Mísseil Otomat Teseo

Mísseil Otomat Teseo

A Venezuela testou um míssil antinavio Otomat, de fabricação italiana, durante os exercícios militares “Escudo Bolivariano 2020”, que movimentaram milhares de tropas e milícias neste fim de semana.

Um vídeo postado no Youtube pela Marinha bolivariana mostra o míssil sendo disparado a partir da fragata Almirante Brión, também de fabricação italiana, e atingindo o alvo, um navio de carga, que está a 73 quilômetros de distância. O teste foi realizado na ilha de La Orchila, em águas venezuelanas, a 150 quilômetros de Caracas.

Os exercícios militares foram ordenados por Nicolás Maduro como uma maneira de preparar a Venezuela contra uma possível intervenção estrangeira. A participação da milícia bolivariana, porém, foi alvo de gozação e críticas nas redes sociais por causa do evidente despreparo do pessoal.

Na sexta-feira (14), o ditador venezuelano havia dito que o presidente Jair Bolsonaro, está buscando um “conflito armado” com a Venezuela, acusando-o de amparar um “grupo de terroristas que atacou um quartel militar venezuelano”, em referência ao assalto de militares desertores a uma base venezuelana no sul do país, na fronteira com o Brasil, em 22 de dezembro. Na ocasião, seis militares foram presos e cinco pediram refúgio no Brasil.

FONTE: Gazeta do Povo

Subscribe
Notify of
guest

300 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo

Esse maduro chega a ser patético!

Muniz

Vdd o pior erro em uma batalha e subestimar o inimigo

Ricardo Bigliazzi

Vejo a movimentação e me vem as lembranças do falastrão do Saddan Hussein

Cavalli

Ele pode até ser maluco e tentar uma ofensiva contra o Brasil e a Colômbia; memos patético.

Julgo como uma real ameaça e acredito que esta seja a justificativa do envio do VP Gen. Mourão para a Amazônia.

Como também o reforço do Gen. Braga Neto na Casa Cívil.

Não sabemos com quais armas os Russos, Chineses e principalmente os Iranianos abasteceram a Venezuela.

Outro ponto refere-se ao $$$$ que o Maduro têm para se sustentar e não a Venezuela.

Quantas ditaduras estão por trás do FORUM de SÃO PAULO?

Tempos sombrios.

Fernando Vieira

Dizem que no fórum de São Paulo tem um juiz que não tolera erro, detesta os advogados e se a tia do café entregar um café dois graus abaixo do que ele gosta ele demite sumariamente.

Fora isso, não sei mais o que o fórum de São Paulo tem a ver com isso

(Eu sei que o certo é Foro de São Paulo, e sei também que falar nisso é extremamente teoria de conspiração, então me poupem)

Daniel

Fernando, desista. Eles realmente acreditam que existe uma conspiração global de forças de esquerda que desejam um conflito bélico de larga escala, quase sempre imaginando ações de alto potencial destrutivo na América Latina. Ignoram, tal qual ignoram a esfericidade planetária, que o maior inimigo de todos abaixo da linha do Equador não anda por essas bandas. Pelo contrário, acreditam piamente que a Terra é plana, que os sábios estavam no Sião, que os judeus e os maçons dominam a política global, que a China é marxista e que a solução para todos os problemas é implementar um regime ultraliberal de… Read more »

Flanker

– a terra é uma esfera, um globo? Com certeza! – aqueles que advogam que a terra é plana precisam de tratamento psiquiátrico? Com certeza! – a China é marxista? Nào…ela é maoísta! Compra e vende de todo mundo…..não possui amarras trabalhistas por conta do regime de governo…..com isso, produz muito e barato. E é uma ditadura unipartidária. – o foro de São Paulo é uma entidade que reúne a esquerda latino‐americana. Eles querem uma guerra global para implantar sua ideologia no mundo? Não sei….podem até querer….mas, nunca irão conseguir….não tem capacidade para isso. Mas, na América Latina eles querem… Read more »

Jonathan Pôrto

Sempre nos afirmaram sobre a incapacidade dos militares BOLIVARIANOS , sempre nos afirmam que técnicos Russos é que fazem a manutenção ! Pios é, armamento Italiano plenamente operacional, só falta afirmar de forma descabida que foram técnicos russos ou chineses !!

Angelo Chaves

Amigo, sabes o que é um psicopata?

Gilson

idiota é esquerdista

Renato

Pra que isso?
Vc é entubado?

mendonça

é mesmo né,bom da cabeça mesmo é o barbudinho de 9 dedos e sua corja que quase quebrou a maior empresa estatal que e esse pais tem .
bom mesmo é aquele que arrebentou o rio de janeiro ,deixando sem salario professores ,medicos ,policiais e tudo mais.
bom da cabeça mesmo ,pois só uma pessoa com a saude mental perfeita pra pegar quase todo dinheiro do BNDES,e distribuir pra um monte de paises que nunca mais irão pagar .

Daniel

1º – Os escândalos de corrupção são escândalos pois, supostamente, foi descoberto algo onde não deveria haver, motivo de surpresa. Sinceramente, são fartas as obras que documentam os esquemas de corrupção brasileira desde os idos de 1500, notadamente na segunda metade do século XX. Até o final do governo FHC, o DPF tinha uma média de operações que sequer superada 50 ao ano; em 2015, ela superava 1000 num mesmo período de 12 meses. 2º – Todos os políticos de alto potencial eleitoral, salvo raríssimas exceções, se utilizaram de caixas 2 e/ou 3. Talvez o partido de maior contingente acusado… Read more »

francisco Farias

Esqueceu que os militares emprestaram dinheiro a Polônia que deu o maior calote no Brasil?
O atual governo gastou 48 milhões de dolares para abrir a tal “caixa preta” do BNDES e não encontraram nenhuma irregularidade do governo anterior.

TCU agora quer que o BNDES explique a auditoria milionária da ‘caixa-preta’

Space Jockey

Então o gov Temer era muito correto, pois foi o anterior.

Joao Moita Jr

“O atual governo gastou 48 milhões de dolares para abrir a tal “caixa preta”
Otários. Aposto que devem haver algumas famílias de novos milionários lá em Miami com essa grana toda. E que “atual governo”? O país se encontra completamente desgovernado, o Brasil é visto mundialmente como um navio em mares turbulentos, sem ninguém na ponte, e a tripulação jogando todas os motores na água. Enquanto isso, os passageiros embriagados e nús, pulando carnaval.

MGNVS

E o Bolsonaro agora esta fazendo a mesma coisa que o P..T… fazia antes. Bolsonaro e Paulo Guedes estao arrebentando com a classe dos policiais, professores e outros trabalhadores com a precarizacao do trabalho. Bolsonaro esta legalizando o desmatamento defesenfreado de nossas reservas florestais e diminuindo impostos dos agrotoxicos.
Saiu a quadrilha pe…tis…ta…e entrou a quadrilha miliciana cheia de ideologia evangelica e liderada por uma extrema direita tacanha e mesquinha.

Bosco

MGNVS,
A roubalheira do PT é fato, já a sua hipótese da roubalheira do Bolsonaro é previsão. Entre o fato consumado e a possibilidade, eu continuo firme com o Bolsonaro.

“Petista é cartomante com Alzheimer, sabe dos próximos 4 anos e não lembra dos últimos 16”
Ciro Gomes.

MGNVS

Bosco Sim… a roubalheira do p…t… é fato… so os cegos ideologicos negam. Mas tbm é fato que se antes havia ideologia de esquerda, agora ha, sem sombra de duvidas, uma ideologia ultra direitista liberal de cunho evangelico focada nos desmandos de um presidente inapto que fala mais do que a boca e que tbm esta destruindo o país igual o p…t… fez . Caro Bosco, nada mudou. Saiu a quadrilha do p…t… e entrou a quadrilha da milicia bolsonarista focada em xingamentos e fake news. Desmatamento desenfreado, reducao de impostos de agrotoxicos, morte de indigenas por garimpeiros e grileiros… Read more »

Bosco

Não concordo com absolutamente nada que disse. Nossa discussão é semelhante a de um cego com um surdo/mudo.
Temos cérebros sintonizados em frequências diferentes.
Qualquer discussão entre nós é simplesmente completa e totalmente improdutiva, portanto, passar bem!

MGNVS

Bosco
Igual eu disse, vc tem sua opiniao, nao pretendo muda-la e nem convence-lo de nada.
Aqui os adoradores do Bol…so..na..ro sao iguais aos adoradores do Lu…La … cada um levantando sua propria bandeira e fechando os olhos para os erros cometidos por seus pseudo-governantes incompetentes, sejam eles da direita ou da esquerda.
Mas contra fatos nao ha argumentos, pois fatos sao concretos e esse governo atual é tao incompetente quanto foi o governo do P…T…. A verdade sera sempre verdade mesmo que a maioria aqui nao aceite.

Renato

Os seguidores desse maluco parecem um mortos vivos: um monte de zumbi sem cérebro.

Paulo César

Canhoto adora acusar seus opositores do que eles são, fazem ou fizeram! A gente já está cansado de saber disso….muda o disco, fio!

Space Jockey

Vota no Centrão na próxima, eles tem um projeto bom.

Glasquis7

Disse e repito: Ninguém sabe quais as reais condiciones das FFAA da Venezuela. Por isso é temerário dizer que O Brasil ou a Colômbia ganhariam fácil uma aventura bélica contra Venezuela.

Subestimar o adversário é o primeiro passo para a derrota… e o mais besta.

Douglas Rodrigues

Nem Brasil e nem Colômbia vão iniciar esse conflito! O que pode acontecer é os EUA iniciarem e tanto o Brasil quanto Colômbia apoiarem de alguma forma em regiões próximas as fronteiras com seus países. Outra possibilidade, é que deixem o Maduro começar e aí sim entram os países em coalizão para derrubar o ditador! Porém, é preciso estar atento aos movimentos das forças armadas boliviarianas e já prever alguma forma de inibir que ataquem, com algum esquadrão de caças/helis de ataque, MBT’s e Astros estando de prontidão para deslocamento para área de conflito. De imediato a Boa Vista e… Read more »

Jota Ká

Brilhante estratégia!
Porém peca por publiciza-lá.
O controle das informações devia fazer parte.?

Carlos

Nós sim é que temos muitos problemas para resolver , e deveríamos se ocupar Disso e não ficar subestimando o poder da VENEZUELA. Se tivéssemos feito os ” Deveres de CASA “, nem conversas e Bravatas estaríamos a Escutar . Mas os Comandantes tapam os olhos e ouvidos e preferem se esgueirar nas Raias da Omissão , calados diante do SUCATEAMENTO do Poder Bélico BRASILEIRO. Se os Comandantes das Forças ,não ouvem a nós o povo BRASILEIRO , que ouçam os Desaforos do MADURO e assumam sua ineficácia absoluta diante do Poder Bélico da VENEZUELA , imaginem se fosse um… Read more »

Tomcat4.0

Carlos, procure se informar melhor sobre as capacidades bélicas brasileiras. Não estamos como gostaríamos mas temos muita prática no uso de nossos sistemas e armas a disposição. Os venezuelanos capachos de Maduro é que estão cutucando Onça com vara curta.

