Berlim, 29 de janeiro de 2025 – O Comitê de Orçamento da Alemanha está prestes a aprovar garantias estatais no valor de até 4,1 bilhões de euros (US$ 4,27 bilhões) para auxiliar a empresa Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) na conquista de um contrato com a Argentina para a construção de três submarinos, segundo fontes do comitê consultadas pela Reuters.

O contrato, avaliado em aproximadamente 2,2 bilhões de euros, ainda não foi formalizado, e há concorrência com um estaleiro francês, que também está na disputa pela encomenda argentina.

Caso seja concretizado, o acordo cobrirá a construção e entrega de três submarinos do Type 209, além de peças de reposição e treinamento para a Marinha Argentina. De acordo com um documento do comitê analisado pela Reuters, o estaleiro alemão está em negociações diretas com o Ministério da Defesa da Argentina, e as entregas estariam programadas para 2034 e 2035.

Um dos principais requisitos para que a Argentina firme o contrato com a TKMS é a oferta de financiamento a longo prazo, algo que a aprovação das garantias pelo governo alemão ajudaria a viabilizar. A expectativa é que o Comitê de Orçamento aprove as garantias ainda nesta quarta-feira.

A Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) não comentou oficialmente sobre o caso até o momento.

Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo santos

”Entregas previstas de 2034 e 2035”, os argentinos vão ter que escolher ao menos 1 unidade usada nesse período.

Willber Rodrigues

Ou não.
A Armada não tem mais nenhum sub operacional desde 2017, quando o San Juan afundou…

TeoB

Depois do Acidente trágico com o ARA San Juan não acredito que eles comprem algo usado, mas uma coisa que dava pra negociar era entregar um SBR nosso com venda de prateleira e agente encomendar um outro pra manter a produção… poderia ser o S42 ou o S43, seria bom para eles e para nós!
aí eles esperam nos novos para 2034

Last edited 1 mês atrás by TeoB
André Sávio Craveiro Bueno

Que, aparentemente, espionava as Falklands.

O Comentador

Acho que você não conhece los hermanos, eles prefeririam ficar sem subs do que comprar de nós.

Na cabeça deles, somos adversários.

Paulo César Araújo Pereira

Nada haver , havia interesse nos nossos 209 ,o problema era o financiamento e a Argentina não era confiável

Guizmo

Vender um dos nossos 4 Scorpene pra eles?!?!?! Pra que?!?! Cada um com seus problemas, se quiserem, que encomendem de nosso estaleiro e espera na fila. Nossa MB já é desdentada o suficiente

Gerson Carvalho

O nosso modelo é exclusivo, feito sob medida para a MB, sendo os maiores submarinos Scorpene já fabricados. Não acho que a MB tenha interesse em vender.

Paulo César Araújo Pereira

Interesse tem , justamente pra baratear o programa e manter complexo industrial funcionando

Antonio Palhares

Eles jamais comprarão nada de relevante do Brasil. Principalmente com o Bisonho e caricato presidente deles no poder.

Stemp

O “bizonho e caricato” Presidente deles fez hoje a moeda valorizar mais que o Real…

Adilson Moreno

A moeda deles estava tão desvalorizada que qualquer valorização se mostra algo estupendo . Já vimos esses jogos mágicos deles a décadas e não virar nada a não ser mais pobreza.

Iran

É, igual o bolívar venezuelano que valorizou 1000x nos últimos anos

Piassarollo

Bisonho? O cara tá tirando a Argentina do buraco! Não sei quem é bisonho nessa história

EduardoSP

Aguardemos, aguardemos. Os preço na Argentina estão altíssimos, desequilibrados em relação ao exterior. Há um problema no câmbio e veremos como o governo argentino vai enfrentá-lo.

MMerlin

O principal problema da Argentina é a inflação.
É preciso reduzi-la.
E, infelizmente, normalmente não importam os meios.
Desde que assumiu, Milei conseguiu reduzir a inflação à 1/3 do que era em 2023.
Tem muito chão pela frente? Tem.
Mas é inegável que seu planejamento já está caminhando para um orçamento mais sustentável.
Não à toa, já estão conseguindo crédito mais fácil.

