Marinha do Brasil enviará em setembro tripulação para buscar o navio de assalto anfíbio ex-HMS Bulwark

HMS Bulwark - L15
A Marinha do Brasil já selecionou a tripulação para buscar o navio de assalto anfíbio ex-HMS Bulwark (L15), da classe Albion, atualmente em processo de transferência da Marinha Real Britânica. Em setembro deste ano, os militares irão ao Reino Unido — mais especificamente a Plymouth — para assumir o navio e iniciarem sua transição para a Esquadra Brasileira.
O HMS Bulwark, comissionado em 2005 e recentemente reformado em Devonport com um investimento de cerca de £72,1 milhões, foi desativado oficialmente em março de 2025. A escolha da tripulação brasileira sinaliza um avanço prático no plano de adquirir este navio, aprovado por meio de protocolo de intenções assinado durante a feira LAAD 2025, marcando uma etapa decisiva para incorporar a plataforma à frota nacional.
A tripulação acompanhará o período de manutenção do ex-Bulwark e depois fará os treinamentos para receber de fato o navio. Previsão de volta ao Brasil com o navio é outubro de 2026.
A embarcação da classe Albion representa um reforço expressivo à capacidade de resposta nacional. Projetada para operações anfíbias, controle de desastres naturais e missões humanitárias, o Bulwark pode transportar centenas de fuzileiros navais, veículos, além de contar com doca inundável, embarcações de desembarque e capacidade de operar helicópteros pesados.
O ex‑HMS Bulwark marcará um novo capítulo na cooperação Brasil–Reino Unido em defesa naval e na modernização da Marinha do Brasil, ampliando a projeção de poder e as capacidades estratégicas da Esquadra nacional.
O navio foi lançado ao mar em 15 de novembro de 2001, desloca 18.500t, tem comprimento de 176m, boca de 25,6m e velocidade de 18 nós. Pode transportar 305 fuzileiros navais (até o máximo de 405), 6 carros de combate ou 30 blindados leves.
A doca alagável na popa pode abrigar 4 embarcações de desembarque para um carro de combate cada. As embarcações nas laterais podem embarcar 35 soldados cada. O navio pode operar com helicópteros do porte do Chinook.

Parabéns, mas, não eram dois?
Falta o Albion
O Albion já foi decidido pelo seu desmanche pra servir de peça de reposição pra seu irmão. O navio precisaria de modernização que não compensa
compensa e muito , decisão dele ainda não foi tomada … Albion se encontra ”desmontado” .. e so seu irmao estar sob reforma , se especulou isso ..nos restar torcer pelo melhor
Um PMG (revisão Geral) de 60 milhões euros por um navio HMS Albion revisado desse compensá e muito.
1 navio novo desse não custa menos de 250 milhões de dólares fácil fácil.
https://www.naval.com.br/blog/2023/08/03/fotos-o-novo-navio-de-assalto-anfibio-de-fabricacao-chinesa-da-tailandia-em-operacao/
daria uns 360 milhoes de reais, não dá pra MB, é muito dinheiro.
O navio Bahia G40 (francês Siroco) custou 80 milhões de euros com PMG incluso!!!
Ja que um esta vindo, preferia a vinda do wave
Ainda é – bastante – possível que o Albion também venha, mas precisa esperar, o protocolo foi assinado na LAAD 2025 para ambas as embarcações. Pesa a falta de dinheiro da MB e o fator político na RN, componentes também presentes na transferência do ex-Ocean para variar.
O Navy Lockout noticiou há 2 semanas que o Bulwark estava à espera da MB e o Albion, devido as condiçoes ruins, viria como fonte de peças. Parece que esses jornalistas britânicos do NL estão por dentro do assunto.
Albion se encontra ”improprio” para navegação . , mas vale muito investir na sua modernização .. questão é . reformar la ou aqui
O Albion saiu do PMG 2018 e navegou ate julho de 2023 (5 anos) quando foi desativado.
