1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque realiza Campanha de Emprego Ar-Superfície durante adestramento no litoral nordeste

O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) realizou, de 16 de maio a 6 de junho, a Campanha de Emprego Ar-Superfície no estande de tiro de Maxaranguape, no interior do Rio Grande do Norte.

A atividade integra o cronograma anual de adestramentos da Força Aeronaval e tem como objetivo manter a prontidão dos Aviadores Navais para o cumprimento de missões reais de ataque e apoio aéreo aproximado.

Durante a campanha, foram realizados lançamentos de bombas de exercício e tiros com metralhadoras de 20 mm, permitindo a aferição dos sistemas das aeronaves AF-1 Skyhawk e o aprimoramento da técnica de pontaria dos pilotos. Também foram conduzidos voos de navegação operacional a baixa altura, com ataques simulados a alvos táticos.Essas missões visam treinar os Aviadores Navais na execução de perfis de ataque em ambiente realista, que exige alta precisão na navegação e rigor na aplicação de táticas de combate.

Além do emprego de armamento, o EsqdVF-1 realizou missões de vigilância e reconhecimento nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), com foco nos entornos do Atol das Rocas e do Arquipélago de Fernando de Noronha. As ações contribuíram para ampliar a consciência situacional da Marinha do Brasil sobre áreas estratégicas da Amazônia Azul e proporcionaram maior familiarização dos Aviadores Navais com os desafios logísticos e operacionais do emprego em ilhas oceânicas.

A campanha também contou com a participação de uma aeronave AH-15A, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que atuou como figurativo inimigo em exercícios de interceptação de aeronaves de baixa velocidade (Slow Mover Intercept – SMI). Essa prática é alinhada às doutrinas adotadas pelas marinhas da OTAN e tem como foco a neutralização de ameaças assimétricas que possam comprometer a segurança da Força Naval.

“O sucesso da campanha reafirma a versatilidade dos vetores de asa fixa da Aviação Naval e sua contribuição direta para a manutenção da soberania e proteção da extensa área marítima sob responsabilidade do Brasil”, afirmou o Comandante do EsqdVF-1, Capitão de Fragata Manoel Andrade Júnior.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

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Rafael Coimbra

tiros de 20mm e bombas burras….. Cada vez que vejo uma matéria de A-4 da MB voando, eu já fico chateado… quando leio o teor da matéria fico envergonhado… Lembrando que em caso de conflito nós não temos hangares nos interiores das montanhas para esses aviões…

Dr Mundico

Hangares no interior de montanhas? Parece coisa de filme…..

Bosco

E do 007. rsss

João Moita Jr

Do Recruta 0…😁

Gilberto

Ele está se referindo ao que o Irã fez…

Jefferson Ferreira

eles não entenderam a referência kkk

mas de qlq forma em um conflito real eles se quer iam sair do solo mesmo… melhor explodirem logo igual aos f14 iranianos

João Moita Jr

O filme se chama Atrapalhando a Marinha…😂🤣😅

Camargoer.

“Marinha vai com as outras 2, A missão”

adriano Madureira

Caças armazenados no interior de montanhas é coisa somente de país que leva a sério defesa, ao contrário de nós que levamos na troça…
Royal Norwegian Air Force F-35s in the underground/mountain complex at Bardufoss Air Base.

https://pbs.twimg.com/media/GP9MI7wWkAAmxlI?format=jpg&name=large

https://pbs.twimg.com/media/GP9MI-eX0AA9e5-?format=jpg&name=4096×4096


https://pbs.twimg.com/media/GP9MI89WwAEHZwL?format=jpg&name=4096×4096

Willber Rodrigues

Qualquer matéria sobre esses A-4, tú já começa a ler sabendo, de antemão, que a vergonha alheia vem a galope.
Terminar de ler o texto, apenas concretiza isso.

Angus

Me ocorreu agora.

A Marinha esta a frente do seu tempo.

Temos o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque Reborn do mundo.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

na mosca

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

fez PANORAMICO com o DAN TENA

Luiz Antonio

Se conseguir terminar de ler o texto você é um fanático otimista.

GNSousa

Essas aeronaves são uma vergonha, sem quaisquer resultado prático para o Brasil. Só servem para gerar custos operacionais e afagar o ego do almirantado brasileiro dizendo que a nossa Marinha tem aviação naval de asa fixa.

Neto

6 F39F na marinha, mantunidos pela FAB em anápolis, baseados no RJ, criando doutrina Ar-Mar deveria ser uma projeto de Defesa do MD.
.
Precisa ser para agora? Óbvio que não. Mas precisa ser planejado. Manter doutrina nos A4, pelo A4, tá errado. Essa seria a única razão, manter pessoal para um projeto futuro.
.
Se não isso, já deveriam ter-se voltado para drones, primeiro em terra, depois no Atlantico.

danieljr

Nem precisa disso. 0 caças na MB, fecha o esquadrão e implode o que sobrar para não correr o risco de alguém formar outro esquadrão com caças a médio prazo.

A FAB dissemina a doutrina de ataque naval na força de caças, utilizando todos os F39 e/f disponíveis. Compram um bom lote de RBS-15 e mísseis nacionais. Pronto.

Através no link BR, comunicação e inteligência, a MB e fuzileiros podem pedir missões à FAB, se precisar, envolvendo helicópteros, navios, caças e demais veículos no ambiente de conflito.

Palpiteiro

O problema é achar o que fazer com o pessoal. Isso Justifica a necessidade de almirantes

MMerlin

A questão apontada pelo Daniel, referente a FAB assumir o papel já foi discutida bastante por aqui. E seria o mais sensato, devido as condições orçamentárias das FA. Lembrando que o EB recentemente propôs a compra de aeronaves para uso exclusivo e a mesma foi vetada por dois motivos: orçamentário e por ser uma função atualmente já exercida pela FAB. O que muda referente à MB é que está ainda é responsável pelo papel de interceptação e ataque aéreo em região marítima. Papel este que já foi motivo de conflito com a própria FAB e talvez, por este motivo, não… Read more »

Last edited 19 dias atrás by MMerlin
MMerlin

Pesquisando, a transferência de oficiais entre as Forças não é permitida pela legislação.