Last edited 1 mês atrás by MMerlin
Antonio Palhares

Eu mantenho o bisonho e caricato. Vamos esperar mais um pouco. O custo de vida na Argentina está caríssimo. Olha que eu gosto muito da Argentina.

Jose

A situação está tão terrível que tem levas e levas de hermanos se mudando pra cá. Vi uma entrevista de um que era pintor e disse que com o que ganha aqui consegue ter uma vida muito, mas muito melhor do que lá.

Jose

“tirando do buraco”! hahahahahahahahahahahaha. A população abaixo da linha da pobreza é de cerca de 62%. Se isso é tirar do buraco…coitados. Ele não só pioraram como estão piores que a Venezuela.

Paulo César Araújo Pereira

Eles não compram por que não tem dinheiro

Palpiteiro

Se pagarem em lagosta o negócio sai

Paulo César Araújo Pereira

O problema era o governo argentino da época pagar por esses submarinos e dar calote na marinha brasileira

EduardoSP

Para entrar em operação em 2034 poderiam escolher um submarino mais moderno, como o 214.

Alexandre Galante

Será um Type 209 NG.

JGF

MTA emoção pensar que a Argentina de fato vai concretizar essa compra! Quando se trata de Argentina, só acredito quando realizarem o primeiro teste de mar! Até lá muita água ainda vai rolar por baixo e por cima desses submarinos

Last edited 1 mês atrás by JGF
Pedro Curti

O custo e demasiado, o 209 atende e tem preco mais acessivel

Bernardo

É que esse é maior (e mais caro).

Paulo César Araújo Pereira

Sim concordo,Mas tem a ver com os preços

Pedro Fullback

Enquanto isso, temos um presidente orgulhoso que é incapaz de separar indiferenças pessoais.

São nesses casos que o Brasil deveria negociar com a Argentina. Além do mais, boa parte dos componentes do Guarani e Kc-390 são feitos na Argentina, e isso seria um bom motivo para argumentar.

“Calma aí Hermanos, vocês fazem parte de um produto com alto teor tecnológico ( Kc-390 e Guaranis), não fazem encomendas, então, compra aí 3 Riachuelos, e eu compro 2 pra fazer escala de produção”. `

Willber Rodrigues

Mesmo que os PR’s brasilero e hermano fossem melhores amigos ( e, lembrem-se, não são ), você estaria dispostos e financiar bilhões de reais pra que a Argentina compre 390, Guaraní e Riachuelo? Quer mesmo arriscar? Os argentinso sempre viram o Guaraní como “um carro de brinquedo”, até pouco tempo, compartilhavam da opinião que o 390 é um “carrinho de mão”, e se a MB ja está sentindo na pele que operar Scorpéne é mais caro que operar IKL, imagine a Armada. Não, desse mato não sai cachorro. Por isso que torço pro 390 ganhar na Índia, e as peças… Read more »

JS666

Mas amigo, a maioria dos países tá f** de orçamento tbm, se nós formos 100% seletivos quanto a clientes não vamos exportar nunca. A Alemanha vai financiar os caras e não tá nem aí. No caso da Argentina imagino que nós ainda teríamos uma vantagem, podíamos incluir “escambos” no contrato como garantia, “se não pagar determinada parcela a Argentina fornece X motores do Guaraní” ou algo similar, podia até ser gás natural do novo campo que vão começar a explorar.

Willber Rodrigues

Eu não estou dizendo que devemos ser 100% seletivos na hora de vendermos algo porque, como você mesmo disse, nenhum país do mundo está com 100% do “nome limpo na praça”.
Mas tem países em que você ainda pode negociar algo, pois sabe que pode pagar;
E tem países em que você SABE, de antemão, que é 100% certo de que vai passar raiva e calote.

A Argentina se encontra na segunda categoria acima.

Akhinos

Tem N formas de você receber um financiamento governo – governo, nem tudo precisa ser pago em dólares. Essas suas falas são só um exemplo do pq o Brasil não consegue exercer soft power. Povo brasileiro tem uma falta de ambição que é difícil de entender. Tudo deu errado antes mesmo de ser tentado ou as coisas são grandes demais pra nós brasileiros pobres coitados. Mentalidade de perdedor é o que mais se vê por aqui.