Carlos

Toncat 04 – Vc não sabe sobre meu conhecer , estamos defasados e obsoletos em quase tudo : .
F-5 , AMX-1 Antigos A-4 Sky do século passado , Helicpteros e A29 Banguelas (sem Mísseis) , Rbs 70 com 8km de alcance ou falaremos dos Leopards 1 Arcaicos ?
Falemos das Fragatas , que estão com 40 anos ?
Põe uma coisa na sua cabeça , o Brasil não serve de parâmetros pra nenhuma FORÇAS ARMADAS , em termos de Material.

Luiz

Sem falar na nossa defesa antiaérea que é uma piada.

Elcimar

acha mesmo que maduro iria desencadear uma campanha aérea contra nós?
ele vai estar muito ocupado em se defender la,Russia e china por mais anti americanos que são,jamais atacariam nosso país. seria catastrófico pra todos.

Joao Moita Jr

O Maduro não é bobo, ficará lá no quintal dele, simplesmente demonstrando a sua capacidade defensiva de vez em quando. Ademais, do jeito que estão as coisas no Brasil, não há a mínima condição de entrar em guerra nenhuma. Fazerlo causaria um colapso total do pais financeiramente. Daqui para frente os piores problemas e ameaças serão os internos, como a fome e o desespero da população. O descaso e incompetência do atual “governo” apenas piora a situação.

Pablo

ta, me diz como o maduro vai financiar suas forças armadas em um conflito?
Não te esquece que a Venezuela tem F-16 mais banguelas que os A-4. Nossas forças armadas sevem de parametro para muitas forças, inclusive na América latina sim. Poe uma coisa na tua cabeça, cachorro que late muito não morde!!
Maduro falou que invadiria o Brasil se tirassem a Dilma, isso foi la em agosto de 2016 (quase quatro anos) o que ele fez? nada, so falou e falou e mais nada!!!

Elcimar

o sabichão da arte da guerra… vamos la ,e vc acha que só porque o Míssil RBS tem esse alcance,que os A29 “podem” estar sem misseis..a marinha com poucos escoltas ( nesse ultimo caso,nossa marinha é bem mais preparada que a da Venezuela,inclusive nossa força submarina é bem adestrada)..capaz de um único submarino nosso negar o livre deslocamento de navios deles. que eles tem aviões russos ( que nem sabemos o estado da manutenção pois não se tem noticia de nenhum sendo mandado a Russia para tal fim ). com certeza seriamos juntamente com a Colômbia ajudados pelos estados unidos… Read more »

Munhoz

Carlos, não vou listar a nossa frota, no entanto posso afirmar uma coisa, não é bem assim, nossos helicópteros São modernos, temos artilharia, tropas de selva bem treinada, sistemas de reconhecimento avançados, mesmo nossos F 5, se vetorados pelos EMB AEW&C poderiam enfrentar os Su 30.

Glasquis7

Não, consultando um Coronel FAB que participou da CRUZEX com os Veneuelanos ele disse que a logística deles é ruim mas, que mesmo assim, não dá pra enfrentar um SU MKII com dois F5 e um E 99. Isso dito aqui natrilogia por um Coronel da FAB. “não vou listar a nossa frota” Isso mesmo, é melhor nem listar a frota da MB que entramos em depressão. De 8 Escoltas, se 5 tiverem ccondições de navegar é muito. E se não me engano, sos 5 Subs, apenas 2 teriam condições operacionais mas estão parados por falta de verba. Isso é… Read more »

mendonça

é…nessa parte sou obrigado á concordar com você. primeiramente me vem a cabeça a ENGESA ,que desenvolveu ,o carro de combate osório ,que mesmo vencendo o americano abrans ,a arábia saudita preferiu o carro do norte. mas ,o governo daqui deveria ter investido nesse desenvolvimento ,adiquirindo o osório para o exercito e buscar melhorias com o passar do tempo ,ir desenvolvendo versões melhores,o mesmo acontecendo com o AMX que é italobrasileiro ,deveria ter sido feito versões atualizadas ,melhoradas ou apartir desse,tentar uma versão supersônica ,pois o atual é sub,para ataque ao solo ,não é para caça. o tucano nem sub… Read more »

francisco Farias

O atual governo brasileiro deveria se focar em nossos problemas e deixar a Venezuela resolver os deles. Somente os Estados Unidos ganham em caso de uma guerra entre Brasil e Venezuela. A economia norte-americana sobrevive as custas de guerras. É assim desde a segunda guerra mundial.
Em caso de guerra o Brasil gastaria bilhões comprando armas para derrubar o Maduro.
Duas perguntas: quem seriam os vendedores/fornecedores de armas para o Brasil? E no final quem se apropriaria do ouro e do petróleo Venezuelano?
Resposta: Os USA.

Antonio Palhares

Dadas as condições econômicas, geográficas e climáticas seria muito dispendioso e dificil fazer uma guerra contra a Venezuela. Nem Brasil nem Colombia teriam condições no médio prazo. Principalmente com a presença de Russos e Chineses lá. E quem seria besta de fazer uma guerra para colocar no poder um mané chamado Guaidó .

Tomcat4.0

Dadas ,justamente , as condições econômicas, geográficas e climáticas é que a Venezuela não teria condições de se engraçar com Brasil ou Colômbia e exatamente por isso que Maduro, que de bobo não tem nada, não atacou nenhum dos dois países e só late suas falácias bolivarianas iguais as da turma canhota daqui.

Antonio Palhares

TOmcat
Concordo contigo e afirmo que este mané maduro jamais seria doido para dar o motivo de uma guerra regional contra ele. Ou melhor dizendo. Ele não é doido o suficiente.

Sagaz

Uma guerra total só traz prejuízos para qualquer nação, em especial o que de maior valor tem para cada país, seu povo.

Nós somos atacados há muito tempo por outro tipo de batalha diária pela arma mais cruel da turma desse ditador, a ignorância. Tem que ser muito ignorante para bater palma para o que essa turma faz na AL.

Fabio Araujo

Podem não ser a maioria, mas tem uma parte das Forças Armadas que sofreram doutrinação, que vem de um ditador anterior ao Chaves, inclusive o Chaves e seus aliados no começo eram fruto de doutrinação, e uma outra parte são comprados. O resto das Forças Armadas são controlados através de vigilância constante com o apoio dos cubanos, portanto qualquer aventura na Venezuela seria imprevisível e o bom é não subestimar o poder deles.

Ricardo Bigliazzi

Não vamos fazer guerra com ninguém. o Povo do Venezuela é que irão tirar os idiotas que estão no poder

sub urbano

Não sei de onde tiraram que a Colombia iria apoiar o Brasil em uma guerra contra a Venezuela.

Glasquis7

A Colômbia é um inimigo histórico da Venezuela.
Se tiver a chance, a Colômbia entra numa guerra contra a Venezuela, não precisa de uma desculpa não.

Alexandre

Exatamente meu caro até porque , as nossas FA não estão essa “coca cola ” toda , estamos carentes de muito equipamento , dai fica a galera que joga muito Call of Duty por aqui , dizendo que em um possível conflito com a Venezuela , o Brasil ia esmagar eles hoje facilmente , só um detalhe ontem no Quartel vários conscritos foram liberados da seleção no período da tarde porque o EB não tinha “rango” para fornecer para eles .

Allan Lemos

Ninguém sabe?kkkkkkkk a CIA gostaria de ter uma palavrinha com você amigo,tenha certeza que eles sabem até quantas vezes os generais venezuelanos vão ao banheiro.

Glasquis7

Não sabem não, até eles ficaram conjecturando o que os cargueiros russos foram fazer na Venezuela o ano passado.

Acho que uma vez ouvi falar de um tal de Osama que derrubou umas torres não sei em qual país e essa tal de CIA…

Welington S.

Por quanto tempo a Venezuela tem condições de manter uma linha de suprimentos para tropas no Norte do Brasil? A Venezuela tem algum parque tecnológico para desenvolver sistemas de jammeamento? A Venezuela tem uma boa logística? A Venezuela tem conhecimento das variáveis? A Venezuela tem o domínio pleno de TODOS os equipamentos? O preparo físico da tropa é bom? O psicológico da tropa é bom? Não é porque a Venezuela comprou um armamento ”moderno” da Russia que ele vai dominar o mundo. A realidade é diferente. As Forças Armadas da Venezuela estão com um problema gigantesco quando se trata de… Read more »

francisco Farias

Inicialmente a Venezuela teria algumas vitórias, mas o o Brasil venceria a guerra a longo prazo, assim como ocorreu contra Paraguai.
A Venezuela não tem condições financeiras para sustentar uma guerra contra ninguem, tudo é falácia.

Glasquis7

Ninguém disse que a Venezuela venceria, o que digo é que mesmo derrotada, a Venezuela tem equipamento pra fazer um bom estrago nas forças dos seus 3 Vizinhos Sul-americanos. E é isto que deve ser avaliado. Vale a pena entrar num conflito interno de um país vizinho, apenas para remover um ditador? A quantidade de mortos nas FFAA do Brasil e da Colômbia valem isso?

USS Independence

Deixou todo mundo com medo do poder da armada Bolivariana.

Tomcat4.0

Hauhauhauhauhauhauhauhauhau!!!!!!!

100nick-Elâ

Não era você o mesmo que faz pouco tempo atrás, ria do Irã? esse mesmo que atacou uma base norte-americana, ceifando 109 vidas de americanos, fora inúmeros equipamentos de alto valor? obs: 109 reconhecidos até agora pelo Pentágono, começou com 30, subiu para 50 e até agora está em 109.

Space Jockey

fonte ?

Roberto Medeiros

Menos um míssil no arsenal dele…
Para o bem dele, é melhor estoque de misseis que ele tem esteja melhor q o de.papel higiênico,

Tomcat4.0

Eis os quantitativos e modelos deste míssil adquiridos pela Venezuela que constam na Wikipedia;

Venezuela = 140 (15 Otomat Mk 1 entregue em 1975 por 3 Constitucion FAC;
100 Otomat Mk 2 entregue entre 1980/1982 para Lupo – Sucre – fragatas;
14 Otomat Mk 2 entregue entre 1992/1993 por US $ 17 milhões;
11 Otomat Mk 2 entregue em 2000)

Glasquis7

Então, segundo seus números, a Venezuela conta com uma quantidade de apenas 125 Otomat MK II nos seus arsenais.

É míssil anti navio pra K7!!!

Isso só considerando os Otomat MKII que tem um alcance acima de 100 milhas náuticas.

É um poder de fogo invejável.

Além disso eles devem ter o Kh-31 AS 17 Krypton pra lançamento desde os SU 30 MKII.

Por isso digo, falta comida, falta papel mas armamentos eles tem e de primeira linha dentro das possibilidades da América Latina.

Marcos R.