Palpiteiro

Isso mudaria em que o indicador de a avião bom por general? Esse número continuaria menor que 1

Sergio

Não foi isso. Infelizmente. Seria até aceitável o veto aos sherpas no EB, caso houvesse razão objetiva e orçamentária pra isso. Só que não. Bolsonaro já tinha autorizado e até Os pilotos do EB pra fazer o curso de asa fixa já estavam no apronto. Custaria pouco a aquisição e até a atualização deles. Mas a FAB teve um chilique, da mesma forma quando da aquisição dessas porcarias pela marinha. Os frouxos traíras de sempre, do entorno, pressionaram e bolsonaro , mais uma vez, afinou e deu última forma. E ao contrário dos skyhawks na marinha Os sherpas seriam utilissimos… Read more »

Camargoer.

Então… Segundo o comandante da FAB,ela tem aviões novos e com horas de vôo disponíveis porque a frota de transporte foi dimensionada para atender o batalhões de fronteira.

Contudo, a estrutura arcaica das forças armadas demanda que a FAB será ressarcida pelo EB … Ora, se EB tem recursos para comprar você obsoleto, treinar pilotos, custear os aviões construírem ter um hangar na Base Aérea de Manaus, ela tem recursos para custear os aviões da FAB…

ln(0)

Esse pilotos da MB poderiam operar com os da FAB até se aposentarem, num “desvio de função”ou readaptação, ou mesmo emprestados, como acontece com outros orgãos. Já há pelo menos em número suficiente para um esquadrão que seria convertido para pilotar o F39.

Rafael Oliveira

Põe para pilotar helicópteros da MB.

Palpiteiro

Poderia começar parando a contratação

fewoz

Isto é óbvio. Obrigado. A MB tem que operar navios. Navios.

GuiBeck

Eu até acho que teria que trocar: ataque naval com a FAB e patrulha marítima e anti sub com a Marinha. Sei que já foi proposto e bla bla bla ok, mas eu vejo assim.

fewoz

A MB mal tem navios e você ainda quer falar em aviões?

Palpiteiro

Temos almirantes e oficiais. É suficiente

José Gregório

Como eu sempre disse, nossas FFAA não foram feitas pra guerra, mas pra massacrar o próprio povo, não precisa de nada avançado, não precisamos de sistema AAE de área, não precisamos de MBT de última geração, nem obuseiros 155mm, nem caças stealth, esses vetustos A4 dão conta do recado bonito…o que temos é suficiente…O que precisa funcionar com todos os recursos é o GTE, para defesa da democracia.

Cicero

Opa Gregório, blza?

Pensa nisso aqui. A Ucrania é do quase tamanho de Minas Gerais e com um PIB menor. Querendo ou não, eles amassaram a Rússia. Será que as nossas FFAA conseguiriam sustentar uma defesa nos mesmos moldes?

Abcs

João Henrique

Mano, massacrar a Rússia? Mano, se não fosse os equipamentos da OTAN, GRANA E INTELIGÊNCIA, a Ucrânia estaria igual a Síria hoje.

Palpiteiro

Vale lembrar que em uma guerra, quem mais morre são os civis convocados para ser bucha

Elint

Mas tem estoque de Pitú nos subterrâneos de Brasília…

Santamariense

Principalmente nos porões do Alvorada e do Planalto.

Hamom

Não chega a tanto, mas veja como tomar medidas que levam a sério a crescente ”dronização” na guerra da Ucrânia e eventos como a ‘Operação Web’ [e os recentes ataques de Israel no Iran…] ↓
comment image
”Na Coreia do Sul, na base aérea de Kunsan, abrigos para a aviação tática dos Estados Unidos se formaram. Os hangares são bastante sólidos e os pequenos drones comuns não podem penetrar.”
comment image

Hamom

Correção ↑
Estes abrigos foram construídos em 2020, antes portanto da guerra na Ucrânia. Mas é algo que a FAB deveria fazer em Anápolis…

fewoz

Só me faz lembrar o episódio onde houve tempestade forte e um Tucano ficou danificado… Tudo no Brasil é construído da pior e mais barata forma possível. Não sei se é melhor que fiquem a céu aberto mesmo…

Hamom

E atualmente é muito mais do que, ”ameaças climáticas”. A BR-153 passa a 3,5 km dos angaretes da Base de Anápolis. 

Nem vou falar, pra não dar ideias…

Fazer abrigos protegidos é muito mais barato do que perder um único Gripen valendo mais de US$ 100 milhões por desleixo e incompetência administrativa.

Além de abrigos, equipar a base com um radar capaz de detectar pequenos drones voando em baixa altitude, EW e armas anti- drones. Nos tempos atuais isto é indispensável, não é luxo.  

Last edited 19 dias atrás by Hamom
Camargoer.

Acho que deu PT em pelo menos dois tucanos danificou outros

Palpiteiro

A ideia dos estrategistas é que nossos vizinhos não tem drones

Jota Ká

Se o Bobô, amigo do Bibí, estivesse sido reconduzido à PR do BR, certamente que, a esta altura, já teria oferecido esta arma poderosíssima para destruir Natanz e Fordow. Os Aiatolás estariam tremendo nas bases! 🙂

Last edited 19 dias atrás by Jota Ká
Palpiteiro

Vale lembrar que ele é sindicalista tanto quanto o lula. Passou 27 anos no congresso sem aprovar nada que fala. Estava lá para garantir o seu e garantir reajuste para a sua base sindical. Já vimos que sindicalista de direta ou esquerda só aumenta o custo país. Precisamos de projeto de país.

Marcelo

Com as riquezas $$ que o Brasil possui chega a ser vergonhoso a marinha divulgar essas matérias com A-4 que é vista mundialmente.
Forças armadas moderna pra que ??? Cuidar da riqueza dos estrangeiros kkk.
Entregamos a riqueza para os países desenvolvidas a troco $$ de nada !!!
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/06/17/petroleiras.htm

adriano Madureira

Eu me sentiria mais seguro até mesmo com um jatinho armado com mísseis para nós defender,acho que sairia bem mais barato…

Se a manutenção de uns Kfirs colombianos já é tido como algo caro imagine para manter uns A-4 SkyHawk.

comment image

Sairia até mais em conta um E-Jet Phenom 300, que poderia substituir os coroas americanos e até mesmo bandeirulhas já cansados…

Samuel Asafe

MKKKKKKKKKKKK

Joao Barcelo

Fiquei tão perplexo que fui conferir a data de publicação da matéria para ver se estava certa. Mas realmente era 2025.