Então o Albion precisa passar por PMG para voltar a navegar.
Lembrando que os navios da royal Navy sempre entre 5 a 7 anos de uso são docados para passar por PMG porque os navios são usados ao extremo.
Parabéns a MB,mesmo com o orçamento apertados continua fazendo aquisições pontuais para reforça a esquadra .
Muito boa aquisição!
Há alguns meses vi em páginas de defesa gringas muitos ingleses irritados pela Royal Navy estar se desfazendo dessa belonave.
Praticamente novo o navio é normal os contribuintes britânicos falarem e pergunta o motivo.
Daqui a pouco mandam para a gente o PA deles por um preço bom também
Nesse caso pode passar para outra marinha.
Precisamos de navios de superfície.
Não amigo,aquele ali está mais para um Fiat Marea,com seus problemas insolucionaveis, melhor ficar de fora de qualquer possível aquisição.
carros ingleses também tem péssima fama internacional
Quais??
Oi Samaritanense, os Land Rover, mini Couper supercharger, Cerbera e por aí vai.. rs. Mas os navios são top.. abs
Olha, Land Rover/Range Rover e Mini Cooper, vendidos no Brasil, são veículos com décadas e mais décadas de história. São marcas icônicas. O problema é que o brasileiro médio compra um automóvel e acha que carro é tudo igual. Veículos como esses citados tem manutenção cara e complexa (para os padrões brasileiros) e assim, o proprietário vai “economizando” aqui e ali…daí a receita para o desastre está pronta. Um exemplo mais simples é o Marea, que quando foi lançado trazia soluções tecnológicas inovadoras para a época e com isso, eram logicamente mais caros e complexos de manter, a começar pelo… Read more »
Excelente explicação sobre o assunto.
É a mais pura verdade.
👍😉
Veículos de categorias super Premium, como Land, Porsche, BMW, etc. possuem muita eletrônica embarcada e engenharia complexa. Passados 10 anos, esses veículos começam a apresentar problemas, alguns que realmente são crônicos mas solucionaveis. Ocorre que muitos donos preferem não fazer a devida manutenção, principalmente no Brasil onde tem muita gente que anda de BMW mas não tem dinheiro para seguro, muito menos para encarar a manutenção do carro. A Land realmente, passado algum tempo, apresenta problemas eletrônicos que são caríssimos. Quem pode banca. Quem não pode adapta e passa pra frente. Tem carros que tem como objetivo a ostentação e… Read more »
Não é caro de manutenção e complexo apenas no Brasil, os vizinhos dos ingleses mesmo, rotulam carros ingleses de complexos e de manutenção cara e trabalhosa. Não estou dizendo que são ruins, longe disso, mas os próprios vizinhos deles veem os carros assim. Existe Land Rover que pra trocar correia, tem que descabinar o carro do chassi. Mini, a manutenção do supercharger exige que você desmonte totalmente a frente do veículo. E Diversos outros exemplos. Não tendo qualquer relação com cuidado do dono, e sim um protocolo de manutenção do próprio veículo. Assim como ingleses criticavam italianos por exemplo por… Read more »
“Existe Land Rover que pra trocar correia, tem que descabinar o carro do chassi” Qual modelo e qual correia? Toda essa sequência de comentários se originou de uma frase: “carros ingleses também tem péssima fama internacional”. Isso denota que os carros ingleses são ruins. Ser ruim e ter manutenção cara e trabalhosa são coisas bem diferentes. Um exemplo simples, mas que ilustra um pouquinho: para tirar um farol do Golf Mk4 é preciso tirar a grade frontal e o para-choque dianteiro. Já para o Golf Mk7, precisa tirar “só” a grade. Para trocar uma simples lâmpada de farol, em muitos… Read more »
Discovery para troca da correia dentada chega aos 5 digitos. Isso é procedimento de manual técnico. Range Rover, Discovery, Defender com motor TDV6 / SDV6.
