Imagens sugerem início da construção do quarto porta-aviões chinês no Estaleiro de Dalian

Fotos recentes divulgadas revelam fortes indícios de que a China iniciou a construção de seu quarto porta-aviões — o Type 004, designado CVN-19 — no estaleiro de Dalian. As imagens mostram blocos estruturais com características compatíveis com um navio de grande porte, reforçando as especulações de que se trata de um novo porta-aviões de propulsão nuclear da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy).
Segundo analistas, os módulos de casco avistados no dique possuem cerca de 43 metros de largura, enquanto os blocos de quilha se estendem por aproximadamente 270 metros de comprimento. Essas dimensões são comparáveis às do porta-aviões norte-americano da classe Ford, sugerindo que o Type 004 poderá ter um deslocamento de até 100.000 toneladas em plena carga, o que o tornaria o maior navio de guerra já construído pela China.
As observações confirmam com alto grau de certeza que os trabalhos em Dalian correspondem à montagem de uma nova embarcação da classe de porta-aviões, marcando um novo capítulo no ambicioso programa naval chinês. O Type 004 deverá representar um salto tecnológico em relação ao Type 003 (Fujian), com a esperada adoção de propulsão nuclear, além das catapultas eletromagnéticas (EMALS).

Com o avanço da construção do CVN-19, a China acelera sua transformação em uma potência naval de projeção global. A expectativa é que a embarcação entre em serviço na próxima década, ampliando significativamente a capacidade de dissuasão estratégica e projeção de força da PLA Navy no Indo-Pacífico e além.
O estaleiro de Dalian, que anteriormente construiu os porta-aviões Liaoning e Shandong, volta a protagonizar o esforço chinês de modernização naval, indicando que a construção modular em larga escala permanece central na estratégia de expansão da frota.
A confirmação oficial do programa Type 004 ainda não foi feita por autoridades chinesas, mas a movimentação industrial e os padrões identificados nas imagens tornam praticamente certa a natureza do projeto.