Leonardo Cardeal

Certeza que é matéria pra polemizar. Kkkk

fewoz

A MB está querendo engajamento hahaha

PACRF

A Marinha está correta em manter o adestramento de seus pilotos com os meios que possuímos, do que não fazer nada.

Bosco

PAC,
Qual o objetivo disso?
Ter caças e pilotos operacionais é uma meta que implica num objetivo de, pelo menos, médio prazo (tendo em vista que caças são ativos perecíveis).
Qual?

Nilo

Passou a régua rsrs, se ao menos tivesse dado continuidade ao projeto Gripens E Navalizado, mesmo que fosse para ficar aterrados, mas não tem nada que justifique a manutenção desses caças.

Palpiteiro

O objetivo é só ter doutrina. Já temos caças suficientes.

fewoz

Uhh, qual é esta grande e incrível doutrina maravilhosa? A FAB pode assumir este serviço, e melhor. É justamente por este pensamento retrógrado e falta de visão da realidade que a MB gastou tanto dinheiro do contribuinte à toa.

Palpiteiro

Só com o combustível gasto dava para comprar muitos drones

A6MZero

Uma marinha que pouco navega querendo voar com caças…

Nada contra ter uma aviação naval, pelo contrario, mas ter essas peças de museu sonhando com aviação de caça embarcada quando o foco deveria ser asas rotativas e patrulha, deveriam fazer o básico bem feito antes de inventar moda.

fewoz

Negativo. Tudo contra a aviação naval. Foi graças a esta loucura e falta de noção da realidade que a MB gastou milhões do contribuinte com algo que não serviu/serve absolutamente nada. Tivesse investido o valor do porta aviões + modernização dos aviões + todo o custo que envolve manter/ter mantido isso, poderia já ter adquirido/construído navios patrulhas, que são infinitamente mais úteis à nação…

O dia que a MB tiver meios de superfície e submarinos em quantidade suficiente e no máximo 50% dos gastos com pessoal, talvez poderiam pensar nisso…

A6MZero

Asas rotativas é importante pra aviação naval e nesse quesito a MB até que não esta ruim, drones também é algo que a MB podia investir tanto para patrulha como ataque faz mais sentido para a nossa realidade.

A aviação naval é importante sim, só tem que ser pragmática levada a serio e que se enquadre na realidade, agora ter A4 voando pra fazer desfile e showzinho é ridículo …

fewoz

Olá, A6MZero. Eu queria dizer aviação naval com caças. Claro que helis e drones estão fora do que falei.

Rodrigo

Compra um ps4 com ace combat é mais útil que isso

Palpiteiro

A FAB está no mesmo caminho. Qual o indicador avião por brigadeiro?

Camargoer.

O EB levou a sério a ideia de comprar aviões obsoletos para montar um esquadrão de transporte certamente inspirado pela avião de caça da MB

fewoz

Uma Marinha deve ter, primeiramente, navios. Coisa que a MB praticamente não tem. E não vejo nenhuma ação ou tecnologia incrível aí. Não estão mantendo uma tecnologia do nível da USS Enterprise do Star Trek. Estas ações podem perfeitamente ser assumidas pela FAB e ponto.

José Luís

É rir para não chorar…

Rafael Cordeiro

Em matéria do Poder Aéreo publicada hoje (18/06/2025) também mostra a utilização desse modelo de aeronave pela Força Aérea Israelense, só que lá pelo ano de 1969. A impressão que tenho é que paramos no tempo.

João Henrique

Esses caças devem sair de operação em 2028.

Fábio Mayer

2028? Já deviam estar aposentados há muito tempo!

Palpiteiro

Imagina o custo disso até lá

fewoz

Só errou algumas décadas…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

😄😄😄😄😄

fewoz

O importante é manter a “dutrina”!!!!!!! Seja lá o que isso quer dizer!

Ricardo

Triste constatar que, com a finalidade de manter o adestramento dos seus pilotos, os meios disponíveis sejam tão obsoletos…parece que nunca o quadro de modernização e profissionalização das Forças Armadas vai se concretizar!

fewoz

Pra começar, a MB nem deveria ter aviões…

Camargoer.

Olá F. Acho que a discussão é sobre a necessidade da MB ter um esquadrão de caças. Por exemplo, parece haver um certo consenso que a MB poderia operar a aviação de patrulha, que tradicionalmente é feita pela FAB. Eu acho que tanto faz. Por anos, a FAB operou aviões antissubmarinos no A11, sendo incapaz de montar um esquadrão de caça naval. Era uma tolice enorme ter um NAe sem avião de caça. O A4 foi uma decisão correta no contexto do A12 A pergunta que é preciso ser feita é se a MB precisa do A13? Ou se faz… Read more »

Bosco

Eu acho que vi um gatinho.. vi sim… eu vi um gatinho…
rsss
Um dia desses eu vi um A-4 da MB sobrevoando Brasília. Acho que era por conta da troca da bandeira que ficou a cargo da Marinha.
Passou em baixa altura roncando grosso.
É bonitinho….

Allan Canuto Martins

Estive em Natal entre os dias 02 e 06 de junho, e justamente no dia 06 vi esse A4 sobrevoando baixo próximo a praia de ponta negra.
Apesar de ser velho e estar obsoleto, não deixa de ser um caça esteticamente bonito

Camargoer.

Olá Bosco.. até a Argentina aposentou os deles..

vai vendo

Marcelo

ainda não, mas falta pouco

Adilson N M

qualquer coisa a se falar sobre o tema é queimar vela boa pra defunto ruim..

Diego

A prontidão do enorme esquadrão de 4 caças armados com as utilissimas bombas burras, e o canhão de 20mm(por que raios a marinha chama isso de metralhadora quando O MUNDO TODO chama de canhão?).

Willber Rodrigues

Um texto grande, de “proteger a Amazonia Azul”…. Pra gente descobrir que se adestraram APENAS com tiros de canhão. Nem bombas-burras, nem foguetes, apenas tiro de canhão. Quando tem matéria sobre esses A-4 da MB, vindo da própria MB, a gente ja sabe que é pra “dourar a pílula” e que é um festival de clichês e vergonha alheia, mas os caras se superam… “O sucesso da campanha reafirma a versatilidade dos vetores de asa fixa da Aviação Naval e sua contribuição direta para a manutenção da soberania e proteção da extensa área marítima sob responsabilidade do Brasil” “Versatilidade” de… Read more »

danieljr

Só de escrever “amazônia azul” e “submarino convencional com propulsão nuclear” alguém deveria ser demitido da MB.

