FOTOS: Três submarinos italianos desativados da classe ‘Nazario Sauro’ seguem para desmanche na Turquia

33

Os submarinos desativados da classe “Nazario Sauro” da Marina Militare italiana, Carlo Fecia di Cossato, Leonardo da Vinci e Guglielmo Marconi, foram transportados na semana passada para serem desmantelados na Turquia.

Os submarinos enviados para desmanche pertencem aos batches I e II da classe de submarinos de oito unidades. O primeiro da classe foi preservado como museu e os últimos quatro submairnos dos batches III e IV ainda estão em operação.

A classe “Nazario Sauro” de submarinos constitui um marco importante na história naval da Itália, representando uma evolução significativa nas capacidades submarinas do país. Esses submarinos, nomeados em homenagem a Nazario Sauro, um herói da Primeira Guerra Mundial, foram projetados durante a Guerra Fria para desempenhar um papel importante na estratégia de defesa da Marinha Italiana.

O Nazario Sauro, primeiro da classe, está preservado como museu, em Gênova

Desenvolvidos e construídos ao longo das décadas de 1970 e 1980, os submarinos da classe “Nazario Sauro” foram projetados para serem mais silenciosos, rápidos e eficientes do que seus predecessores. Equipados com a mais avançada tecnologia da época, incluindo sistemas de sonar sofisticados e armamentos melhorados, eles foram concebidos para operar tanto em missões de patrulha e reconhecimento quanto em combate direto.

A classe de oito unidades em quatro lotes foi recebendo melhorias e atualizações. Ao longo de suas décadas de serviço, os submarinos da classe “Nazario Sauro” participaram de numerosas operações nacionais e internacionais, demonstrando a capacidade e a flexibilidade da Marinha Italiana em responder a uma ampla gama de desafios marítimos.

Foram gradualmente retirados do serviço ativo com a chegada de classes mais modernas, como a classe U212A.

FOTOS: Grupo SOMMERGIBLISTI no Facebook, via @TheSubHunter1 no X

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Vieira

Se o Ronaldo Fenômeno fosse um Dinossauro ele poderia se chamar Nazário Sauro.

Santamariense

😂😂😂

icaro

parabéns!

Zé Rato

Na Turquia, um país com ambições de produzir todos os tipos de material militar, é quase certo que serão estudados ao pormenor antes de serem desmantelados, pois, apesar de obsoletos, ainda terão muitas soluções tecnológicas e de engenharia válidas e passíveis de influenciar projetos futuros.

Um pouco como a China fazia nos anos 80 e 90, quando comprava antigos navios militares para os estudar ao pormenor, como por exemplo o HMAS Melbourne australiano ou o Minsk soviético.

Fernando Vieira

Será que eles tinham esses planos para o São Paulo?

Zé Rato

Falava-se de um misterioso acordo para poderem treinar no São Paulo, mas não consigo encontrar outras notícias objetivas na net. (Fake News?)

https://www.naval.com.br/blog/2010/02/03/bric-no-mar-o-acordo-brasil-china-para-porta-avioes/

Por outro lado, não conheço os acordos de venda do navio negociados entre a França e o Brasil. É provável que a França sempre tenha tido algum poder de decisão sobre o seu destino final.

Cristiano GR

Tomara que sim. Para servir de licão.

Parabellum

Há um informe que ele voltaria a navegar.

Alexandre Galante

A Turquia já constrói submarinos sob licença da Alemanha:

https://www.naval.com.br/blog/2009/03/14/a-forca-de-submarinos-da-turquia/

Last edited 19 dias atrás by Alexandre Galante
Zé Rato

Nos anos mais recentes, a Turquia têm desenvolvido corvetas, porta-helicópteros, caças de 5ª. geração, tanques, diversos blindados, drones de combate, etc…, tudo projetado e construído localmente. Se se mantiverem no futuro as atuais orientações estratégicas, é provável que também surja um projeto turco de submarinos.

