IMAGENS: Helicóptero naval chinês Harbin Z-20J
O Harbin Z-20J no Zhuhai Air Show 2024. O helicóptero utilitário chinês de médio porte produzido pelo Harbin Aircraft Industry Group (HAIG) voou pela primeira vez em 23 de dezembro de 2013.
Ele tem peso máximo de decolagem na faixa de 10 toneladas (22.000 lb) e pode operar em locais acima de 4.000 m (13.000 pés) de altitude, bem como a bordo de navios de guerra.
É baseado no helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk de fabricação americana, do qual a variante civil Sikorsky S-70C-2 tem sido usada pelo Exército de Libertação Popular (PLA) desde 1984.
O Z-20J é a variante de transporte/utilidade naval e o Z-20F é a variante ASW, equipado com radar de superfície sob o nariz, pilone para torpedos, sonar de imersão sob a fuselagem e sonoboias.
Seahawk cover?!
Z-20J Xi-Hawk …
Ou Z-20J Xi-Lawk
Z-20 Black, com ‘garras’…
Sim, e um pouco mais difícil diferenciar a versão “F” da “J” ao menos de primeira do que por exemplo do MH-60S para o MH-60R por conta do “trem de pouso”.
Vale a pena comprar. As peças de reposição podem ser chinesas ou ocidentais.
Faz sentido, o problema e se os engenheiros chineses usaram os mesmos padroes da sikorski ou adaptaram tudo para o padrão chinês mais simples ou mais facil (vulgo gambiarra)
Será que vendem mais barato que os UH60?
cara, seria bom um comparativo, sabe onde encontrar?
O Seahawk que vem com pastel de flango.
Seahawkin…
flango com catupily
Eu não me importaria do Brasil ter a mesma capacidade chinesa de copiar produtos de alto valor agregado. Dos rebites e parafusos até as turbinas.
Mas até para isso faz-se necessário uma média nacional de QI acima do nível limítrofe.
Errado…
Para fazer isso, faz-se necessário investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Copiar qualquer coisa industrializada, não é colocar em uma máquina de xérox.
No final das contas, uma cópia não deixa de ser um incentivo… um benchmark… pq no final do processo, vc vai ter aprendido a fazer o seu… Em alguma das vezes, melhor q o copiado…
Poderíamos pegar o motor do Black Hawk o T700 que é da decada de 80, a versão inicial, e dar para o ITA e a Turbomachine trabalharem em uma versão nacional, porém tem que haver escala depois, pois copiar tudo ia gerar um problema com os americanos, e seria caro fazer os protótipos
O J15, baseado no Su33 ucraniano, hoje na variante T CATOBAR com turbina WS10 e AESA, é possivelmente melhor que qualquer outro membro da Familia Flanker, incluindo o Su35 russo.
Ao final da segunda guerra o Japão começou a fazer isso aproveitando a enxurrada de produtos dos EUA, deste estudo, copia, aprendizado, floreceram marcas, hoje globais e populares em diversos segmentos de mercado.
O QI Médio brasileiro é 83, tem primata que tem mais, não da pra esperar muito
Kkkkkkkkkkk exatamente
Simplesmente copiar um projeto/fabricação não signifca que vc vai ter que dedicar menos energia/horas de trabalho. Já tivemos experiência de utilizarmos um mesmo projeto (que haviamos desenvolvido para um determinado empreendimento) em um novo local, e simplesmente foi necessário refazer….assim engana-se aquele que copiar significa ganhar conhecimento e tempo. Pelo contrário, é necessário que o projetista tenha plena consciencia do que está tentando realizar para ter êxito…No caso do BlackHawk UH-60 e seu sosia Z-20J certamente houve um êxito muito grande porque os chineses, alem de QI superior à média, se caracterizam por serem minuciosos, perfeccionistas e…humildes. Quem me dera se… Read more »
Igual os trabalhos da escola ( copia só não faz igual ) rsrsr
BlackLawk
O que tenho reparado ultimamente nos armamentos Chineses é o quanto eles avançaram no refino de seus produtos, linhas gerais com poucos defeitos, acabamento muito bom.
Estão avançando cada vez mais.
