Home Exercício VÍDEO: Venezuela testa míssil antinavio durante exercício militar

VÍDEO: Venezuela testa míssil antinavio durante exercício militar

11318
300
Mísseil Otomat Teseo

A Venezuela testou um míssil antinavio Otomat, de fabricação italiana, durante os exercícios militares “Escudo Bolivariano 2020”, que movimentaram milhares de tropas e milícias neste fim de semana.

Um vídeo postado no Youtube pela Marinha bolivariana mostra o míssil sendo disparado a partir da fragata Almirante Brión, também de fabricação italiana, e atingindo o alvo, um navio de carga, que está a 73 quilômetros de distância. O teste foi realizado na ilha de La Orchila, em águas venezuelanas, a 150 quilômetros de Caracas.

Os exercícios militares foram ordenados por Nicolás Maduro como uma maneira de preparar a Venezuela contra uma possível intervenção estrangeira. A participação da milícia bolivariana, porém, foi alvo de gozação e críticas nas redes sociais por causa do evidente despreparo do pessoal.

Na sexta-feira (14), o ditador venezuelano havia dito que o presidente Jair Bolsonaro, está buscando um “conflito armado” com a Venezuela, acusando-o de amparar um “grupo de terroristas que atacou um quartel militar venezuelano”, em referência ao assalto de militares desertores a uma base venezuelana no sul do país, na fronteira com o Brasil, em 22 de dezembro. Na ocasião, seis militares foram presos e cinco pediram refúgio no Brasil.

FONTE: Gazeta do Povo

Subscribe
Notify of
guest
300 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
4 meses atrás

Esse maduro chega a ser patético!

Muniz
Muniz
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

Vdd o pior erro em uma batalha e subestimar o inimigo

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

Vejo a movimentação e me vem as lembranças do falastrão do Saddan Hussein

Cavalli
Cavalli
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

Ele pode até ser maluco e tentar uma ofensiva contra o Brasil e a Colômbia; memos patético.

Julgo como uma real ameaça e acredito que esta seja a justificativa do envio do VP Gen. Mourão para a Amazônia.

Como também o reforço do Gen. Braga Neto na Casa Cívil.

Não sabemos com quais armas os Russos, Chineses e principalmente os Iranianos abasteceram a Venezuela.

Outro ponto refere-se ao $$$$ que o Maduro têm para se sustentar e não a Venezuela.

Quantas ditaduras estão por trás do FORUM de SÃO PAULO?

Tempos sombrios.

Fernando Vieira
Reply to  Cavalli
4 meses atrás

Dizem que no fórum de São Paulo tem um juiz que não tolera erro, detesta os advogados e se a tia do café entregar um café dois graus abaixo do que ele gosta ele demite sumariamente.

Fora isso, não sei mais o que o fórum de São Paulo tem a ver com isso

(Eu sei que o certo é Foro de São Paulo, e sei também que falar nisso é extremamente teoria de conspiração, então me poupem)

Daniel
Daniel
Reply to  Fernando Vieira
4 meses atrás

Fernando, desista. Eles realmente acreditam que existe uma conspiração global de forças de esquerda que desejam um conflito bélico de larga escala, quase sempre imaginando ações de alto potencial destrutivo na América Latina. Ignoram, tal qual ignoram a esfericidade planetária, que o maior inimigo de todos abaixo da linha do Equador não anda por essas bandas. Pelo contrário, acreditam piamente que a Terra é plana, que os sábios estavam no Sião, que os judeus e os maçons dominam a política global, que a China é marxista e que a solução para todos os problemas é implementar um regime ultraliberal de… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Daniel
4 meses atrás

– a terra é uma esfera, um globo? Com certeza! – aqueles que advogam que a terra é plana precisam de tratamento psiquiátrico? Com certeza! – a China é marxista? Nào…ela é maoísta! Compra e vende de todo mundo…..não possui amarras trabalhistas por conta do regime de governo…..com isso, produz muito e barato. E é uma ditadura unipartidária. – o foro de São Paulo é uma entidade que reúne a esquerda latino‐americana. Eles querem uma guerra global para implantar sua ideologia no mundo? Não sei….podem até querer….mas, nunca irão conseguir….não tem capacidade para isso. Mas, na América Latina eles querem… Read more »

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

Sempre nos afirmaram sobre a incapacidade dos militares BOLIVARIANOS , sempre nos afirmam que técnicos Russos é que fazem a manutenção ! Pios é, armamento Italiano plenamente operacional, só falta afirmar de forma descabida que foram técnicos russos ou chineses !!

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

Amigo, sabes o que é um psicopata?

Gilson
Gilson
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

idiota é esquerdista

Renato
Renato
Reply to  Gilson
4 meses atrás

Pra que isso?
Vc é entubado?

mendonça
mendonça
Reply to  Eduardo
4 meses atrás

é mesmo né,bom da cabeça mesmo é o barbudinho de 9 dedos e sua corja que quase quebrou a maior empresa estatal que e esse pais tem .
bom mesmo é aquele que arrebentou o rio de janeiro ,deixando sem salario professores ,medicos ,policiais e tudo mais.
bom da cabeça mesmo ,pois só uma pessoa com a saude mental perfeita pra pegar quase todo dinheiro do BNDES,e distribuir pra um monte de paises que nunca mais irão pagar .

Daniel
Daniel
Reply to  mendonça
4 meses atrás

1º – Os escândalos de corrupção são escândalos pois, supostamente, foi descoberto algo onde não deveria haver, motivo de surpresa. Sinceramente, são fartas as obras que documentam os esquemas de corrupção brasileira desde os idos de 1500, notadamente na segunda metade do século XX. Até o final do governo FHC, o DPF tinha uma média de operações que sequer superada 50 ao ano; em 2015, ela superava 1000 num mesmo período de 12 meses. 2º – Todos os políticos de alto potencial eleitoral, salvo raríssimas exceções, se utilizaram de caixas 2 e/ou 3. Talvez o partido de maior contingente acusado… Read more »

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  mendonça
4 meses atrás

Esqueceu que os militares emprestaram dinheiro a Polônia que deu o maior calote no Brasil?
O atual governo gastou 48 milhões de dolares para abrir a tal “caixa preta” do BNDES e não encontraram nenhuma irregularidade do governo anterior.

TCU agora quer que o BNDES explique a auditoria milionária da ‘caixa-preta’

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  francisco Farias
4 meses atrás

Então o gov Temer era muito correto, pois foi o anterior.

Joao Moita Jr
Reply to  francisco Farias
4 meses atrás

“O atual governo gastou 48 milhões de dolares para abrir a tal “caixa preta”
Otários. Aposto que devem haver algumas famílias de novos milionários lá em Miami com essa grana toda. E que “atual governo”? O país se encontra completamente desgovernado, o Brasil é visto mundialmente como um navio em mares turbulentos, sem ninguém na ponte, e a tripulação jogando todas os motores na água. Enquanto isso, os passageiros embriagados e nús, pulando carnaval.

MGNVS
MGNVS
Reply to  mendonça
4 meses atrás

E o Bolsonaro agora esta fazendo a mesma coisa que o P..T… fazia antes. Bolsonaro e Paulo Guedes estao arrebentando com a classe dos policiais, professores e outros trabalhadores com a precarizacao do trabalho. Bolsonaro esta legalizando o desmatamento defesenfreado de nossas reservas florestais e diminuindo impostos dos agrotoxicos.
Saiu a quadrilha pe…tis…ta…e entrou a quadrilha miliciana cheia de ideologia evangelica e liderada por uma extrema direita tacanha e mesquinha.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 meses atrás

MGNVS,
A roubalheira do PT é fato, já a sua hipótese da roubalheira do Bolsonaro é previsão. Entre o fato consumado e a possibilidade, eu continuo firme com o Bolsonaro.

“Petista é cartomante com Alzheimer, sabe dos próximos 4 anos e não lembra dos últimos 16”
Ciro Gomes.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 meses atrás

Bosco Sim… a roubalheira do p…t… é fato… so os cegos ideologicos negam. Mas tbm é fato que se antes havia ideologia de esquerda, agora ha, sem sombra de duvidas, uma ideologia ultra direitista liberal de cunho evangelico focada nos desmandos de um presidente inapto que fala mais do que a boca e que tbm esta destruindo o país igual o p…t… fez . Caro Bosco, nada mudou. Saiu a quadrilha do p…t… e entrou a quadrilha da milicia bolsonarista focada em xingamentos e fake news. Desmatamento desenfreado, reducao de impostos de agrotoxicos, morte de indigenas por garimpeiros e grileiros… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
4 meses atrás

Não concordo com absolutamente nada que disse. Nossa discussão é semelhante a de um cego com um surdo/mudo.
Temos cérebros sintonizados em frequências diferentes.
Qualquer discussão entre nós é simplesmente completa e totalmente improdutiva, portanto, passar bem!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
4 meses atrás

Bosco
Igual eu disse, vc tem sua opiniao, nao pretendo muda-la e nem convence-lo de nada.
Aqui os adoradores do Bol…so..na..ro sao iguais aos adoradores do Lu…La … cada um levantando sua propria bandeira e fechando os olhos para os erros cometidos por seus pseudo-governantes incompetentes, sejam eles da direita ou da esquerda.
Mas contra fatos nao ha argumentos, pois fatos sao concretos e esse governo atual é tao incompetente quanto foi o governo do P…T…. A verdade sera sempre verdade mesmo que a maioria aqui nao aceite.