Willber Rodrigues

Não, não, não, é “submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear”.
Mas deixando a piada de lado, me causa sincero espanto uma Marinha que mal e mal consegue ter uma força de escoltas decentes, que não tem meios nem pro “pé de chão” que é patrulha e desminagem, gastar o que não tem de seus parcos recursos brincando de “Top Gun”.

Elint

Pois é…
Agora também temos A-4 Skyhawk convencionalmente armado com bombas burras…

Rinaldo Nery

A matéria disse que empregaram as BEX-11.

Matheus R

Que façam alguma coisa de útil com esses caças então:

Afonso Bebiano

Se tentarem, provavelmente vão perder algum avião na brincadeira.

Rafa

Belo vídeo, amigo!

Afonso Bebiano

“O sucesso da campanha reafirma a versatilidade dos vetores de asa fixa da Aviação Naval e sua contribuição direta para a manutenção da soberania e proteção da extensa área marítima sob responsabilidade do Brasil”

Redação protocolar para preencher algumas linhas sem dizer nada.

fewoz

O chat GPT também é mestre neste tipo de encheção de linguiça nos textos… Talvez a MB até o tenha usado haha

Camargoer.

Olá F.

É preciso alguma habilidade e bom senso para criar textos usando IA,

Diogo de Araujo

Meu Deus, socorro.

Rodrigo

Dissuasão

Camargoer.

diçuazão

Boitatá

Dizuação

Patriota

Temos capacidade operacional com caças AF-1, estamos construindo uma frota com poderosas fragatas e até um submarino nuclear! E os invejosos só criticam, eu não entendo esse pessimismo! Recentemente o almirante shampoo mostrou toda a sua coragem e honra no depoimento ao STF!O profissionalismo da MB é um exemplo para o nosso país!Há braços

Palpiteiro

Ha quem está trabalhando muito para pagar tudo isso.

Leo

Acredito que nosso militares não estão acompanhando a guerra na Ucrania e Oriente médio.
Um dronezinho de US$500 com uma bomba e esses A-4 nem saem do chão.
E olha, nem to falando de misseis balísticos ou de alta precisão.

Palpiteiro

Imagina o orçamento de um esquadrão desses com tanta gente e poucos aviões. O custo da hora de vôo deve ser dezenas de vezes maior que F35

fewoz

As Forças (des)Armadas brasileiras sempre estiveram décadas atrás do mundo real. Até agora, em pleno 2025, continuam com estudos e eternos testes de drones brasileiros, que acabam nunca comprando em quantidade relevante… Estudos e mais estudos e testes para comprar 5 ou 6 unidades (E não é por falta de know-how, pois temos uma das melhroes indústrias aeronáuticas). Há quanto tempo EUA, Turquia, Israel e Irã já possuem milhares deles ativos? A impressão que dá é que o Brasil nem mesmo entrou na segunda metade do século XX… Quem dirá XXI.

Sergio

Na verdade, como bem lembrado no comentário de alguém aí em cima só se justificam pra proteger o status quo e reprimir o povo. Só que o pagador de impostos já se deu conta disso.

A novidade atualmente, fato reconhecido até por notórios esquerdistas , é que a vontade de mudanças radicais está na extrema direita.

Então os generais pularam no colo da esquerda.

Não existem pra guerra real.

Palpiteiro

A batalha é pela aposentadoria integral

Paulo

Encontre um inimigo externo decente para o Br ,que teremos todos os misseis, todos os drones de ataque ,todos os caças, todos os submarinos nucleares de seus sonhos. Sem este inimigo decente, sem chance de brincar de Putin ou Netaniahu.

Palpiteiro

Acompanhar a Champions league é muito caro legal

João Henrique

Quem sabe futuramente esses caças poderão ser substituídos por M-346FA.

MMerlin

Sendo otimista.
Mais provável que, lá por meados de 2045-2050, quando outro NAe disponível, a MB resolva adquirir uma nova versão NG do Gripen naval.

Mais otimista ainda seria um projeto de nova aeronave desenvolvida numa parceria com a SAAB com maior participação da Embraer.

A possível realidade?
Uma embarcação similar ao A-140 operando veículos aéreos não tripulados.

João Henrique

Talvez exista um caça tampão, para o esquadrão não ser desativado até a chegada de um outro modelo definitivo no futuro. Pra isso o M-346FA seria um opção interessante.

Last edited 20 dias atrás by João Henrique
Bosco

O caça tampão eu não sei se tem , mas o A-4 é o caça “tampinha”.

João Henrique

Bosco, você é um pândego!!! rsss!!!

MMerlin

Complicado querer manter o VF-1, investir na atualização de suas aeronaves, sabendo o estado atual em termos que quantidade e estado (idade) das embarcações, tanto da esquadra quanto dos distritos navais. Outro complicador é: quando a MB pretender adquirir um novo NAe? Este tipo de equipamento envolve um planejamento rígido e um compromisso sério com o orçamento. Temos aí o SN-10 começando a surgir, com o detalhamento de seu projeto sendo desenvolvido, e já percebemos o quanto sua construção compromete o já comprometido orçamento da Marina. Lembrando que não é a intenção da MB parar no primeiro. Como opinião pessoal,… Read more »

Last edited 20 dias atrás by MMerlin
João Henrique

Concordo. Sobre o VF-1, talvez a Marinha não vai abrir a mão dele facilmente, porque eles quiseram esse esquadrão desde a compra do Minas Gerais, e só conseguiram depois de mais de trinta anos. Se adquirirem um avião mais novo e com a manutenção não tão cara, poderiam mantê-lo.