E a medida que avançam as cópias vão sumindo… Começa com uma cópia escancarada, passa para uma versão nacional com melhorias, versão nacional avançada e depois um equipamento com projeto totalmente nacional… tem acontecido em várias áreas e a militar não é diferente
A cultura e industria chinesa é das mais refinadas e exitosas há muito tempo. A maior esquadra naval ja construida pelo homem foi a chinesa há séculos. No museu de tecnologia em Amsterdã há até uma citação a respeito da tentativa de copiar a porcelana chinesa que nunca foi conseguida pelos europeus. Na fabrica onde trabalhei os nossos compradores iam la na China, onde obtinhamos fundidos, eixos forjados, e muitos outros componentes de boa qualidade e altamente competitivos em termos técnicos e econômicos. Quando a gente ouve que os chineses só compiam sempre me lembro das história do Marco Polo… Read more »
Será que os motores do Z-20 têm o mesmo TBO dos T-700 da GE?
o que seria o TBO?
Time Between Overhaul, intervalo de tempo entre as grandes revisões (do motor, no caso)
valew
Antes de tudo da onde vocês acham que os norte-americanos aperfeiçoaram as técnicas de engenharia, produção refinamento e expertise?
Resposta: Com os cientistas alemães que foram transferidos “de forma ocultada pela CIA”. Desde daí sabemos que até os pioneiros hoje da maquinaria bélica tiveram que copiar ou possuir gente com maior QI que foram os engenheiros da antiga Alemanha dos Nazis.
País sério que se importa com sua capacidade de produção e defesa.
No Brejil teria muito brasileiro xingando governos e empresas por cópia produtos americanos.
O problema do “Brejil” é que tem muito gênio de fórum de internet, que acha q temos o mesmo poder político e comercial de uma China.
O Brasil hj, se toma uma sansão comercial pesada de um EUA e/ou União Europeia… QUEBRA !
A China antes de quebrar, leva todo mundo primeiro.
Meu amigo, a gente jogou pela janela a copia de um submarino nuclear, esquece!
Estava vendo um vídeo sobre o K-13 (o prímeiro míssil AA russo, baseado no Sidewinder), a primeira versão foi criada baseada num Sidewinder que não explodiu e ficou preso na fuselagem de um Mig Chinês, eram tão semelhantes que suas peças eram intercambiáveis.
Mas diferente do que muitos pensam engenharia reversa é algo extremamente díficil, nesse caso em específico precisaram adivinhar o que os projetistas queriam com cada peça e detalhe, criar maquinário específico e novo basicamente “sob demanda” (já que não sabiam como produzir ainda) e por aí vai.
Gosto do exemplo do projeto de cópia do B29 americano pelos soviéticos…
Os problemas começaram quando eles perceberam que nem a liga de alumínio da fuselagem, eles conseguiam produzir na espessura necessária ! rs
China só copia e cola.
kkkkkkkkkkkk… nem digo nada.
Si Lawk kkkkkkk parece bem feito, como será que é o preço, e esse motor aí, será que já está no nível dos ocidentais?
China copia tudo na cara de pau, incrível a obsessão por ser igual aos Estados Unidos
Os maiores fãs do americanos são os chineses, e o pessoal fica se matando defendendo um lado e outro. kkkk
A palavra ” copyright “, é desconhecida para os chineses.
Impressionante. Estão copiando todas as aeronaves norte-americanas. Os Russos pelo menos tem projeto próprio.
Uma das maiores forma de “elogio” é a “copia” :o)
Nunca estamos satisfeitos, ne? Se copiam (com muita competencia, alias), sao criticados. Se montam helis no Brasil, a estrategia eh criticada e ainda apelidam de apertaparafusobras Se inclui ToT, paga-se demais e nada se aproveita. Se compra de prateleira, nao serve porque cria dependencia. Do outro lado do mundo, a China avanca rapidamente em quantidade e qualidade. Nao espere que uma copia dessa se pare por ai. Sao apenas “baselines” que darao inicio ao desenvolvimento proprio, com tecnologias inovadoras proprias nos proximos anos. Enquanto isso as FFAA vao mostrando as suas reais prioridades. https://www.estadao.com.br/economia/militares-pesam-17-vezes-mais-na-previdencia-com-pensoes-para-filhas-solteiras-e-morte-ficticia/ Que a frase abaixo fique registrada… Read more »
Um exemplo de inovação chinesa↓ [não sei o que tem a ver com ”Air Show” mas associaram com esta feira…]
Navio de combate ”Orca” [ JARI-USV-A ] não tripulado, com deslocamento de 500 t e cumprimento de 58 m, para missões de defesa aérea, anti-navio e patrulhas de longa duração
https://encurtador.com.br/2s0jZ
Esse Sea Lawk ficou massa.