tido dificuldade de operar dois porta-aviões, pelos altos custos e pela falta de tripulações, enquanto a Marinha do Brasil tem o problema oposto: excesso de tripulantes e falta de navios.

Segundo o almirante Licarco Ferro, a MB buscará adquirir o porta-aviões pagando a longo prazo, o que ajudará a aliviar os custos, enquanto termina de pagar as prestações do Prosub – Programa de Desenvolvimento de Submarinos.

A ideia é adquirir o navio, mas modificando-o para a configuração CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery) com a remoção da rampa ski-jump, a colocação de uma pista de pouso em ângulo com aparelho de parada e a instalação de duas catapultas eletromagnéticas (conforme ilustração abaixo).

A Marinha quer que o navio fique pronto para operar aeronaves de caça de 4ª e 5ª geração e aeronaves de alerta aéreo antecipado, antes de ir às compras para a aquisição do grupo aéreo.

Segundo o almirante Licarco, a MB vai avaliar a aquisição dos caças Rafale (França), F-18 Super Hornet e F-35C (EUA), Sea Gripen (Suécia), J-35 (China) e KF-21N (Coreia do Sul). A aquisição de aeronaves de alerta aéreo antecipado E-2D Hawkeye (EUA) ou KJ-600 (China) também será estudada.

CATOBAR_Queen_Elizabeth_Class.jpg
O porta-aviões da classe Queen Elizabeth na configuração CATOBAR

Os benefícios de operar um porta-aviões

De acordo com o almirante Licarco, a operação de um porta-aviões desse porte pelo Brasil representará um marco significativo em termos de projeção de poder, capacidade de defesa e influência geopolítica. Este ativo estratégico, mais do que um mero componente militar, será um instrumento de política externa e de segurança nacional, oferecendo ao Brasil uma série de vantagens tanto no cenário regional quanto global.

A posse e a operação de um porta-aviões permitirá ao Brasil projetar poder muito além de suas fronteiras marítimas, ampliando significativamente sua capacidade de influenciar eventos e decisões em outras regiões. Em termos práticos, isso significa poder realizar operações em águas internacionais, participar de missões de paz, realizar exercícios militares com outras nações e responder de maneira rápida e efetiva a crises internacionais.

NOTA DOS EDITORES: para você que chegou ao final do texto, trata-se de uma tradicional brincadeira que fazemos todos os anos, notícia de 1º de abril, dia da mentira.

Subscribe
Notify of
guest

294 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Carrano

Deus nos ajude!

Samuel Asafe

essa bait foi maravilhosa

Fernando Vieira

O nome do almirante! Deve ser parente de um general que fez muito sucesso no ano passado.

Parabellum

Pior que no EB tem um Gen M. Lancia. É vero!

Marcelo Danton

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rogerio

Dias 1 de abril de 2024

Karl Bonfim

Deus nos ajude com verbas (euros, dólares e libras), para realizar as utopias dos nossos almirantes!
Kkkkkkkkkk!

Last edited 27 dias atrás by Karl Bonfim
Elias E. Vargas

Um projeto Decenal tupiniquim para construir um PORTA_AVIÕES, certamente sairá muito mais caro, por motívos óbvios, sem garantia que navegue.
A opção Prince of Walles, é uma oportunidade única

Esdras

kkkkk Me empolguei, mas entedi: 1o de Abril! kkkkkk

Fernando Vieira

Até a parte das catapultas eletromagnéticas eu estava até indo no fluxo. Aí me lembrei.

Jota Ká

Para a pegadinha ficar perfeita, faltou a troca dos motores, para propulsão eletronuclear, aproveitando o projeto do submarino. 😀

Josimar

Verdade, nem me lembrava mais

Luiz Monteiro

1° de abril. Dia da mentira.

Fernando

Incrivel…. Não temos dinheiro para aumentar o numero de subs e de escoltas, mas vamos investir grana em instrumento de projeção de poder que não necessariamente significa aumento de poder de defesa?