Willber Rodrigues

Tá, ok, podemos receber em gáz e petróleo…

Mas pra vender O QUÊ?

Um submarino que é feito sob medida pra gente, e cuja totalidade do “recheio” ( sonar, radar, sistemas, torpedos, etc ) são 100% importados?
A gente não fabrica nem a caixa de câmbio do Guaraní, que dirá o “recheio” dos Riachuelos.

Bixo, sejamos sinceros aqui:

Porque diabos a Argentina compraria um sub “feito” pela gente, se eles podem negociar DIRETAMENTE com o fabricante ( Alemanha ou França ) que fabricam 100% de seus subs, e podem garantir um bom suporte logístico?

Diego

Concordo

Akhinos

Você está se fazendo de inocente, desculpe a honestidade. É óbvio que o submarino tem uma qtd não desprezível de nacionalização e serviria para movimentar a BID brasileira. Além disso ele geraria um efeito multiplicador de manter empregada mão de obra qualificada que consome aqui nesse país.

É como eu disse, vocês não tem ambição e amam ser uns perdedores. Depois choram que o país é uma piada. Não consegue ter soft power nem no país que é basicamente nosso pátio traseiro.

Willber Rodrigues

“É óbvio que o submarino tem uma qtd não desprezível de nacionalização”

Fabricamos os torpedos?
Sonar?
Radar?
Sistemas de combate?
Optrônicos do mastro?
Motor?
As baterias sim, a gente produzirá…

Então, o que seria essa “quantidade não desprezível de nacionalização”?

Já perguntei e repito:

Por qual motivo a Argentina deixaria de comprar sub diretamente com o país fabricante,que também fabrica os itens acima e pode oferecer pacotes logísticos vantajosos, pra comprar conosco?

Vamos oferecer o que? Sub 40% abaixo do preço e na metade do tempo?

Akhinos

Eu não sei pq eu perco meu tempo tentando explicar para as pessoas aqui nesse blog como funciona empresas modernas que são integradoras de tecnologia. Não meu amigo, essas peças não serão brasileiras, isso não muda o fato de que a expertise na área da tecnologia e da engenharia pesada se dá basicamente na capacidade de você aprender a integrar diferentes sistemas modulares. Isso em si representaria um enorme ganho para o Brasil, tanto em termos de mão de obra, como também de capacidades de gerenciamento de um projeto dessa complexidade em um horizonte longo, bem como de possíveis spin-offs… Read more »

Rommelqe

Totalmente de acordo contigo Akhinos.

MMerlin

Referente ao programa PROSUB, o que está previsto no ToT da versão convencional são: casco, controle de imersão, sensores, motor elétrico de propulsão e sistemas de combate.
Referente à comercialização, no tratado Brasil França não existe nada que especifique a obrigatoriedade da versão “nacional” do Scorpene precise ser construída no Brasil.
Tanto é que a Índia está adquirindo outros três scorpenes mas, desta vez, similares a versão brasileiras. Adquirindo e construindo lá.

Paulo César Araújo Pereira

A transmissão do guarani tá sendo feita no Brasil,e se Argentina quiser um scorpene padrão Riachuelo tem que comprar aqui

Willber Rodrigues

A transmissão do Guaraní está sendo feita no Brasil HOJE após aquele imbróglio com a Alemanha, a fabricante da cx. de câmbio original.
Precisou desse “susto” pro EB finalmente fazer algo que deveria ter sido feito no começo do programa Guaraní.
Se não for pela pressão e pelo susto, o EB não se mexe.

Marcelo

Se o governo brasileiro quisesse mesmo ele financiava a venda de produtos militares para a argentina e recebia como pagamento o Gás e petróleo argentino (com desconto) com preço abaixo do mercado dos poços de vaca muerta.
Mais aqui a política é um esculhambação, os políticos não estão preocupados com as indústrias e nem diminuir o custo de vida do seus povo.

Paulo César Araújo Pereira

Não será feito desse jeito,o programa indiano será exclusivo deles com fábrica lá e transferência de tecnologia

Nativo

Muito planfletismo escrito.

Last edited 1 mês atrás by Nativo
Paulo César Araújo Pereira

Do guarani só o motor é argentino e pode ser fabricado aqui também e uma parte da fuselagem do kc 390 e feita lá

JHF

Perigo de calote ….