Palpiteiro

Bota essa estrutura para trabalhar com ciberseguranca. Temos muito mais necessidade de ciber segurança do pagar milhões para 4 aviões de desfiles

fewoz

“Este tipo de equipamento envolve um planejamento rígido e um compromisso sério com o orçamento.” Já começou mal. “Como opinião pessoal, uma vez que não sou mãe Dinah rs, acredito que a MB só consiga voltar a ter um NAe após 2050 se, e apenas se, fizer ajustes em seus programas, mudar prioridades” E terminou pior ainda. O Brasil JAMAIS voltará a operar um porta aviões. Se bem que da loucura da MB, não dá pra duvidar… Como sempre está atrasada, ela provavelmente comprará um porta aviões velho e com problemas. Isso quando todas as outras Marinhas ao redor do… Read more »

MMerlin

Taxar a compra de um NAe como nunca é incoerência, principalmente devido a um ponto que que você comentou: “Se bem que da uma loucura na MB…”. Ora, esses tempos não rolou um boato da volta da intenção do Executivo abrir um processo para aquisição do mesmo, sendo prontamente apontado como inviável no momento atual. Se apontar que para adquirir e manter um equipamento destes e tudo o que advém para seu efetivo uso requer planejamento e comprometimento com o orçamento (seu controle), no seu ponto de vista é errado, nem temos mais o que discutir. E, conseguindo num futuro… Read more »

Last edited 19 dias atrás by MMerlin
Palpiteiro

O futuro é drone, embarcação não tripulada, armamento a laser….. Só o Brasil ainda pensa e porta efetivos para o Futuro

Palpiteiro

A primeira e mais relevante variável é o custo da força

Palpiteiro

Até lá devem ser substituidos por F4

Palpiteiro

O problema não é 2050. É quanto continuaremos gastando até lá para não ter capacidade.

Palpiteiro

A questão não está no equipamento. Está na eficácia

gus

Que orgulho de ver a Marinha se preparando para os desafios extraordinários da década de 1960

fewoz

E ainda há alguns aqui criticando! Um absurdo!

Angus

Enquanto a vergonha for de graça, cenas como essa serão normais.

Anderson

Quantos desses a MB tem armazenados que não forma modernizados? Tem sérios problemas de disponibilidade? Será que não é uma opção para a FAB modernizar alguns e tampar o buraco deixado pela iminente baixas dos A-1s? Integrar algo ar-solo do arsenal, quem sabe um esquadrão conjunto.

Camargoer.

A MB comprou algo como 20 monoplaces e 4 biplaces. Foram modernizados 6 aviões, acho que 4 monoplaces e 2 biplaces, eu acho. Acho que um monoplace foi perdido. Acho que hoje apenas 2 estão em condições de voar A ideia de substituir os A1 pelos A4 excedentes é muito boa.. acho que foi a primeira vez que li esta ideia. O problema seria necessário moderniza-los, o que demandaria algum tempo e algo em tondo de US$ 10 milhões por aeronave. Ou seja, precisaria algo como US$ 120 milhões para colocar um esquadrão de A4 para substituir os AMX. Teria… Read more »

Santamariense

– São 4 AF-1 em operação na MB; – Para modernizar A-4 para substituir os A-1, seria necessários muito mais do que 12 aeronaves. Não esqueça que a FAB possuía 3 esquadrões de A-1, com mais de 30 exemplares operando simultaneamente nas 3 Unidades Aéreas. Substituir A-1 por A-4 em apenas um esquadrão não adianta nada. Se fosse para levar essa ideia maluca adiante, não precisaria modernizar 12, e sim, 8 A-4, pois 4 já operam e foram modernizados há pouco e possuem um radar muito melhor que o do A-1M; – Remotorizar o A-1 com o motor do A-4… Read more »

Anderson

“Não esqueça que a FAB possuía 3 esquadrões de A-1, com mais de 30 exemplares operando simultaneamente nas 3 Unidades Aéreas”

Mas hoje são quantos A-1 em operação? A FAB já perdeu esses 3 esquadrões operacionais com aeronaves próprias, não? A-1 por A-4 é igual trocar seis por meia dúzia, porém com um prazo de validade maior (??), na verdade, seria uma ideia mais ou menos igual aquela de usar os A-29 como tampão. Pensaram em Lift, F-16, mas se isso em quantidades suficientes não for viável, qual o custo-benefício dos A-4? Tem células disponíveis?

Santamariense

Hoje são 6 A-1M em operação. Dos 3 esquadrões que operavam o modelo, Poker, Centauro e Adelphi, somente o Poker continua operando com esses 6 exemplares.
Trocar A-1 por A-4 é maluquice total. Nem perde tempo pensando nisso.

Anderson

Não faço ideia sobre valores para modernizar os A-4, mas creio que qualquer pacote com LIFT sairia bem mais que US$ 10mi/unidade.

Camargoer.

Ola Anderson.. só dá para chutar mesmo.. creio que a modernização dos F5 custaram cerca de US$ 6 milhões há cerca de 20 anos.. por isso chutei US$ 10 milhões.. pode ser mais. Achei a ideia de colocar os A4 da MB no lugar dos AMX diferente. Foi a primeira vez que li esta sugestão. A viabilidade é outra história. Vocẽ tem razão que a ideia é parecida com aquela do Nunao, eu acho, de usar alguns A29. Provavelmente, seria necessário colocar as aeronaves em condições de voo. Isso também é caro. O problema continua sendo o mesmo.. se falta… Read more »

Anderson

O melhor são mais Gripen mesmo, o resto é como ver o que é menos pior.

Camargoer.

Pois é..

eu diria que o melhor são mais Gripens.. o resto é muito pior.

Chaosnat

Não sou ninguém nessa discussão, mas já que só para conseguirmos completar a entrega dos Grippen que já adquirimos dos suecos precisaremos esperar até 2027, contar com eles para reequipar a MB tbm demandaria esperar até quando mesmo? 2035 pelo ritmo de entregas?

Na boa já passou muito da hora de voltarmos nossos olhares para o oriente e talvez reequipar a MB com caças chineses com preços e custos operacionais muito mais em conta do que seus similares ocidentais. 🤷

Paulo

O Brasil não Utilizará material militar chinês ou russo. Sem chance, niet. Nosso compromisso geopolítico militar é com a UE. É só olhar os mais modernos meios que dispomos no EB, na MB e na FAB . De onde vieram ? Alemanha,França , Reino Unido, Itália e Suécia. Ponto final.

Palpiteiro

Por isso, logo não terá material algum

Palpiteiro

Estão esperando o preço do alumínio subir

André Macedo

Não seria melhor aposentar esses bichos e fazer uma parceria com a FAB no treinamento e doutrina? Já não tem muitos pilotos mesmo.

fewoz

É o óbvio que até nós, leigos que comentamos aqui, vemos. A Marinha deve operar navios, drones e helis. Deixa isso de aviões para quem entende do assunto, que é a FAB.

