Marinha da Coreia do Sul recebe primeiro destróier da nova classe KDX III Batch II
A HD Hyundai Heavy Industries (HD HHI) entregou à Marinha da República da Coreia o ROKS Jeongjo the Great, o primeiro destróier da nova classe KDX III Batch II Aegis.
O navio de guerra de última geração é equipado com o avançado Sistema de Combate Aegis, sistema de sonar, o sistema de lançamento vertical KVLS-II e capacidade para mísseis balísticos superfície-terra, consolidando sua posição como uma peça fundamental na modernização das forças navais sul-coreanas.
O KDX III Batch II Aegis representa a nova geração de destróieres da Marinha da República da Coreia (ROKN), projetados para reforçar a segurança marítima do país e responder aos desafios crescentes na região do Indo-Pacífico. Essa classe é uma evolução dos destróieres KDX III iniciais, incorporando inovações tecnológicas avançadas que ampliam sua capacidade de combate, defesa e projeção de força.
Com cerca de 8.200 toneladas de deslocamento padrão, 12.000 toneladas carregado e mais de 170 metros de comprimento, o Jeongjo the Great é uma das embarcações mais poderosas e tecnologicamente avançadas já construídas na Ásia.
Armamento
- 1 × 5 polegadas (127 mm)/L62 Mk 45 Mod 4
- 2 × 20mm Block 1B Phalanx CIWS
- 8 × SSM-700K Haeseong mísseis antinavio
- 2 × 3 tubos de torpedo para o:
- K745 Blue Shark
- 1 × 48-cell Mk 41 VLS para:
- SM-2 Block IIIB/IV
- SM-3 NTW Block IB
- SM-6 Block I
- 1 × 16-cell K-VLS para:
- K-ASROC Red Shark antissubmarino
- Hyunmoo III mísseis de cruzeiro mar-terra
- K-SAAM mísseis antiaéreos de curto alcance
- KM-SAM mísseis de defesa aérea
- 1 × 24-cell K-VLS II para:
- L-SAM mísseis de defesa aérea de longo alcance
- Hyunmoo IV-2 ballistic missiles
** susprio **
Uma obra prima da engenharia naval
Aquela versão que dizem ter deixado o navio com “bochechas”, é uma a cima dessa entregue aos coreanos?
O USS Pinckney (DDG 91) foi o primeiro a receber o “SEWIP 3” , basicamente um equipamento para ataque eletrônico, que o deixou com as “bochechas”. . Trata-se de um Arleigh Burke IIA de 9.200 toneladas carregado, portanto menor que o navio sul coreano e também mais antigo, comissionado 20 anos atrás, que teve seu sistema Aegis atualizado e dentro de alguns anos receberá outra atualização ainda mais consistente. . Basicamente o navio sul coreano é mais capaz contra alvos de superfície enquanto o americano é mais capaz contra alvos aéreos e o Arleigh Burke III que está entrando em… Read more »
Seria ideal para substituir a classe Grajaú.
Quem sabe e os coreanos podem subsidiar algum estaleiro no Sul ou em São Paulo para construirem esse navio para a MB.
A Samsung foi sócia do estaleiro Atlântico Sul mas desistiu do estaleiro pois era extremamente ineficiente. Venderam suas ações e foram embora. Os trabalhadores não era qualificados o suficiente e não levavam seus trabalhos a sério e pois falatavam ao trabalho de forma contumaz.
😅😅😅😅
Acho q tem tamanho e potencial para substituir O BAIRRO de Grajaú ! rsrs
Coreia do Sul é sensacional também nos seus meios militares,espero que o Brasil possa fazer parceria com eles em negociação ao KC-390,como tanques K1A2,K2 BlackPanther e meios navais como esse navio.
Estranho terem optado pelo Phalanx CIWS em vez do RAM.
Futuramente talvez, já há vários Arleigh Burkes que trocaram o “Phalanx” ao menos o que ficava atrás da segunda chaminé pelo SeaRAM mantendo o “Pahalanx” dianteiro e em breve outros serão equipados com o “RAM ” nessa mesma posição. . Outra combinação interessante é que vários Arleigh Burkes IIA possuem um sistema lazer para confundir “drones” na posição dianteira do “Phalanx”, mas mantendo um “Phalanx” na posição atrás da segunda chaminé. . Muitas vezes navios são terminados como originalmente concebidos para receber atualizações posteriores, o mais novo e capaz Arleigh Burke da versão “III” o USS Jack Lucas tem apenas… Read more »
Lindo… muito lindo… sonho de consumo.
Se a MB aumentasse o número das Tamandare para umas 10 ou 12 e adquirisse 2 desse aí as coisas ficariam muito boas…
E os coreanos adorariam fazer parceria,podemos vender kc-390 e super tucanos para eles e em troca compramos equipamentos militares como K1a2 para o CFN,K2 Blackpanther para o EB e navios como esse para a MB e até o novo caça deles para a FAB junto ao Gripen. Coreia do Sul é um país que dá para fazer uma parceria muito boa.
É uma AB anabolizada fabricada sob licença com algumas modificações, digamos assim 👍
Parabéns pala aquisição e a todos envolvidos, é uma bela nave 💪⚓️
Uma belonave, literalmente.
12.000 carregada…
12.000 carregada…
12.000 carregada…
Governo Federal… nunca te pedi nada no natal…
Membros do alto comando da marinha dos estados unidos já manifestaram admiração pelos navios da classe KDX-III.Com o interesse de Trump pela indústria naval sul coreana penso que talvez haveria possibilidade deste navio ser encomendado pelos gringos.