Renato
Renato
Reply to  MGNVS
4 meses atrás

Os seguidores desse maluco parecem um mortos vivos: um monte de zumbi sem cérebro.

Paulo César
Paulo César
Reply to  Renato
4 meses atrás

Canhoto adora acusar seus opositores do que eles são, fazem ou fizeram! A gente já está cansado de saber disso….muda o disco, fio!

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  MGNVS
4 meses atrás

Vota no Centrão na próxima, eles tem um projeto bom.

Glasquis7
4 meses atrás

Disse e repito: Ninguém sabe quais as reais condiciones das FFAA da Venezuela. Por isso é temerário dizer que O Brasil ou a Colômbia ganhariam fácil uma aventura bélica contra Venezuela.

Subestimar o adversário é o primeiro passo para a derrota… e o mais besta.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Nem Brasil e nem Colômbia vão iniciar esse conflito! O que pode acontecer é os EUA iniciarem e tanto o Brasil quanto Colômbia apoiarem de alguma forma em regiões próximas as fronteiras com seus países. Outra possibilidade, é que deixem o Maduro começar e aí sim entram os países em coalizão para derrubar o ditador! Porém, é preciso estar atento aos movimentos das forças armadas boliviarianas e já prever alguma forma de inibir que ataquem, com algum esquadrão de caças/helis de ataque, MBT’s e Astros estando de prontidão para deslocamento para área de conflito. De imediato a Boa Vista e… Read more »

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  Douglas Rodrigues
4 meses atrás

Brilhante estratégia!
Porém peca por publiciza-lá.
O controle das informações devia fazer parte.😆

Carlos
Carlos
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Nós sim é que temos muitos problemas para resolver , e deveríamos se ocupar Disso e não ficar subestimando o poder da VENEZUELA. Se tivéssemos feito os ” Deveres de CASA “, nem conversas e Bravatas estaríamos a Escutar . Mas os Comandantes tapam os olhos e ouvidos e preferem se esgueirar nas Raias da Omissão , calados diante do SUCATEAMENTO do Poder Bélico BRASILEIRO. Se os Comandantes das Forças ,não ouvem a nós o povo BRASILEIRO , que ouçam os Desaforos do MADURO e assumam sua ineficácia absoluta diante do Poder Bélico da VENEZUELA , imaginem se fosse um… Read more »

Tomcat4.0
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Carlos, procure se informar melhor sobre as capacidades bélicas brasileiras. Não estamos como gostaríamos mas temos muita prática no uso de nossos sistemas e armas a disposição. Os venezuelanos capachos de Maduro é que estão cutucando Onça com vara curta.

Carlos
Carlos
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Toncat 04 – Vc não sabe sobre meu conhecer , estamos defasados e obsoletos em quase tudo : .
F-5 , AMX-1 Antigos A-4 Sky do século passado , Helicpteros e A29 Banguelas (sem Mísseis) , Rbs 70 com 8km de alcance ou falaremos dos Leopards 1 Arcaicos ?
Falemos das Fragatas , que estão com 40 anos ?
Põe uma coisa na sua cabeça , o Brasil não serve de parâmetros pra nenhuma FORÇAS ARMADAS , em termos de Material.

Luiz
Luiz
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Sem falar na nossa defesa antiaérea que é uma piada.

Elcimar
Elcimar
Reply to  Luiz
4 meses atrás

acha mesmo que maduro iria desencadear uma campanha aérea contra nós?
ele vai estar muito ocupado em se defender la,Russia e china por mais anti americanos que são,jamais atacariam nosso país. seria catastrófico pra todos.

Joao Moita Jr
Reply to  Elcimar
4 meses atrás

O Maduro não é bobo, ficará lá no quintal dele, simplesmente demonstrando a sua capacidade defensiva de vez em quando. Ademais, do jeito que estão as coisas no Brasil, não há a mínima condição de entrar em guerra nenhuma. Fazerlo causaria um colapso total do pais financeiramente. Daqui para frente os piores problemas e ameaças serão os internos, como a fome e o desespero da população. O descaso e incompetência do atual “governo” apenas piora a situação.

Pablo
Pablo
Reply to  Carlos
4 meses atrás

ta, me diz como o maduro vai financiar suas forças armadas em um conflito?
Não te esquece que a Venezuela tem F-16 mais banguelas que os A-4. Nossas forças armadas sevem de parametro para muitas forças, inclusive na América latina sim. Poe uma coisa na tua cabeça, cachorro que late muito não morde!!
Maduro falou que invadiria o Brasil se tirassem a Dilma, isso foi la em agosto de 2016 (quase quatro anos) o que ele fez? nada, so falou e falou e mais nada!!!

Elcimar
Elcimar
Reply to  Carlos
4 meses atrás

o sabichão da arte da guerra… vamos la ,e vc acha que só porque o Míssil RBS tem esse alcance,que os A29 “podem” estar sem misseis..a marinha com poucos escoltas ( nesse ultimo caso,nossa marinha é bem mais preparada que a da Venezuela,inclusive nossa força submarina é bem adestrada)..capaz de um único submarino nosso negar o livre deslocamento de navios deles. que eles tem aviões russos ( que nem sabemos o estado da manutenção pois não se tem noticia de nenhum sendo mandado a Russia para tal fim ). com certeza seriamos juntamente com a Colômbia ajudados pelos estados unidos… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Carlos, não vou listar a nossa frota, no entanto posso afirmar uma coisa, não é bem assim, nossos helicópteros São modernos, temos artilharia, tropas de selva bem treinada, sistemas de reconhecimento avançados, mesmo nossos F 5, se vetorados pelos EMB AEW&C poderiam enfrentar os Su 30.

Glasquis7
Reply to  Munhoz
4 meses atrás

Não, consultando um Coronel FAB que participou da CRUZEX com os Veneuelanos ele disse que a logística deles é ruim mas, que mesmo assim, não dá pra enfrentar um SU MKII com dois F5 e um E 99. Isso dito aqui natrilogia por um Coronel da FAB. “não vou listar a nossa frota” Isso mesmo, é melhor nem listar a frota da MB que entramos em depressão. De 8 Escoltas, se 5 tiverem ccondições de navegar é muito. E se não me engano, sos 5 Subs, apenas 2 teriam condições operacionais mas estão parados por falta de verba. Isso é… Read more »

mendonça
mendonça
Reply to  Carlos
4 meses atrás

é…nessa parte sou obrigado á concordar com você. primeiramente me vem a cabeça a ENGESA ,que desenvolveu ,o carro de combate osório ,que mesmo vencendo o americano abrans ,a arábia saudita preferiu o carro do norte. mas ,o governo daqui deveria ter investido nesse desenvolvimento ,adiquirindo o osório para o exercito e buscar melhorias com o passar do tempo ,ir desenvolvendo versões melhores,o mesmo acontecendo com o AMX que é italobrasileiro ,deveria ter sido feito versões atualizadas ,melhoradas ou apartir desse,tentar uma versão supersônica ,pois o atual é sub,para ataque ao solo ,não é para caça. o tucano nem sub… Read more »

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

O atual governo brasileiro deveria se focar em nossos problemas e deixar a Venezuela resolver os deles. Somente os Estados Unidos ganham em caso de uma guerra entre Brasil e Venezuela. A economia norte-americana sobrevive as custas de guerras. É assim desde a segunda guerra mundial.
Em caso de guerra o Brasil gastaria bilhões comprando armas para derrubar o Maduro.
Duas perguntas: quem seriam os vendedores/fornecedores de armas para o Brasil? E no final quem se apropriaria do ouro e do petróleo Venezuelano?
Resposta: Os USA.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Dadas as condições econômicas, geográficas e climáticas seria muito dispendioso e dificil fazer uma guerra contra a Venezuela. Nem Brasil nem Colombia teriam condições no médio prazo. Principalmente com a presença de Russos e Chineses lá. E quem seria besta de fazer uma guerra para colocar no poder um mané chamado Guaidó .

Tomcat4.0
Reply to  Antonio Palhares
4 meses atrás

Dadas ,justamente , as condições econômicas, geográficas e climáticas é que a Venezuela não teria condições de se engraçar com Brasil ou Colômbia e exatamente por isso que Maduro, que de bobo não tem nada, não atacou nenhum dos dois países e só late suas falácias bolivarianas iguais as da turma canhota daqui.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

TOmcat
Concordo contigo e afirmo que este mané maduro jamais seria doido para dar o motivo de uma guerra regional contra ele. Ou melhor dizendo. Ele não é doido o suficiente.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Antonio Palhares
4 meses atrás

Uma guerra total só traz prejuízos para qualquer nação, em especial o que de maior valor tem para cada país, seu povo.

