PENTÁGONO – O navio líder de uma nova classe de fragatas de mísseis guiados para a Marinha dos EUA pode estar atrasado em até três anos, segundo o USNI News apurou. A Constellation (FFG-62), em construção na Fincantieri Marinette Marine em Wisconsin, pode não ser entregue à frota até 2029, três anos depois do objetivo original de entrega em 2026, de acordo com uma revisão de construção naval do serviço.

O atraso do programa veio à tona como parte da revisão de construção naval de 45 dias que o Secretário da Marinha, Carlos Del Toro, ordenou no início deste ano. Além do atraso na fragata, a Marinha confirmou atrasos na entrega do porta-aviões Enterprise (CVN-80), do submarino nuclear balístico da classe Columbia e dos submarinos de ataque da classe Virginia.

Em um resumo de uma página da revisão, o serviço citou problemas no navio líder como maturação do design, questões da cadeia de suprimentos e dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados como fatores nos atrasos do programa.

O futuro USS District of Columbia (SSBN-826) está enfrentando um atraso de 12 a 16 meses, de acordo com o resumo da Marinha. No mês passado, o USNI News informou que a Marinha estava olhando para um possível atraso de um ano para o District of Columbia devido a problemas contínuos com fornecedores.

O Enterprise está enfrentando um atraso de 18 a 16 meses, enquanto os submarinos de ataque da classe Virginia Block IV estão olhando para um atraso de três anos. Os submarinos da classe Virginia Block V, que são maiores e apresentam o novo Módulo de Carga Virginia, estão atualmente dois anos atrasados. Os atrasos para o novo navio de vigilância oceânica da Marinha, o T-AGOS(X), que a Austal USA ganhou um contrato para construir no ano passado, dependem de quando o programa iniciar a nova construção.

Quanto aos navios de assalto anfíbio da classe America, os navios doca da classe San Antonio, os destróieres da classe Arleigh Burke e os navios de reabastecimento da frota da classe John Lewis, as entregas estão “atrasadas em relação ao contrato”, mas “estão estáveis e de acordo com as estimativas do Gerente de Programa”, segundo o resumo da Marinha.

Fragatas classe Constellation

Em janeiro, pouco antes de Del Toro anunciar a revisão de construção naval de 45 dias, o USNI News informou que o primeiro navio da classe Constellation estava atrasado pelo menos um ano devido a desafios contínuos com a força de trabalho e questões de maturação do design.

Durante uma mesa redonda com repórteres na terça-feira (2/4), o chefe do Comando de Sistemas Navais Marítimos, Vice Alm. James Downey, disse que o design detalhado para a fragata – que é baseado no design FREMM da Fincantieri Marinette Marine, em serviço com as marinhas italiana e francesa – ainda não está completo. O objetivo é finalizar o design detalhado este ano e o serviço e os contratados estão se aproximando de 80% de conclusão, disse Downey.

“A mistura de alguns dos papéis contratuais mudou entre o principal e o secundário”, disse Downey aos repórteres. “E terminar o design foi crítico para nós. É por isso que co-localizamos a força de design da Fincantieri e de seu secundário com o governo em um centro de colaboração lá em cima para terminar.”

Em agosto de 2022, quando a Marinha deu luz verde à Fincantieri para começar a construir a primeira fragata, o Contra-Almirante Casey Moton, então o oficial executivo do programa para combatentes pequenos e não tripulados, disse que o design detalhado estava pouco mais de 80% completo.

Perguntado sobre o que está causando os atrasos em Marinette, Downey citou o aumento da carga de trabalho do estaleiro, dificuldade em contratar e manter talentos, e os diferentes estágios dos três programas atualmente em construção lá. O estaleiro está finalizando o fim da linha do Littoral Combat Ship, enquanto também constrói o combatente de superfície multimissão da Arábia Saudita e a nova fragata da Marinha dos EUA.

Downey disse que a atrito em Marinette é “significativamente diferente” com o estaleiro construindo esses três programas em comparação com quando estava construindo apenas o LCS.

A Marinha selecionou o design FREMM da Fincantieri Marinette Marine em 2020 usando o processo rápido de requisitos desenvolvido pelo Comando de Sistemas Navais Marítimos. O serviço concedeu ao estaleiro dos EUA um contrato de preço fixo para as fragatas.

O que se tornaria a classe Constellation (FFG-62) seguiu as críticas severas do falecido Sen. John McCain (R-Ariz.) ao programa LCS. Em parte devido à desaprovação consistente de McCain – ele colocou o LCS em um cartaz de procurado em 2016 – a Marinha cortou a linha do LCS e, em vez disso, perseguiu uma fragata de mísseis guiadas baseada em um design já estabelecido.

