A Marinha Italiana exerceu uma opção para a construção de um quarto navio-patrulha offshore de próxima geração (OPV) da Orizzonte Sistemi Navali (OSN), uma joint venture da Fincantieri (51%) e Leonardo (49%), anunciaram as duas empresas em 5 de agosto de 2024.

O valor total do pedido é de aproximadamente € 236 milhões, dos quais cerca de EUR 163 milhões serão destinados à Fincantieri e € 70 milhões à Leonardo. O contrato original, assinado em julho de 2023, previa três OPVs a um custo de € 925 milhões, com opções para mais três unidades.

O programa de OPVs da Marinha Italiana foi iniciado para contribuir para a modernização e renovação da frota naval do país, visando garantir capacidades adequadas para presença e vigilância, patrulhamento marítimo, controle de tráfego mercante, proteção das linhas de comunicação e da zona econômica exclusiva, além de operações contra ameaças derivadas da poluição marinha.

Com cerca de 95 metros de comprimento, um deslocamento de 2.300 toneladas e capacidade para acomodar 97 tripulantes, os novos OPVs estão sendo construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano da Fincantieri. Eles serão equipados com um pacote de soluções tecnológicas, além de padrões de excelência em automação e manobrabilidade, adequados para operar em uma ampla gama de cenários táticos e condições climáticas.

Cockpit naval do PPA

Uma das características mais inovadoras dos OPVs é o ‘cockpit’ naval, desenvolvido para os Navios-Patrulha Offshore Multipropósito (PPAs) da Marinha Italiana. Esta estação de trabalho integrada, co-produzida pela Leonardo e Fincantieri NexTech, permite que a embarcação e suas operações aéreas sejam controladas por apenas dois operadores, o piloto e o co-piloto, que assumem as responsabilidades do oficial de vigia e do capitão.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi Pinheiro

Será que esse “cockpit de aviação” das PPA, será o padrão em todos os futuros navios?

Gabriel BR

digitalização e automação sem duvidas vieram para ficar…o das Tamandaré também vai ser top

Vinicius Soares

Pode ser top, mas não no nível das italianas. Questão de gasto.

Moriah

Na Marinha da Itália, provavelmente sim.

frank

sim parece que e a nova referenca de cockpit em todas as novas encomenda da marinha inclusive as 2 fremm evo

Gabriel BR

Não custou caro não …

Alex Barreto Cypriano

Levando em conta que tem suporte por dez anos incluído no preço…

Last edited 3 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Davi Pinheiro

Com a Itália encomendando esses navios, qual será o futuro da European Patrol Corvette (EPC)? Me parecem desenhos muito semelhantes.

Esteves

EPC é consequência do Pesco. Política Comum de Segurança e Defesa para a Europa (25 países) que vem ficando mais forte após a guerra na Ucrânia.

A Itália segue inovando.

Last edited 3 meses atrás by Esteves
Hcosta

As EPC virão muito melhor armadas.
https://en.wikipedia.org/wiki/European_Patrol_Corvette

Irão substituir classes equipadas com canhão e pouco mais. Provavelmente esta nova classe irá manter o mesmo nível de armamento:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Italian_Navy_ships

Fabio

A classe Tamandaré está mais próxima do que se pretende conceber nesse programa EPC do que esse patrulha da Itália.

Last edited 3 meses atrás by Fabio
Nunes Neto

Top ,parabéns para a Itália, tomara que liberem os Classe Comandanti para venda…

Marcos

Praticamente toda semana temos noticias de uma nova encomenda Italiana.
Sempre teve uma boa marinha mas o ritmo de compras faz pensar que estão prevendo problemas mais à frente? Ou esse é o ritmo normal na Itália?

Digo

Normal, eles estão apenas atualizando a frota, as FREMM substituíram fragatas que já tem 40 anos e as PPA vão substituir navios com 20 anos.

No One

Não é tão normal não. Existe uma atualização, mas o que observamos é uma expansão dos números e das capacidades. A chapa está esquentando e o aliado americano está enfrentando convulsões sociais, crise de identidade e focado em outras prioridades. A minha
avaliação é que as FA italianas provavelmente perceberam que o aliado atravessa um péssimo
período e não é tão confiável como antes, terão que segurar a barra, talvez não sozinhos, mas boa parte do fardo sim.