Nós somos atacados há muito tempo por outro tipo de batalha diária pela arma mais cruel da turma desse ditador, a ignorância. Tem que ser muito ignorante para bater palma para o que essa turma faz na AL.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Podem não ser a maioria, mas tem uma parte das Forças Armadas que sofreram doutrinação, que vem de um ditador anterior ao Chaves, inclusive o Chaves e seus aliados no começo eram fruto de doutrinação, e uma outra parte são comprados. O resto das Forças Armadas são controlados através de vigilância constante com o apoio dos cubanos, portanto qualquer aventura na Venezuela seria imprevisível e o bom é não subestimar o poder deles.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Não vamos fazer guerra com ninguém. o Povo do Venezuela é que irão tirar os idiotas que estão no poder

sub urbano
sub urbano
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Não sei de onde tiraram que a Colombia iria apoiar o Brasil em uma guerra contra a Venezuela.

Glasquis7
Reply to  sub urbano
4 meses atrás

A Colômbia é um inimigo histórico da Venezuela.
Se tiver a chance, a Colômbia entra numa guerra contra a Venezuela, não precisa de uma desculpa não.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Exatamente meu caro até porque , as nossas FA não estão essa “coca cola ” toda , estamos carentes de muito equipamento , dai fica a galera que joga muito Call of Duty por aqui , dizendo que em um possível conflito com a Venezuela , o Brasil ia esmagar eles hoje facilmente , só um detalhe ontem no Quartel vários conscritos foram liberados da seleção no período da tarde porque o EB não tinha “rango” para fornecer para eles .

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Ninguém sabe?kkkkkkkk a CIA gostaria de ter uma palavrinha com você amigo,tenha certeza que eles sabem até quantas vezes os generais venezuelanos vão ao banheiro.

Glasquis7
Reply to  Allan Lemos
4 meses atrás

Não sabem não, até eles ficaram conjecturando o que os cargueiros russos foram fazer na Venezuela o ano passado.

Acho que uma vez ouvi falar de um tal de Osama que derrubou umas torres não sei em qual país e essa tal de CIA…

Welington S.
Welington S.
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Por quanto tempo a Venezuela tem condições de manter uma linha de suprimentos para tropas no Norte do Brasil? A Venezuela tem algum parque tecnológico para desenvolver sistemas de jammeamento? A Venezuela tem uma boa logística? A Venezuela tem conhecimento das variáveis? A Venezuela tem o domínio pleno de TODOS os equipamentos? O preparo físico da tropa é bom? O psicológico da tropa é bom? Não é porque a Venezuela comprou um armamento ”moderno” da Russia que ele vai dominar o mundo. A realidade é diferente. As Forças Armadas da Venezuela estão com um problema gigantesco quando se trata de… Read more »

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Inicialmente a Venezuela teria algumas vitórias, mas o o Brasil venceria a guerra a longo prazo, assim como ocorreu contra Paraguai.
A Venezuela não tem condições financeiras para sustentar uma guerra contra ninguem, tudo é falácia.

Glasquis7
Reply to  francisco Farias
4 meses atrás

Ninguém disse que a Venezuela venceria, o que digo é que mesmo derrotada, a Venezuela tem equipamento pra fazer um bom estrago nas forças dos seus 3 Vizinhos Sul-americanos. E é isto que deve ser avaliado. Vale a pena entrar num conflito interno de um país vizinho, apenas para remover um ditador? A quantidade de mortos nas FFAA do Brasil e da Colômbia valem isso?

USS Independence
USS Independence
4 meses atrás

Deixou todo mundo com medo do poder da armada Bolivariana.

Tomcat4.0
Reply to  USS Independence
4 meses atrás

Hauhauhauhauhauhauhauhauhau!!!!!!!

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Não era você o mesmo que faz pouco tempo atrás, ria do Irã? esse mesmo que atacou uma base norte-americana, ceifando 109 vidas de americanos, fora inúmeros equipamentos de alto valor? obs: 109 reconhecidos até agora pelo Pentágono, começou com 30, subiu para 50 e até agora está em 109.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  100nick-Elâ
4 meses atrás

fonte ?

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Reply to  USS Independence
4 meses atrás

Menos um míssil no arsenal dele…
Para o bem dele, é melhor estoque de misseis que ele tem esteja melhor q o de.papel higiênico,

Tomcat4.0
4 meses atrás

Eis os quantitativos e modelos deste míssil adquiridos pela Venezuela que constam na Wikipedia;

Venezuela = 140 (15 Otomat Mk 1 entregue em 1975 por 3 Constitucion FAC;
100 Otomat Mk 2 entregue entre 1980/1982 para Lupo – Sucre – fragatas;
14 Otomat Mk 2 entregue entre 1992/1993 por US $ 17 milhões;
11 Otomat Mk 2 entregue em 2000)

Glasquis7
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Então, segundo seus números, a Venezuela conta com uma quantidade de apenas 125 Otomat MK II nos seus arsenais.

É míssil anti navio pra K7!!!

Isso só considerando os Otomat MKII que tem um alcance acima de 100 milhas náuticas.

É um poder de fogo invejável.

Além disso eles devem ter o Kh-31 AS 17 Krypton pra lançamento desde os SU 30 MKII.

Por isso digo, falta comida, falta papel mas armamentos eles tem e de primeira linha dentro das possibilidades da América Latina.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Pergunto: esses mísseis recebidos entre 1975 e 1982 ainda tem plenas condições operacionais?
Todos eles já passaram ou estao beirando os 40 anos!

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Marcos R.
4 meses atrás

que diferença faz, ele so precisa de uns 9…..

Joao Moita Jr
Reply to  carvalho2008
4 meses atrás

Nem isso. Parece que a MB só poderia colocar 5 escoltas no mar…

Glasquis7
Reply to  Marcos R.
4 meses atrás

Com que apenas metade tenha consiga estar em condições de operar, já é suficiente pra afundar os combatentes de superficie da Colômbia e do Brasil.

Isso considerando apenas os MK II. além disso tem mais 140 MK I E os AS 17 Krypton.

Cara, eles tem mais de 250 mísseis anti navio.
É míssil que não acaba mais.

Tomcat4.0
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Não se esqueça q eles tem menos navios que nós e não tem submarino operacional muchacho! 😉
Um submarino nosso leva os velhos navios deles pro fundo do mar.

Glasquis7
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Eu não sei se todas estão operacionais mas as fragatas da Venezuela:
F – 21 Mariscal Sucre
F – 22 Almirante Brión
F – 23 General Urdaneta
F – 24 General Soublette
F – 25 General Salóm
F – 26 Almirante García

Se todas estiverem operando, em combatentes de superfície estão iguais ao Brasil.

Esse mito de que um submarino vale por metade de uma frota, não bem assim, se fosse, ninguém mais compraria navios, as Marinhas só usariam submarinos.

João Moro
João Moro
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Concordo. A chance de negarmos o mar deles é grande.

Bulldog
Bulldog
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Quantos subs estão operando plenamente neste momento, no BR?

Tutu
Reply to  Bulldog
4 meses atrás

Só o Tupí, porém acredito que o Riachuelo logo termine seus testes de mar.

Obs: As embarcações que já estão no MLU acho que dificilmente seriam mobilizadas, mas os dois que entraram na reserva recentemente e aguardam sua venda para o Peru tem alguma chance.

tudo na base da especulação.

Camargoer
Reply to  Tutu
4 meses atrás

Olá Tutu. Acho que você tem razão. Se não acho que alguém comentou que pelo menos um segundo IKL poderia ser colocado em operação em caso de necessidade. O S40 acho que precisaria ainda de mais alguns testes e ajustes antes de entrar em operação, mesmo que de modo precário. Também estou comentando na base do chute;

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
4 meses atrás

Riachuelo só termina os testes no final do ano.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

precisam ser atirados de alguma coisa que “boia”??? se sim informo que nunca serão disparados.

Glasquis7
Reply to  Ricardo Bigliazzi
4 meses atrás

Com esse alcance, (180 Km.) podem ser lançados desde a costa.

Felipe
Felipe
Reply to  Ricardo Bigliazzi
4 meses atrás

Não necessáriamente, você pode montar o lançador na beira da praia.

Top Cat
Top Cat
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Sua fonte é a Wikipedia?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

O perfil de voo do Exocet é muito mais interessante, acho que torna este um produto muito mais eficiente!

Alessandro
Alessandro
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Tomcat

eu duvido que esses mísseis de 1975, 180/1982 estão operacionais, isso se já não usaram em outros testes que não sabemos, eu não me lembro de notícias onde um míssil tem vida útil de 40 anos. Me lembro tempos atrás de alguns comentários aqui na trilogia, dizendo que quando os misseis no paiol estão perto da validade, eles são usados pela FFAA em operações de treinamento, se for verdade isso, eu duvido que existam esses Otomat, devem ter restado alguns das versões de 1992/1993 e os de 2000 oq seria insuficiente para um guerra.