Por exemplo. Mas tem muitos outros itens que são caros nos carro, como manutenção do sistema de suspensão, incluindo bolsas e compressores. Turbina é coletores sao outra dor de cabeça.
Mas como disse, isso nao se resume a Land Rover, essa característica de complexidade em manutenção atinge varias marcas britanicas. Se quiser pesquisar mais, muitos canais técnicos de manutenção na Europa e EUA por exemplo, tem muito conteúdo a respeito.
Abs
Alguns carros tem problemas mecânicos ou acredito até erro de projeto… Como para trocar a correia dentada tenha que ser necessário separar a carroceria do chassi, como no caso dos land rover… O custo de troca da correia dentada pode ser elevado, principalmente devido à complexidade do serviço, que pode exigir a separação do chassi da carroceria, elevando a mão de obra para valores entre R$ 3.000 e R$ 7.000, ou até mais em alguns casos, sem incluir o preço da peça. Os custos totais podem atingir R$ 8.000 a R$ 10.000, dependendo do modelo específico e da oficina. Em modelos… Read more »
Land Rover e Jaguar, eu já tive uma Land Rover e além das peças caras demoram uns 3 meses para chegar
Aí a culpa não é do veículo em si. Volto a dizer, o veículo bem manutenido funciona perfeitamente. E carros assim são para quem tem bala na agulha. Não adianta querer comprar um veículo Premium e pagar em 60 vezes…só isso já deveria ser um alerta. Se preciso parcelar um veículo assim em 60 vezes eu devo, antes de tudo, pensar se vou conseguir pagar as revisões e manutenções, além das prestações. E isso, na realidade, vale para qualquer veículo.
O carro era novo, tinha 6 meses de uso, demorou mais 3 meses porque a peça era feita no Reino Unido. O carro é problemático, e o acabamento ruim pelo preço.
Mas, o carro é importado! Então, a peça também é importada. Problema, volto a dizer, e do pós-venda, não do veículo em si. E quanto a ser novo e precisar de manutenção, nada, nenhuma máquina, seja da mais simples à mais complexa, está livre disso. Então, dizer que um Lando Rover ou Range Rover é ruim, pergunto o que sobra para os Chery e Peugeot da vida…
Como diria o senhor Burns:
Excelente
Perguntinhas:
1) Vão remover o Goalkeeper?
2) E quanto ao Wave?
Goalkeeper foi retirado de serviço há anos.
Eles operavam com o Phalanx.
Na primeira foto desta matéria consta um Goalkeeper.
Phalanx ou GK, tanto faz, a pergunta permanece.
E o Phalanx, vem?
Olá Colegas È um caso que devemos discutir com atenção Certamente é um excelente navio e a MB precisa dele. Contudo, a MB tem dois programas bilionários em andamento, o ProSub e o FCT, além do programa menor de construsção das NPa500. É bastante difícil justificar para um parlamentar responsável pela liberação de verbas de emenda o empenho de R$ 3 bihões no programa FCT com a MB comprando um navio na ordem de 100 milhões de libras, algo que deve ser uns R$ 700 milhões. Ninguém aqui parece discordar que é um bom navio pela fração do que seria… Read more »
Boa Noite! concordo com você…, o foco da marinha é os submarinos e as fragatas Tamandarés…, já estamos com o Atlântico (PH) e o Bahia como navios de apoio a calamidades…
A marinha já está tendo o que fazer para manter os programas estratégicos…
Investir dinheiro, tempo e tripulação em 2 navios que praticamente não são de guerra…
Daqui a pouco vai ficar uma marinha cheia de navios grandes…, sem navios de escolta para eles…
Resumindo…, uma marinha desdentada…
Abraço a todos …
Fiquem com DEUS…>>>
“Investir dinheiro, tempo e tripulação em 2 navios que praticamente não são de guerra…”
Embora eu concorde que a MB precisa desesperadamente de escoltas e navios-patrulha, uma coisa não anula a outra.
