EUA colocam na lista negra a companhia estatal de navegação da China, COSCO, e braço comercial global de petróleo da CNOOC
O Departamento de Defesa dos EUA adicionou a estatal chinesa China COSCO Shipping Corp. Ltd. e o braço internacional de comércio de petróleo da China National Offshore Oil Corp. (CNOOC) a uma lista de empresas supostamente vinculadas ao apoio militar chinês, de acordo com um aviso registrado no Federal Register em 7 de janeiro.
Segundo o documento, o Subsecretário de Defesa dos EUA determinou que essas entidades qualificam-se como “empresas militares chinesas,” fornecendo bens ou serviços comerciais para apoiar o Exército de Libertação Popular ou organizações relacionadas. A lista também inclui empresas chinesas do setor de transição energética, como a fabricante de baterias Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. e a gigante tecnológica Tencent Holdings Ltd.
O movimento, visto como uma escalada nas tensões entre EUA e China, pode ter impactos significativos no setor de energia e navegação, embora as consequências imediatas para o comércio de petróleo e transporte ainda sejam incertas. Diferente da lista de Nacionais Especialmente Designados (SDN) do Departamento do Tesouro, que penaliza violações de sanções relacionadas ao Irã ou à Rússia, a lista negra do Departamento de Defesa visa empresas que afetam a segurança nacional, podendo gerar custos operacionais mais altos, problemas de conformidade e danos à reputação.
A CNOOC e a COSCO ainda não comentaram o caso. No entanto, fontes da CNOOC em Pequim indicaram que não esperam impactos imediatos. A COSCO, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, opera uma frota com mais de 1.400 navios e desempenha um papel crucial no transporte global de petróleo, gás e GNL. A inclusão na lista pode restringir o uso de navios da COSCO por empresas americanas, enquanto a CNOOC, maior produtora offshore de petróleo e gás da China, também é um importante importador de GNL, com contratos de longo prazo com exportadores dos EUA.
A lista negra inclui ainda outras empresas de energia e transporte, como China General Nuclear Power Corp. (CGN), China National Chemical Corp. Ltd. (ChemChina), China State Shipbuilding Corp. Ltd. (CSSC) e Sinotrans & CSC Holdings Co. Ltd., ampliando as pressões sobre setores estratégicos chineses em meio às crescentes tensões geopolíticas.
estou um pouco confuso,as vezes penso que é puro desespero dos EUA em taxar qualquer empresa chinesa como ameaça a segurança nacional. o que foi a grande surpresa foi considerarem tencent como empresa militar chinesa. acho que,como qualquer empresa na china, paga imposto, indiretamente, estão ajudando o governo,que financia as forças armadas da china.
Qualquer empresa chinesa é um braço ou um dedo do gov. chinês, e todas essas empresas são de “uso dual”, fazendo tecnologias civis e também militares.
E nos EUA funciona como meu patrão? Deixa de ser ingênuo.
Pra ser justo ele não disse que nos EUA tbm não é assim ksks
Um pouco diferente.
Empresas privadas chinesas formalmente devem se submeter ao PCC.
Principalmente se tiverem financiamento ou subsídios públicos.
“A COSCO, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, opera uma frota com mais de 1.400 navios e desempenha um papel crucial no transporte global de petróleo, gás e GNL.” Ok, os EUA sancionaram essas empresas e a colocaram na black-list. Direito deles. O resto do mundo vai continuar fazendo negócios com a China e ambas as empresas acima, pois não estamos mais entre os anos 50 e 90, quando os EUA mandavam e o resto do mundo abaixava a cabeça. E outra, são empresas de transporte petrolífero. Vocês querem REALMENTE que eu acredite que empresas norte-americanas vão… Read more »
Fica evidente que trata-se de uma manobra comercial e diplomática para forçar algum tipo de conversa e eventual “ajuste”.
É a chamada “chantagem do bem”.
Aparentemente, os EUA simplesmente não sabem como negociar com os outros sem apontar uma arma na cara deles, e prometerem atirar se não ouvirem sua proposta.
Até o Don Corleone era mais sutil.
pensa num tiro no pé!
Isso será creditado a administração Biden ou Trump?
Trump só vai tomar posse no dia 20 de janeiro. Portanto, isso ainda vai cair na conta do Biden.
Aquela história do capitalismo e do livre comércio so vale quando os americanos sao os beneficiados.
Quando estão em desvantagem comercial impõem sanções,ameaça
politica e militarmente seus adversário comercial.
Que nao se curva a sua vontade na maioria dos casos sao destruidos militarmente. (Iraque,Líbia)
Só tupiniquim cai na lorota do liberalismo
Lorota mesmo. Nem em “butiquim” se acredita nesse tal liberalismo.
Voce tem toda a razao .
Liberalismo ê so para os Subdesenvolvidos !!!
https://youtu.be/yVa5wTXtfNM?si=khaIKtv620QSThsJ
Ação errada e totalmente protecionista
Claro,e os chineses ficarão olhando…
Para mim isso cheira a desespero, tentando evitar o inevitável…
O desespero dos EUA fica mais evidente a cada dia. Impressionante.
Todo império cai um dia e o Império Estadunidense está caindo, mas vai cair atirando.
O próximo a cair, depois dos EUA, é o chinês.
Uma hora todos caem.
Só que se a China passar os EUA em todos os sentidos e se tornar a grande hegemonia global, imagino que um império chinês dure mais tempo que os 150 anos de império americano.
Todas as empresas norte americanas são apoiadas por seu governo. E igualmente são braços comerciais do governo americano e seus interesses. E por conseguinte das forças armadas americanas.
É assim em todo país sério
Imagina agora, que o Trump vai botar um monte de bilionários donos de empresa no governo e os EUA vão virar uma plutocracia descarada de vez (sempre foram, mas velada). Vai ser legal ver o malabarismo dos liberais
Cara, tu acha que na administração democrata não era exatamente assim como você descreveu? Qual é a diferença?
Isso aí simplesmente demorou para acontecer… Eles estão colocando na lista negra mais de uma centena de operações que tem ligação direta com os militares, as tais “Chinese military companies”, que tem papel fundamental no eventual esforço de guerra que virá pela frente. . Todos os navios construídos na China, para a China, tem foco secundário em atender aos requisitos que visam sustentar a logística de seus esforços de guerra. O maior e mais óbvio dos exemplos, são os navios Roll on – Roll off, projetados para atender requisitos de servir em operações anfíbias, dentro do desejo de retomar de… Read more »
Estão com medo ?