Embora o design fosse baseado em um navio de guerra já em serviço, o agente de design Gibbs & Cox modificou fortemente o design da FREMM para atender aos requisitos da NAVSEA, como padrões de sobrevivência mais rigorosos do que os das marinhas europeias, disseram funcionários da Marinha ao USNI News.

Em um ponto, o design da Constellation compartilhava cerca de 85% de comunalidade com o design FREMM original, mas as alterações reduziram essa comunalidade para menos de 15%, uma pessoa familiarizada com as mudanças disse ao USNI News.

Essas mudanças agravaram os já desafiados problemas da força de trabalho no estaleiro de Wisconsin, que lutou para contratar tanto em sua força de trabalho de colarinho azul quanto de colarinho branco. Para enfrentar as deficiências da força de trabalho, a Marinha deu à Marinette US$ 50 milhões para a base industrial de combatentes de superfície.

O estaleiro está usando esses fundos para incentivar tanto sua força de trabalho de colarinho azul quanto de colarinho branco com bônus para permanecer em Marinette.

A Fincantieri está atualmente contratada para construir as quatro primeiras fragatas. As datas de entrega para o segundo, terceiro e quarto navios “estão em revisão”, de acordo com os documentos de justificação do orçamento do Ano Fiscal de 2025.

Submarinos da Classe Columbia

Concepção artística do SSBN Columbia

O submarino líder no programa da classe Columbia estava programado para ser entregue em outubro de 2027. Um atraso de 12 a 16 meses colocaria essa data de entrega para outubro de 2028 ou, potencialmente, início de 2029.

Perguntado sobre o atraso, o executivo de aquisições da Marinha, Nickolas Guertin, disse que está “relacionado ao navio como um todo e em obter todos os módulos”.

Downey disse que algumas partes – incluindo aquelas que são compartilhadas entre os porta-aviões e submarinos – estão atrasadas, mas a tecnologia a bordo do submarino não foi um problema. Os motores de ímã permanente – uma nova tecnologia que impulsionará o sistema de propulsão do submarino – não estão “impulsionando” os atrasos, disse ele.

O programa, que recapitaliza a perna baseada no mar do triângulo nuclear, está operando sob uma margem fina porque os novos submarinos Columbia precisam substituir os submarinos da classe Ohio um por um.

O coração do submarino nuclear balístico da classe Columbia é um sistema elétrico complexo que visa tornar a classe mais silenciosa do que os submarinos da classe Ohio legados.

As turbinas, alimentadas pelo vapor dos reatores nucleares do submarino, não se conectam mecanicamente ao sistema de propulsão. Em vez disso, as turbinas alimentam uma rede elétrica complexa dentro do submarino que reduz o número de conexões mecânicas dentro do submarino, reduzindo o ruído. Embora o USNI News tenha relatado que o atraso na entrega das turbinas tem sido um desafio para a produção, pouco foi dito sobre o progresso da montagem do sistema de acionamento elétrico.

Outro problema que contribui para o atraso é a construção da seção de proa do submarino, que a HII’s Newport News Shipbuilding constrói na Virgínia. O arranjo de construção para o programa Columbia tem a contratada principal General Dynamics Electric Boat montando o meio do casco do submarino em seu estaleiro em Groton, Conn., e instalação de fabricação em Quonset Point, R.I. As seções de proa e popa são transportadas por barcaça de Newport News para a Nova Inglaterra, onde as diferentes seções são então montadas. Mas Newport News tem se atrasado em levar suas seções para a Electric Boat.

A Marinha desenvolveu um plano para estender a vida útil de até cinco submarinos Ohio para fornecer à Marinha alguma folga. As extensões curtas dariam a cada submarino mais três anos de vida útil. No ano passado, oficiais da Marinha disseram que tinham vários anos e ciclos orçamentários antes de precisarem tomar uma decisão final sobre se realizam ou não as extensões de vida útil do serviço.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Situação complica a da USN. Mudanças de meio curso só atrasam o quer já está atrasado. E isso, no final, gera mais e mais bilhões de dólares perdidos.

Heli

Perdido pelo contribuinte, ganho pelos empresários e políticos.

Ricardo Araujo

Enquanto isso, na China…

Sergio

Enquanto isso, no Brasil…

Emmanuel

Em três anos a China já construiu outra marinha.

Fabio

Também, tentaram transformar o projeto bem desenhado de uma fragata num destroyer com tanto requisito que a estrutura no navio não aguentou

Last edited 26 dias atrás by Fabio
Mercenário

Estranho, me garantiram em outro post que a FREMM tinha predisposição para tantos outros sistemas e que instalar novos lançadores é fácil (eu sei que é outra versão e outro lançador, antes que algum acéfalo não entenda a ironia).