RICARDO MAGNO

Ler esse artigo é comovente e preocupante, sobretudo após assistir o COMFORAERNAV dar uma entrevista para a Revista e ministrar uma aula de bobagens e crenças que nos faz refletir sobre o nível de conhecimento de Guerra Aérea e pensamento do Poder Aéreo que a cúpula da Aviação Naval do Brasil tem. Literalmente não sabem NADA sobre Emprego do Poder Aéreo. É assustador.

fewoz

Mas são “ixpicialistas”… Assim são as Forças Armadas brasileiras. Vivem presas no século passado e claro, sempre que têm uma oportunidade, andam à caça de “inimigos internos”…

RICARDO MAGNO

O COMFORAERNAV afirmou que os A4 ainda tem muito a dar para a MB. Em que planeta esse Senhor vive???
Quando eu servi na BAENSPA, de1986 a 1991, TOPGUN usava A4 e já era velho!!!
Ainda bem que sou da FAB.
Bom avião….50 anos atrás!!!
Será que não entendem do RISCO de voar um avião assim!!!
Duvido que a cadeira de ejeção desses A4 funcionem!!!
Peço a Deus que guarde esse Esquadrão de aviões. Uma tragédia…uma vergonha!!!

fewoz

Não podemos esquecer: já houve acidentes com esta peça de museu. Mas o importante é manter a “dutrina”!!! Sabe-se lá o que isso queira dizer!!

RICARDO MAGNO

Não sabem fazer negócios e não sabem nada de Asa Fixa.
Ao invés de pedirem uns 30 AV-8B II PLUS dos MARINES.
Aprenderiam a voar avião (porque não sabem voar) e fariam isso com objetivo definido, manteriam a Aviação Naval viva e operacional.
Além do principal: enterrar de vez a ideia de jerico de Porta-aviões CATOBAR: ESQUECE…NÃO TEM DINHEIRO!!!
O AV8-BII PLUS está sendo substituído pelo F-35.
Só que, agora, com o LULA, o Trump nao vai dar os aviões nem que a vaca tussa.

Last edited 20 dias atrás by RICARDO MAGNO
Santamariense

“30 AV-8B II PLUS dos MARINES.”

Se a MB não consegue operar nem 6 AF-1, como poderia operar e manter 30 AV-8B, uma aeronave muito mais cara e com suprimentos que já são escassos no mercado?

MMerlin

Impossível mesmo e ilógico tecnicamente.
Até porque a MB não teria condições de operá-lo embarcado.
Alguns vão dizer, e o A-140?
As modificações para que este suportasse tal aplicação provavelmente compometeriam a vida útil do navio.
Fora o custo.
E nem conseguiria utilizar as aeronaves de modo pleno, que já são bem restritos dependendo do modo de decolagem.

Acredito que até o Almirantado veria uma compra dessa como loucura. E quem desse a ideia teria seu nível hierárquico revisto, rs.

Dalton

E se o “A-4” é motivo de sono agitado para alguns o AV-8B+ daria pesadelos por conta das inúmeras notícias sobre quedas, problemas técnicos, manutenção onerosa, etc, mesmo assim com o atraso do F-35B o USMC não poderia ter aberto mão de 30 desses jatos anos atrás – mesmo se houvesse espaço para compra no orçamento da marinha brasileira – e agora o estado material deles impediria o uso por um significativo período de tempo. . Os espanhóis – que possuem 10/12 deles – serão os últimos a utiliza-los com dificuldade até 2030, após essa data, ou compram F-35B, aeronaves… Read more »

MMerlin

De acordo Dalton. Mesmo que o atual seja uma aeronaves mais antiga, a hora voo do A-4 ficava entre 4 e 5 mil dólares. Isso uns 10 anos passados. Os valores atuais devem estar pouco maiores. Do Harrier, lá atrás quando foi levantada a hipótese do uso pela MB, lembro que estava na faixa entre 17 e 20 mil, na mesma moeda. O que achei subvalorizado devido a complexibilidae e excasses critica de peças e componentes. Se a MB resolvesse investir na manutenção do esquadrão, de modo definitivo, provavelmente vá adquirir aeronaves mais fáceis de manter, como os FA-18 que… Read more »

Last edited 19 dias atrás by MMerlin
Dalton

A última vez que “cogitou-se” Merlin foi há 5 anos atrás; não há mais “Hornets” disponíveis e não acho que os EUA poderiam abrir mão de Super Hornets por conta do “fighter gap” e a cada ano que passa eles voam mais – operando em NAes, nada salutar – e consequentemente tornam-se mais onerosos de manter, até porque são bimotores, não são “mais fáceis de manter”. . Não parece haver espaço a curto prazo para que a marinha tenha recursos para operar um esquadrão de tamanho minimamente significativo – 12 jatos – do porte de um Super Hornet e mesmo… Read more »

Camargoer.

Olá Dalton,

A MB poderia adotar uma solução “argentina”… trocar os A4 por F16 A/B de segunda mão…

para operar na base de S.P.Aldeira pode ser F16 ou até Mig29.

Dalton

“Mig29” é página virada Camargo e já faz um tempo, o F-16 ainda tem fôlego.
.
https://boltflight.com/why-was-the-mig-29-retired/

Camargoer.

Olá Dalton.. eu ia escrever Mig21, mas ficaria óbvio.,

O Mig29 continua lindo

MMerlin

Uma possível proposta de solução talvez esteja neste artigo recente Dalton. https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5336340/adquisiciones-entre-gobiernos-podrian-renovar-asociacion-estrategica-entre-brasil-e-italia-sector-defensa O que incomoda é ver a falta de foco do MD em manter a mesma linha de planejamento. Sempre se falou no foco exclusivo ao F-39 durante até o término de construção das unidades. Mas volta e meia surgem boatos de low-high, por vezes alimentadas pela própria pasta. Mas isto é outro papo a ser discutido no Aéreo. Referente a uma possível versão do M-346 para a MB, provavelmente seria uma versão embarcada mas que ainda está em desenvolvimento. Tudo também pode ser mais uma divulgação do lado… Read more »

Last edited 18 dias atrás by MMerlin
Camargoer.