Luís Henrique

Kkkkkkk

Santamariense

Para um pouco e olha o calendário…

Rosi

Kkkk ele aceitou com ódio o Almirante Licarco

Rodrigo

Acalma o coração

RSmith

… Fernando esqueceu que dia é hoje :o)

Fernando Rodrigues Martins

Kkkkkkkkkk só agora me liguei kkkkkkkkk

fewoz

Quanta inocência, kkkkkkk

Leonardo

Quase que eu acreditei kkkk

Bastos

1 de abril dia das mentiras

Andromeda1016

Que susto. Quase cai da cadeira acreditando ser verdade. Seria uma irresponsabilidade fazer uma compra dessas na situação em que a marinha do Brasil se encontra.

Orivaldo

Fique calmo. Hoje é 1 de abril, e responsabilidade é o que não falta nas Forças Armadas

RSmith

Oi Orivaldo…. entrou no embalo da data?

Marco Silva

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Marcelo

Responsabilidade é o que menos tem!!! Vivem em um mundo completamente fora da realidade!!!

Carlos Campos

na vdd é o que falta

Fabio Santos

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Moriah

Nome do porta-aviões será Cisplatina

Mauricio Okumura

Não o nome do porta-aviões será 1º de Abril! Kkkkkk

Luiz Monteiro

De verdade…
O Governo da França, sabendo do interesse do atual presidente do Brasil por navios aeródromos, ofereceu parceria para desenvolvimento conjunto, uma vez que a França já iniciou o projeto de obtenção do substituto do CDG.

Rafael Coimbra

Junto no pacote está uns 50 F-35B

RSmith

Se é o Presidente da França não seria 50 Rafale’s ???

Nei

50 Rafales Naval kkk

Rodolfo

O PA vai ser convertido pra CATOBAR, vai de F35C… MB igual US Navy! hehehe

Saldanha da Gama

Quem dera que hoje não fosse, 1o. de abril

Rodrigo Maçolla

É exatamente o que eu ia comentar… Quem me dera…. Mais pelo menos temos este dia “maravilhoso” para sonhar.

Santamariense

Ainda bem que é 1⁰ de abril!!!

Saldanha da Gama

Discordo, o dia que pudermos comprar um porta-aviões, é sinal que temos orçamento para adquirir outros equipamentos….

RSmith

pra que comprar um PA e ficar dependente do pais que o projetou e montou? gerando milhares de empregos para o povo deles…. se for para ter um novo PA que seja construído no Brasil com participação de nosso pessoal no projeto!

Padofull

Você está confundindo as coisas. Um porta aviões é uma arma. Não se compra armas para mover a economia, e sim para se defender. Lógico que dá para combinar em tempos de paz. Mas ao norte temos o único venezuelano gordo querendo guerra pra já
Então a economia a gente deixa pra depois.
Mas lembre-se, estamos no contexto de 1º de abril.

Last edited 28 dias atrás by Padofull
Marcelo

Imagina dois velhos de bengala e com catarata brigando, assim seria uma guerra B x V. Você não sabe se ri, se chora, se pede pra pararem, se manda um terceiro bater nos dois… A única coisa certa seria o papelão histórico!!

RSmith

de certa forma concordo… só não seria nem um pouco cômico para aqueles que morrerem ou ficarem de alguma forma “marcados” pela palhaçada de seus lideres…. :-/ …. a “comedia” perderia a graça quando os corpos começassem a voltar para casa…

João Wesley

Alemanha falida, sem exército sem blindados em questão de um ano botou a Europa de joelho, o que vcs mais gostam de fazer é menosprezar seu país por pior estado que está em tempo de guerra tudo muda

RSmith

eu nem acho o bigodudo tão gordo assim…. isso é “bullying” 😛

Santamariense

Aqui no Brasil a lógica não tem lógica…

Saldanha da Gama

1o. de abril

Alex Barreto Cypriano

1° de Abril.