Pergunto: esses mísseis recebidos entre 1975 e 1982 ainda tem plenas condições operacionais?
Todos eles já passaram ou estao beirando os 40 anos!

carvalho2008

que diferença faz, ele so precisa de uns 9…..

Joao Moita Jr

Nem isso. Parece que a MB só poderia colocar 5 escoltas no mar…

Glasquis7

Com que apenas metade tenha consiga estar em condições de operar, já é suficiente pra afundar os combatentes de superficie da Colômbia e do Brasil.

Isso considerando apenas os MK II. além disso tem mais 140 MK I E os AS 17 Krypton.

Cara, eles tem mais de 250 mísseis anti navio.
É míssil que não acaba mais.

Tomcat4.0

Não se esqueça q eles tem menos navios que nós e não tem submarino operacional muchacho! 😉
Um submarino nosso leva os velhos navios deles pro fundo do mar.

Glasquis7

Eu não sei se todas estão operacionais mas as fragatas da Venezuela:
F – 21 Mariscal Sucre
F – 22 Almirante Brión
F – 23 General Urdaneta
F – 24 General Soublette
F – 25 General Salóm
F – 26 Almirante García

Se todas estiverem operando, em combatentes de superfície estão iguais ao Brasil.

Esse mito de que um submarino vale por metade de uma frota, não bem assim, se fosse, ninguém mais compraria navios, as Marinhas só usariam submarinos.

João Moro

Concordo. A chance de negarmos o mar deles é grande.

Bulldog

Quantos subs estão operando plenamente neste momento, no BR?

Tutu

Só o Tupí, porém acredito que o Riachuelo logo termine seus testes de mar.

Obs: As embarcações que já estão no MLU acho que dificilmente seriam mobilizadas, mas os dois que entraram na reserva recentemente e aguardam sua venda para o Peru tem alguma chance.

tudo na base da especulação.

Camargoer

Olá Tutu. Acho que você tem razão. Se não acho que alguém comentou que pelo menos um segundo IKL poderia ser colocado em operação em caso de necessidade. O S40 acho que precisaria ainda de mais alguns testes e ajustes antes de entrar em operação, mesmo que de modo precário. Também estou comentando na base do chute;

Space Jockey

Riachuelo só termina os testes no final do ano.

Ricardo Bigliazzi

precisam ser atirados de alguma coisa que “boia”??? se sim informo que nunca serão disparados.

Glasquis7

Com esse alcance, (180 Km.) podem ser lançados desde a costa.

Felipe

Não necessáriamente, você pode montar o lançador na beira da praia.

Top Cat

Sua fonte é a Wikipedia?

Marcelo

O perfil de voo do Exocet é muito mais interessante, acho que torna este um produto muito mais eficiente!

Alessandro

Tomcat

eu duvido que esses mísseis de 1975, 180/1982 estão operacionais, isso se já não usaram em outros testes que não sabemos, eu não me lembro de notícias onde um míssil tem vida útil de 40 anos. Me lembro tempos atrás de alguns comentários aqui na trilogia, dizendo que quando os misseis no paiol estão perto da validade, eles são usados pela FFAA em operações de treinamento, se for verdade isso, eu duvido que existam esses Otomat, devem ter restado alguns das versões de 1992/1993 e os de 2000 oq seria insuficiente para um guerra.

Glasquis7

Aí está a questão, não se pode ir a uma guerra baseando-se no que vc acha.

Alessandro

A questão aqui não é oq eu acho meu caro, é até onde é verdadeira a informação que eu comentei, se vc sabe de alguma coisa e queira compartilhar conosco é só dizer, terei o prazer de aprender e a humildade de dizer que estava equivocado em meu comentário, já que comentei BASEADO nas informações que vi de pessoas íntegras aqui na trilogia, é por isso que existe o site, para DEBATES e busca de melhores informações mesmo que fragmentadas do assunto.

Glasquis7

É justamente esse o ponto, não sabemos quais são as reais condições das FA da Venezuela. E dar por certo que estão mal segundo as notícias veiculadas pela imprensa é um erro. A imprensa é muito tendenciosa e normalmente atende interes.

Alessandro

Glasquis, realmente não sabemos em quais condições estão as FA da Venezuela e muito menos a nossa, vejo gente aqui afirmando e julgando nos comentários que não temos munição para 1 dia de combate e perderíamos para a Venezuela, e tu me vem chamar a atenção que sou eu que estou na base do achismo? rsrs… olha o nível de comentários de uns ae. Meus “achismos” e dúvidas nunca foram esses, ponto. O foco do meu comentário está no questionamento se existe VALIDADE para mísseis, e mísseis esses com tecnologia dos anos 70 como é o caso do Otomat, sendo… Read more »

Glasquis7

Esses mísseis passaram por manutenção.

Alessandro

Glasquis, não é duvidando de vc, mas onde conseguimos essa informação que esses mísseis passaram por manutenção, pois eu não achei.

Space Jockey

A Itália fez manutenção destes equipamentos nos últimos 10 anos ? Com a Venezuela toda embargada ? Com alguns dias sem manutenção e técnicos franceses a Argentina só conseguiu disparar uns 50% de seus Excocet. Não que eu queira subestimar a Venezuela, como vc tanto insistem que fazem aqui, mas somente lançar váriáveis que tvz não estejam sendo consideradas.

Space Jockey

Os nossos Exocet de primeira geração tiveram que ser remotorizados pela Avibrás, sei que todos mísseis tem validade, cada modelo deve ter uma particularidade. Dizem que para se manterem operacionais deve existir manutenção periódica, mesmo que fiquem dentro do container. Geralmente as nossas FAs fazem tiro real com mísseis que estão no fim da vida útil, para maximizar o investimento.

Alessandro

Pois é Space Jockey, por isso insisto nessa questão, quando, onde e com quem os venezuelanos fizeram essa suposta manutenção que o Glasquis afirma que fizeram, na qual não é tão simples assim, já que tem que ser periódica como vc bem explanou, e a Venezuela vem enfrentando embargos há muito tempo, pois eu procurei e não encontrei essa informação.

Glasquis7

Continuamos no achismo. Vc iria hoje num navio e enfrentaria as forças confiando em que os misseis deles não voam? apostaria a sua vida?

Alessandro

Glasquis, já te falei, não se preocupe com achismos, pois ninguém tem a informação correta de nenhum dos dois lados. Que eles tem alguma coisa lá eu nunca duvidei, mas volto a repetir, a questão não é essa, há chances reais sim da Venezuela não ter mísseis suficientes para uma guerra de LONGA duração, pois há pouca ou quase nada de informação que eles conseguiram manter a duração da vida desses mísseis, pode ter sido um Blefe apenas para dar uma espécie de aviso pra quem ousar atacá-los, isso é muito comum nesses países QUEBRADOS como está a Venezuela atualmente,… Read more »

Roberto Medeiros

Podemos de pronto descartar os mísseis com mais de 35 anos. Estes nem com uma manutenção excepcional (que duvido muito que tenha sido feita) estariam aptos para alguma coisa. Na verdade nem.devem existir mais. Sobram 25 OTOMAT MK2, 14 de um lote de 1992/1993 (quase 30 anos) e 11 de um lote de 2000. Tenho minhas dúvidas qto as reais condições destes de 1992/1993. Creio mais q devem estar em condições sofriveis. É muito tempo para um equipamento sensível. Desconheço se a Venezuela tem, como o Brasil, capacidade de retrofitar seus misseis. Só estou botando fé neste ultimo lote, dos… Read more »

Alessandro

Pois é Roberto, tbm acredito nisso que vc comentou, é muito difícil fazer uma manutenção em mísseis com tanto tempo de vida assim, a chances dessa primeira leva de mísseis não existir mais na minha opinião são muito grandes.

Glasquis7

“que duvido muito que tenha sido feita”

Baseado em que, achismos?

Avião militar está na Venezuela para manutenção de equipamento, diz Rússia
https://veja.abril.com.br/mundo/aviao-militar-esta-na-venezuela-para-manutencao-de-equipamento-diz-russia/

Isso demonstra que a Venezuela está preocupada em manter operacionais seus equipamentos.

Em 2015 foram mostrados na trilogia equipamentos militares do Exercito da Venezuela e o que chamava a atenção era o nível de manutenção. Pareciam novos. No ano passado, tanques venezuelanos foram modernizados pela Espanha.

E por aí vai.
Pode ser que que nada funcione… pode que sim, pode que não, quem apostaria a própria vida pra ver se realmente isso é verdade?

Roberto Medeiros

Glasquis Vou te explicar o meu “achismo” através de premissas. 1 – O único pais ocidental que violou a proibição internacional de ajuda militar para a Venezuela, foi a Espanha, sendo duramebte criticada por isto e o fato sendo amplamente noticiado; 2 – Nunca a Itália foi mencionada como tendo prestado auxílio ou apoio a manutencão de seus equipamentos na Venexuela; 3 – A Vebezuela – ao contrário do Brasil – Não dispõe de meios (humanos ou materiais) para retrofitar ou manutenir sustemas complexos como mísseis 4- Seria mais sensato, em termos de mísseis, crer q os chineses e Russos… Read more »

Glasquis7

Achismo seu considerar que apenas Itália pode fazer manutenção em Otomat. Lembre que é apenas manutenção não uma modernização. Assim como tudo, os misseis tem data de validade sim, mas como tudo, misseis podem ter a sua vida útil estendida de diversas formas, e até, podem seguir funcionando mesmo depois de esse prazo ter expirado. O seu achismo determina que as FFAA da Venezuela não tem condições de operar numa guerra. Eu considero que as informações veiculadas pelos especialistas, que dizem não ter uma real condição de dimensionar a atual capacidade de combate das mesma devido ao hermetismo venezuelano, são… Read more »

Rodrigo

Brasil entrar em guerra em período de carnaval e BBB..sabe de nada esse maduro

Guilherme Poggio

A “Guerra da Lagosta” aconteceu durante um feriado de carnaval.

Welington S.

Maduro tem que estar muito f***** da cabeça, pra querer se aventurar com esse Titã que é o Brasil.

Glasquis7

Vc nunca ouviu falar num ditador desesperado?

2Hard4U

O míssil acertou o extremo BB da proa do mercante, quando o ideal teria sido acertá-lo a meia nau ou próximo da ponte. Com o agravante que o alvo estava parado. Ridícula performance.

Tomcat4.0

O som do míssil dando ignição(igual turbina de avião) ,pensei que sairia um caça daquele sistema de lançamento.rs

Guilherme Poggio

Mas é isso mesmo. A propulsão do Otomat é feita por um turbojato. O que se vê no vídeo é a queima do booster inicial (aquela fumaça toda no lançamento), seguido pela manutenção do voo e da velocidade inicial pelo turbojato (a partir deste ponto já não se vê mais a fumaça).

Glasquis7

Esse míssil tem um alcance de 180 KM. Não é um míssil qualquer. Ainda mais nessas quantidades.

É o chamado “deboche dos tontos”. Quem não tem ideia do que se está tratando, tenta desmerecer fazendo brincadeira.