E os americanos foram querer armar melhor a versao italiana e deu nisso rsrs.

Moriah

Nem é mais FREMM, agora é uma fragata FREMMkenstein

Burgos

Não se fabricam mais “Guerreiros” como antigamente agora só se fabrica “Monstrinhos”.
Pra combater inimigo “Nutella” e aí não pode isso, não pode aquilo.👀🤦‍♂️🤷‍♂️

BraZil

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gúdi

Underground

Creio que tenha a capacidade para receber outros sistemas, mas o que se tem é a inclusão de sistemas que ca eram a outro tipo de navio.

Moriah

Não acho que os americanos atualização essas fragatas. Começaram certos, estão fazendo errado e no final, acabarão usando pouco e repassando aos aliados. Não se percebe um projeto consistente. Mesmo a bem-sucedida FFG7 OHP não recebeu atualização tão profunda, o que ocorreu em outras marinhas. DDG51 ainda continuará sendo a espinha dorsal da USN e navios como esse e os LCS serão apenas transitórios.

Rodolfo

O projeto pra substituir os Arleigh Burke será o DDG(X) programado pra iniciar construção em 2032, que muito provavelmente vai ser empurrado pra 2035+. Ate la a China ja vai ter terminado a 16a type 55 e já começado a produzir a classe sucessora.

Recruta

Não tem jeito. Os EUA perderam.

Rodolfo

Ta complicada a situação da USNavy. A capacidade industrial americana vai demorar a melhorar. Fora que a diferença em orcamento nao se traduz necessariamente em superioridade. Uma type 55 custa 900 mi dolares e uma Arleigh Burke III 2 bi… e uma Arleight Burke nao é 2 vezes superior a uma type 55.

Dalton

Um Arleigh Burke III” está na faixa de 2,5 bi e o USS Jack Lucas o primeiro já provou ser mais capaz que os anteriores em testes recentes, na verdade é provável que quando se trata de defesa contra mísseis balísticos ele seja superior ao “055” por conta de diferentes interesses e necessidades de ambas as nações.
.
Só acho difícil acreditar que o “055” seja tão barato assim – é por certo mais barato que um “Arleigh Burke III” – sabe-se lá como exatamente se faz a mensuração quando do navio completo.

Moriah

Deve-se lembrar que a China está sustentando uma economia de fachada, pq tais valores baixos são apenas uma parte dessa estratégia de parecer ou entregar (para exportação) bens com preços irreais para ganhar mercado e estender seus tentáculos por todo o mundo. Por ora a China ainda não está construindo marinhas para nações amigas, mas do jeito que tá, por mais influência política que dinheiro, ela acabará fazendo. Um exemplo é um fabricante de picapes chinesa inexpressiva que vendia não só o carro, mas a fábrica junto, a construir em qualquer lugar. Isso para países em desenvolvimento é um prato… Read more »

Vinicius Soares

Ué. Se precisam tanto de fragatas pq modificaram tanto o projeto da Freem (design consagrado e confiável)?? Essa mania da US NAVY de perseguir o mais caro e complexo é dispendiosa e pouco eficiente. No papel ter sempre o “melhor” é lindo, mas e na hora de substituir/reparar?? Em uma guerra a capacidade de repor perdas é tão importante qto a efetividade dos meios de combate.

Bruno Vinícius

Porque, do contrário, a comonalidade com os sistemas atuais operados pela USN seria minúscula, o que levaria a maiores custos com logística e treinamento durante a vida das fragatas.

Last edited 24 dias atrás by Bruno Vinícius
Vinicius Soares

Amigo, eles aumentaram o tamanho da fragata e aumentaram a complexidade dela. Não foi uma simples troca de sistemas (como VLS). Transformaram uma fragata pesada confiável em um Frankenstein cheio de problemas. A US NAVY em muitas ocasiões afirmou e afirma que precisa de muitos navios, mas com toda essa reforma ineficiente ela é bem contraditória.

Abner

Nada contra pois atrasos acontecem.

Porém o que a marinha Americana tá passando nos últimos anos é de doer os olhos.

Transformaram um navio pronto em outra coisa.

Submarinos atrasados. E etc, tem de ver a gestão de projetos.

Jefferson B

Culpa da Marinha dos Eua e não da Fincantieri.

