O novo navio-plataforma de pesquisa e testes de convés plano da China foi visto navegando para testes no mar. O navio tem aproximadamente 200 metros de comprimento, um convés de voo sem ângulo e duas ilhas.

Aparentemente o porta-drones será usado para treinar as tripulações do novo navio de assalto anfíbio Type 076, dotado de uma catapulta eletromagnética para o lançamento drones.

De acordo com vários documentos de licitação para vários subsistemas, assumindo que eles são de fato para esta plataforma de teste em particular, o navio é chamado de “futuro sistema inteligente não tripulado integrado ar-mar-submarino”. Parece implicar que este não é apenas um navio-mãe para drones aéreos, mas também para veículos de superfície e subaquáticos não tripulados.

Veja abaixo concepções em 3D do novo porta-drones chinês.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo

Aquela torre central que aparenta ser um edifício deve estar cheio de pilotos de drones…
Navio bem interessante.

Fabio

Aparentemente sim, e grandes chances do inimigo desativar todos os Drones acertando um único alvo visto que não aparenta ser uma embarcação protegida.

Fernando Vieira

Bom, escoltas existem para isso. Esse navio não deve operar sem a companhia de alguns destróieres visto que a PLA Navy tem lançado dúzias deles.

E alguma defesa de ponto ele também deve possuir, ninguém seria tolo de deixar o navio completamente indefeso.

Willber Rodrigues

Ok, e quais tipos de drones ele operará?

Neto

Parece um navio escola.
.
Vai treinar o pessoal dos NAes e dos Type 76.

Dalton

Não Neto, assim como na US Navy os próprios NAes servem de “escola” para futuros
aviadores, além de manter a proficiência dos que eventualmente estão em terra por conta do respectivo NAe estar em manutenção ou no caso do “Charles de Gaulle” quando em manutenção por ser o único, treina-se em NAes dos EUA.
.
Este navio que especula-se será uma plataforma para testes não tem “rampa” /catapultas
para decolagem nem maquinário e cabos de retenção para reter grandes jatos o que o inviabiliza para treinar “pessoal dos NAes” .

Gabriel

A China largando na frente das potências ocidentais. Os tempos mudaram !

Dalton

Não diria isso, construíram um navio específico para testes, mas, por outro lado o NAe USS George H W Bush recém teve instalado um “centro de controle para aeronaves não tripuladas” que será testado para posterior melhoramento e implantação inicial em NAes da Frota do Pacífico para operar a grande aeronave não tripulada “Stingray” já testada e em construção seriada que será usada ao menos inicialmente para reabastecimento em voo, diminuindo essa carga hoje relegada aos Super Hornets.

Carvalho2008

Mestre Dalton,está largando sim, mestre. Em primeiro lugar, que começar do zero pelo é-nos tem uma senão única vantagem, que é liberdade de modelar sua indústria e seus modelos para suas mais recentes necessidades. Americanos não! Já tem um indústria definida durante os últimos 80 anos. Num conceito de pressão industrial orçamentária vocacionado a quebrar a antiga URSS e funcionou. Mas não funciona contra os Chineses….é uma fórmula inócua nos tempos de hoje. Americanos não conseguem produzir navios e equipamentos baratos e por consequência, quantidade. Cada dólar equivalente no orçamento chinês, equivale a muito maior tonelada de equipamentos Americanos…armas de… Read more »

Dalton

Meu comentário não deve ser visto como uma “blasfêmia” contra a China e sim que os EUA e outros países estão “nesse caminho” também e há vários exemplos como o “Stingray” que mencionei, o “Triton” o “Orca” e ano passado uma força tarefa de navios não tripulados atravessou o Pacífico além de outros exemplos e os que encontram-se na fase de projeto. . A China pode ter começado com o que você chama de “equipamento barato” mas está ampliando os de maior sofisticação porque sabe que só “baratos” não “vencem guerras” ou “fazem tudo” além do mais China e EUA… Read more »

Hamom

Futurologia é sempre incerta, mas a crescente utilização de robotização e IA, aponta para um futuro onde as FAs terão um efetivo bem menor e altamente especializado nestas tecnologias.

Se por um lado os custos em tempos de guerra podem aumentar por conta do confronto entre máquinas autônomas ou guiadas… 

Pelo outro lado, o dispêndio constante seja na paz ou na guerra, com os soldos militares, pensões de aposentadoria, alimentação, cuidados de saúde,etc… deverá cair por conta da diminuição dos efetivos humanos necessários nas futuras FAs.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Alex Barreto Cypriano

Mas falando do navio em si, é curioso o arranjo geral em três ilhas separadas – navegação, controle aéreo e exaustão. As chaminés apontam pra propulsão diesel aa popa (reduzindo comprimento de eixos), coisa comum em porta containers mais modernos. Há a possibilidade de que o navio Zhong Chuan Zi Hao tenha um well deck tendo em vista a abertura no espelho de popa. A figura mais distinta, entretanto, é o pequeno freeboard, o que aponta pra operações em águas rasas (e pouco mexidas), talvez para auxílio em operações ASW. O hangar de aeronaves, se existir, deve estar locado logo… Read more »

Dalton

Bem observado Alex, não parece haver hangar, condizente para função de testes, lembra os 2 NAes de treinamento da US Navy , Sable e Wolverine da II Guerra, caso ainda não os conheça acredito que os achará interessantes.