A Marinha de Guerra do Peru usa o mesmo míssil.

carvalho2008

correto, não se deve subestimar ninguem….este numero de misseis dá para acabar com o esquadrão de fragatas do Brasil umas 10 vezes,,,,

ele é embarcado ou terra superficie, de onde seriam lançados?

Glasquis7

Os Otomat podem ser lançados tanto desde navios como de baterias em terra. Os MKII atingem mais de 100 milhas náuticas.

Estes mísseis vem em contenedores que podem ser removidos ou instalados com certa da ilidade.

Space Jockey

O Hezbolah atingiu um navio israelense em 2006 com um míssil chines lançado por um caminhão que foi esclarecido por um radar civil Hughes e uma camera. Não que conseguiriam isso sempre, apenas vai como curiosidade. Por isso eu defendo que quem(qualquer país) deseja real independencia deve investir em mísseis, drones e coisas do gênero, como faz o Irã. Já demos os primeiros passos nessa área décadas atrás, mas não continuamos e voltamos a engatinhar… aparentemente nos colocamos novamente de pé, vamos ver no que vai dar.

Jardel

KKKKK, Verdade.

Bosco

Como os boosters são laterais e não obstruem o escape do motor a partida do motor turbojato de cruzeiro pode ser dada com o míssil ainda no lançador.
Em mísseis como o Harpoon que tem um booster linear ao longo eixo do míssil a partida se dá após a ejeção do booster.
É vantajoso o sistema do Otomat porque já se tem o motor funcionando quando sai do lançador e isso afasta uma variável que seria a ignição do turbojato após o lançamento.

Bosco

Pequena listinha de mísseis turbojatos/boosters

Boosters laterais:

Supersônicos:
SSN12

Subsônicos:
Otomat,
RPS-15



Booster lineares:

Supersônicos:
SSN19

Subsônicos:
Harpoon
Exocet Block III
Tomahawk,
MTC300
NSM
Kalibr 3M14K
Kh35
Delilah
Type 90

Carlos

Boa foi a do MANSUP né ?

Tomcat4.0

Carlos;
Mansup= missil em testes/desenvolvimento
Otomat= missil operacional desde 1976 😉

OSEIAS

e o que você entende de teste de armamento???

nonato

Defensor de Maduro?

Mauricio Pacheco

Sempre tem um mané!

diogo

Você está certo Carlos, o Mansup não foi concluído e já foi abandonado. Ficaremos, portanto, com apenas mais uma maquete. O pior cego é o q não quer ver

Bardini

“O míssil acertou o extremo BB da proa do mercante, quando o ideal teria sido acertá-lo a meia nau ou próximo da ponte”
.
Essa região abriga o paiol de munições do canhão principal, de um navio de combate.
.
“Com o agravante que o alvo estava parado. Ridícula performance.”
.
Até a US Navy treina assim.

2Hard4U
Sergio

..isso mesmo cara…achei muito estranho um alvo gigantesco daquele, parado e o míssil acertar a proa…e mais…me parece que os danos foram pequenos pois, no caso do navio de carga ele não afundaria por ter compartimentos isolados….
Pensei que fosse acertar o bombordo bem no meio e viríamos uma espetacular explosão…..
Que decepção !!!!!!

Leandro Costa

Sérgio, Navio cargueiro, provavelmente preparado e com certeza vazio para receber o impacto. Não havia nada que destruir internamente que fosse causar uma explosão. E acertar a bochecha, de qualquer lado, do navio, é uma boa, ainda mais caso ele estivesse navegando, pois aumenta em muito a ingestão de água por parte do navio, ficando difícil o controle de avarias, forçando o controle de alagamento e de quebra já diminuindo muito a velocidade do mesmo, para não falar do que o Bardini já mencionou sobre o paiol.

Bardini

Tais assistindo muito filme de ação, onde até granada de mão projeta uma bola de fogo dos infernos…

Space Jockey

Basta inutilizar.

Guilherme Poggio

As imagens no COC deixam claro que o navio continua com a mesma configuração de quando foi adquirido. Parece que aquela modernização feita nos EUA pouco afetou o aspecto geral da década de 80.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. E quanta falação.

Jardel

Tb notei Nunão. O teste foi real, mas a performance um tanto teatral.

Doug385

Bravata é a chave de toda propaganda de ditadura de bananas.

Victor Filipe

Eles tem 4 fragatas leves classe Mariscal Sucre e 2 submarinos classe type 209…

não é querendo desmerecer não, mas acho que um sub classe virgínia é mais do que suficiente pra dar conta disso ai…

Dalton

O Poder Naval noticiou ano passado que os dois submarinos venezuelanos não estão ativos…provavelmente o USS Little Rock tem pouco com o que se preocupar 🙂

Victor Filipe

já não tinha muito com oque se preocupar né…

Dalton

Não…mas…as vezes acontecem coisas estranhas, como “enganos”, como no caso do afundamento da USS Panay pelos japoneses, o
bombardeio do USS Liberty pelos israelenses, etc, e o USS Little Rock
ainda não recebeu seus mísseis anti navios 🙂

Roberto Medeiros

Isso q tá ai, basta o Riachuelo.

Glasquis7

E o Riachuelo se encontra navegando aonde nestes momentos?

Dalton

Uma centena desses mísseis foi comprada no início dos anos 1980 com uma duração de
10 anos ou pouco mais, então, provavelmente alguns tenham sido modernizados, para complementar o último lote de apenas 11 unidades adquiridos 20 anos atrás.

Glasquis7

problema está na quantidade. O que fariam 3 fragatas contra 20 Otomat vindo na sua direção a uma velocidade de 1.100 Km pH ? A Colômbia, o Equador ou o Brasil, tem sistemas de defesa pra um ataque de saturação dessa monta?

Uma guerra com certeza eles perderiam mas, quanto custaria isso? estamos dispostos a pagar esse preço pra tirar um ditador que em princípio, não é um problema nosso?

JT8D

Amigo, reparou que só você e o Maduro estão falando em guerra. Bela companhia hein

Doug385

O amigo acima também deve conversar com passarinhos.

Glasquis7

Saudades da época em que este espaço se reservava a temas militares. Hoje tem algumas meninas mimadas que não suportam ser contrariadas, mesmo tendo os fatos colocados frente a seus olhos. Não sou comunista, nem simpatizo com o sistema, muito menos com esse tal de maduro que ninguém sabe como conseguiu saltar de assento de cobrador de ônibus a uma cadeira presidencial… Coisas do populismo. O problema está em que existe também o populismo de direita, tão perigoso quanto o de esquerda. Se pegar a Fidel Castro, Hitler, Stalin e Pinochet, vai ver que todos são caras distintas de uma… Read more »

carvalho2008

Mas o mestre Glasquis apresenta problemas reais a se resolver….de onde estes misseis poderiam ser lançados…se estiverem operacionais, é uma dor de cabeça…

Glasquis7

Não cara, não estou falando em guerra, muito pelo contrário, estou expondo os motivos pelos cursos não se deve ir à guerra. Que a sua compreensão de leitura seja limitada já é outro problema. E na verdade o Maduro não é o único que fala em guerra, aqui, na própria trilogia tem um monte de ufanistas que pedem pra que o Brasil remova o maduro. Que vc não saiba disso, é mais um dos benefícios da sua compreensão de leitura.

Respondo pelo que escrevo, pelo que vc entende, aí é um outro cara que deve responder.

JT8D

Então tá, você discute a política externa de um país pelo que pessoas anônimas escrevem num blog? É, o próximo passo é conversar com os passarinhos …

Glasquis7

Não, eu apenas discuto assuntos militares publicados em notícias. Este seu comentário, é mais uma amostra da sua compreensão de leitura? Se quer debater, tenha um mínimo de conhecimento. Não toquei em nenhum momento a política externa, apenas discuto que, baseados no que a imprensa publica, não podemos dar como vencida uma guerra. Segundo vc a Venezuela está mal mas, como estamos por casa? Quantos submarinos a MB tem em operação?, quantas Fragatas com capacidade de defesa antiaérea de zona tem? Quantos misseis de iguais capacidades aos OTOMAT venezuelanos tem o Brasil? Quantos tanques?, quantos blindados?, a defesa aérea do… Read more »

Bosco

Glasquis,
Por nossas bandas não creio que devamos temer ataques de saturação.
Em havendo um não temos armas “hard kill” capazes de nos defender e teremos que confiar nos sistemas soft kil. Basicamente no lançador de chaffs.
Rezar ajuda também!
rssss
*Só atingiremos a capacidade defensiva contra um ataque de saturação com as Tamandarés.

Glasquis7

É verdade Bosco, isso sim as Tamandaré vierem mesmo com o CAMM. Já vi tanta coisa ser anunciada e depois não ser efetivada que ultimamente só acredito vendo.

Dalton

E porque enviar 3 fragatas contra 20 “Otomats” ? “Eles” que enviem as fragatas deles para cá, que não devem ser muitas de qualquer modo, sem cobertura aérea e com pouca logística para ver o que acontece.
.
No mais foi apenas um exercício, algo que todas as nações fazem, e no caso da Venezuela, também para “consumo interno”.
.
O Brasil não tem interesse em guerra contra a Venezuela e o reverso é
verdadeiro também, mas, na hipotética possibilidade de um conflito, o
Brasil não tem rival na América do Sul.

Camargoer

Olá Dalton. Muitos colegas discutem um potencial conflito sem uma avaliação razoável sobre o que levaria a uma escalada militar entre Brasil x Venezuela. Quais os interesses? Quais as possíveis causa? O que pensam os responsáveis de cada país? O que pensa o congresso de cada país? Sem essa avaliação o debate fica restrito aos jogos de guerra. Acho importante avaliar os cenários geopoliticos para avaliar probabilidades.

Dalton

Verdade Camargo.

GFC_RJ

Caro amigo Camargoer,

A grande meta de uma guerra é o estágio final desejado. Afinal qual seria este? Derrubar um ditador de outro país? Vai convencer a população e o congresso só com isso? Pago para ver.

Sobre jogos de guerra, vamos combinar que é divertido! Daí, menor condição de tanto o Brasil, como a Colômbia, mesmo em coalizão, entrarem em guerra total com a Venezuela sem ajuda direta do Tio Sam.
Mas aí é aquela máxima… Tio Sam entra com armas e crédito e nós entramos com corpos e dívidas. Baita negócio! #sqn

Abraços.

nonato

Infelizmente, como a imprensa e o congresso estão ocupados por muita gente da turma de Maduro, farão de tudo para que ele continue subjugando a população.
Todo mundo enche a boca pra falar em democracia.
Desde que não seja em países comunistas.
Não vemos o Papa falar nada sobre o ditador maduro e a fome na Venezuela.
Mas tenta se meter em questões ligadas ao Brasil e aos Estados Unidos…
Fala mal dos defensores do cristianismo, mas defende os que são contra o cristianismo.