Willber Rodrigues

Como tudo vindo da Argentina, eu lhes desejo boa sorte, e desejo que eles consigam.

Como tudo vindo da Argentina, só acredito vendo.

Emmanuel

A Classe Tupi é baseada no projeto U-209-1400.
O que a MB deveria ter feito? Evoluído o Tupi para uma embarcação maior, deslocando acima de duas mil toneladas.
O que a MB fez? Comprou o Scoperne achando que teria submarino nuclear.

A marinha argentina usava um 209 (ARA Salta), e dois TR-1700 (Thyssen). O que a Armada provavelmente irá fazer? Financiar submarinos alemães.

Essa é diferença de uma marinha que pensa em meios e outra que pensa em ToT. Bom senso.

EVERTON UCHOA SBRISSE

kkkkkk, argentinha pensa tanto em meios, que ficou sem nenhum. A Classe Riachuelo causa inveja nos nossos irmãos sulamericanos.

Emmanuel

Claro.
Acho que mais surpresa que a inveja deles é a surpresa do Almirantado em saber o custo operacional do Riachuelo.

https://www.naval.com.br/blog/2021/05/02/marinha-se-surpreende-com-o-custo-operacional-dos-submarinos-classe-riachuelo/

A Armada está fazendo o racional. Diferente da MB que fez o irracional. Largou um ToT por outro. Mas como é contribuinte quem paga por esse devaneio, então está tudo bem.

O Comentador

Em 2034 teremos 4 Scorpenes, os melhores da região, e se tudo correr bem, um SSN.

Nesse mesmo ano, a Argentina, com muita sorte, terá 3 subs, depois de anos sem opera-los, isso deixa claro quem está fazendo as coisas bem..

Luís Henrique

Levando em conta que nosso PIB é praticamente 4x maior e que nossa população é mais de 5x maior, se isso ocorrer nós temos que ficar com muita vergonha.
4 submarinos e eles 3 é vergonhoso para o Brasil pela diferença de tamanho e de nossas economias.

Emmanuel

A Argentina?

Esteves

Os submarinos alemães custam quanto para operar, manter, missionar e…financiar?

Faça um comparativo dos custos.

Emmanuel

Um submarino alemão classe 209/1500 custa, para adquirir, em torno de 330 milhões de dólares.
Um Scorpene classe CA-2000, em torno de 60 metros de comprimento, deslocando cerca de 1500 toneladas, custa uns 425 milhões de dólares.

Agora amiguinho, qual você acha que é mais caro para financiar e operar?
Um submarino que já foi vendido às dezenas, como o alemão, ou o francês com vendas reduzidas e valor de venda mais caro?

Esteves

Você opina sem compreensão. Não entende absolutamente de nada.

Emmanuel

Esqueci que você é um engenheiro altamente qualificado e que sabe mais que todo mundo.
Mil perdões.
Ops…é você, que vive falando besteira aqui na trilogia.

Last edited 1 mês atrás by Emmanuel
Nilo

oi mané, quer dizer Emmanuel, ”..Diferente da MB que fez o irracional. Largou um ToT por outro…”.
Largamente em artigos na PN, difundido a informação, porque da escolha do Scorpene ter capacidade de projetar um subNUC e ter asssistencia francesa na incorporação do reator nuclear ao sub. Estudos relevantes e a questão da Malvinas não deixou dúvidas quanto a escolha. A MB certamente foi acertiva, contratempos orçamentários existem, mas foi certamente uma escolha sabia e corajosa.

Emmanuel

SubNuc é irrelevante para o Brasil pelo simples fato que vai operar uma classe Scorpene no sufoco, imagina nuclear..
A MB mal consegue fazer um patrulha sem ter 10 anos de atraso, imagina submarino nuclear que já está atrasado há décadas.
Mas o inteligente é você e seu QI 75.