Luís Henrique

E o nome do almirante… kkkkk

Santamariense

🤣🤣🤣🤣🤣

George

Esse almirante tinha um primo na FAB. Era o brigadeiro Cuca Belludu.

Camargoer.

Ambos cresceram juntos e costumavam ajudar em uma oficina do bairrro, a Maxx Turbo.

Zorann

Oficina Simas turbo

Abner

Mesmo sendo pegadinha.

Uma pergunta séria possível e viável retirar a rampa ski-jump e adaptar um Catobar ?

Camargoer.

Eu suponho que seja possível instalar catapultas eletromagnéticas, mas teria que repensar como seria a geração e armazenamento de energia. O navio teria que ser todo reprojetado. O custo seria alto. Catapulas convencionais a vapor seria muito difícil poque teria que incluir um gerador de vapor, coisa que o navio inglês não tem tem. Creio que seja mais adequado manter o atual sistema de Skyjump e buscar aviões que possam operar nele. Ao invés de gastar reformando o navio, gaste-se comprando aviões adequados. O A12 demandaria uma reforma que custaria mais de US$ 1 bilhão… tomando isso como base, parece… Read more »

Helio Eduardo

Acredito que seria mais barato construir um novo… OU, como bem lembrou o Camargoer., usar parte dos recursos na aquisiçãod e uma ala aérea adequada ao skyjump.

Helio Eduardo

Desculpe o “OU” em maiúsculas….

Oseias

Agora sai a corveta voadora kkkkkkk

Carlos Augusto de Mello Paula Lima

Eu acho um absurdo a compra desse Porta aviões,o dinheiro que vai gastar nessa compra seria muito melhor comprar navios de escolta, já que daqui alguns anos as fragatas da classe Niterói vão dar baixa

Ddddd

1° de abril parceiro

Leonardo

Graças a Deus hoje é primeiro de Abril.

francisco

kkkk. Pagar com que dinheiro?

Afonso Bebiano

Redação, na mentirinha do Aéreo tinha uma foto de uma engenheira iraniana bonitona.
Não dava para ter incluído algo semelhante aqui?

Fernando "Nunão" De Martini

Você realmente quer ver uma foto do almirante “Licarco Ferro”?!?
😱😱😱😱

Afonso Bebiano

Não, a sugestão é sobre engenheiras bonitonas.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas nessa matéria, infelizmente, só tem o Licarco mesmo…

Afonso Bebiano

Que decadência da MB…

Piassarollo

Kkkkkkkkkkkkkkk

George

Como assim? Você queria uma foto do almirante Licarco Ferro?

Afonso Bebiano

Eu estava pedindo que colocassem a foto de uma engenheira bonitona.
Mas parece que a torcida pela foto do almirante é mais numerosa.
Cada um com seu gosto. Tudo bem.

Paulo Maffi

Fiquei sabendo que o Brasil também irá ativar uma 2ª esquadra em Natal/RN. Ela será composta por 1 Navio Multipropósito, 1 navio de apoio logístico, 1 navio tanque, 2 caçadores de minas, um navio de desembarque anfíbio, 2 SNBR e 4 sub classe Riachuelo, 12 escoltas – das quais 2 serão pesadas, com até 8k tons. 4 tamandarés é 6 corvetas de 2,6k tons.- e 10 patrulhas (sendo 4 classe Amazonas e 6 Macaé)… Imagino que no Rio de Janeiro também teremos a mesma configuração de marinha, mas com o acréscimo do novo porta aviões e dos caças f35. Agora… Read more »

Sergio Cintra

E todos construídos no Brasil em 2 (c)anos e 1/2.

Camargoer.

Em um furo sensacional do site “Poder Aéreo”, o Brasil comprou cerca de 35 caças F16 da DInamarca. Especula-se que estes caças serão adaptados para serem usados no futuro porta-aviões da Marinha.