Roosevelt

Bom dia Dalton Desculpe, sei que não tem absolutamente nada a ver com o assunto em pauta mas entendi como oportuno abordar contigo um assunto que eu imaginava que já tinha sido resolvido há décadas. Também sei que não é função do fórum mas algo precisa ser feito acerca do assunto das escalpeladas por eixos de embarcações nesse país. No domingo vi uma reportagem que me deixou horrorizado ao ver tantas mulheres mutiladas e é claro muito doloridas por conta dessas práticas insanas de tantas pessoas. Vi também nessa matéria um Capitão de Mar e Guerra(certamente o capitão dos portos… Read more »

Dalton

Roosevelt, terei que pesquisar sobre isso, assim que tiver um tempo hoje, pois não estava a par…outra coisa boa do blog é que estamos sempre aprendendo com novas informações !
abs

Dalton

Roosevelt, acabei de ver a reportagem do link e pesquisando um pouco mais, descobri que o Gugu também fez matéria semelhante em 2011 e mesmo lembrei de ter assistido na época, mas, com o tempo esqueci. . Impossível não se emocionar e segundo pesquisei, o problema é amplamente conhecido, até pela Ministra Damares, mas, são tantas as mazelas nesse país, tanta violência e descaso contra mulheres e meninas que as “escalpeladas” acabam tornando-se apenas números em mais uma estatística negativa. . No mais, acredito que poderia ser até pior, não fossem reportagens, denuncias e conscientizações, mas, acabar totalmente com o… Read more »

Roosevelt

Valeu Dalton, cada vez mais seu fã. Obrigado.

Glasquis7

Eu não disse que enviariam 3 fragatas. Eu apenas coloquei como exemplo. O que a MB ou a ARC fariam contra um ataque massivo de Otomat? Simples assim. Apenas pra demonstrar a fragilidade da defesa aérea de zona que no caso da MB e da ARC, quase não existe. “Brasil não tem rival na América do Sul.” Acho muito superficial sua colocação. A Venezuela tem uma frota de blindados, caças, misseis, e sistemas, em muitos casos maior, mais modernos e mais capaces do que a sua contraparte no Brasil. Por exemplo, eles tem quase 200 T 70, mais uns 75… Read more »

Lucas Felipe

Olha glasquis, o fato de possuírem armamentos digamos que um pouco modernos não significa muita coisa vou analisar os seguintes fatores: Primeiramente, há de se comparar coisas como, a Venezuela possui logística para uma guerra? A Venezuela possui uma indústria no qual produza armamentos em grandes quantidades em caso de guerra sem depender de países do outro lado do mundo? A Venezuela tem capacidade de treinar os seus soldados? A Venezuela possui aliados na região? A Venezuela tem soldados bem treinados? O nível de preparação é bom? O fator psicólogico dos soldados está em um ótimo nível? Seus soldados tem… Read more »

Carlos Alberto Soares

Exceto Chile.

Glasquis7

PELAMORDEDEUS!!! Carlos Alberto, não fala uma coisa dessas que os caras vão querer me banir de por vida.

Tutu

Um governante precisa de 3 coisas para fazer guerra, Moral, Poder Consolidado e Dinheiro.

Qual desses o Maduro tem?

Tutu

Ele simplesmente está tendendo mostrar poder de alguma forma, um comportamento perfeitamente normal para quem está acuado.

Glasquis7

Isso que vc no meu, são os fatores pra uma vitória, pra uma guerra só precisa estar disposto a lutar.

Carlos Campos

Até a venezuela mostra o impacto e a MB não

Space Jockey

Impacto bem ruinzinho, uns 6 metros acima da linha d’agua…

Glasquis7

E vc acha que o paiol de armamentos do canhão de proa fica aonde? Abaixo da chaminé?

Um impacto desses num navio de combate faria explodir a munição do canhão causando enormes estragos.

Space jockey

na caldeira

Eduardo dos Anjos

Uma coisa é destruir os meios, outra coisa é enfrentar milicias infiltradas entre a população com esta possivelmente apoiando eles, vide Vietnã, Iraque, Afeganistão, além disso, certamente apoiados pela Russia e China, se entrarmos nessa vai nos custar muito caro… é bom aprendermos com os erros dos EUA e não darmos o primeiro passo… o importante é manter a prontidão e meios suficientes para dissuadir qualquer ação…

alexandre

Milicia , sem comida, sem logistica, não é combatente, é embuste…serve pra propaganda politica,não é um exercito..

Glasquis7

E por que uma milícia faminta, sem apoio nem treinamento, continuaria apoiando o Maduro?

Alguma coisa não bate no seu raciocínio.

Com certeza, as milícias estão bem tratadas, dentro do possível.

Space Jockey

Eu acredito que ele especulou que em caso de guerra estas milícias estariam deficientes de suprimentos.

Glasquis7

Mas entramos novamente no campo das especulações e conjecturas. Como sabermos se realmente será assim? Em 1978, a Argentina tinha, se não a mais poderosa, uma das mais poderosas forças da região. O Chile estava sob embargo e suas forças não podiam comprar armas nem sobressalentes para manutenção das armas que tinham em estoque. A Argentina com mais de 20 milhões de habitantes. O Chile com apenas 9,5 milhões. Os “Jedai” da Argentina consideraram que invadiriam o Chile de manhã, ao meio dia tomariam a Capital e ao final da tarde estariam tomando chá em vinha e “mijando no pacífico”… Read more »

carvalho2008

mas ai não…finalizando a etapa da guerra convencional, a primeira camada da força aerea e marinha, não acredito que haveria a guerra terrestre….o Maduro cairia do pé….com milicia sem milicia, o exercito não iria comprar esta briga por conta dele….viraria um kadafi….

Glasquis7

As guerras se ganham em terra. Tanto pra invadir, quanto pra defender, vc precisa da arma de infantaria pra “fincar a tua bandeira” no território em disputa. Marinha e Aeronáutica são apenas apoio.

carvalho2008

Eu sei, mas a exemplo da 1a. guerra do Iraque, duvido que quem quer que seja invada…

Vão é ficar bombardeando partes estrategicas ate o povo e exercito se insuflar…

Glasquis7

Mas com o sistema de defesa antiaéreo que eles tem, fica difícil que isso aconteça. Eles abateriam um caça a mais de 100 km do objetivo e os SU com radar de 300 Km e R77 ou R 27, conseguem engajar travar e destruir um alvo aéreo a mais de 120 Km. com tranquilidade.

A questão é saber qual o real nível de operacionalidades dos médios venezuelanos e eu suspeito que é melhor do que a gente pensa.

Space jockey

Nisso eu concordo, nem aviões nem navios ficam bandeira, tem que botar a cara.

Lucas

É claro que sim. O pessoal acredita demais na propaganda estadunidense.
Lembra como ia ser fácil acabar com o Afeganistão?
E a guerra tá ai, a mais longa da história dos EUA e ainda tem soldados deles morrendo lá.
Parece que não aprendem.

Rodrigo Martins Ferreira

Seria por que se ela não apoiar vai ficar mais faminta ainda e sem o poder para ameaçar quem eles oprimiram ?

ODST

Essa “milicia” no primeiro sinal de guerra entrega as armas….

Glasquis7

Os atuais seguidores do Lula demonstram que vc está errado. O fanatismo faz um homem amarrar explosivos ao corpo e se suicidar levando outros juntos apenas por que alguém lhe disse que assim, terá outra vida com 10 virgens não sei em qual lugar.
Aí vc acha que as milícias leais ao Maduro vão fugir?

Glasquis7

Comentários retidos

José Luiz

Primeiramente, quero frisar de que ter um adversário qualquer é o melhor que pode acontecer para as nossas Forças Armadas, sinceramente torço para que a Venezuela faça muitas outras demonstrações continue com as suas bravatas, assim vamos ver ser com este incentivo as nossas F.A. vão melhorando um pouco o seu equipamentos. Com relação ao teste podemos dizer que é até surpreendente que esta fragata esteja navegando provavelmente só com os motores diesel, pois tenho sérias dúvidas que as turbinas GM norte americanas ainda funcionem e realmente colocar para funcionar mísseis com mais de 20/30 anos de aquisição é algo… Read more »

Space Jockey

Eu tbm tenho defendido essa tese de que é melhor possuir inimigos, senão ficaremos somente em berço esplendido dormindo.

Diego

Esse doido do maduro caiu como uma luva pra nós.

DOUGLAS TARGINO

Bom, eles tem um navio funcionando e é suficiente para afundar um nosso, juntamente com aviões levando mísseis também. O pessoal aqui subestima muito o inimigo e é ai onde começa a quebrar a cara!

Allan Lemos

Cara,mesmo se o Brasil lutasse sozinho,a Venezuela não teria quaisquer condições economicas ou industriais de sustentar um conflito.Eles têm quantos mísseis desses operacionais?Algumas dezenas?E quando o estoque acabar vão atirar o que?Vão comprar no estrangeiro com qual dinheiro?Vão desenvolver um míssil próprio com a ajuda de qual empresa nacional?Acho que é você que subestima as capacidades do nosso país,que apesar de não ser uma potência militar,está anos luz a frente dos vizinhos em quase todos os aspectos.

Glasquis7

Os meus comentários estão retidos.

Marcelo Andrade

“A primeira vítima da guerra é a verdade!” a Venezuela está fazendo o que todo país faz, propaganda! Segue o jogo! A inflação de lá bateu os 10.000% em 2019! Agora, aqui entre entusiastas: Estas Fragatas Lupo são lindas não é?

Luiz Floriano Alves

Esse material de guerra está operante. Temos que reconhecer que possuem armas para a defesa básica. Agora, com o povo fugindo para os países vizinhos por causa da fome e inflação é só esperar que este governo cai sozinho, de maduro.

Glasquis7

Não sabemos se está operante mas, com certeza, ele existe. Então, pra que colocar vidas pra provar si as armas deles funcionam?
O Maduro é um problema dos venezuelanos, eles que se virem.

Pst27

Nossa!!!!! Que medo!!!
Deixa eu ir ali me limpar.
Maduro e sua trupe são ridículos

João Adaime

Cavalheiros Ainda bem que a Venezuela, um país vizinho e amigo, possui forças armadas com bom poder de fogo. Antes que me critiquem, lembrem-se que a bronca é Maduro X Bolsonaro. Entre os militares de ambos os países existe muita camaradagem. E estes dois presidentes não serão eternos. Quando as potências do norte (principalmente da Europa) resolverem intervir na Amazônia, que defenderá nossa floresta? Se Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela não se derem as mãos, vamos perder a região para que eles possam, no maior cinismo, explorar “de maneira racional” nossas riquezas. Não podemos esquecer que eles possuem uma… Read more »

ART

A “Bronca” não é Maduro X Bolsonaro, Maduro é ditador ilegítimo do país e como toda ditadura busca um inimigo externo para união nacional. Maduro só permanece no poder por influência de China, Russia e Cuba. Se Maduro Cair cai o petróleo para Cuba. Existem 60 mil cubanos na venezuela. Além de apoio especializado Russo. Os Sukois não voavam alguns voos de cargueiros antonov depois e estão voando mostrando os dentes.