RELEMBRE:
IMAGENS: Evolução da construção do porta-aviões Type 003 ‘Fujian’ da China
Deve ter mais de um sendo construído
Até hoje não entendo porque o governo russo não comprou 2 porta helicóptero e 2 porta aviões chinês para ontem.
Necessidade os russos têm porque tentou comprar o mistral e quase conseguiu .
Um NAe é muito caro de obter e manter, ainda mais com catapultas eletromagnéticas mesmo de fabricação chinesa e só agora 2025 os chineses irão incorporar um assim então não havia muito que os chineses pudessem oferecer anos atrás mesmo que a Rússia tivesse os recursos para isso e os chineses um projeto e vaga no estaleiro. . Com tantas outras prioridades os russos engavetaram qualquer novo e mais caro NAe tomando a decisão – correta na época – de revitalizar o “Almirante Kuznetsov” para outros 15 ou mais anos de serviço até que fundos fossem disponibilizados para um novo… Read more »
A Rússia nesse momento está construindo 2 porta helicóptero???
Sim, 2 navios da classe Ivan Rogov do projeto 23900
Cada um com deslocamento aproximado de 40.000 toneladas, o dobro do Mistral francês.
Obrigado amigo
1-nao há dinheiro pra isso
2-onde e por que a Rússia iria usá-lo? Atlantico? Mediterraneo? Pacifico?
Parabéns aos chineses.
Para construir navios, especialmente os militares, ou seja, para manter o know how, é preciso estar construindo sempre, tem que haver processos de renovação, substituição ou aumento de frota ou exportações constantes.
Os EUA nunca pararam de construir NAes desde antes da II Guerra, provavelmente a China, por ser potência de mesma classe, também não vai parar. As nações menores, mas produtoras de navios, não param nunca de produzir submarinos, fragatas, corvetas, etc… basicamente porque paralisar linha de produção significa ter dificuldades maiores em reabri-las e em desenvolver os produtos e a tecnologia.
É o óbvio, Fábio. E o Estado/Governos/Forças Armadas do Brasil nunca entenderam isso. Parou a produção, acabou o conhecimento. Pra recomeçar, é quase impossível.
Talvez, preservar o conhecimento através da produção e modernização seja o motivo pelo qual os russos tentaram manter, ao máximo, o Kuznetsov.
Se as especulações estiverem corretas o Type 004 terá um reator nuclear de quarta geração, de sal fundido. As vantagens são notáveis, já que os reatores de quarta geração podem ser recarregados durante o funcionamento, diminuindo em muito o tempo e a complexidade de uma recarga periódica. A titulo de comparação o reator do Gerald Ford seria um geração 3+ (apesar dos americanos utilizarem outra nomenclatura dada pelos fabricantes, q vai de 1 ao infinito), assim como os russos utilizados nos novos quebra-gelos nucleares classe Lider. Isso faz com q o Type 004, seja o barco mais moderno em termos… Read more »
Essa classe Lider dos russos é o destroyer?
Vc tem notícias se a Rússia está construindo algum navio desse ?
Esse classe Lider é um quebra gelo nuclear superpesado de 70 mil toneladas, de uso civil feito para operar nas rotas comerciais do ártico. Com ele a Russia tera uns 9 quebra gelo nucleares em operação.
O classe Lider destroyer/contratorpedeiro foi apenas uma proposta, teria 20 mil toneladas e propulsão nuclear, mas nao cabia no orçamento russo.
O novo destroyer russo será bem mais conservador, com deslocamento de 8 mil toneladas, baseado nas fragatas Gorshkov com propulsão convencional a diesel.
A construção está bem atrasada, dos 3 previstos apenas o primeiro teve a construção iniciada, e sua entrega foi postergada só para após 2030, as outras duas embarcações talvez só depois de 2035, isso se não forem canceladas.
Além disso muito pouco da construção avançou, o primeiro corte foi em 2020 e antes da invasão da Ucrânia se estimava que apenas 5% da construção tinha sido realizada
Obrigado amigo.
A marinha da China não faz a tradicional cerimônia de batimento de quilha? Praticamente todo mundo faz, então todo mundo acaba sabendo o que todo mundo está construindo.
E como a própria matéria mostra, não dá pra esconder um navio deste tamanho.
Essas fotos é vazada pelo governo chines de propósito.
China vai tentar ganhar na quantidade de não na qualidade, vão floodar de porta aviões kkkk
Vc deve ser um daqueles que foram destruir Brasília e se criticar o governo depois
Nilo?
O que isso tem a ver com o porta aviões da china? Está floodando aqui no naval com assunto que não tem nada a ver com o topico ou mesmo meu comentário.
Mais um vira-lata.
Voce deve ser la do Hoje no Mundo Militar
O nome do cara todo americanizado bicho kkkk. Na vida real ele deve se chamar João da Silva ou coisa parecida.
kkk vc nem sabe quem é o macagaem sua anta, vai descobrir a origem antes de escrever bobagem mesmo que seja spam forta do assunto .
Hahhahaha. Filho preferido do cara que tinha o costume de enfurecer os seres e transforma-los em monstros incontroláveis.
hahaha pois é.
Esse tipo de nick e comentário entregam a idade do usuário do Fórum.
Filho de Satã kkkkk
“Gigante guerreiro dayleon!”
hahah
O cara tussiu, o cara tussiu!
Apenas 1 ilha, como nos PAs americanos, não copiaram as 2 ilhas estrambóticas dos ingleses.
Um dos motivos para as duas ilhas é reduzir a assinatura térmica, visto que sao movidos a turbinas a gás. Como esse navio em construção será nuclear isso ja nao faria sentido.
O principal motivo Heli é que as duas turbinas foram colocadas uma distante da outra para evitar que um impacto por exemplo afetasse ambas e colocadas logo abaixo do convés de voo economizou espaço, assim cada “ilha” tem uma chaminé e o espaço entre elas foi aproveitado para instalar um dos 2 grandes elevadores para aeronaves. . No caso do “Cavour” há uma “ilha” bastante longa acomodando as duas chaminés e no caso do “Liaoning” uma massiva “ilha” contendo uma única grande chaminé. . Nos NAes da US Navy, graças ao tamanho – + 100.000 toneladas carregados – muitos compartimentos… Read more »
A China não vai parar a expansão da sua frota, se quiser substituir os EUA, estão no caminho certo. Fico me perguntando se esse já não seria um com propulsão nuclear, veremos !