Entre os almirantes, há uma discussão sobre o nome do navio. Alguns militares de alta patente defendem que o Brasil invada um país vizinho para aumentar o numero de batalhas navais. Umas das hipóteses levantadas seria atacar Caracas, mas os almirantes mais novos temem batizar o novo porta-aviões de “Caracas”, em uma alusão á uma interjeição popular de cunho sexual.

Burgos

Pegadinha do Galante.
1º de abril 🤣

Leonardo

Poderiam por favor excluir essa brincadeira de 1º de Abril, antes que o Almirantado leia a matéria e gostem da ideia.

Isso não pode nem brincar, se gostarem da ideia estamos ferrados.

BK117

Imagina a cena no comando:

“Ô chefe, olha aí, a galera acreditando que a gente comprou porta-aviões 😂😂😂”
“Ué, quem vazou, era pra ser sigiloso! 🤨”
“Mas é piada de primeiro de abril, não é?”
“…”
“Não é??? 😦😦😦”

Orivaldo

O da Marinha sempre é o mais engraçado

BK117

Porque grande parte da graça da piada de primeiro de abril é fazer a galera acreditar, pelo menos por um momento, e com a Marinha é mais fácil de acreditar em qualquer absurdo kkkkkkkkkk

Bueno

isto… kkk

Nativo

Quase xingei aqui kkkkkk

Emmanuel

Pelo amor de Deus, não…não…não…
De novo não.

Lauro

Boa! Precisamos nos fortalecer. Mas gostaria muito de ver uns quatro desse construídos aqui.

FERNANDO

Ahhh, senhor editor, vc acha que eu não sei que é 1º de Abril.
Se bem que,………………………………………….
Pode se tornar verdade daqui a alguns anos.

Jefferson B

Porta-aviões 1 de abril, comando da frota brasileira.
NAe 1 de abril.

RPiletti

Mesmo sendo 01/04 essa notícia causa arrepios…

Guacamole

Que fique pelo 1º de Abril.
Pelo amor dos meus filhinhos lol

Wellington R. Soares

PRIMEIRO DE ABRIL HAHAHAH…
MUITO BOM, até que enfim teremos como operar nossos A1 embarcados kkk…

guilardo

Respondam aí os luminares. O que vão fazer com aquele monumental estaleiro quando terminarem a construção dos 4 subs convencionais ? Fecharão as portas ? Farão um grande quartel ? Um desmanche de subs velhos? desmancharão os Tupis ? Manterão o estaleiro aberto para visitação ? Servirá para uma nova “Alcântara”? O buraco de cachimbo ? Ou ficarão pintando-o de seis em seis meses ? Pedra cantada há 5 anos atrás…. É só diligenciarem.

Camargoer.

Vai ser alugado para a Band fazer “Master Chef”

Samuel Asafe

O Camargo. Falando sério agora, temos garantido que após a conclusão do 4º sub o pessoal/estrutura de itaguaí será para o sub nuc? digo pq temos muitas coisas não explicitadas ainda sobre o mesmo.

Camargoer.

Olá Samuca, O plano é este. As equipes da UFEM estão sendo qualificadas para fabricar as seções do SBN, o que deslocara 6 mil ton, praticamente o tamanho de 3 Scorpenes.

Vai demandar um enorme trabalho..

A maior pergunta é o que virá depois do SN10.

Há muito trabalho para ser feito após os Scorpenes. O que ninguém sabe ainda é o que virá depois do SN10.

Fernando "Nunão" De Martini

Só um reparo: A UFEM não fabrica as seções do casco resistente dos submarinos. Esse trabalho é da vizinha Nuclep. A UFEM produz as estruturas internas para abrigar todo o “recheio” do submarino, como as bases para os motores, os suportes dos armamentos, dos diversos equipamentos, tanques internos, tubulações, redes, enfim, tudo que é estrutura metálica e assemelhados da parte interna do submarino. A UFEM então recebe as seções do casco resistente produzidas pela Nuclep, faz a união delas em seções maiores, instala dentro delas as estruturas de suporte e também boa parte dos equipamentos pesados (motores etc). E então… Read more »

Camargoer.