Glasquis7
Reply to  Alessandro
4 meses atrás

Aí está a questão, não se pode ir a uma guerra baseando-se no que vc acha.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

A questão aqui não é oq eu acho meu caro, é até onde é verdadeira a informação que eu comentei, se vc sabe de alguma coisa e queira compartilhar conosco é só dizer, terei o prazer de aprender e a humildade de dizer que estava equivocado em meu comentário, já que comentei BASEADO nas informações que vi de pessoas íntegras aqui na trilogia, é por isso que existe o site, para DEBATES e busca de melhores informações mesmo que fragmentadas do assunto.

Glasquis7
Reply to  Alessandro
4 meses atrás

É justamente esse o ponto, não sabemos quais são as reais condições das FA da Venezuela. E dar por certo que estão mal segundo as notícias veiculadas pela imprensa é um erro. A imprensa é muito tendenciosa e normalmente atende interes.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Glasquis, realmente não sabemos em quais condições estão as FA da Venezuela e muito menos a nossa, vejo gente aqui afirmando e julgando nos comentários que não temos munição para 1 dia de combate e perderíamos para a Venezuela, e tu me vem chamar a atenção que sou eu que estou na base do achismo? rsrs… olha o nível de comentários de uns ae. Meus “achismos” e dúvidas nunca foram esses, ponto. O foco do meu comentário está no questionamento se existe VALIDADE para mísseis, e mísseis esses com tecnologia dos anos 70 como é o caso do Otomat, sendo… Read more »

Glasquis7
Reply to  Alessandro
4 meses atrás

Esses mísseis passaram por manutenção.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Glasquis, não é duvidando de vc, mas onde conseguimos essa informação que esses mísseis passaram por manutenção, pois eu não achei.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

A Itália fez manutenção destes equipamentos nos últimos 10 anos ? Com a Venezuela toda embargada ? Com alguns dias sem manutenção e técnicos franceses a Argentina só conseguiu disparar uns 50% de seus Excocet. Não que eu queira subestimar a Venezuela, como vc tanto insistem que fazem aqui, mas somente lançar váriáveis que tvz não estejam sendo consideradas.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Alessandro
4 meses atrás

Os nossos Exocet de primeira geração tiveram que ser remotorizados pela Avibrás, sei que todos mísseis tem validade, cada modelo deve ter uma particularidade. Dizem que para se manterem operacionais deve existir manutenção periódica, mesmo que fiquem dentro do container. Geralmente as nossas FAs fazem tiro real com mísseis que estão no fim da vida útil, para maximizar o investimento.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Space Jockey
4 meses atrás

Pois é Space Jockey, por isso insisto nessa questão, quando, onde e com quem os venezuelanos fizeram essa suposta manutenção que o Glasquis afirma que fizeram, na qual não é tão simples assim, já que tem que ser periódica como vc bem explanou, e a Venezuela vem enfrentando embargos há muito tempo, pois eu procurei e não encontrei essa informação.

Glasquis7
Reply to  Alessandro
4 meses atrás

Continuamos no achismo. Vc iria hoje num navio e enfrentaria as forças confiando em que os misseis deles não voam? apostaria a sua vida?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Glasquis, já te falei, não se preocupe com achismos, pois ninguém tem a informação correta de nenhum dos dois lados. Que eles tem alguma coisa lá eu nunca duvidei, mas volto a repetir, a questão não é essa, há chances reais sim da Venezuela não ter mísseis suficientes para uma guerra de LONGA duração, pois há pouca ou quase nada de informação que eles conseguiram manter a duração da vida desses mísseis, pode ter sido um Blefe apenas para dar uma espécie de aviso pra quem ousar atacá-los, isso é muito comum nesses países QUEBRADOS como está a Venezuela atualmente,… Read more »

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Podemos de pronto descartar os mísseis com mais de 35 anos. Estes nem com uma manutenção excepcional (que duvido muito que tenha sido feita) estariam aptos para alguma coisa. Na verdade nem.devem existir mais. Sobram 25 OTOMAT MK2, 14 de um lote de 1992/1993 (quase 30 anos) e 11 de um lote de 2000. Tenho minhas dúvidas qto as reais condições destes de 1992/1993. Creio mais q devem estar em condições sofriveis. É muito tempo para um equipamento sensível. Desconheço se a Venezuela tem, como o Brasil, capacidade de retrofitar seus misseis. Só estou botando fé neste ultimo lote, dos… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Roberto Medeiros
4 meses atrás

Pois é Roberto, tbm acredito nisso que vc comentou, é muito difícil fazer uma manutenção em mísseis com tanto tempo de vida assim, a chances dessa primeira leva de mísseis não existir mais na minha opinião são muito grandes.

Glasquis7
Reply to  Roberto Medeiros
4 meses atrás

“que duvido muito que tenha sido feita”

Baseado em que, achismos?

Avião militar está na Venezuela para manutenção de equipamento, diz Rússia
https://veja.abril.com.br/mundo/aviao-militar-esta-na-venezuela-para-manutencao-de-equipamento-diz-russia/

Isso demonstra que a Venezuela está preocupada em manter operacionais seus equipamentos.

Em 2015 foram mostrados na trilogia equipamentos militares do Exercito da Venezuela e o que chamava a atenção era o nível de manutenção. Pareciam novos. No ano passado, tanques venezuelanos foram modernizados pela Espanha.

E por aí vai.
Pode ser que que nada funcione… pode que sim, pode que não, quem apostaria a própria vida pra ver se realmente isso é verdade?

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Glasquis Vou te explicar o meu “achismo” através de premissas. 1 – O único pais ocidental que violou a proibição internacional de ajuda militar para a Venezuela, foi a Espanha, sendo duramebte criticada por isto e o fato sendo amplamente noticiado; 2 – Nunca a Itália foi mencionada como tendo prestado auxílio ou apoio a manutencão de seus equipamentos na Venexuela; 3 – A Vebezuela – ao contrário do Brasil – Não dispõe de meios (humanos ou materiais) para retrofitar ou manutenir sustemas complexos como mísseis 4- Seria mais sensato, em termos de mísseis, crer q os chineses e Russos… Read more »

Glasquis7
Reply to  Roberto Medeiros
4 meses atrás

Achismo seu considerar que apenas Itália pode fazer manutenção em Otomat. Lembre que é apenas manutenção não uma modernização. Assim como tudo, os misseis tem data de validade sim, mas como tudo, misseis podem ter a sua vida útil estendida de diversas formas, e até, podem seguir funcionando mesmo depois de esse prazo ter expirado. O seu achismo determina que as FFAA da Venezuela não tem condições de operar numa guerra. Eu considero que as informações veiculadas pelos especialistas, que dizem não ter uma real condição de dimensionar a atual capacidade de combate das mesma devido ao hermetismo venezuelano, são… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
4 meses atrás

Brasil entrar em guerra em período de carnaval e BBB..sabe de nada esse maduro

Guilherme Poggio
Reply to  Rodrigo
4 meses atrás

A “Guerra da Lagosta” aconteceu durante um feriado de carnaval.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Guilherme Poggio
4 meses atrás

Maduro tem que estar muito f***** da cabeça, pra querer se aventurar com esse Titã que é o Brasil.

Glasquis7
Reply to  Welington S.
4 meses atrás

Vc nunca ouviu falar num ditador desesperado?

2Hard4U
2Hard4U
4 meses atrás

O míssil acertou o extremo BB da proa do mercante, quando o ideal teria sido acertá-lo a meia nau ou próximo da ponte. Com o agravante que o alvo estava parado. Ridícula performance.

Tomcat4.0
Reply to  2Hard4U
4 meses atrás

O som do míssil dando ignição(igual turbina de avião) ,pensei que sairia um caça daquele sistema de lançamento.rs

Guilherme Poggio
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Mas é isso mesmo. A propulsão do Otomat é feita por um turbojato. O que se vê no vídeo é a queima do booster inicial (aquela fumaça toda no lançamento), seguido pela manutenção do voo e da velocidade inicial pelo turbojato (a partir deste ponto já não se vê mais a fumaça).

Glasquis7
Reply to  Guilherme Poggio
4 meses atrás

Esse míssil tem um alcance de 180 KM. Não é um míssil qualquer. Ainda mais nessas quantidades.

É o chamado “deboche dos tontos”. Quem não tem ideia do que se está tratando, tenta desmerecer fazendo brincadeira.

A Marinha de Guerra do Peru usa o mesmo míssil.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

correto, não se deve subestimar ninguem….este numero de misseis dá para acabar com o esquadrão de fragatas do Brasil umas 10 vezes,,,,

ele é embarcado ou terra superficie, de onde seriam lançados?

Glasquis7
Reply to  carvalho2008
4 meses atrás

Os Otomat podem ser lançados tanto desde navios como de baterias em terra. Os MKII atingem mais de 100 milhas náuticas.