Nativo

A empresa de defesa turca TAIS apresenta no seu portfólio um submarino de combate, o que já é mostra da capacidade deles em produzirem tal equipamento.

Cristiano GR

Quem foi rei nunca perde a majestade.

Piassarollo

Acredito que a Turquia não esteja interessada em tecnologia dos anos 80. Qualquer modernização de sensores e armamentos não irá junto para o desmanche

Cristiano GR

Só um país onde a preocupação maior da população é o campeonato estadual de futebol, um desfile de escola de samba ou um programa brega de tv não tem esse tipo de visão. Hoje a China é tem a maior produção de navios militares entre todos países, produz de tudo, sem depender de ninguém.

PACRF

Não só produz de tudo, como produz em quantidades absurdas. Projeções do mercado automobilísticos, estabeleceram o ano que vem para a BYD passar a Tesla em vendas de veículos.

Marcelo Andrade

se fosse aqui estava todo mundo chorando dizendo que a marinha e isso e aquilo

José Rodrigo

Podiam doar pra Argentina.

Camargoer.

Depois de acompanhar a construção dos Scorpenes e outros submarinos com a frente esférica, não consigo mais gostar destes submarinos com desenho de cachalote.

Piassarollo

É verdade, cabeça quadrada. Abraço professor

Salomon

Grande oportunidade para o Brasil!
hehe

Eduardo

Nao seria mais digno e até produtivo para a Marinha utilizá-los como alvo? Ao meu ver é ótima oportunidade para treinamento. Mas, vender e desmantelar seguramente é mais rentável financeiramente.

Dalton

O “Seaway Albatross” é um navio de carga semi submersível similar ao “Blue Marlin”
e ao “Transshelf” que transportaram respectivamente os “destroyers” USS Cole e USS Fitzgerald para reparos nos EUA após o primeiro ter sido alvo de ataque terrorista no Yemen em 2000 e o segundo após colidir com um navio mercante em 2017.

Fernando Vieira

Esses navios são fantásticos. Mais legal que esses só aquele que submerge quase todo e fica só a proa pra fora d’água.

Dalton

É o caso desses também Fernando, repare que em uma das fotos é possível ver isso
com o navio semi submerso facilitando o embarque dos submarinos.

Fernando Vieira

Desculpe, não me expressei corretamente. Quis dizer um navio que, agora me foge o motivo de porque fizeram ele assim, ele submerge e vira submerso, ficando apontado com a proa para o céu.

Leandro Costa

Fernando, acho que você está se referindo ao FLIP. É uma estação de pesquisa de projeto muito interessante.

Vê se é ele:

https://en.wikipedia.org/wiki/RP_FLIP

adriano Madureira

Nossa,os italianos usavam eles até pouco tempo?

adriano Madureira

Design de submarinos são interessantes, sei que no mundo militar há exemplos de como os designers usaram animais como modelo, pode ser viagem minha, mas ao olhar tal submarino só vem a imagem de uma cachalote…

comment image

Camargoer.

Sim. Eu também tenho a impressão que são cachalotes…. depois dos Scorpenes, como a frente esférica, este desenho, inclusive usado nos IKL da MB, parecem coisas ultrapassadas

Os submarinos 214 alemães também parecem ultrapassados quando comparados aos Scorpenes

comment image

comment image

Last edited 18 dias atrás by Camargoer.
Dalton

Uma vez tentei ler um longo artigo sobre a forma da proa em submarinos, mas achei chato demais – tipo da coisa que o Alex – tem paciência e o que deduzi é que há vantagens e desvantagens, o “Astute” por exemplo considerado um dos mais capazes não tem a “frente esférica”.

Julio Filho

Devem servir pra Argentina

kelson

O meu Pai deu-me há muitos Anos uns livros sobre submarinos (já antigos na altura) e lá aparecia esta classe.

Éder Costa

Se não estou enganado, submarinos desse modelo chegaram a serem avaliados pela MB na época do estudo de aquisição de novos submarinos da licitação que resultou na compra dos IKL 209 alemaos.