Last edited 3 meses atrás by No One
737-800RJ

Há uns 5 anos que digo na Trilogia que a chapa geopolítica vem esquentando e que um confronto de âmbito global será inevitável, infelizmente.
Se vai começar no Oriente Médio, na Ásia ou na Europa Oriental, em 6 meses ou 10 anos, não sabemos, mas quase todos os ingredientes pra que isso aconteça estão na mesa.
Espero que até lá nossos programas estratégicos estejam bem encaminhados para que possamos ter uma mínima capacidade de defesa.

No One

Eu tinha lido a notícia, mas preferi não comentar nada para não tirar o foco das outras matérias publicadas e para não monopolizar a atenção só sobre a MMI. Eu li e considerei os valores bastante salgados para um OPV ( 236 milhões de euro por unidade) . Por outro lado eles tem uma indústria que precisa ser fomentada e justificar o investimento feito no PPA, introduzindo nas demais unidades as inovações que foram desenvolvidas no programa. Caso tenha ficado pouco claro , o pedido firme era para três unidades com a opção para mais três. Então falta ainda dois… Read more »

No One

Dito isso, lembro que eles contam com uma guarda costeira que opera OPV bem mais econômicos e flexíveis, com mais de 3500t, algo que considero modelo ideal e imprescindível para cuidar da nossa ZEE, perfeitos para os Distritos Navais

Precisamos desses utilitários, pau pra toda obra:

https://chuckhillscgblog.net/wp-content/uploads/2021/11/italian-coast-guard-multirole-opv.webp

No One

comment image

No One

comment image

Alex Barreto Cypriano

Parece um Offshore Supply Vessel militarizado…

No One

Sim e eu babo com isso: simples, concreto, relativamente econômico e eficaz…sem frescuras . Um projeto nacional similar fabricado pelo Inace ou outro estaleiro, 10 unidades para os DN e retomar uma política de cooperação e capacitação mais ativa com parceiros africanos como a Namíbia, a Angola…etc. Ter um produto acessível e útil para fornecer a nações parceiras como o Uruguai…

Daniel

Interessante. Elas são mais ou menos do tamanho de uma corveta Steregushchiy., não? Qual delas seria o melhor custo benefício se a MB fosse comprar uma delas?
Supondo que a gente tivesse dinheiro para comprar uma corveta, claro. Look

No One

Nenhuma das duas classes, os PPX são OPVs, patrulhas moderníssimos e caros. As Steregushchiy são corvetas com funções capacidades próximas as nossas Tamandaré ou os EPC( European Patrol Corvette). As nossas FCT possuem maior autonomia e alcance. CORVETAS/ Fragatas Leves, já temos. OPVs caros e sofisticado também não são prioridades.

Nenhuma das duas são necessárias ou interessantes para a nossa realidade.

Daniel

Ao contrário! O Brasil poderia se beneficiar muito de uma corveta mais barata do que uma Tamandaré. Lembre-se que, entre outras coisas, não temos navios em quantidade suficiente.

frank

claramente , tamos decadas de distancias para ter navios em numero suficientes , precisamos no minimo de mais 15 a 20 navios , claro cacaminas, fragatas ,corvetas, destroyer , reabastecimento etc. para ter uma marinha decente

Alex Barreto Cypriano

Além do cockpit naval legado dos PPA, há uma ‘extended bridge wing’, asa estendida do passadiço, que permite cobertura em 360°. Há uma versão mais militar, de combate (aliás, hibrido patrulha-combate basilar na proposta), desse vaso em que o vão central entre os dois volumes superestruturais, onde se alojam os rhibs, é protegido e fechado. Penso que pra reduzir a assinatura radar…

Last edited 3 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Salvo engano, o navio ilustrado na matéria não é o navio do contrato, justamente por ter o recesso de RHIBs exposto, característica dos FCX07 e 15. O navio do contrato seria um FCX20, cuja superestrutura é continua, conforme:
https://www.edrmagazine.eu/italys-new-generation-opvs-by-orizzonte-sistemi-navali
E:
https://www.edrmagazine.eu/fincantieri-unveils-it-fcx-family-of-ships-and-proposes-the-fcx-15-for-the-malaysian-lms-programme
Da qual extraí a tabela de características:
comment image

Last edited 3 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Eu me enganei, o barco é esse mesmo da ilustração: na família FCX, do 7 ao 40, as superestruturas são únicas, mas nos OPVs derivado da FCX20 há recesso pra rhibs exposto entre os blocos frontal e posterior da superestrutura. Desculpem…

frank

a italia na para ate 2030 terao a melhor marinha da europa