Estes mísseis vem em contenedores que podem ser removidos ou instalados com certa da ilidade.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

O Hezbolah atingiu um navio israelense em 2006 com um míssil chines lançado por um caminhão que foi esclarecido por um radar civil Hughes e uma camera. Não que conseguiriam isso sempre, apenas vai como curiosidade. Por isso eu defendo que quem(qualquer país) deseja real independencia deve investir em mísseis, drones e coisas do gênero, como faz o Irã. Já demos os primeiros passos nessa área décadas atrás, mas não continuamos e voltamos a engatinhar… aparentemente nos colocamos novamente de pé, vamos ver no que vai dar.

Jardel
Jardel
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

KKKKK, Verdade.

Bosco
Bosco
Reply to  Tomcat4.0
4 meses atrás

Como os boosters são laterais e não obstruem o escape do motor a partida do motor turbojato de cruzeiro pode ser dada com o míssil ainda no lançador.
Em mísseis como o Harpoon que tem um booster linear ao longo eixo do míssil a partida se dá após a ejeção do booster.
É vantajoso o sistema do Otomat porque já se tem o motor funcionando quando sai do lançador e isso afasta uma variável que seria a ignição do turbojato após o lançamento.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
4 meses atrás

Pequena listinha de mísseis turbojatos/boosters

Boosters laterais:

Supersônicos:
SSN12

Subsônicos:
Otomat,
RPS-15



Booster lineares:

Supersônicos:
SSN19

Subsônicos:
Harpoon
Exocet Block III
Tomahawk,
MTC300
NSM
Kalibr 3M14K
Kh35
Delilah
Type 90

Carlos
Carlos
Reply to  2Hard4U
4 meses atrás

Boa foi a do MANSUP né ?

Tomcat4.0
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Carlos;
Mansup= missil em testes/desenvolvimento
Otomat= missil operacional desde 1976 😉

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Carlos
4 meses atrás

e o que você entende de teste de armamento???

nonato
nonato
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Defensor de Maduro?

Mauricio Pacheco
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Sempre tem um mané!

diogo
Reply to  Carlos
4 meses atrás

Você está certo Carlos, o Mansup não foi concluído e já foi abandonado. Ficaremos, portanto, com apenas mais uma maquete. O pior cego é o q não quer ver

Bardini
Bardini
Reply to  2Hard4U
4 meses atrás

“O míssil acertou o extremo BB da proa do mercante, quando o ideal teria sido acertá-lo a meia nau ou próximo da ponte”
.
Essa região abriga o paiol de munições do canhão principal, de um navio de combate.
.
“Com o agravante que o alvo estava parado. Ridícula performance.”
.
Até a US Navy treina assim.

2Hard4U
2Hard4U
Reply to  Bardini
4 meses atrás
Sergio
Sergio
Reply to  2Hard4U
4 meses atrás

..isso mesmo cara…achei muito estranho um alvo gigantesco daquele, parado e o míssil acertar a proa…e mais…me parece que os danos foram pequenos pois, no caso do navio de carga ele não afundaria por ter compartimentos isolados….
Pensei que fosse acertar o bombordo bem no meio e viríamos uma espetacular explosão…..
Que decepção !!!!!!

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Sergio
4 meses atrás

Sérgio, Navio cargueiro, provavelmente preparado e com certeza vazio para receber o impacto. Não havia nada que destruir internamente que fosse causar uma explosão. E acertar a bochecha, de qualquer lado, do navio, é uma boa, ainda mais caso ele estivesse navegando, pois aumenta em muito a ingestão de água por parte do navio, ficando difícil o controle de avarias, forçando o controle de alagamento e de quebra já diminuindo muito a velocidade do mesmo, para não falar do que o Bardini já mencionou sobre o paiol.

Bardini
Bardini
Reply to  Sergio
4 meses atrás

Tais assistindo muito filme de ação, onde até granada de mão projeta uma bola de fogo dos infernos…

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Sergio
4 meses atrás

Basta inutilizar.

Guilherme Poggio
Editor
4 meses atrás

As imagens no COC deixam claro que o navio continua com a mesma configuração de quando foi adquirido. Parece que aquela modernização feita nos EUA pouco afetou o aspecto geral da década de 80.

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Guilherme Poggio
4 meses atrás

Pois é. E quanta falação.

Jardel
Jardel
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
4 meses atrás

Tb notei Nunão. O teste foi real, mas a performance um tanto teatral.

Doug385
Reply to  Jardel
4 meses atrás

Bravata é a chave de toda propaganda de ditadura de bananas.

Victor Filipe
Victor Filipe
4 meses atrás

Eles tem 4 fragatas leves classe Mariscal Sucre e 2 submarinos classe type 209…

não é querendo desmerecer não, mas acho que um sub classe virgínia é mais do que suficiente pra dar conta disso ai…

Dalton
Dalton
Reply to  Victor Filipe
4 meses atrás

O Poder Naval noticiou ano passado que os dois submarinos venezuelanos não estão ativos…provavelmente o USS Little Rock tem pouco com o que se preocupar 🙂

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Dalton
4 meses atrás

já não tinha muito com oque se preocupar né…

Dalton
Dalton
Reply to  Victor Filipe
4 meses atrás

Não…mas…as vezes acontecem coisas estranhas, como “enganos”, como no caso do afundamento da USS Panay pelos japoneses, o
bombardeio do USS Liberty pelos israelenses, etc, e o USS Little Rock
ainda não recebeu seus mísseis anti navios 🙂

Roberto Medeiros
Roberto Medeiros
Reply to  Victor Filipe
4 meses atrás

Isso q tá ai, basta o Riachuelo.

Glasquis7
Reply to  Roberto Medeiros
4 meses atrás

E o Riachuelo se encontra navegando aonde nestes momentos?

Dalton
Dalton
4 meses atrás

Uma centena desses mísseis foi comprada no início dos anos 1980 com uma duração de
10 anos ou pouco mais, então, provavelmente alguns tenham sido modernizados, para complementar o último lote de apenas 11 unidades adquiridos 20 anos atrás.

Glasquis7
Reply to  Dalton
4 meses atrás

problema está na quantidade. O que fariam 3 fragatas contra 20 Otomat vindo na sua direção a uma velocidade de 1.100 Km pH ? A Colômbia, o Equador ou o Brasil, tem sistemas de defesa pra um ataque de saturação dessa monta?

Uma guerra com certeza eles perderiam mas, quanto custaria isso? estamos dispostos a pagar esse preço pra tirar um ditador que em princípio, não é um problema nosso?

JT8D
JT8D
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Amigo, reparou que só você e o Maduro estão falando em guerra. Bela companhia hein

Doug385
Reply to  JT8D
4 meses atrás

O amigo acima também deve conversar com passarinhos.

Glasquis7
Reply to  Doug385
4 meses atrás

Saudades da época em que este espaço se reservava a temas militares. Hoje tem algumas meninas mimadas que não suportam ser contrariadas, mesmo tendo os fatos colocados frente a seus olhos. Não sou comunista, nem simpatizo com o sistema, muito menos com esse tal de maduro que ninguém sabe como conseguiu saltar de assento de cobrador de ônibus a uma cadeira presidencial… Coisas do populismo. O problema está em que existe também o populismo de direita, tão perigoso quanto o de esquerda. Se pegar a Fidel Castro, Hitler, Stalin e Pinochet, vai ver que todos são caras distintas de uma… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  JT8D
4 meses atrás

Mas o mestre Glasquis apresenta problemas reais a se resolver….de onde estes misseis poderiam ser lançados…se estiverem operacionais, é uma dor de cabeça…

Glasquis7
Reply to  JT8D
4 meses atrás

Não cara, não estou falando em guerra, muito pelo contrário, estou expondo os motivos pelos cursos não se deve ir à guerra. Que a sua compreensão de leitura seja limitada já é outro problema. E na verdade o Maduro não é o único que fala em guerra, aqui, na própria trilogia tem um monte de ufanistas que pedem pra que o Brasil remova o maduro. Que vc não saiba disso, é mais um dos benefícios da sua compreensão de leitura.

Respondo pelo que escrevo, pelo que vc entende, aí é um outro cara que deve responder.

JT8D
JT8D
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Então tá, você discute a política externa de um país pelo que pessoas anônimas escrevem num blog? É, o próximo passo é conversar com os passarinhos …

Glasquis7
Reply to  JT8D
4 meses atrás

Não, eu apenas discuto assuntos militares publicados em notícias. Este seu comentário, é mais uma amostra da sua compreensão de leitura? Se quer debater, tenha um mínimo de conhecimento. Não toquei em nenhum momento a política externa, apenas discuto que, baseados no que a imprensa publica, não podemos dar como vencida uma guerra. Segundo vc a Venezuela está mal mas, como estamos por casa? Quantos submarinos a MB tem em operação?, quantas Fragatas com capacidade de defesa antiaérea de zona tem? Quantos misseis de iguais capacidades aos OTOMAT venezuelanos tem o Brasil? Quantos tanques?, quantos blindados?, a defesa aérea do… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Glasquis,
Por nossas bandas não creio que devamos temer ataques de saturação.
Em havendo um não temos armas “hard kill” capazes de nos defender e teremos que confiar nos sistemas soft kil. Basicamente no lançador de chaffs.
Rezar ajuda também!
rssss
*Só atingiremos a capacidade defensiva contra um ataque de saturação com as Tamandarés.