Nilo

Inteligência foi a MB fez a escolha correta, que se cumpra, tua análise é tosca, norteada por uma dificuldade orçamentária, o que não é novidade em qualquer projeto.” ..SubNuc é irrelevante para o Brasil..” Sem comentários, já tá explicado rsrsrsrst

Paulo César Araújo Pereira

O projeto alemão não contempla um casco pro nuclear,o francês sim

Luís Henrique

Acho essa visão de largar TOT errada. Os contratos que envolvem TOT, participação industrial e produção local NUNCA envolvem 100% das tecnologias, as mais sensíveis nunca são transferidas. Veja a Índia por exemplo. 1) está modernizando submarinos russos classe KILO e recebendo TOT e desenvolvendo tecnologias próprias 2) comprou submarino francês Scorpene com TOT e produção local 3) no Projeto 75 vai adquirir submarinos alemães com TOT e produção local 4) está desenvolvendo o Projeto 76 que serão 12 submarinos Indianos. As empresas envolvidas pediram um submarino KILO da marinha para praticarem engenharia reversa. Vão usar todos os conhecimentos adquiridos… Read more »

Paulo César Araújo Pereira

Neles não ,em toda a América latina

Esteves

Deixa de pregar mentiras.

A MB decidiu pelo Scorpene na evolução do submarino nuclear porque os alemães não concordaram com o projeto.

Emmanuel

Não é mentira. Quem mente aqui, e muito, é você.
A MB não vai ter submarino nuclear porque não tem dinheiro nem para comprar convencional. Até o custo operacional do Riachuelo o almirantado não sabia o quanto ia custar. “Aiiinnn…mas vale a evolução natural…blábláblá”
Mentindo está você. Os alemães nunca disseram não para um submarino nuclear. Eles, simplesmente, NÃO TEM um submarino nuclear, que não é a mesma coisa de construir um diesel-elétrico.

Esteves

Você precisa estudar. Deveria.

Last edited 1 mês atrás by Esteves
Emmanuel

Falou Esteves..
Sabe-tudo.

Nilo

“A MB …….. não tem dinheiro nem para comprar convencional….”
Riachuelo (S-40) pronto
Humaitá (S-41) pronto
Tonelero (S-42) pronto
Angostura (S-43) em construção

Emmanuel

Foi o contrato assinado manezinho com os franceses. Para quatro submarinos.
Sei que as vezes, por problemas cognitivos, não conseguimos ver o básico.
Estranho seria se eles não ficassem prontos.

Paulo César Araújo Pereira

Os alemães também não tem um projeto de subnuc

carvalho2008

O Tikuna é o 209 brasileiro maior e alongado….mas que ficou em apenas 1 da serie

Paulo César Araújo Pereira

O projeto do scorpene/ Riachuelo contempla junto o casco da classe barracuda pro nosso nuclear

Augusto

O Comitê de Orçamento da Alemanha (obviamente, do Estado) lutando para dar dinheiro público para auxiliar a empresa TKMS (privada, naturalmente) a vender. Está aí um Estado que se mexe para promover metas privadas que, ao fim e ao cabo, acabam abrangendo interesse público. Temos muitos que aprender.

RPiletti

Embraer recebe auxilio do BNDES, o que nos falta é outras empresas para os bancos financiarem as exportações de industrializados deste nível.

Augusto

Se você acompanha este blog há algum tempo, deve saber do parto que foi chegar ao ponto de o BNDES financiar exportações de materiais de defesa e, até onde sei, esse financiamento é só para a Embraer, por causa de um acordo específico. O Banco do Brasil com sua presidente woke encerrou expressamente o financiamento da base industrial de defesa brasileira e o mesmo ocorreu com bancos privados brasileiros.

EduardoSP

Atualize-se.
A orientação do BB foi revertida pouco depois de divulgada.

Last edited 1 mês atrás by EduardoSP
Esteves

Não é auxilio. É linha de financiamento obtido por uma empresa sólida.

Marcelo

A argentina começou a vender gás do poço de vaca muerta via gasoduto Gás bol para o Brasil.
Agora fica fácil para o governo vender nossos produto militares para a argentina e receber em gás barato aumentando a competitiva da nossa indústria e diminuir o custo de vida do cidadão Brasil.

Fabio Mayer

Essa armadilha já experimentamos com a Bolívia. Fomos lá, financiamos a infra-estrutura, começamos a exploração, até que Evo Morales nacionalizou tudo oferecendo vender gás a preço de mercado, sem preocupação em indenizar o Brasil pelo que investiu.