Silva

Belo ponto de vista. Em que pese Maduro ser um boçal, a um longo prazo, quando o mesmo e JB não estiverem mais no poder, o ideal seria uma aliança entre os países amazônicos, a fim de evitar aventuras de europeus com síndrome de colonizador em pleno século XXI. Por outro lado, esses exercícios fantasiosos, bem como as asneiras do Maduro, no mínimo, podem servir de reflexão aos nosso queridos comandantes. Tirando o sofrimento do povo venezuelano, que é ponto mais forte para uma intervenção, se ninguém fizer nada, Maduro cai por si só. Enquanto isso não ocorrer, vamos continuar… Read more »

Ersn

A pergunta é o que nos temos para nossos navios se defenderem de mísseis antinavio ?ASPIDE, sea wolf(inoperantes),Mistral.e bem preocupante a capacidade de defesa antimíssil da MB.

Glasquis7

Na América Latina apenas a ARCh tem médios de defesa eficazes contra esses mísseis esa capacidade existe com as 2 L class de defesa aérea de zona e com os CAMM que estão sendo instalados nas Type 23. Será ampliada está capacidade este ano, com a chegada das duas Adelaide Class. O resto das madrinhas não está equipada pra se defender de um ataque de saturação.

Space Jockey

“estão sendo instalados”, como vc mesmo disse dias atrás só se deve contar com o que está disponível hoje. Amanhã tbm teremos Riachuelo, Matador, Meteor… mas hoje não temos.

Glasquis7

Caro Space Jockey, vejo que vc não é um conhecedor básico das forças navais da região então, vou lhe dar a conhecer que o Chile é o único país que conta com navios dedicados à defesa antiaérea de zona desde 2005 e que das 3 Type 23 da ARCh, a Almirante Cochrane já está operativa com todos seus sistemas, sub sistemas e mísseis CAMM, faltando concluir os trabalhos em apenas duas Fragatas. Então, o Chile têm sim, a única defesa naval antiaèrea de zona da América Latina, há quase 15 anos. Goste ou não, as outras correm atrás… Bem atrás,… Read more »

Cláudio

Pouco antes do início da guerra, em 1914, um coronel francês, que era adolescente quando a Alemanha invadiu a França em 1870, ouviu um grupo de jovens oficiais brindarem à perspectiva da guerra e escarnecerem da possibilidade de um conflito, mas os risos cessaram abruptamente quando ele lhes perguntou: “Vocês acharam qua a guerra é sempre divertida, toujours drôle?” Chavava-se Henri-Philippe Pétain.

100nick-Elã

Para a maioria de vocês aqui, o Irã também Et patético, até ele atacar uma base do Deus de vocês, os EUA. Os houties, para os sauditas, também eram patéticos, até mostrar ser capaz de destruir a infra estrutura de petróleo Saudita, derrubar aviões e mostrar-se invencível para a família Saud. Agora vem vocês dizerem que a Venezuela, com apoio total e irrestrito da Rússia, China e Irã é patética? Olhem-se no espelho é repitam: patético!

Jeff

Comunistinhas são patéticos.

Glasquis7

Mais patéticos são os caras que como vc, tildam a qualquer um que pense diferente de apátrida e “comunista”.

Parece que o livre pensamento e a liberdade de escolha são mercancias proibidas na sua democracia que vemos florescer na falsidade e na hipocrisia.

Space Jockey

Comentário começou bom mas acabou ruim. Eu sou anti-comunista ferrenho e não penso que o Irã é patético, nem pária igual muitos aqui enchem a boca pra falar, muito pelo contrário, acho que deveríamos nos espelhar neles em ALGUNS programas de defesa, notadamente mísseis e drones, algo em que eles estão muuito a nossa frente, e eu admiro muito essa obsessão deles, pois ja sofreram na carne o preço de invasões. Porém se quisermos temos condições de chegar no nível deles apenas sendo sérios. E não é porque sou anti comunista que acho que os EUA são bonzinhos, estes são… Read more »

Rafael costa

Tem que rir para não chorar coitados acham que podem vencer o Brasil e a Colômbia kkkkkkkkk com os seus soldados mal treinados e os seus navios que tem mais de 50 anos de idade kkkkkk

Glasquis7

Vc conhece o regime ou a doutrina de treinamento dos Venezuelanos?

Pergunto por que conheço a doutrina da Colômbia, pois foi implantada pelo que der útil do meu país então posso dizer que essa é boa e se rege pela doutrina Prussiana. Agora sobre a doutrina Venezuelana sei muito pouco e é essa incertidumbre a que me assusta.

Ir pra guerra contra um inimigo conhecido eu vou tranquilo, mesmo se for superior pois se o conheclço, conheço as suas fraquezas mas, lutar contra quem não conheço me faz ter um pé atrás.

Sincero Brasileiro da Silva

Ainda bem que nossa marinha navega em terra! Ufa…

Renan

73km é muito km

Glasquis7

Se se refere ao alcance dos Otomat MK II, errou feio, eles atingem 180 km.

Renan

Me referi a matéria
Lá está escrito que
“atingindo o alvo, um navio de carga, que está a 73 quilômetros de distância”
É muitos km e ainda acertou um ponto muito difícil do alvo.

Pode ter certeza não temos nada para atacar uma embarcação desta com nossos atuais meios de superfície.

Com certeza ninguém (Brasil) se aproxima a menos de 220 km deste navios com segurança.

Glasquis7

Acho que a FAB conta com 12 ou 13 harpoon para equipar os P3 .

Renan

Leia o texto
Superfície

Glasquis7

Renan
“Leia o texto
Superfície”

Os Harpoon são Superfície – Superfície ou, Ar – superfície.

O que tem no texto que eu não entendi?

Xerem

Glasquis7 nao foram entregues e nem serão estao guardados nos EUA para se um dia o Brasil (FAB) precisar terá de pedir de joelhos assim como os mísseis dos F16 do Chile !

Bosco

Xerem,
Nem uma coisa nem outra. Não replique informações sem sentido e do qual você não tem certeza. Confere antes de replicar já que pode ter “crianças” lendo e estamos em tempos de combate às fake news.
Acreditar nessas sandices é fazer pouco caso dos militares brasileiros e chilenos. É chama-los de idiotas.
Há limites para ingenuidade e espero que seja de sua parte só ingenuidade e desinformação mesmo.

Bosco

Não é só porque você viu na internet que é verdade.

Glasquis7

Caro Xerem, isso é conto da carrocinha. A mesma lenda que diz que os caça e os mísseis tem um chip que os festiva caso forem usados contra os americanos.

Já foi debatido, discutido e desmentido na trilogia há muito tempo.

Por favor, não poste mais coisas como essa pois é capaz de o próprio Vader aparecer e aí strangular vc através do monitor. E os mestres JUAREZ e Cel Nery aplaudiram de pé.

Gente, tem lenda que teima em morrer.

Space Jockey

Faz muito tempo que ele sumiu daqui, uma pena… o Colombelli também, esse e você juntos sairia faísca na questão do Maduro.

Glasquis7

Nunca saiu, por que sairia agora?

sub urbano

Não consigo conceber o Brasil vencendo a Venezuela em uma guerra de curta duração. Por mais que um e outro lado tenham alguns brinquedinhos que valham a pena sua menção: Atlantico, Bahia e Astros II do nosso lado e Flankers, BUKs e S300 do lado deles, apesar disso seria uma guerra de Infantaria. Os dois lados ao meu ver com a moral extremamente baixa, sendo o agressor ainda mais. A logistica para manter homens combatendo naquela região é horrível para o Brasil,é a fronteira mais isolada do nosso país. E essa guerra é muito provável de acontecer.

Marcos R.

Tenho que discordar, o Brasil não tem qualquer interesse em se envolver em um conflito, o quite precisamos no momento é estabilidade política para recuperação econômica, só quem fala em guerra é o Maduro que precisa de argumentos para justificar o estômago vazio do povo, de toda a forma, ele também só vai ficar latindo porque sabe que qualquer agressão levaria ao fim de seu governo, começando pelo fato quite justificaria acionar o TIAR uma vez que a Venezuela saiu da OEA.

Paulotd

Essa guerra seria um banho de sangue desnecessário. Não precisamos disso na AL. O míssil anti-navio deles funciona. Mal temos submarinos para nos defender. Rússia e China enviariam armamentos pra lá, credo, não gosto nem de pensar nisso. Esqueçam, só temos de nós defender no caso de um ataque, mas isso tenho certeza que não cogitam.

Glasquis7

Por fim alguém com consciência!!!
Amém, já estava até, perdendo a esperança

Fernando

os dois lado de moral baixa?
Quantos militares brasileiros já pediram baixa e fugiram pra Venezuela?

IgorLima

Oi sub urbano! Creio que a guerra não segue um caminho tão linear assim. Embora não tenhamos defesa anti-aerea como eles, temos combatentes de selva. Por que não infiltrá-los pra destruir o radar deles, deixando-os cegos? (tem uma matéria no Forte falando sobre sobre o s-300: “S-300/S-400”). Eles tem muitos mísseis anti-navios, mas que estão em navios que podem ser afundados por submarinos. Se o Brasil se inspirar na criatividade israelense, acho que não terá muito o que temer (lembrando aqui a guerra dos seis dias, quando Israel tinha 1500 aviões inimigos. No combate 1:1 não daria certo, então, bombardeou… Read more »

Glasquis7

Igor, neste caso é diferente. Já existe o precedente de Israel, então, agora todo país se prepara para um ataque maciço, além do mais, não há como atacar a Venezuela por ar sem ficar exposto à iluminação da sua defesa antiaérea. Eles conseguem abater um caça ainda dentro do território inimigo, e dependendo da posição, seria bem adentro do território, tipo uns 150 KM.

Agnelo

Pelo visto, o senhor desconhece a região, a logística na região e as tropas brasileiras em condições de operar lá.

Ney Jose

Avante Venezuela, e se arme pois os americanos temem que tem arma.

Glasquis7

Por favor amigo, tome seu remédio antes de postar

Pavan

Como diria o revelação… Deixa acontecer naturalmente !!

Glasquis7

Eis a questão, se prestarmos atenção, os militares venezuelanos não dão pinta de que vão entregar uma guerra assim, tão fácil bem que estejam mal treinados ou despreparados. Essa incógnita torna a Venezuela uma perigosa incertidumbre. Até que ponto as FFAA deles estão mal preparadas ou pouco motivadas?

Ninguém sabe.

zézão

A tripulação pareceu motivada e bem adestrada.

