O terceiro porta-aviões da China, o Fujian, retornou ao estaleiro Jiangnan em Xangai por volta das 15h da quarta-feira, após completar seus primeiros testes no mar.

Durante os testes de mar de oito dias, o Fujian testou seus sistemas elétricos e de propulsão e outros equipamentos e alcançou os resultados esperados.

O Fujian poderá operar cerca de 60 aeronaves, incluindo 40 caças, como o J-15 e J-35, helicópteros antissubmarino e aeronaves de alerta antecipado e controle aéreo KJ-600.

O novo porta-aviões tem 316 metros de comprimento e desloca mais de 80.000 toneladas. Tem propulsão convencional, com caldeiras e turbinas a vapor, alcançando velocidades de mais de 30 nós.

VÍDEO: Primeiros testes de mar do porta-aviões Fujian

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ChinEs

Os Chineses estão de parabéns por mais essa etapa tecnologica ultrapassada com sucesso, não é facil copiar e fazer bem feito, parece ser facil , mas não é, o Brasil deveria seguir o exemplo da China e India, o Brasil deveria copiar bem e fazer melhor… A 15 anos atrás os chineses eram nossos alunos, queriam aprender como operar um NAE aqui no Brasil, Poderiamos fabricar um NAE similar ao Minas Gerais pelo menos.

Dalton

Os chineses nunca foram “nossos alunos” o que foi divulgado e há matéria sobre isso aqui no “PN” seria sobre um acordo que nunca foi adiante e o “São Paulo” que encontrava-se já parado 15 anos atrás nem mesmo atendia os requisitos já que a China havia optado incialmente por um NAe com “rampa” com o “Liaoning” quase pronto. . É curioso reler revistas antigas das décadas de 1980 e 1990 quando o Brasil planejava construir 1 NAe médio de 35.000 toneladas e até mesmo outro menor baseado no “Principe de Asturias” , mas, não havia recursos assim como não… Read more »

Carlos Crispim

Lembro-me que li em algum lugar que um super PA americano (não sei se era o Forrestal ou America), quando estava sendo desativado, poderia vir para o Brasil, obviamente isso representava o sonho de muitos brasileiros, mas vc acha que seria tão ruim? Os chineses pegaram um PA russo velho e transformaram num PA totalmente reformado e operacional, o América não estava assim tão ruim.

Alex Barreto Cypriano

Em torno do Fujian se deixou ou se incentivou a multiplicação de confusões. Recentemente, alguns se puseram ou foram postos a ‘corrigir’ afirmações e assunções sobre o supercarrier temporão, de meu interesse apenas sobre propulsão (convencional, a vapor) e elétrica (apenas IPS, integrated Power system, nada novo e bastante convencional mas em MVDC -muito duvidoso-, e não IEP, integrated electric propulsion, ou IFEP, ou integrated full electric propulsion) que se associariam com catapultas eletromagneticas e aparelhos de retenção recuperadores elétricos, conforme as mesmas afirmações e assunções errôneas a corrigir. Aqui, pra quem quiser se enredar mais no blá blá blá:… Read more »

Fernando

Infelizmente, as vezes, vc escreve de maneira totalmente parcial, como um —— EDITADO ——

Luiz Carlos

Que inveja viu.
Há um tempo atrás, os caras não sabiam nem fundir aço, compravam toneladas de aço brasileiro.
Agora olha só!
Brasil é uma lástima.
Parabéns China!

José de Souza

Eles fundem aço há séculos…

Dalton

Os chineses detonaram a primeira bomba atômica ainda na década de 1960 quando também passaram a construir submarinos de projeto soviético localmente e mesmo um de propulsão nuclear ainda que de pouco sucesso incorporado em 1974, lançaram o primeiro satélite no ano de 1970 entre outras coisas, então, eles estão na “estrada” faz tempo.
.
O crescimento chinês acentuou-se de forma mais acelerada nas três últimas décadas por conta do Partido Comunista compreender que reformas precisavam ser feitas e abrir o país para investimento estrangeiro e talvez fossem até mais prósperos se governados de forma democrática´.

Vinicius Momesso

“…talvez fossem até mais prósperos se governados de forma democrática.”
Ledo engano, se tivesse feito isso, o “Soft Power” americano já teria dado um jeito de parar o dragão asiático.

Yuri

Ah sim, porque o Japão está numa situação bem ruim, não é. Taiwan e coreia do sul também, são muito pobres( ironia )

Last edited 10 dias atrás by Yuri
max

Você menciona apenas três sucessos, por que não menciona mais fracassos?

Yuri

Tipo quais? Os países da africa? Porque a maioria deles nunca foram realmente alinhados com os EUA.

André Macedo

Esses países foram “tratados bem” justamente pra se opor à China e URSS, de forma semelhante ao que fizeram com a Alemanha. Agora mostra a lista de golpes e ditaduras apoiadas pelos EUA.

Yuri

Se você estiver falando dos regimes militares aqui da América Latina, eles eram prósperos. Agora, se você estiver falando da arábia saudita, os EUA só “apoiam” eles porque é dos males, o menor. Fato é que a maioria dos países que tem relações reais com o mundo ocidental, são prósperos.

André Macedo

Prósperos? HAHAHAHA a ditadura jogou a inflação pros 300% e tu quer falar de “prosperidade”?