Ola Nunão.. valeus.

JT8D

Essa é fácil Camargo, depois do SN10 virá o SN11, ora pois

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, depois do Álvaro Alberto (SN10) virá o Alberto Roberto (SN11).

Wellington R. Soares

Isso daqui é Brasil parceiro. Aqui na cidade onde moro, interior de SP (cidade pequena 60 mil habitantes), o que mais tem são obras da prefeitura, com valores bem elevados por sinal rsrr..
Obra no Brasil tem um sinônimo, que é melhor não comentar rsrr…

Last edited 28 dias atrás by Wellington R. Soares
RSmith

1º DE ABRIL….. pior que tem gente DOIDO para acreditar….

Giltone Batista Rocha

Primeiro de Abril pessoal

Allan Lemos

Maldade, hein? Rsrsrs

Gabriel

Feliz dia da mentira.

Sérgio

Até hj 8 gripens. Argentina 24 f16 que chegarao logo. Porta aviões quem sabe 2050..rsss

José Rodrigo

O que precisamos de verdade seria de uma grande, eficaz e presente Guarda Costeira, poderia até fazer parte da marinha como uma arma independente. Tráfico, contrabando, comendo solto nos mares e rios. Nós dias de hoje precisamos mais polícia que FFAA. Ou algum tem alguma dúvida. Basta andar na rua, se tiver coragem.

Carlos Eduardo

Isso e real mesmo. E nao uma pegadinha de 1 de abril. Se for real o tempo mostrara o resultado dessa decisão. Que seria bom seria.

Piassarollo

Kkkkkkkkk

Piassarollo

Ficou bonito na configuração CATOBAR, parece mais equilibrado

Marcelo

Sério isso???

Sergio

Miraram alto demais, só em ler a manchete já entrega… 🤣🤣

Bitten

Um dos editores deste bem amado blogue teve um tremendo almoço de Páscoa: muito bacalhau regado à litros de vinho tinto e pra arrematar, ovos de Páscoa recheados com calda de licor. Encerrado o almoço, quando a mulher dele chamou… “A., me ajude a tirar a mesa!”, o dito “A.”, já trocando as pernas, responde … “Não posso, amô, tenho de escrever uma matéria urgente pro blogue!” – e correu pro computador. Uma vez sentado diante da tela, lembrou que não tinha nada em vista. Começou a pensar, consciente, em meio aos eflúvios do vinho e do licor, que a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

O almirante Licarco Ferro iniciou sua carreira na oficina de fundição do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, produzindo âncoras.

Luiz Everardo Muezerie

1 de abril. KKkkkkkk

BraZil

Bom dia colegas. Como sabem, sou contra a aquisiçã ode PA no momento, mas achei tudo bem plausível, até a parte da “instalação de duas catapultas eletro,,,” kkk aí vi que é pegadinha…inocente

Luiz Antônio Mendes de Resende

Desenvolver junto com IA 😄

Silvio

1 de abril

Marcelo

Agora conta a piada do papagaio…..

Leo Barreiro

Pessoal

Por favor, alguém confirma que os boatos de venda da Avibras para um grupo Australiano é 1 de abril também por favor!!!

BraZil

Infelizmente Leo, no Braziuziuziu, notícias falsas são só as boas…

ALTAIR IGNEZ

Esse Almirante ai to fora kkkkkkkkkkk

737-800RJ

Todo ano eu quase caio nesses baits da Trilogia e acredito na notícia por alguns segundos antes de me tocar que é zoeira de 1° de abril!
Em minha defesa alego que há anos me acostumei a ver devaneios reais de nossas Forças Armadas, principalmente da MB!