Olá Merlin Vocẽ está certo na crítica em torno da incapacidade do MinDef de coordenar os programas. O “Sherpa Affair” continua sendo o caso de estudo de como os comandantes militares atuam independentemente do gabinete do ministro. Há poucos dias, lá na França, o ministro Múcio comentou que o aditivo de 25% subiu no telhado, sem conseguir explicar como o gabinete do ministério é incapaz de organizar os gastos em torno de programas prioritários. Se pensarmos que o ministro administra um orçamento maior que R$ 133 bilhões, é incompreensível a incapacidade administrativa em reorganizar algo em torno de 1% dos… Read more »

MMerlin

Muitas declarações do Múcio aparentemente demonstram boa fé em tentar priorizar os principais programas das FA. Ele expõem problemas internos e questiona decisões tanto do Executivo quanto de Legislativo. Mas me questiono se ele está a altura do cargo devido à sua complexidade e dificuldade. No início do ano li em um artigo oficial do próprio governo uma declaração dele dizendo que, até 2026 (já não gostei da data por ser ano eleitoral) nosso país pretende alcançar 50% de domínio sobre tecnologia de radares, satelites e foguetes espaciais. Ainda soltou outra meta para o início da próxima década de 70%… Read more »

Last edited 18 dias atrás by MMerlin
João Henrique

A Leonardo está participando da concorrência da marinha americana pra substituição do T-45, com uma versão naval do M346, talvez a que seria oferecida a MB possa ser a mesma.

Abymael2

Só que, agora, com o LULA, o Trump nao vai dar os aviões nem que a vaca tussa.
Ou seja, mais uma vez “a culpa é do petê”…ainda isso kkkk

fewoz

Começou bem e terminou mal: a MB deve operar navios. Navios e apenas isso.

Tutu

A função da MB é ganhar a guerra naval, não simplesmente “operar navios”. Se na visão dela for necessário ter um SR-71 para dar apoio a esquadra ela terá. Eu vejo que não é possível confiar na FAB para dispor de meios para proteger e apoiar a MB, ela mal pode se apoiar no momento. Sem falar que durante mais uma década durante um dos períodos mais difíceis é perigosos da humanidade (guerra fria) a FAB nunca se dispôs a ter um esquadrão de caça dentro do Minas Gerais. Sem sua aviação a MB estará desassistida, assim como o EB… Read more »

RICARDO MAGNO

Até Aspirante da FAB em Natal-RN acerta mais bomba do que um A4. A aviônica embarcada no A-4 é uma piada e a autonomia do avião é ridícula.
O motor é tão velho que para decolar deve consumir uns 25% da autonomia do avião.
É triste escrever isso!!!
Mais é a realidade!!!
2 A-4 disponíveis para lançar bombas BEX-11, sem recurso para treinar uma Esquadrilha (4 aviões).

Last edited 20 dias atrás by RICARDO MAGNO
Santamariense

Sem fazer defesa da manutenção dessas aeronaves em operação, mas os AF-1 possuem aviônica superior aos A-29. O radar deles é melhor e com maior alcance do que o radar dos F-5M. O problema é que modernizaram a aeronave, mas não adquiriram armamento moderno, algo que a FAB fez quando modernizou os F-5, adquirindo o Derby e o Python 4.

Santamariense

Quanto ao alcance/autonomia, o A-4F (que possui o mesmo motor dos AF-1 da MB) possui um alcance MTOW de 3.220 km, enquanto o A-1 AMX possui um alcance MTOW de 3.330 km. MTOW do A-4F: 11.136 kg. MTOW do A-1 AMX: 13.000 kg.

Caiaque Atolado no Cais

Construa uma pista de vôo na Fragata Liberal para os 3 ou 4 Ihhxkairauk que a poderosa MB tem e renomeia para Porta-velhoes!!!
Somados chegarão a uns 110 anos de atividades.

fewoz

Não se esqueça do Monitor Parnaíba! Somados todos eles, talvez dê uns 500 anos!

Dagor Dagorath

Isso é um deboche com o pagador de impostos brasileiro.

fewoz

É um deboche com o contribuinte.

Danielsa

Falta de compromisso com o dinheiro publico! Gasto desnecessário e sem utilidade para manter uma doutrina que nao existe e nem vai existir a curto prazo! sem contar com o dinheiro jogado fora com a compra dos tracker que ninguém mais fala

PY3TO - Rudi

Agora Vai…é o Brasil se Impondo!

Last edited 20 dias atrás by PY3TO - Rudi
Guizmo

“…Durante a campanha, foram realizados lançamentos de bombas de exercício e tiros com metralhadoras de 20 mm…….contribuição direta para a manutenção da soberania e proteção da extensa área marítima sob responsabilidade do Brasil”

hahaha, parece um texto extraído de algum folhetim de 1942

danieljr

Pensei o mesmo. Noticiários que passavam nos cinemas antes dos filmes.
Surge uma música instrumental dando um ar de urgência, que algo relevante está pra acontecer.

Aí aparece o A-4 mandando ver 20mm, foguetes e Mk-82 contra uns tecidos esticados na praia, como alvos.

É a pátria pronta para afastar os inimigos da nação.

Aí a musiquinha acaba e começa o filme.

Guizmo

Kkkkk, bem isso….eu li com aquela voz de locução dos anos 40.

Diego

Quando eu vejo uma matéria dessa e vejo os conflitos internacionais ao redor do mundo eu dou graças a Deus de o Brasil não entrar em guerra.

fewoz

E ainda alguns falam que o país precisa pensar em como dissuadir as grandes potências… Vivem em um mundo paralelo à realidade, não é possível. Em 1 semana (sendo otimista), o Brasil já estaria derrotado.

naval762

Nossa! Ainda temos marinha, achei que a ferrugem e os cupins de platina tinham comido tudo.

Fábio Mayer

Meu! Como é que têm coragem de afirmar que estão ampliando alguma coisa, com o uso dessa sucata voadora, que já devia estar aposentada há 20 anos, quando já era obsoleta?

RODRIGO

Que desperdício de recurso e tempo…infelizmente nao e só nossos políticos que são ineficientes

Wagner Oliveira Pedroso

Uau 2 A-4 operacionais (os únicos) deram uns tirinhos kakakak, vergonha!!!

Rodolfo

Com Lula presidente,qualquer gesto dele em favor das forças armadas, são uma nulidade,como seu desgoverno, não tem jeito nem orçamento para modernizar as forças armadas,super carentes,temos fábrica de munição,logística para guerra eventual.no entanto oque tem de munição pronta,não daria pra 1 mês de combate.