Não acredite na lenda do gás barato. Gás, só pelo preço de mercado!

Paulo César Araújo Pereira

Agora estão na merd@ as empresas estrangeiras meteram o pé e eles não conseguem operar as refinarias e estão importando gás em vez de exportar

Rommelqe

Tem mais é que ……..

Rommelqe

Nacionalizou? Pagou para nacionalizar, como seria a honesta e correta forma? Ou roubou na cara dura, sem que houvesse nenhuma reação do Brasil?

Matheus R

Afinal qual é o melhor, o Scorpene brasileiro ou o 209 NG?

Gabriel BR

Riachuelo sem duvidas.

Esteves

Defenda sua opinião.

Gabriel BR

209 NG não existe. E se existir será um produto de segunda linha diferente do Scorpene.

Esteves

Gabriel…Gabriel,

Faça uma defesa argumental. Uma defesa tabular. Uma defesa analítica.

Senão…não vai pro céu.

Esteves

Scorpene do Brasil. Feito no Brasil. Mas não é brasileiro.

Paulo César Araújo Pereira

O projeto foi idealizado pela marinha junto com os franceses

Jagderband#44

Estão gastando todo o dinheiro em Balneário Camboriú.

Gilson

A marinha do Brasil, ( MB ), já tem dois ( submarinos classe scorpene SBR, em operção ), e vai colocar mais em operação, total: três submarinos e falta mais um pro ano que vem 2026. Em 2026 teremos quatro submarinos classe scorpene SBR, e em 2033 esta previsto o lançamento do SNB, o Alvaro Alberto. A previsão da primeira entrega de um submarino pra Argentina é só em 2034 ou 2035. Eu, penso que: poderiamos até ampliar a construção de mais dois scorpene SBR, até 2035, e, lá poderiamos estar com seis SBR, convecional e um nuclear.

Esteves

Não existe Scorpene SBR. Existe submarino Scorpene classe Riachuelo com uma extensão no casco a meia nau.

Navio certificado não significa navio operando.

O Álvaro Alberto será um protótipo…quando Estiver pronto e aceito. Vai demorar…muito.

Paulo César Araújo Pereira

Será baseado na classe barracuda francês,com tot francês

Top Gun Sea

Ele tem que fazer esse negócio é com os EUA, pois ele é ventriloquo do Tio San e está cheio de moral com o homem laranja.

carvalho2008

EUa não tem submarino diesel eletrico.

Top Gun Sea

Com certeza quem faz um nuclear tem expertise para fazer um diesel elétrico é só por encomendar. Na gestão Biden estava na mesa um projeto de submarinos diesel elétrico. Já com o homem laranja pode ser que saia pois, ele quer cortar custos.

carvalho2008

Não tem como encomendar um produto que sequer existe…..se quer um SSK barato e eficiente….vai no alemao mesmo….

Esteves

Eles alugaram um AIP dos suecos. Não gostaram.

Top Gun Sea

Penso que os EUA não venderia SUBs novos para Argentina, ainda mais projeto novo low cost, pois, tem muita dívida com FMI, só vendeu os F16 block 50 por que já são velhos e suas células não aguentam 10.000 horas e por FMS e da Alemanha não vai sair nada! Pois ele como disse é ventríloquo do homem laranja. Está saindo também da OMS, do acordo de Paris sobre o acordo climático, banalizou e naturalizou nessa administração a homofobia, com filosofia separatista planeja construir muro num corredor de 200 mts com a Bolívia e também quer fazer algo parecido na… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Top Gun Sea
Paulo César Araújo Pereira

Pra eles venderem 4 subs não vale a pena ,pois os gastos no projeto seriam grandes

Koprowski

Se o Brasil tivesse um tipo homem laranja na Presidência, patriótico, e não um ex-presidiário ignorante, não estaríamos ladeira à baixo.

Esteves

Alemão adora e adota austeridade.

Se o governo argentino passar credibilidade nessa área…austeridade fiscal e controle de gastos, a Argentina pode começar a mudar.

Augusto José de Souza

Creio que o nosso estaleiro em Itajaí que está construindo as fragatas classe Tamandaré podem construir esses submarinos para a Argentina,mas ele já deixaram claro que não querem cooperação com o Brasil.