Apenas um punhado de países tidos como desenvolvidos no mundo e o cara me vem como “a maioria dos países que tem relações reais com o mundo ocidental, são prósperos.”.

E o pior de tudo: Ainda tem a audácia de mencionar a palavra FATO.

Yuri

“A ditaduras jogou a inflação pros 300%” claro que o regime militar tem sua parcela de culpa no inferno inflacionario dos anos 80, mas muito da culpa é da era vargas. Dito isso, o governo geisel foi uma das melhores épocas que o Brasil já viveu. E sim, infelizmente a maioria dos países pobres no mundo não tem relações reais com o ocidente, por isso continuam pobres. Em contra partida, quem escolhe ter relações reais com o ocidente é quem é beneficiado, só ver a guiana, que vive um boom econômico não só por conta de seu petróleo, mas por… Read more »

Luiz Carlos

“talvez fossem até mais prósperos se governados de forma democrática´.”
A sim, talvez seriam tão próspero como o Brasil kkkkk.
Ou estariam no mesmo desenvolvimento nacional, sempre sob as “botas” das grandes nações ocidentais.
Regido por políticos “patriotas e nacionalistas de verdade”, e com militares “inovadores e progressistas “.
Vide o exemplo João Cândido x MB!

Wagner Figueiredo

Deixando a parte política e ideológica de lado!!! Esse porta aviões é bonito…torre única.. convés limpo…creio que seria ideal pra nossa MB… tamanho razoável..3 catapultas, sem muita firula ..top!!

Jagderband#44

Vamos falar pro pessoal de Brasília comprar um então.

Wagner Figueiredo

Aí eu acordei!!?? Rsrs

Alex Barreto Cypriano

Torre única, imagino que se refira aa ilha. A ilha do Shandong é 10% menor que a do Liaoning (o que tornou um pouco mais espaçoso o convôo). A ilha do Fujian é um pouco diferente das anteriores por sobrepor o passadiço e controle aéreo (que nos anteriores STOVL ficava aa ré da ilha). Mas é só, do ponto de vista geral.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSBmI8tSNSojgrnmf28KqhfKmjhbcgMAVgnEEgmgRSaIL0MbXlBOYUqab8&s=10
Agora, convés limpo, não faço idéia do que você quis dizer…

Last edited 11 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Wagner Figueiredo

Vc entendeu o conceito de ” torre” ótimo…e convés limpo referente as ” ilhas” pessoal mete o pau aqui sobre os da Inglaterra… então é isso!!!

Wagner Figueiredo

Torre!!! .uma vez corretor de imóveis..sempre corretor…rsrs ( tendeu)?

Alex Barreto Cypriano

Ah, convés limpo é o que só tem uma ilha. Entendi.

Carlos Crispim

As ilhas duplas britanicas são aberrações.

Fernando "Nunão" De Martini

Não tem nada de aberração nelas. É uma solução para a necessidade de espaçar as praças de máquinas (o que ajuda na capacidade do navio sobreviver a danos) sem ter que ocupar tanto espaço conveses abaixo e na superestrutura com tubulações de admissão e exaustão para as turbinas. Cada ilha está mais ou menos sobre uma das praças de máquinas, concentrando nela as entradas de ar e chaminés. Se não fosse assim, seria necessário uma ilha única mais longa (como é, por exemplo, a ilha do NAM Atlântico) ou, caso fosse mais curta, com grandes tubulações horizontais ocupando valioso espaço… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Não são, não, pois elas têm sólidos argumentos a seu favor. Claro que a solução de duas ilhas cria um isolamento físico entre os espaços de comando do barco e das operações aéreas que talvez fosse indesejável quando comparado com a estreita vizinhança numa ilha única…

Last edited 9 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Allan Lemos

Mesmo se houvesse interesse, um monstro de 80k toneladas como esse consumiria recursos que a MB não tem e que mesmo se tivesse seriam mais úteis se investidos em outras áreas.

O ideal para a MB seria um navio como o Juan Carlos ou o Mistral, na casa dos 20k-30k. Seriam bem mais baratos e simples de manter, também teriam uma disponibilidade muito maior.

Se fosse para ter um PA, creio que o melhor seria um de no máximo 50k

Wagner Figueiredo

Se até agora não teve um caça descente..vamos de drone então rsrs mistral é lindo!!!

Carlos Crispim

Tb acho

Marcos

O ministério da defesa do Brasil poderia negociar a compra de um porta aviões de Propulsão convencional com China .Não tenho dúvidas que a China venderia a um preço muito vantajoso , desde que não transfira tecnologia

Ruas

Primeiro o Brasil precisa possuir escoltas de verdade, com capacidade antiaérea de área. Não temos nem o arroz com feijão e já queremos a sobremesa.

A classe Tamandaré não seria a ideal para escoltar porta aviões.

max

Fonte original do filme:
https://youtu.be/soEpAprko7w

Com cerca de 7 minutos de duração, mais detalhes.

Do canal oficial do YT do exército chinês.
A qualidade da imagem é superior, 4Kx60p.
A trilha sonora também é diferente, a trilha sonora original é um estilo chinês majestoso.
Para quem quiser ver o filme em qualidade superior.

Last edited 10 dias atrás by max
Alexandre Galante

Valeu, Max!