Airacobra

Kkk

Luís Henrique

Caso o Maduro cometa o terrível erro de atacar o Brasil, com toda a certeza ele perderia feio. O Brasil teria aliados poderosos como os EUA e utilizaria seu poder econômico muito superior para adquirir centenas e milhares de equipamentos. Nós temos dinheiro e aliados dispostos a nos vender. Inclusive creio que alguns equipamentos os EUA poderiam até doar ao Brasil. Na área naval, imagino a doação ou venda barata das 9 OHP + 4 LCS. E o apoio de dezenas de Arleigh Burke. Centenas de mísseis Harpoon, ESSM, SM-2 viriam junto. Na força aérea, dezenas de F-16. Talvez dezenas… Read more »

Pampapoker

Discordo de vc , avião não e que nem carro, bate a chave e sai andando. Precisa aprender sistemas. Doutrinas para tudo.

Luís Henrique

Pampapoker, eu sei disso. Mas a FAB possui pilotos experientes que já voam outras aeronaves, como o A-1 e o F-5. Um curso teria que ser ministrado pelos parceiros americanos, seria um “intensivão”. Claro que isso não ocorreria da noite para o dia, levaria várias semanas. Só quero indicar que nós poderíamos ver um grande reforço nos equipamentos das nossas forças armadas em um espaço curto de tempo. Já a Venezuela dificilmente conseguiria a mesma coisa, pois estaria sob bloqueio aéreo e naval americano e com uma economia destruída também não tem muito a oferecer para conquistar bons fornecedores. Acredito… Read more »

Space Jockey

Iriam vir alguns B-2 também e F-22 para escolta, estou ansioso.

ODST

Não seria necessário tudo isso em uma guerra contra a VeneFavela.

Oséias

O último país latino que atacou o Brasil teve vantagem no começo, mas no final da guerra teve boa parte da sua população masculina exterminada. O Maduro que pense bem.
Ainda mais porque as mulheres venezuelanas são belíssimas.

Lucas

Quie comentário mesquinho.

Diego

No caso do Maduro fazer uma besteira e atacar a Colômbia. O governo atual do Brasil atacaria a Venezuela ou não? O que acham. Tem militares no planalto, será que iam aproveitar a chance de testarmos as forças e mostrar culhões, ou acovardariam em prol da economia e vidas sem levar em conta agressão a Colômbia.

Glasquis7

No caso do Maduro atacar a Venezuela, não só o Brasil atacaria. Todos os países da região são signatários do TIAR e enfrentariam a nação beligerante caso está invadi-se território sóbrra o de outro.

Space Jockey

Vai confiando no TIAR vai… Te dou quase certeza de que o Brasil não se envolveria militarmente se Maduro atacasse a Colombia, tampouco algum vizinho nos ajudaria militarmente se nós fossemos atacados.(exceção dos EUA por interesses escusos) Entrar numa guerra é abrir a porta de um quarto escuro. Em condições semelhantes de equipamento o país maior sempre vence o menor, é inevitável. Creio que Maduro e seus 2.000 generais querem continuar desfrutando do poder enquanto puderem.

Glasquis7

Em caso de uma invasão da Venezuela a qualquer país fronteiriço, todos os países da região prestariam apoio ao país invadido. Isso não tenha dúvidas pois, deste apoio depende o TIAR e este tratado permite que nações como o Equador, a Bolívia, Suriname e outros pequenos países se sintam seguros. Por outro lado, se a invasão fosse contra o Brasil pode ter certeza de que a Argentina, Peru e o Chile apoiariam ativamente o Brasil. Primeiro por causa do tratado, segundo por que o Brasil é um país rico e fundamental pra o equilíbrio hegemônico da região e terceiro, por… Read more »

Space Jockey

Não tem nada a ver com o tema, mas ja que vc citou, o Equador se saiu superior ao Perú no Cenepa em 1995.

Glasquis7

Isso é verdade meu caro os equatorianoscom a sua bravura, mandaram os “come paloma” pro espaço. Até hoje choram e tentam explicar como conseguiram perder SU pra mandpads…

Ė isso que conta a lenda

Mas entre nós e não conta pra ninguém mas, os equatorianos tiveram ampla ajuda nossa nesse conflito.

JT8D

Diego, a Venezuela já entrou em guerra com países vizinhos, e o que o Brasil fez? NADA. Porque isso não é e nunca foi problema nosso. E se você acha que é problema seu, vai lá lutar você.

Space Jockey

Toddynho e War of tanks.

Glasquis7

JT8D
Engano seu. A última guerra da Venezuela foi o conflito de 1.903 contra UK Itália e Alemanha que naquela época também eram considerados reinos. além desse conflito, apenas a Guerra da Independência.

Ou seja, a Venezuela não entra em guerra há mais de 100 anos.

Um pouco de História não faz mal a ninguém.

Diego

O.o
Eu pedi uma opiniões numa questão difícil, meu comentário foi isento de posicionamento. E choveu deslike. Vcs precisam melhorar a interpretação de texto, sério, desse jeito não venceremos nem a guerra de narrativas.

Glasquis7 verdade o Tiar ajudaria nas explicações a população e ao congresso caso fossem contra a vontade da cúpula militar ou presidencial.

Agora sim dando meu posicionamento. Na minha opinião acho que o Brasil ia intervir somente se os americanos tomassem frente de batalha.

Glasquis7

Tem decaído muito o padrão dos participantes do debate. Não leve a sério.

Sincero

Isso só mostra que a situação está desesperadora e o cara que fala com o Chaves em forma de passarinho está desesperadamente a procura do tão sonhado inimigo externo. O pai dessa cria aí, anos atrás, com a economia seguindo firme e forte o caminho das demais economias socialistas, montou um teatro para justificar o resultado do socialismo como sendo devido à intervensão americana, embargos, etc. Não sei como o Barak Hussein Obama não fez o favor de ajudar seu parceiro ideológico. Bom, ficaram bradando ao vento e não deu certo, os embargos continuaram sendo somente a elementos do governo… Read more »

Esteves

Maduro pode estar sendo influenciado e financiado por interesses intervencionistas na Amazônia. Declara guerra que guerra é uma boa desculpa para enviar tropas, desembarcar, tomar, reivindicar e demarcar fronteiras. Maduro faz a prática do famoso narcisismo egocêntrico que mira o espelho. A Venezuela fracassou, a culpa não é minha. A culpa é do outro. Eu me escondo atrás do discurso e deixo de existir. O outro que resolva meus problemas. Novamente, Maduro interpreta. Ditaduras agonizantes sem recursos para se manterem senão a corrupção. Bom teste para a paciência. O mercado da venda direta saltou de 30% para 50%. Carros para… Read more »

Filipe Prestes

Discordo, Esteves. Apenas para recordar, a Venezuela também é um país amazônico e a floresta por lá cobre quase 50% do território nacional deles. Além do mais, o único interesse territorial ex corpus venezuelano se chama Esequibo e não está do lado de cá da fronteira.

Esteves

Sim, Filipe, Nada nessa mão, tudo na outra. Tivesse eu estudado Lacan saberia interpretar melhor esse discurso do mestre. Quem discursa é Maduro ou o discurso está a serviço de outro? Vamos lembrar que Maduro é um ex motorista de ônibus elevado à política pelo populismo de Chavez. Sem resultados internos, pode encarar conflitos patrocinados, não interessa se pela Amazônia ou pelos ventos. Importa é a distração. E o lucro que a distração proporciona. A Europa deseja ardentemente demarcar, remarcar e patrocinar novas fronteiras amazônicas usando a desculpa da autonomia indígena. Mas a Europa está longe. Melhor fazer por procuração.… Read more »

ODST

Exercício é uma coisa, guerra é outra completamente diferente. É fácil ficar bonito na foto durante exercícios, é fácil lançar uns misseis, botar uns Sukhoi para voar e fazer imagens, mas quero ver na hora que tiver que começar a gastar grana para deslocar, manutenir (coisa que ele não conseguem fazer nem em tempos da paz), substituir e usar tudo isso. Aí são outros quinhentos.

MATROSE

Penso que cabe aos EUA, o bedel da América Latina, dar um jeito em Maduro e seus generais. Por que não o fazem? Esse papel, obviamente, não cabe ao Brasil. Nossas FFAA, no momento atual são de defesa e não de ataque. Cada macaco no seu galho.

Glasquis7

Não, eles já tentaram alçando o Guaidó como líder mas foi um fracasso que ninguém quer admitir.
Quem deve derrubar maduro é seu próprio povo.

JT8D

Deixem de super-trunfo. O Brasil só pode entrar em guerra com aprovação do congresso, a menos que seja atacado. O congresso não quer e o presidente também não quer. Maduro é um ator canastrão tentando entreter sua plateia interna. Ele mal controla seu país, chance zero de embarcar numa aventura tão perigosa. E se o fizer a reação não virá do Brasil, e sim dos EUA (é tudo o que o Trump quer)

Glasquis7

Ah! o lendário termo “super-trunfo”, sempre aparece. O problema está em que só em misseis anti-navio ele tem uns 250 super-trunfo, isso só considerando os Otomat. Deve ter mais um grupo de outros misseis entre eles os AS 17 Krypton, outro “super-trunfo” pra ser lançado desde os SU MKII, outro “super Trunfo” e se continuarmos vai ver que o cara está sentado em um monte de super-trunfo.

O termo Super trunfo deveria ser banido destes debates pois apenas serve pra que alguém desdenhe do armamento do seu opositor mesmo sem ter uma real dimensão do que o inimigo tem.

Marcos R.

Glasquis, acredito que houve um problema de interpretação na informação da quantidade de Otomat postada acima, me parece que o total são 140 unidades, sendo a seguir discriminados os lotes .

Glasquis7

São 140 Otomat MKII Tem mais uns 125 Otomat MK I.

Dalton

Glasquis…segundo fontes, foram adquiridos apenas 15 MK-1
entregues em 1975 que provavelmente nem existem mais.
.
Depois foram adquiridos 125 MK-2 em 3 lotes, o primeiro de 100 unidades no início da década de 1980, o segundo de 14 unidades
no início da década de 1990 e o terceiro de 11 unidades em 2000.
.
Então o total adquirido foi de 140, 15 MK-1 + 125 MK-2.
.
Quantos dos 125 MK-2 foram remotorizados não dá para saber,
duvido que todos, alguns foram usados em exercícios enquanto outros tiveram sua validade simplesmente expirada.

Glasquis7

Tal vez vc esteja certo quanto aos números, não revisei ainda essas sifras. De qualquer maneira, eles tem nó mínimo o triplo de misseis se comparado aos combatentes da MB ou seja, 3 misseis por cada fragata.

Dalton

Glasquis…não se deve subestimar a Venezuela, mas, também não acho certo subestimar o Brasil que tem outros meios de guerrear além da marinha e superestimar a Venezuela, também não vejo ser o caso. . Os dois submarinos e muitos combatentes de superfície não tem estado muito ativos nos últimos anos e a lógica é que não hajam muitos mísseis também. . Mas, não consigo ver um conflito entre Brasil e Venezuela, mesmo os governos não sendo mais tão “amigos” como foi no caso de administrações passadas. . Já citei aqui várias vezes o estardalhaço que o Chavez criou em 2008,… Read more »

Space Jockey

O Brasil passa por um amplo programa de reequipamento das FAs, então esse seria um dos piores momentos para entrarmos numa guerra, mas mesmo nesse momento creio que seria suicídio do maduro tentar algo contra nós. Já falei antes e os historiadores também dizem o mesmo: em condições semelhantes de equipamento o país maior vence o menor.