Paulo César Araújo Pereira

Não acho que seria vantagem pros alemães construir aqui se tem um estaleiro pronto lá

Wilson

Primeiro os F-16 e agora os 209NG. A argentina está se armando com equipamentos tão bons quanto (ou até melhores) que os adquiridos pelos estrelados Brasileiros por um custo expressivamente menor.

welington S.

Me diga que seu comentário faz parte de uma piada, por favor.

Não é possível…

Paulo César Araújo Pereira

Deve ter sido piada 🤣

Fabio Mayer

Que enorme complexo de vira-latas!

Paulo César Araújo Pereira

Pelo amor de Deus, pesquisa antes ,estude geopolítica mundial,se entere sobre os equipamentos aéreos militantes e suas diferenças,os F16 argentinos são uma versão já antiquada,radar antigo e limitado, é apenas pra Argentina ter apenas uma defesa básica operacional

Iran

F-16MLU melhor que Gripen E, e Type 209 melhor que Scorpene BR? Pelo amor de Deus, que atrocidade de comentário.

BrunoFN

Se e uma Type 209 NG , talvez algo semelhante ao ”tikuna” , e claro com as devidas ”atualizações ” , como um sonar mais poderoso , acho que eu ainda iria preferir os ”scorpene” .. fosse um ”212” ou ”214” seria outro nível

carvalho2008

O riachuelo é melhor….tem seções estanques e o 209 não…um charuto unico sem portas….

Mas considerando que ambos podem até levar o mesmo sistemas de armas, acho o custo beneficio alemão melhor….sai entre 20% a 30% menos….

Esteves

Acho…acho…acho.

carvalho2008

vc não ira identificar um scorpene ao mesmo preço de um 209, sequer as classes superiores….

O preço alemão pela historica produção é melhor…

Esteves

Tu é nível A. Tu é batuta.

Saia do acho. Entra no empírico.

carvalho2008

empirismo tambem é metodo cientifico….mas existem dezenas de informações de preços e todos eles menores….

Paulo César Araújo Pereira

O nosso lança mísseis

Carvalho2008

Yes

Paulo

Os submarinos alemães eram uma opção melhor que os Scorpenes franceses. Penso que o Lula foi muito precipitado na escolha. Os argentinos estão fazendo uma escolha muito mais acertada.

carvalho2008

o vies scorpene foi em detrimento da proposta de cooperação francesa no tipo de casco duplo até então obrigatorio para um submarino nuclear….foi uma vinculação cooperativa, independente do sucesso ou não dela…os alemães por sua vez, não tinham e não tem cascocs de subnucleares, o que os inviabilizava na continuidade da parceria….

foi o que ocorreu…independente de ser para o bem ou para o mal…

eu teria adorado ver um numero maior de Tikunas e sua constante evolução….

mas foi a decisão brasileira no vies do subnuke….

Paulo César Araújo Pereira

Pesquisa antes você verá que o scorpene é melhor

Salomon

Que grande oportunidade para o Brasil!

Esteves

Por que?

Bernardo

Há uns meses tinha gente dizendo pelos “fóruns” que a Argentina não ia ter financiamento pra comprar nem um sonho-de-valsa (antes da compra dos aviões sair). Eu avisei que isso ia mudar e ia vir mais, e apontei a mudança na venda do prazo dos títulos da dívida argentina como indicativo importantíssimo pra isso. Agora até o FMI tá considerando um novo empréstimo (e é provável que os EUA sejam os fiadores). Se esse aí vai vir mesmo (o do FMI), eu não sei, mas se o governo do Milei continuar (nunca se sabe também, política e economia não andam… Read more »

JPonte

Parabéns a Argentina … haverá um longo caminho de rearmamento necessário para suas forças armadas e muito capital necessário … transferências voluntárias de países es aliados , compras de 2ª mão e uma mudança de ânimo e valorização da tropa estão ocorrendo neste momento no país irmão .
Javier Milei opera uma mudança que merece ser observada e acompanhada com atenção pois hoje é a referência política na América Latina , e a liderança é o nome sendo acompanhado por muitos na Europa , EUA e Ásia ….

J R

Incrível a longevidade do Type 209, só mostra a excelência desse projeto que se mostra sua viabilidade até os dias de hoje.