Relatório ao Congresso dos EUA sobre o Programa de Submarinos de Próxima Geração SSN(X)

USS Virginia (SSN 774), 2003
Introdução
A Marinha dos EUA vem adquirindo submarinos nucleares de ataque da classe Virginia (SSNs) desde o ano fiscal (FY) de 1998. O sucessor planejado para o projeto da classe Virginia é o Submarino de Ataque de Próxima Geração, ou SSN(X). A proposta orçamentária da Marinha para o ano fiscal de 2025 adiou a aquisição planejada do primeiro SSN(X) de FY2035 para FY2040, devido, segundo a Marinha, a limitações no orçamento total da força. O orçamento proposto pela Marinha para FY2026 solicita US$ 622,8 milhões em financiamento para pesquisa e desenvolvimento do programa SSN(X).
Submarinos na Marinha dos EUA
A Marinha dos EUA opera submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos (SSBNs), submarinos nucleares lançadores de mísseis de cruzeiro e de forças especiais (SSGNs), e submarinos nucleares de ataque (SSNs). Os SSNs são submarinos de propósito geral, capazes de executar uma variedade de missões tanto em tempos de paz quanto em situações de guerra.
Programa da Classe Virginia
Quando adquiridos à razão de dois submarinos por ano, os SSNs da classe Virginia, equipados com o Virginia Payload Module (VPM), têm um custo estimado de mais de US$ 4 bilhões por unidade.
Base Industrial de Construção de Submarinos
Os submarinos da Marinha dos EUA são construídos pela Electric Boat Division da General Dynamics (GD/EB), em Groton, Connecticut, e Quonset Point, Rhode Island, e pelo estaleiro Newport News Shipbuilding (HII/NNS) da Huntington Ingalls Industries, localizado em Newport News, Virgínia. Esses são os únicos dois estaleiros do país capazes de construir navios movidos a energia nuclear. A GD/EB constrói apenas submarinos, enquanto a HII/NNS também constrói porta-aviões movidos a energia nuclear. A base industrial de construção de submarinos inclui centenas de empresas fornecedoras, além de laboratórios e instalações de pesquisa espalhados por diversos estados. Grande parte dos materiais adquiridos dessas empresas provém de fornecedores únicos (sole-source suppliers).
Programa SSN(X)
Designação do Programa
Na designação SSN(X), a letra “X” significa que o projeto exato do submarino ainda não foi determinado.
Cronograma de Aquisição
A proposta orçamentária da Marinha para FY2025 adiou a aquisição planejada do primeiro SSN(X) de FY2035 para FY2040. O plano naval de construção naval para 30 anos (FY2035-FY2054) da Marinha afirma:
“O adiamento do início da construção do SSN(X) da metade da década de 2030 para o início da década de 2040 representa um desafio significativo para a base industrial de design de submarinos, em razão do intervalo prolongado entre os programas de design da classe Columbia e do SSN(X), o qual a Marinha irá gerenciar.”
Projeto do SSN(X)
A Marinha afirma que:
“O SSN(X) será projetado para aumentar a capacidade de enfrentar a crescente ameaça representada por adversários em uma competição estratégica pela supremacia submarina. Ele proporcionará maior velocidade, maior capacidade de carga horizontal (isto é, compartimento de torpedos), assinaturas acústicas aprimoradas, flexibilidade para se adaptar a futuras ameaças e maior disponibilidade operacional. O SSN(X) conduzirá guerra submarina em todo o espectro e será capaz de empregar e coordenar-se com um contingente maior de sistemas autônomos remotos (RAS) e sensores, atuando como multiplicador de força.”
(Livro de justificativas orçamentárias para FY2026, conta Pesquisa, Desenvolvimento, Testes e Avaliação da Marinha, Volume 3 [Atividade Orçamentária 5], p. 1244.)
Autoridades da Marinha afirmaram que desejam que o SSN(X) incorpore:
- a velocidade e a capacidade de carga do design da classe Seawolf (SSN-21), rápida e fortemente armada;
- a discrição acústica e os sensores do design da classe Virginia;
- e a disponibilidade operacional e a vida útil da classe Columbia.
Esses requisitos provavelmente resultarão em um design do SSN(X) maior do que o projeto original da classe Virginia, que possui um deslocamento submerso de cerca de 7.800 toneladas, e possivelmente maior do que o design original do SSN-21, cujo deslocamento submerso é de 9.138 toneladas. Devido às mudanças tecnológicas ao longo dos anos para melhorar a discrição acústica e outros objetivos, os projetos dos submarinos da Marinha dos EUA, mesmo com cargas de armamentos semelhantes, têm crescido em deslocamento de uma geração para outra.
Custo Potencial de Aquisição
Um relatório de janeiro de 2025 do Congressional Budget Office (CBO) sobre o plano naval de construção naval para 30 anos da Marinha (FY2025) afirma que, em dólares constantes de FY2024, o custo médio unitário de aquisição do SSN(X) é estimado em US$ 7,1 bilhões pela Marinha e em US$ 8,7 bilhões pelo CBO. A estimativa do CBO é cerca de 23% maior do que a estimativa da Marinha. O relatório do CBO afirma que a estimativa do CBO pressupõe que o projeto do SSN(X) terá um deslocamento submerso de cerca de 10.100 toneladas, aproximadamente 11% maior do que o do design do SSN-21. Para baixar o relatório em inglês, clique aqui.