Wilson França

Antes do Lula éramos uma potência e eu não sabia. Nos últimos dois anos de repente sucateou tudo!

fewoz

Bem ou mal, nos governos do PT, mesmo com tantos erros em outras áreas, o Brasil investiu nas suas Forças Armadas. Os programas que temos, mesmo que limitados, foram iniciados na era PT: submarinos, caças, fragatas, Guarani, KC-390, Itaguaí… A Dilma, por exemplo, fez a ótima escolha dos Gripen, apenas para dar um exemplo. O grande problema é a dívida pública e má administração das Forças Armadas. Não tenho dúvidas de que se o governo aumentasse os investimentos para 3, 4 ou 5% do PIB, o aumento do número de pessoal seria proporcional e estaríamos do mesmo jeito… É simples,… Read more »

adriano Madureira

Nossa,estou me sentindo bem mais seguro aqui em Natal, sabendo que o poderoso falcão poderá nós proteger contra grandes ameaças usando seu avançado armamento…

comment image

Nosso litoral de 419km agora estará protegido de piratas…

General de Sofá

Li a manchete pensando nos comentários kkkkkkkk

Desc

Não sei se é para rir ou chorar

fewoz

Nesta altura, já começo a achar que a comunicação social da MB é sádica…

Camargoer.

O pessoal reclama quando eu repito o mesmo comentário, mas é preciso.. a comunicação social dos militares é amadora e descoordenada.

A comunicação social deve ser centralizada em um órgão ligado ao gabinete do ministro e ser executada por uma agência contratada para isto.

Elint

Agora vai…

Elint

Atenção traficantes em seus monomotores!!! Cuidado!!!
Agora vai !!!

Cassini

Das três forças, o alto comando da Marinha é a mais sem noção. A mais afogada em vaidades e megalomania e também a pior das três.

Cassini

Ainda defendo que toda reforma do Estado brasileiro deve ter as Forças Armadas no topo da lista de prioridades.

Akhinos

Eu acho esse papo furado de proteger a Amazônia Azul, operações humanitárias e toda essa groselha das FAs de que elas são basicamente um grupinho do criança esperança uma imbecilidade em termos de marketing absurda. Forças Armadas tem que falar o que são e pronto. Elas deveriam falar da pretensão de um Brasil poderoso e capaz, não essa conversa de borracha fraca que parece uma instituição que pede desculpa por sua existência. Ninguém respeita quem se projeta como inofensivo e fraco. As FAs brasileiras só fazem isso. Aliás, elas deveriam falar de uma visão sobre o que elas representam para… Read more »

Abymael2

Esse negócio de “amazônia azul” é muito ridículo.
Quem foi que inventou isso? Não tem ninguém lá dentro pra avisar a vergonha alheia disso? Parece coisa de professora de jardim de infância dando aula pros pirralhos.

Paulo

Repito, invente um inimigo externo decente pra nós, que as FAs vão se transformar . E não me venha com o bisonho Maduro como inimigo que não cola.
Tem de ser uma Coreia do Norte com o gordinho maluco, um Aiatolá vociferando fatwas, um Paquistão louco de vontade de matar um indú ou uma China olhando de boca aberta para sua ilha rebelde. Sem inimigos externos decentes, vai de amazonia azul mesmo.

fewoz

“Essas missões visam treinar os Aviadores Navais na execução de perfis de ataque em ambiente realista, que exige alta precisão na navegação e rigor na aplicação de táticas de combate”

Alguém me explique qual o “ambiente realista” que o Brasil, mais especificamente a falida MB, poderia enfrentar, por favor…

A piada já vem pronta.

Willber Rodrigues

Com exceção do EB, hoje em dia, qualquer grupo paramilitar com um mínimo de grana e “costas quentes” com algum país consegue ATGM’s, alguns MANPAD’s e, recentemente, drones, desde pequenos drones suicidas, até drones marítimos com mísseis superfície-ar e torpedos.
E note que eu digo grupos paramilitares, imagine inimigos militares profissionais.

Esses caças armados apenas com canhã e bomba-burra, acham mesmo que eles teriam um mínimo de sobrevivência num TO moderno?

João Moita Jr

Deveriam estar encostados há anos. Essa mania de ficar turbinando e reformando velharias coloca os pilotos em risco mortal. E porque essa tendencia de anunciar mundo afora que ainda operam o A-4?? Deveriam é abafar…

Marcelo

Isso é uma piada….
Com 3 caças de 70 anos….
Qual o custo pra manter toda essa estória????

Santamariense

Sem dizer que manter esses aviões em operação, desdentados em em poucas unidades ,valha a pena, tem umas imprecisões no teu texto:
São 4 AF-1 em operação e eles não tem 70 anos, foram recebidos pela Força Aérea do Kwait entre 1977 e 1978, portanto possuem entre 47 e 48 anos. Tudo isso não muda o fato da precariedade dos mesmos hoje em dia na MB, mas devemos colocar os dados corretos.

Camargoer.

Estes aviões foram comprados novos pelo Kwait e entregues em 1978. Eles foram escondidos, se lembro bem, foram enterrados na areia, quando o Iraque invadiu o Kwait. Eles voaram pouco e foram comprados pela MB em 1997 com cerca de 20 anos. Foi uma boa compra de oportunidade. Tinham voado poucas horas e estavam mais ou menos na meia-vida. Acho que foram usados tanto no A11 quanto no A12. Acho que foram algo entre 24 ou 26 aviões. Uma parte foi usada como fonte de peças e de motores. Eles foram modernizados no padrão dos F5M. Foi uma boa decisão,… Read more »

Santamariense

“Eles foram escondidos, se lembro bem, foram enterrados na areia, quando o Iraque invadiu o Kwait.” Negativo!! Após o Iraque invadir e dominar o Kwait em poucos dias, os pilotos de A-4KU fugiram com 18 monoplaces e 2 biplaces para a Arábia Saudita. Lá, foram integrados à Força Aérea Saudita e quando a Coalizão iniciou a guerra contra o Iraque, os A-4KU tomaram parte nos combates, voando entre 18 e 20 surtidas diárias durante todo o conflito, tendo perdido apenas 1 aeronave para fogo antiaéreo. “Acho que foram usados tanto no A11 quanto no A12. Acho que foram algo entre… Read more »

carvalho2008

Correto