Glasquis7
Reply to  Bosco
4 meses atrás

É verdade Bosco, isso sim as Tamandaré vierem mesmo com o CAMM. Já vi tanta coisa ser anunciada e depois não ser efetivada que ultimamente só acredito vendo.

Dalton
Dalton
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

E porque enviar 3 fragatas contra 20 “Otomats” ? “Eles” que enviem as fragatas deles para cá, que não devem ser muitas de qualquer modo, sem cobertura aérea e com pouca logística para ver o que acontece.
.
No mais foi apenas um exercício, algo que todas as nações fazem, e no caso da Venezuela, também para “consumo interno”.
.
O Brasil não tem interesse em guerra contra a Venezuela e o reverso é
verdadeiro também, mas, na hipotética possibilidade de um conflito, o
Brasil não tem rival na América do Sul.

Camargoer
Reply to  Dalton
4 meses atrás

Olá Dalton. Muitos colegas discutem um potencial conflito sem uma avaliação razoável sobre o que levaria a uma escalada militar entre Brasil x Venezuela. Quais os interesses? Quais as possíveis causa? O que pensam os responsáveis de cada país? O que pensa o congresso de cada país? Sem essa avaliação o debate fica restrito aos jogos de guerra. Acho importante avaliar os cenários geopoliticos para avaliar probabilidades.

Dalton
Dalton
Reply to  Camargoer
4 meses atrás

Verdade Camargo.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Camargoer
4 meses atrás

Caro amigo Camargoer,

A grande meta de uma guerra é o estágio final desejado. Afinal qual seria este? Derrubar um ditador de outro país? Vai convencer a população e o congresso só com isso? Pago para ver.

Sobre jogos de guerra, vamos combinar que é divertido! Daí, menor condição de tanto o Brasil, como a Colômbia, mesmo em coalizão, entrarem em guerra total com a Venezuela sem ajuda direta do Tio Sam.
Mas aí é aquela máxima… Tio Sam entra com armas e crédito e nós entramos com corpos e dívidas. Baita negócio! #sqn

Abraços.

nonato
nonato
Reply to  Camargoer
4 meses atrás

Infelizmente, como a imprensa e o congresso estão ocupados por muita gente da turma de Maduro, farão de tudo para que ele continue subjugando a população.
Todo mundo enche a boca pra falar em democracia.
Desde que não seja em países comunistas.
Não vemos o Papa falar nada sobre o ditador maduro e a fome na Venezuela.
Mas tenta se meter em questões ligadas ao Brasil e aos Estados Unidos…
Fala mal dos defensores do cristianismo, mas defende os que são contra o cristianismo.

Roosevelt
Roosevelt
Reply to  Dalton
4 meses atrás

Bom dia Dalton Desculpe, sei que não tem absolutamente nada a ver com o assunto em pauta mas entendi como oportuno abordar contigo um assunto que eu imaginava que já tinha sido resolvido há décadas. Também sei que não é função do fórum mas algo precisa ser feito acerca do assunto das escalpeladas por eixos de embarcações nesse país. No domingo vi uma reportagem que me deixou horrorizado ao ver tantas mulheres mutiladas e é claro muito doloridas por conta dessas práticas insanas de tantas pessoas. Vi também nessa matéria um Capitão de Mar e Guerra(certamente o capitão dos portos… Read more »

Dalton
Dalton
Reply to  Roosevelt
4 meses atrás

Roosevelt, terei que pesquisar sobre isso, assim que tiver um tempo hoje, pois não estava a par…outra coisa boa do blog é que estamos sempre aprendendo com novas informações !
abs

Dalton
Dalton
Reply to  Roosevelt
4 meses atrás

Roosevelt, acabei de ver a reportagem do link e pesquisando um pouco mais, descobri que o Gugu também fez matéria semelhante em 2011 e mesmo lembrei de ter assistido na época, mas, com o tempo esqueci. . Impossível não se emocionar e segundo pesquisei, o problema é amplamente conhecido, até pela Ministra Damares, mas, são tantas as mazelas nesse país, tanta violência e descaso contra mulheres e meninas que as “escalpeladas” acabam tornando-se apenas números em mais uma estatística negativa. . No mais, acredito que poderia ser até pior, não fossem reportagens, denuncias e conscientizações, mas, acabar totalmente com o… Read more »

Roosevelt
Roosevelt
Reply to  Dalton
4 meses atrás

Valeu Dalton, cada vez mais seu fã. Obrigado.

Glasquis7
Reply to  Dalton
4 meses atrás

Eu não disse que enviariam 3 fragatas. Eu apenas coloquei como exemplo. O que a MB ou a ARC fariam contra um ataque massivo de Otomat? Simples assim. Apenas pra demonstrar a fragilidade da defesa aérea de zona que no caso da MB e da ARC, quase não existe. “Brasil não tem rival na América do Sul.” Acho muito superficial sua colocação. A Venezuela tem uma frota de blindados, caças, misseis, e sistemas, em muitos casos maior, mais modernos e mais capaces do que a sua contraparte no Brasil. Por exemplo, eles tem quase 200 T 70, mais uns 75… Read more »

Lucas Felipe
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Olha glasquis, o fato de possuírem armamentos digamos que um pouco modernos não significa muita coisa vou analisar os seguintes fatores: Primeiramente, há de se comparar coisas como, a Venezuela possui logística para uma guerra? A Venezuela possui uma indústria no qual produza armamentos em grandes quantidades em caso de guerra sem depender de países do outro lado do mundo? A Venezuela tem capacidade de treinar os seus soldados? A Venezuela possui aliados na região? A Venezuela tem soldados bem treinados? O nível de preparação é bom? O fator psicólogico dos soldados está em um ótimo nível? Seus soldados tem… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Dalton
4 meses atrás

Exceto Chile.

Glasquis7
Reply to  Carlos Alberto Soares
4 meses atrás

PELAMORDEDEUS!!! Carlos Alberto, não fala uma coisa dessas que os caras vão querer me banir de por vida.

Tutu
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Um governante precisa de 3 coisas para fazer guerra, Moral, Poder Consolidado e Dinheiro.

Qual desses o Maduro tem?

Tutu
Reply to  Tutu
4 meses atrás

Ele simplesmente está tendendo mostrar poder de alguma forma, um comportamento perfeitamente normal para quem está acuado.

Glasquis7
Reply to  Tutu
4 meses atrás

Isso que vc no meu, são os fatores pra uma vitória, pra uma guerra só precisa estar disposto a lutar.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 meses atrás

Até a venezuela mostra o impacto e a MB não

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Carlos Campos
4 meses atrás

Impacto bem ruinzinho, uns 6 metros acima da linha d’agua…

Glasquis7
Reply to  Space Jockey
4 meses atrás

E vc acha que o paiol de armamentos do canhão de proa fica aonde? Abaixo da chaminé?

Um impacto desses num navio de combate faria explodir a munição do canhão causando enormes estragos.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

na caldeira

Eduardo dos Anjos
4 meses atrás

Uma coisa é destruir os meios, outra coisa é enfrentar milicias infiltradas entre a população com esta possivelmente apoiando eles, vide Vietnã, Iraque, Afeganistão, além disso, certamente apoiados pela Russia e China, se entrarmos nessa vai nos custar muito caro… é bom aprendermos com os erros dos EUA e não darmos o primeiro passo… o importante é manter a prontidão e meios suficientes para dissuadir qualquer ação…

alexandre
alexandre
Reply to  Eduardo dos Anjos
4 meses atrás

Milicia , sem comida, sem logistica, não é combatente, é embuste…serve pra propaganda politica,não é um exercito..

Glasquis7
Reply to  alexandre
4 meses atrás

E por que uma milícia faminta, sem apoio nem treinamento, continuaria apoiando o Maduro?

Alguma coisa não bate no seu raciocínio.

Com certeza, as milícias estão bem tratadas, dentro do possível.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Eu acredito que ele especulou que em caso de guerra estas milícias estariam deficientes de suprimentos.

Glasquis7
Reply to  Space Jockey
4 meses atrás

Mas entramos novamente no campo das especulações e conjecturas. Como sabermos se realmente será assim? Em 1978, a Argentina tinha, se não a mais poderosa, uma das mais poderosas forças da região. O Chile estava sob embargo e suas forças não podiam comprar armas nem sobressalentes para manutenção das armas que tinham em estoque. A Argentina com mais de 20 milhões de habitantes. O Chile com apenas 9,5 milhões. Os “Jedai” da Argentina consideraram que invadiriam o Chile de manhã, ao meio dia tomariam a Capital e ao final da tarde estariam tomando chá em vinha e “mijando no pacífico”… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

mas ai não…finalizando a etapa da guerra convencional, a primeira camada da força aerea e marinha, não acredito que haveria a guerra terrestre….o Maduro cairia do pé….com milicia sem milicia, o exercito não iria comprar esta briga por conta dele….viraria um kadafi….