Paulo Sollo

Está escrito nas estrelas do mar que a Constellation será o novo pepino naval dos eua repleto de problemas crônicos insolúveis. Vai consumir tubos de dinheiro e se tornar um Frankenstein problemático e ineficaz. E enquanto a China não para de acelerar, tudo nos eu atrasa sem parar. Desta forma é provável que em uma década a Marinha da China já tenha o dobro de navios que a US Navy, que estará repleta de navios velhos. Incrível. Os eua tem muita grana, mas estão num verdadeiro processo de deterioração e retração de capacidades. É uma característica clássica que ocorre quando… Read more »

Mario

É bem por aí mesmo. Ascensão e queda das grandes potências… É parte da história do mundo…

Alfredo

Nem o Google Translate traduz tão mal assim.

Mario

A marinha de guerra chinesa já ultrapassou bastante a americana em número de embarcações, só ficando atrás em tonelagem total (especialmente por conta dos 11 porta aviões americanos, cada um pesando em média 100.000 toneladas). Nesse ritmo em que os chineses constroem e lançam ao mar navios cada vez maiores e melhores, versus a frota americana eternamente construindo menos e mais lentamente, em poucos anos os chineses terão a mais poderosa frota do mundo. Essa tendência já se tornou irreversível.

Dalton

Há também os 9 LHAs/LHDs que deslocam mais de 40.000 toneladas carregados os 12 LPDs de 25.000, os mais de 70 Arleigh Burkes que deslocam mais que os equivalentes DDGs chineses tipo 052 – o “055” não tem um equivalente e por enquanto são poucos – e um número maior de submarinos de propulsão nuclear que são maiores enquanto a China tem um número maior de submarinos menores. . Mas, longe de querer “jogar super trunfo” será que a China a medida que introduzir novos e maiores navios e também aeronaves continuará com esse mesmo ritmo de construção e qual… Read more »

Jefferson B

Eu penso que a marinha chinesa está lotada de problema, desde gestão, passando por manufatura de produtos até a futura modernização de embarcações.
A questão é simples: lá as pessoas já podem abrir a boca para falar a verdade, sequer discutir assuntos nacionais sem autorização.
Ou seja, mundo da fantasia!

Wilson

Logo precisamos nos preparar para nós defender sozinhos.

Recruta

Existem rumores de que a China já está construindo, ao mesmo tempo, seus quarto e quinto porta-aviões, com aproximadamente 110.000 toneladas de deslocamento, quatro catapultas eletromagnéticas, quatro elevadores e movidos a energia nuclear: reatores de sal fundido, que utilizam tório como combustível. Estarão operacionais por volta de 2030. Quem viver verá.

Orivaldo

Kkkkkkkkkk

Rodolfo

Entendo que vc ta fazendo piada…

O 004 ainda nao esta sendo contruido. Acho que assim que o Fujian 003 se torne operacional com sua catapultas eletromagnéticas, iniciem a contrucao do 4o com propulsao convenional. Especula-se que o 005 e 006 sejam nucleares…
Torio pouco provavel que seja utilizado, ate porque Torio nao é fissile, reator a Torio so funciona num reator breeder e leva tempo ate Torio transformar em U232 apos absorver neutron… talvez tenha futuro em reatores civis para energia mas nao em embarcacoes.

Wilson

Chineses não são afobados. Eles vão chegar lá com tempo, paciência e um governo estável. Mas eles não pensam em perspectiva de 10 anos como os ocidentais e sim em 50 ou mais.

Alex Barreto Cypriano

Quem entendia do riscado já adivinhava o enrosco: a troca do miolo europeu pelo americano (nenhum sistema essencial poderia ser não
americano) daria galho. A conversinha do parent design foi um autoengano: se, teoricamente, poupava tempo e trabalho em R&D acelerando até a construção, praticamente, criou problemas de adaptação do design que dissiparam tempo e trabalho atrasando até a construção. Os critérios de sobrevivencialidade, navegabilidade, habitabilidade, etc, da USNavy são diferentes daqueles dos europeus, o padrão métrico europeu não coincide plenamente com o padrão inglês (imperial). Bem, eles que se danem.

Marcelo Baptista

isto me lembrou o post sobre o concorde, o ótimo trabalho de integração das equipes Britânicas e Francesas.
Talvez tenham subestimado os possíveis problemas de integração.

eder

Brasil e sua poderosa Guarda Costeira (MB) que tem menos meios operativos que a Guarda Costeira US. KKKKKKKK

Helio Eduardo

Pensei naquela piada… como é bom ver o rico se divertir…..

Marcelo

É Ilário ver os especialistas que não sabem nem como fazer na marinha daqui palpitar na marinha dos outros hahaha

Miguel

Estão a comparar a usnavy com a chinesa? A qualidade do material e treino? Num conflito aberto as barcaças chinesas serão patinhos no lago.