Glasquis7

Não estou subestimando o Brasil. Em nenhuma parte disse que o Brasil levaria pau contra a Venezuela, apenas disse que, em se tratando do armamento deles, devemos ter cuidado pois todos acham que está tudo sucateado e na verdade, não fazemos ideia de como realmente está.

Carvalho2008

Por outro lado, Acho que talvez a China se mantivesse longe do apoio a Maduro caso o Brasil pressione firmemente a isto E o lado Bom de uma economia grande e os interesses da China para com o Brasil seriam maiores do que para a Venezuela. Em ultima instancia, cortando da própria carne, suspende nossos produtos pecuários e minerais aos chineses. Se conseguíssemos algum apoio americano na empreitada, seriamos o fiel que pende a balança no mundo O PIB chinês ja esta tremendo, tem esta crise sanitária, e ja estavam reclamando de nossos preços da carne e minério.., Eles ficariam… Read more »

Rodrigo Maçolla

Criar um inimigo externo pra desviar a atenção dos problemas internos é a tática mais antiga usada por ditadores…. O alvo preferido é o EUA, mais não faz mau eleger mais um grande satã como neste caso do Maduro que agora esta apontando também para o Brasil….. Agora Comentando o vídeo em si acho que os cara da marinha bolivariana deviam colocar o boné direito na cabeça, fica pra cima da testa , parecendo uma caixa d’ água na cabeça tenho uma raiva disso…, Mais acho que é uma tática pra caso levarem um tiro na cabeça passe por cima… Read more »

Marcos R.

Truque de baixinho para parecer mais alto!

art

Além da Venezuela espalhar crise na fronteira dos países. Vários relatos de esvaziamento de presidio venezuelano para colocar junto com refugiados tática igual fidel fez nos anos 80/90.

Antonio Ferreira

Por mais caricatos que sejam estas ameaças, por mais que entendamos que tenham o público interno como alvo primordial, e que não sejam direcionadas apenas ao Brasil, mas, também à Colômbia, fica a pergunta… Será que a nossa capacidade dissuasória tem se demonstrado suficiente para impedir bravatas desta natureza!?

cfsharm

Como diz um filósofo sulista muito conhecido: “Pergunta cretina – resposta bagual!”. Fizeram exercícios e tudo mais e lançaram o míssil antinavio que conta com diversas unidades. Num teatro de guerra naval considerando Colômbia, Brasil e Venezuela – considerando os recursos não seria mais acertado negar o uso do mar através de submarinos o que restringiria os mísseis a ficarem em terra, já que os submarinos venezuelanos não estão operacionais?

Mahan

– Marinha e Força aérea da Venezuela: patrulhar e interferir no tráfego naval direção canal do panamá, golfo do México e costa leste da América por todos os (parcos) meios disponíveis (?): aéreo, superfície e submarino.
– Marinha do Brasil: Proteger por meios de superfície o nosso tráfego marítimo direcionados às área supracitadas. Atacar por meios submarinos unidades MILITARES adversas e por meio de sabotagem suas instalações de apoio e portos . Não seria politicamente viável bloquear a costa ou campanha submarina (?) irrestrita.

JuggerBR

Nunca vai dar nada esse ‘conflito’, alguém já viu a distância de Caracas até o Brasil?
Viu que tem a selva amazônica no meio? A gente ir lá nunca vai acontecer, não há motivos. Já eles virem aqui, pra que?
Onde teria alvos relevantes pra eles? Sp, Rio, Brasília?
Nunca vai acontecer…

Junior Gomez

O interessante do vídeo é constatar que essa fragata venezuelana está bem servida de mísseis anti-navio. Vários lançadores laterais. Vale lembrar que as futuras Tamandaré só terão 4 lançadores desse tipo de armamento, o que pessoalmente acho ridículo.

Marcos R.

Júnior, salvo engano os lançadores podem ser denunciados, logo 4 lançadores implicam apenas em que só dá para lançar 4 mísseis simultâneos, mas nada impede que novas salvas sejam realizadas, se existir disponibilidade de mísseis.
O contrário também é válido, nada impede quite um navio desfile com dez lançadores vazios só para impressionar.

Marcos R.

Remuniciados

Dalton

Marcos…
.
depois de lançados os mísseis, no caso aqui o “Otomat” o navio tem que retornar a base para recarregar, mas, de fato, ter todos os 8 lançadores
instalados não significa que há um míssil em cada um deles ainda mais se
o navio não estiver totalmente certificado para missão.

Glasquis7

Se não estiver errado, cada lançador das Tamandaré, terão 4 Misseis dando uma quantidade de 16 misseis por navio… Isso em tese né?

Marcos R.

Glasquis, esse que Vc citou é o sistema de lançamento do sea ceptor, o sistema anti navio são os 4 lançadores individuais a meia nau.

Glasquis7

Ops!, Verdade, eu estava com o pensamento na defesa das Tamandaré, não no ataque, pensei que se referia a isso.

Obrigado por me corrigir Marcos.

Dalton

São 8 lançadores, mas, em compensação são fracas em guerra anti submarino
e uma classe italiana posterior a “Maestrale” apresentou um hangar fixo para
dois helicópteros leves e sonar de profundidade variável e o preço pago por isso foi a redução no número de mísseis anti navios de 8 para 4.
.
Não existe navio perfeito, alguma coisa sempre ficará de fora, ainda mais quando se trata de navios relativamente pequenos como é o caso da fragata bolivariana.

Marcos R.

Valeu o esclarecimento, Dalton, eu imaginava que fosse possível recarregar em campo a exemplo dos astros, felizmente sempre temos vcs que nos esclarecem nesses casos.

Esteves

Na verdade..eu não sei se deveria contar.

Tem um botão…que o pessoal aperta pra esclarecer.

Aperta Mestre. Azul
Aperta Enciclopedista. Verde
Aperta Historiador. Vermelho…ops, Amarelo

O que escapar…o Esteves inventa.

Glasquis7

Existem navios Multi propósito e na Ios dedicados e sempre será assim, os multi propósito farão um serviço geral mais “por cima” e os na Ios dedicados farão a sua tarefa e só.

Henrique de Freitas

Deslocamento do míssil em sua saída deixa bem a desejar. Cria um perfil alto de trajetória facilitando a vida do radar inimigo nos primeiros segundos de voo. Realmente parecem bem antigos.
Muito interessante a turbina atingindo a rotação de voo dentro do casulo de lançamento

Abrs

Eduardo de Assis Ribeiro Filho

Uma guerra se sustenta não apena com os exércitos, mas principalmente pelos orçamentos. Não creiam que tenham verba para sustentar uma guerra que ultrapasse a casa das semanas. Numa guerra de famintos o armísticio vira junto com uma carta de empréstimo.

Glasquis7

´Sem dúvida mas a própria guerra é um comercio, u comercio apetitoso. A Venezuela tem petróleo de sobra pra dar solvência à sua guerra. Muitos Países como China e Russia, estariam dispostos a fornecer armamento e até custear uma guerra se o retorno da mesma vie-se em petróleo. Guerras são comercialmente interessantes pra aqueles que fornecem armamento. Sabe o quanto alavancaria as vendas de Gripen se este pude-se prevalecer ante uma Defesa Antiaérea como da Venezuela? Quantos BUK M2E ou quantos Tor M1 seriam vendidos se estes demonstrassem serem efetivos na defesa contra caças ocidentais? Sempre terá quem lucra com… Read more »

Alessandro

E depois do CIRCO, voltemos a nossa programação normal

Paulo César

Acabaram-se os Otomat, era o último!

Space Jockey

Poucas pessoas tem comentado isso, mas pela primeira vez em décadas o Brasil, tem sido ameaçado claramente por outros países, tanto potências (França) como países de expressão menor (Venezuela). Isso pode ter um efeito muito interessante sobre nossa indústria, notadamente a de defesa, e atualmente no Planalto os principais ministros são militares. Ninguém das Forças Armadas comenta, mas com certeza esses cenários de ameaça estão sendo debatidos, e uma consequência direta pode ser o avanço dos programas de reequipamento das forças ou simplesmente o seu não contingenciamento(o que seria inédito). O programa do MTC-300 por exemplo, aparentemente está em fase… Read more »

Mauro

Sobre aquelas hipóteses de conflito contida no documento do pessoal da ESG, aquilo não foi a toa, não vazou foi nada, foi na verdade repassada ao jornalista para que publicasse aquele documento, a mensagem foi enviada. Sobre o seu comentário em si, também vou nessa linha, mas fico mais na hipótese de que não apenas a indústria nacional seja a beneficiada com mais verbas para pesquisas e vendas para as Forças Armadas, talvez seja também no sentido de mostrar a sociedade a urgência e importância de uma capacidade de auto defesa absolutamente capaz de repelir um ataque de um estado… Read more »

Space jockey

Ja me passou na cabeça tbm a hipótese do documento ter sido vazado propositadamente…

Esteves

O Osório. Tem coisa que não morre.

Glasquis7

Pior foi aquela que o Xerem recusitou “os Harpoon do Brasil e do Chile não foram entregues, estão estocados nos EEUU”.

Agora só falta aparecer quem diga que os americanos colocam um Ship no seu armamento e isso os desativa quando o Trump apreta um botão.

Nicolas_RS

Para quem está falando em subestimar a Venezuela é um erro… A Venezuela não tem capacidade industrial de alimentar sua própria população com COMIDA E BENS BÁSICOS! O nível de prontidão e treinamento se suas aeronaves é de conhecimento que é péssimo, o simulador do SU-30 foi instalado no final do ano passado, em 2019 com mais de 10 ano em operação sem um. Tem a questão de politica também, o Maduro distribui cargos para quem o apoio e não quem tem capacidade, existem mais de 2 mil generais na Venezuela. A milicia da Venezuela aceita qualquer coisa, até idosos… Read more »

Glasquis7

“! O nível de prontidão e treinamento se suas aeronaves é de conhecimento que é péssimo,” Por gentileza, poderia dar as fontes que corroboram isso? “A milicia da Venezuela aceita qualquer coisa, até idosos que tem dificuldade de andar,” Por gentileza, poderia dar as fontes que corroboram isso? “até armas da WW2 pegaram para entregar.” Muitos países da região usam armas e até armamento da WW2. “Deixem sua ideologia e ignorância de lado” Deveria começar por casa. Ninguém está vendendo ideologia nenhuma. Apenas tratamos com cautela os ânimos dos mais fervorosos que acham que uma guerra contra a Venezuela seria… Read more »

CRSOV

Esse Otomat no mínimo tem 3 km a mais de alcance que o MANSUP disparado recentemente pela Marinha do Brasil !! Espero que já estejam trabalhando em outras versões do MANSUP principalmente versão disparada por submarinos, de baterias de artilharia de costa e também com alcance muito aumentado com relação aos 70 km atuais !!