Glasquis7
Reply to  carvalho2008
4 meses atrás

As guerras se ganham em terra. Tanto pra invadir, quanto pra defender, vc precisa da arma de infantaria pra “fincar a tua bandeira” no território em disputa. Marinha e Aeronáutica são apenas apoio.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Eu sei, mas a exemplo da 1a. guerra do Iraque, duvido que quem quer que seja invada…

Vão é ficar bombardeando partes estrategicas ate o povo e exercito se insuflar…

Glasquis7
Reply to  carvalho2008
4 meses atrás

Mas com o sistema de defesa antiaéreo que eles tem, fica difícil que isso aconteça. Eles abateriam um caça a mais de 100 km do objetivo e os SU com radar de 300 Km e R77 ou R 27, conseguem engajar travar e destruir um alvo aéreo a mais de 120 Km. com tranquilidade.

A questão é saber qual o real nível de operacionalidades dos médios venezuelanos e eu suspeito que é melhor do que a gente pensa.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Nisso eu concordo, nem aviões nem navios ficam bandeira, tem que botar a cara.

Lucas
Lucas
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

É claro que sim. O pessoal acredita demais na propaganda estadunidense.
Lembra como ia ser fácil acabar com o Afeganistão?
E a guerra tá ai, a mais longa da história dos EUA e ainda tem soldados deles morrendo lá.
Parece que não aprendem.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Seria por que se ela não apoiar vai ficar mais faminta ainda e sem o poder para ameaçar quem eles oprimiram ?

ODST
ODST
Reply to  alexandre
4 meses atrás

Essa “milicia” no primeiro sinal de guerra entrega as armas….

Glasquis7
Reply to  ODST
4 meses atrás

Os atuais seguidores do Lula demonstram que vc está errado. O fanatismo faz um homem amarrar explosivos ao corpo e se suicidar levando outros juntos apenas por que alguém lhe disse que assim, terá outra vida com 10 virgens não sei em qual lugar.
Aí vc acha que as milícias leais ao Maduro vão fugir?

Glasquis7
4 meses atrás

Comentários retidos

José Luiz
José Luiz
4 meses atrás

Primeiramente, quero frisar de que ter um adversário qualquer é o melhor que pode acontecer para as nossas Forças Armadas, sinceramente torço para que a Venezuela faça muitas outras demonstrações continue com as suas bravatas, assim vamos ver ser com este incentivo as nossas F.A. vão melhorando um pouco o seu equipamentos. Com relação ao teste podemos dizer que é até surpreendente que esta fragata esteja navegando provavelmente só com os motores diesel, pois tenho sérias dúvidas que as turbinas GM norte americanas ainda funcionem e realmente colocar para funcionar mísseis com mais de 20/30 anos de aquisição é algo… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  José Luiz
4 meses atrás

Eu tbm tenho defendido essa tese de que é melhor possuir inimigos, senão ficaremos somente em berço esplendido dormindo.

Diego
Diego
Reply to  José Luiz
4 meses atrás

Esse doido do maduro caiu como uma luva pra nós.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
4 meses atrás

Bom, eles tem um navio funcionando e é suficiente para afundar um nosso, juntamente com aviões levando mísseis também. O pessoal aqui subestima muito o inimigo e é ai onde começa a quebrar a cara!

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 meses atrás

Cara,mesmo se o Brasil lutasse sozinho,a Venezuela não teria quaisquer condições economicas ou industriais de sustentar um conflito.Eles têm quantos mísseis desses operacionais?Algumas dezenas?E quando o estoque acabar vão atirar o que?Vão comprar no estrangeiro com qual dinheiro?Vão desenvolver um míssil próprio com a ajuda de qual empresa nacional?Acho que é você que subestima as capacidades do nosso país,que apesar de não ser uma potência militar,está anos luz a frente dos vizinhos em quase todos os aspectos.

Glasquis7
4 meses atrás

Os meus comentários estão retidos.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
4 meses atrás

“A primeira vítima da guerra é a verdade!” a Venezuela está fazendo o que todo país faz, propaganda! Segue o jogo! A inflação de lá bateu os 10.000% em 2019! Agora, aqui entre entusiastas: Estas Fragatas Lupo são lindas não é?

Luiz Floriano Alves
Reply to  Marcelo Andrade
4 meses atrás

Esse material de guerra está operante. Temos que reconhecer que possuem armas para a defesa básica. Agora, com o povo fugindo para os países vizinhos por causa da fome e inflação é só esperar que este governo cai sozinho, de maduro.

Glasquis7
Reply to  Luiz Floriano Alves
4 meses atrás

Não sabemos se está operante mas, com certeza, ele existe. Então, pra que colocar vidas pra provar si as armas deles funcionam?
O Maduro é um problema dos venezuelanos, eles que se virem.

Pst27
Pst27
4 meses atrás

Nossa!!!!! Que medo!!!
Deixa eu ir ali me limpar.
Maduro e sua trupe são ridículos

João Adaime
João Adaime
4 meses atrás

Cavalheiros Ainda bem que a Venezuela, um país vizinho e amigo, possui forças armadas com bom poder de fogo. Antes que me critiquem, lembrem-se que a bronca é Maduro X Bolsonaro. Entre os militares de ambos os países existe muita camaradagem. E estes dois presidentes não serão eternos. Quando as potências do norte (principalmente da Europa) resolverem intervir na Amazônia, que defenderá nossa floresta? Se Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela não se derem as mãos, vamos perder a região para que eles possam, no maior cinismo, explorar “de maneira racional” nossas riquezas. Não podemos esquecer que eles possuem uma… Read more »

ART
ART
Reply to  João Adaime
4 meses atrás

A “Bronca” não é Maduro X Bolsonaro, Maduro é ditador ilegítimo do país e como toda ditadura busca um inimigo externo para união nacional. Maduro só permanece no poder por influência de China, Russia e Cuba. Se Maduro Cair cai o petróleo para Cuba. Existem 60 mil cubanos na venezuela. Além de apoio especializado Russo. Os Sukois não voavam alguns voos de cargueiros antonov depois e estão voando mostrando os dentes.

Silva
Silva
Reply to  João Adaime
4 meses atrás

Belo ponto de vista. Em que pese Maduro ser um boçal, a um longo prazo, quando o mesmo e JB não estiverem mais no poder, o ideal seria uma aliança entre os países amazônicos, a fim de evitar aventuras de europeus com síndrome de colonizador em pleno século XXI. Por outro lado, esses exercícios fantasiosos, bem como as asneiras do Maduro, no mínimo, podem servir de reflexão aos nosso queridos comandantes. Tirando o sofrimento do povo venezuelano, que é ponto mais forte para uma intervenção, se ninguém fizer nada, Maduro cai por si só. Enquanto isso não ocorrer, vamos continuar… Read more »

Ersn
Ersn
4 meses atrás

A pergunta é o que nos temos para nossos navios se defenderem de mísseis antinavio ?ASPIDE, sea wolf(inoperantes),Mistral.e bem preocupante a capacidade de defesa antimíssil da MB.

Glasquis7
Reply to  Ersn
4 meses atrás

Na América Latina apenas a ARCh tem médios de defesa eficazes contra esses mísseis esa capacidade existe com as 2 L class de defesa aérea de zona e com os CAMM que estão sendo instalados nas Type 23. Será ampliada está capacidade este ano, com a chegada das duas Adelaide Class. O resto das madrinhas não está equipada pra se defender de um ataque de saturação.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

“estão sendo instalados”, como vc mesmo disse dias atrás só se deve contar com o que está disponível hoje. Amanhã tbm teremos Riachuelo, Matador, Meteor… mas hoje não temos.

Glasquis7
Reply to  Space Jockey
4 meses atrás

Caro Space Jockey, vejo que vc não é um conhecedor básico das forças navais da região então, vou lhe dar a conhecer que o Chile é o único país que conta com navios dedicados à defesa antiaérea de zona desde 2005 e que das 3 Type 23 da ARCh, a Almirante Cochrane já está operativa com todos seus sistemas, sub sistemas e mísseis CAMM, faltando concluir os trabalhos em apenas duas Fragatas. Então, o Chile têm sim, a única defesa naval antiaèrea de zona da América Latina, há quase 15 anos. Goste ou não, as outras correm atrás… Bem atrás,… Read more »

Cláudio
Cláudio
4 meses atrás

Pouco antes do início da guerra, em 1914, um coronel francês, que era adolescente quando a Alemanha invadiu a França em 1870, ouviu um grupo de jovens oficiais brindarem à perspectiva da guerra e escarnecerem da possibilidade de um conflito, mas os risos cessaram abruptamente quando ele lhes perguntou: “Vocês acharam qua a guerra é sempre divertida, toujours drôle?” Chavava-se Henri-Philippe Pétain.