Alex Barreto Cypriano

Não os conhecia. Obrigado, mestre Dalton. Muito interessante, porta-avioes (convertidos) de água doce, lá no lago Michigan. George H. W. Bush treinou num deles. Aqui
https://www.ww2history.org/homefront/wwii-united-states-navy-sweetwater-aircraft-carriers/

carvalho2008

Voce disse mercante? de convés corrido? Hummmm…..

Que curioso…não??!!

carvalho2008

E como postei em materia anterior….não será o unico…

comment image

Dalton

Ele não disse “mercante”, tratou-se de navios de turismo a vapor e rodas de pás
que foram convertidos em NAes exclusivos para ajudar no treinamento de pousos e decolagens – Naes de Escolta a maioria dos quais mercantes convertidos também serviram nessa função – que por conta do baixo bordo livre não acomodavam um hangar resultando em uma certa similaridade ao navio chinês.

carvalho2008

…” Espantosa foi a velocidade de construção do navio, certamente obedecendo a padrões comerciais, meros seis meses, de Maio a Setembro ou Outubro desse ano”….

comment image

PS.: O navio está sob a sigla CSSC (China State Shipbuilding Corporation) e no momento não da PLAN

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Alex Barreto Cypriano

USS Sable e USS Wolverine foram a conversão de navios de passageiros aa vapor e roda de pás, paddlewheel passenger steamers. Mas eram só pra treino, não tinham uso pra combate. O primeiro CV da USN foi o USS Langley, outro convertido de um navio de apoio. Mas lembremos dos gigantescos CVs classe Lexington, convertidos de cruzadores ainda em projeto. Deu trabalho pra USN encontrar o design adequado de CV pr’aquela época: lembremos do USS Wasp, gêmeo nanico, por imposição de tratado, da classe Yorktown e mesmo do USS Ranger com seus smokestacks pivotantes até estabelecer o Golden standart nos… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
Carvalho2008

Acho que existe elevador sim, mas realmente difícil de ver. Digo isto porque no modelo menor catamaran que também lançaram, existe um pequeno elevador…seria estranho mesmo este aí não possuir….e vemos que existe vão de hangar abaixo…estranhissimo ter vão abaixo e não ter elevador…

Alex Barreto Cypriano

Em meados dos 1940, o USS Sable lançava o TDF-1 drone de ataque (remotamente controlado por um avião anfíbio orbitando próximo). E não tinha um só. Parece que a decolagem falhou (o nariz se elevou demais e a aeronave deve ter entrado em stall, como outra foto no NavSource exibiu). Não conhecia. Gostei. Tomara que abra:
comment image

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
Dalton

Já que chegou-se até aqui Alex, dá uma olhada – se ainda não viu – no TDR que
era controlado a distância por um “Avenger” ambos os tipos chegaram a ser embarcados no USS Marcus Island, um NAe de Escolta em 1944.

Alex Barreto Cypriano

Esse aqui, que era lançado por uma carruagem recuperável?
comment image
Tem esta foto do CVE-77 com TDN/TDRs estacionados no convoo, de meia nau até a popa (pena que estão distantes da câmera…):
comment image
Curiosíssimo esse uso de drones na guerra do Pacífico… Aqui, uma compilação dos drones estadunidenses da época:
comment image

Dalton

Lendo um pouco mais existe um pequeno e baixo hangar na parte dianteira adequado para “drones” relativamente pequenos, servido por um elevador, daí a borda livre baixa nesse navio que será usado para testes/pesquisas torna-lo “parecido” com o “Sable” e o “Wolverine” cuja função não previa recolher aviões em um hangar.

Last edited 1 mês atrás by daltonl
Magarem

Vai ser um solta peçonas

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

E o Iran já tem o dele….
comment image

Groosp

Com direito a convôo em ângulo
comment image

carvalho2008

Mais fotos reveladas na ultima semana

comment image

Tem dois cabos soltos na popa, parece ser de energia de aparelhos de manutenção, não parecem cabos de parada.

Existe uma mancha na proa, loga atras da primeira marcação e na segunda foto aparece aberta…ainda é incerto pensar em elevador

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Interessante….
comment image

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
Alex Barreto Cypriano

Excelente foto, mestre Carvalho2008. Espantei-me com a assimetria dos balanços do convoo (balanço muito maior a bombordo). Legal: dá pra imaginar que tal assimetria seja equilibrada com os efeitos das massas das ilhas a boreste ou mesmo com especiosos arranjos de maquinários e lastros internos ao casco.

Alex Barreto Cypriano

Existe uma sombra escura entre a ilha de navegação e a de controle aéreo, com uns 4 metros de largura (cada faixa branca, alternada com faixa vermelha, no limite da área de pouso e decolagem, tem aproximadamente 2 metros de comprimento (existem cem conjuntos de faixas branca e vermelha indo da proa aa popa com ~200m). Igualmente, existem dutos de insuflamento descendo ali.

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo: onde se lê ‘cem conjuntos’ leia-se ‘cinquenta conjuntos’. ~200 metros de comprimento : (50 conjuntos x 2 faixas por conjunto) = ~2 metros de comprimento por faixa. Obrigado.

BraZil

Visual estranho, mas os Chinas sabem o que fazem e não perdem tempo a toa. Como a discrição parece não ser prioridade, deve operar à retaguarda e bem protegido lançará drones subaquáticos também? só eles sabem

carvalho2008

Na foto da popa, não vi rampa. Tem apenas aquela abertura ali atras, mas teria de usar turcos ou guinchos….de qualquer forma, estranho

Alex Barreto Cypriano

Navio intrigante.