100nick-Elã
100nick-Elã
4 meses atrás

Para a maioria de vocês aqui, o Irã também Et patético, até ele atacar uma base do Deus de vocês, os EUA. Os houties, para os sauditas, também eram patéticos, até mostrar ser capaz de destruir a infra estrutura de petróleo Saudita, derrubar aviões e mostrar-se invencível para a família Saud. Agora vem vocês dizerem que a Venezuela, com apoio total e irrestrito da Rússia, China e Irã é patética? Olhem-se no espelho é repitam: patético!

Jeff
Jeff
Reply to  100nick-Elã
4 meses atrás

Comunistinhas são patéticos.

Glasquis7
Reply to  Jeff
4 meses atrás

Mais patéticos são os caras que como vc, tildam a qualquer um que pense diferente de apátrida e “comunista”.

Parece que o livre pensamento e a liberdade de escolha são mercancias proibidas na sua democracia que vemos florescer na falsidade e na hipocrisia.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  100nick-Elã
4 meses atrás

Comentário começou bom mas acabou ruim. Eu sou anti-comunista ferrenho e não penso que o Irã é patético, nem pária igual muitos aqui enchem a boca pra falar, muito pelo contrário, acho que deveríamos nos espelhar neles em ALGUNS programas de defesa, notadamente mísseis e drones, algo em que eles estão muuito a nossa frente, e eu admiro muito essa obsessão deles, pois ja sofreram na carne o preço de invasões. Porém se quisermos temos condições de chegar no nível deles apenas sendo sérios. E não é porque sou anti comunista que acho que os EUA são bonzinhos, estes são… Read more »

Rafael costa
Rafael costa
4 meses atrás

Tem que rir para não chorar coitados acham que podem vencer o Brasil e a Colômbia kkkkkkkkk com os seus soldados mal treinados e os seus navios que tem mais de 50 anos de idade kkkkkk

Glasquis7
Reply to  Rafael costa
4 meses atrás

Vc conhece o regime ou a doutrina de treinamento dos Venezuelanos?

Pergunto por que conheço a doutrina da Colômbia, pois foi implantada pelo que der útil do meu país então posso dizer que essa é boa e se rege pela doutrina Prussiana. Agora sobre a doutrina Venezuelana sei muito pouco e é essa incertidumbre a que me assusta.

Ir pra guerra contra um inimigo conhecido eu vou tranquilo, mesmo se for superior pois se o conheclço, conheço as suas fraquezas mas, lutar contra quem não conheço me faz ter um pé atrás.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
4 meses atrás

Ainda bem que nossa marinha navega em terra! Ufa…

Renan
Renan
4 meses atrás

73km é muito km

Glasquis7
Reply to  Renan
4 meses atrás

Se se refere ao alcance dos Otomat MK II, errou feio, eles atingem 180 km.

Renan
Renan
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Me referi a matéria
Lá está escrito que
“atingindo o alvo, um navio de carga, que está a 73 quilômetros de distância”
É muitos km e ainda acertou um ponto muito difícil do alvo.

Pode ter certeza não temos nada para atacar uma embarcação desta com nossos atuais meios de superfície.

Com certeza ninguém (Brasil) se aproxima a menos de 220 km deste navios com segurança.

Glasquis7
Reply to  Renan
4 meses atrás

Acho que a FAB conta com 12 ou 13 harpoon para equipar os P3 .

Renan
Renan
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Leia o texto
Superfície

Glasquis7
Reply to  Renan
4 meses atrás

Renan
“Leia o texto
Superfície”

Os Harpoon são Superfície – Superfície ou, Ar – superfície.

O que tem no texto que eu não entendi?

Xerem
Xerem
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Glasquis7 nao foram entregues e nem serão estao guardados nos EUA para se um dia o Brasil (FAB) precisar terá de pedir de joelhos assim como os mísseis dos F16 do Chile !

Bosco
Bosco
Reply to  Xerem
4 meses atrás

Xerem,
Nem uma coisa nem outra. Não replique informações sem sentido e do qual você não tem certeza. Confere antes de replicar já que pode ter “crianças” lendo e estamos em tempos de combate às fake news.
Acreditar nessas sandices é fazer pouco caso dos militares brasileiros e chilenos. É chama-los de idiotas.
Há limites para ingenuidade e espero que seja de sua parte só ingenuidade e desinformação mesmo.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
4 meses atrás

Não é só porque você viu na internet que é verdade.

Glasquis7
Reply to  Xerem
4 meses atrás

Caro Xerem, isso é conto da carrocinha. A mesma lenda que diz que os caça e os mísseis tem um chip que os festiva caso forem usados contra os americanos.

Já foi debatido, discutido e desmentido na trilogia há muito tempo.

Por favor, não poste mais coisas como essa pois é capaz de o próprio Vader aparecer e aí strangular vc através do monitor. E os mestres JUAREZ e Cel Nery aplaudiram de pé.

Gente, tem lenda que teima em morrer.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Glasquis7
4 meses atrás

Faz muito tempo que ele sumiu daqui, uma pena… o Colombelli também, esse e você juntos sairia faísca na questão do Maduro.

Glasquis7
Reply to  Space Jockey
4 meses atrás

Nunca saiu, por que sairia agora?

sub urbano
sub urbano
4 meses atrás

Não consigo conceber o Brasil vencendo a Venezuela em uma guerra de curta duração. Por mais que um e outro lado tenham alguns brinquedinhos que valham a pena sua menção: Atlantico, Bahia e Astros II do nosso lado e Flankers, BUKs e S300 do lado deles, apesar disso seria uma guerra de Infantaria. Os dois lados ao meu ver com a moral extremamente baixa, sendo o agressor ainda mais. A logistica para manter homens combatendo naquela região é horrível para o Brasil,é a fronteira mais isolada do nosso país. E essa guerra é muito provável de acontecer.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  sub urbano
4 meses atrás

Tenho que discordar, o Brasil não tem qualquer interesse em se envolver em um conflito, o quite precisamos no momento é estabilidade política para recuperação econômica, só quem fala em guerra é o Maduro que precisa de argumentos para justificar o estômago vazio do povo, de toda a forma, ele também só vai ficar latindo porque sabe que qualquer agressão levaria ao fim de seu governo, começando pelo fato quite justificaria acionar o TIAR uma vez que a Venezuela saiu da OEA.

Paulotd
Paulotd
Reply to  sub urbano
4 meses atrás

Essa guerra seria um banho de sangue desnecessário. Não precisamos disso na AL. O míssil anti-navio deles funciona. Mal temos submarinos para nos defender. Rússia e China enviariam armamentos pra lá, credo, não gosto nem de pensar nisso. Esqueçam, só temos de nós defender no caso de um ataque, mas isso tenho certeza que não cogitam.

Glasquis7
Reply to  Paulotd
4 meses atrás

Por fim alguém com consciência!!!
Amém, já estava até, perdendo a esperança

Fernando
Fernando
Reply to  sub urbano
4 meses atrás

os dois lado de moral baixa?
Quantos militares brasileiros já pediram baixa e fugiram pra Venezuela?

IgorLima
IgorLima
Reply to  sub urbano
4 meses atrás

Oi sub urbano! Creio que a guerra não segue um caminho tão linear assim. Embora não tenhamos defesa anti-aerea como eles, temos combatentes de selva. Por que não infiltrá-los pra destruir o radar deles, deixando-os cegos? (tem uma matéria no Forte falando sobre sobre o s-300: “S-300/S-400”). Eles tem muitos mísseis anti-navios, mas que estão em navios que podem ser afundados por submarinos. Se o Brasil se inspirar na criatividade israelense, acho que não terá muito o que temer (lembrando aqui a guerra dos seis dias, quando Israel tinha 1500 aviões inimigos. No combate 1:1 não daria certo, então, bombardeou… Read more »

Glasquis7
Reply to  IgorLima
4 meses atrás

Igor, neste caso é diferente. Já existe o precedente de Israel, então, agora todo país se prepara para um ataque maciço, além do mais, não há como atacar a Venezuela por ar sem ficar exposto à iluminação da sua defesa antiaérea. Eles conseguem abater um caça ainda dentro do território inimigo, e dependendo da posição, seria bem adentro do território, tipo uns 150 KM.

Agnelo
Agnelo
Reply to  sub urbano
4 meses atrás

Pelo visto, o senhor desconhece a região, a logística na região e as tropas brasileiras em condições de operar lá.

Ney Jose
Ney Jose
4 meses atrás

Avante Venezuela, e se arme pois os americanos temem que tem arma.

Glasquis7
Reply to  Ney Jose
4 meses atrás

Por favor amigo, tome seu remédio antes de postar

Pavan
Pavan
4 meses atrás

Como diria o revelação… Deixa acontecer naturalmente !!

Glasquis7
Reply to  Pavan
4 meses atrás

Eis a questão, se prestarmos atenção, os militares venezuelanos não dão pinta de que vão entregar uma guerra assim, tão fácil bem que estejam mal treinados ou despreparados. Essa incógnita torna a Venezuela uma perigosa incertidumbre. Até que ponto as FFAA deles estão mal preparadas ou pouco motivadas?

Ninguém sabe.

zézão
zézão