A MB precisa também de mais navios pra levar tropas e grandes cargas a longas distâncias, e apenas o Atlântico e o Bahia não são o suficiente pra isso.
Conseguimos um bom navio por um preço muito mais razoável do que se fosse “zero kilômetro”.
Acredito que a maior urgência atual para a Esquadra seja um navio de apoio logístico como os NT da classe Wave. O Gastão Motta está mais que sobrecarregado para atender os atuais meios e a tendência, com as novas fragatas e o Bulwark, é piorar ainda mais. Isto vai limitar bastante as operações. A classe Wave permite transportar o triplo de combustível e outros materiais, inclusive alimentos. Referente à embarcação adquirida, tenho dúvidas quanta a necessidade do gasto com sua compra. Tem um custo estimado em US$ 30 milhões anuais apenas para operações básicas. Ter uma embarcação de desembarque com… Read more »
Exatamente, olha as dificuldades que temos em prover de defesa o extremo norte do país com longas viagens por terra e barcaças!
Ao menos até Manaus eles iriam!
Navios de escolta contra quem? Russos ou chineses?
Contra americanos não é porque somos aliados extra OTAN né kkkk.
A MB não tem nada e não vai ser 4 escolta que vai fazer diferença.
Na MB falta de tudo por isso não tem nada.
Contra russos, chineses ou americanos não há nada que a MB possa fazer nem em longo prazo. Se eles quiserem eles vem e pronto (ok, tenho dúvida quanto aos russos mas enfim). a MB hoje pensa em operar em coalizão, com aliados pensando nesses aliados fornecendo parte da proteção com essas escoltas. quem seriam esses aliados? Na doutrina da MB, os americanos.
Seu aliado aprovou secretamente ordem que autoriza invasão ao seus aliados (quintal) america do sul usando a justificativa de combater cartel de drogas.kkk
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/08/08/trump-autoriza-operacoes-militares-secretas-contra-carteis-de-drogas-na-america-latina.ghtml
Não consigo pensar como uma má ideia um A-10 disparando seu GAU-8 Avenger sobre as fortalezas do tráfico no Rio.
Eu não diria isto. O prosub com os novos subs, incluindo o subnuc ,,armados com os torpedos F21 artemis ( os mesmos que equipam os subs nucleares franceses) foram projetados para destruir os subs nucleares russos, e por analogia, norte ameticanos também. Então, a negação do mar, função principal deles, abrange sim FTs dos paises que você citou.
Desde que os submarinos caçadores assassinos desses países não neutralizem os nossos submarinos primeiro.
Antes viria a USAF, bombardeio de longa distância com mísseis de cruzeiro lançados por submarinos e navios de superfície, etc.
.
E com apenas 5 submarinos – um nuclear – talvez 3 deles no mar certificados e armados, pouco para “negar o mar” aos EUA ao menos com o que eles tem hoje e na próxima década, quando o “subnuc”
entrar em serviço a diferença será ainda maior com novas plataformas e armas em desenvolvimento.
Você tem razão em parte. Não temos defesas orgânicas contra misseis de cruzeiro. Para isto é necessário dispor de defesas anti aéreas sofisticadas, e nem o EB ou a MB a possuem ainda, e nem a terão à curto e médio prazo. No entanto lembro de uma discussão nos foruns de defesa à alguns anos, de uma crítica que se fazia à FAB por ter adquirido uma quantidade ” inusual” de misseis BVR Meteor afim de equipar os futuros esquadrões de F39 gripen. Dizia – se à epoca que poderia- se gastar este dinheiro em mais gripens, já que o… Read more »
Em um conflito com os EUA os poucos submarinos que estivessem no mar não teriam nem base para retornar e mesmo o “subnuc” tem sua operação limitada pelo estoque de mantimentos. . Um submarino pode causar muita dificuldade para um eventual agressor mais forte – uma potência média – e mesmo dissuadir uma potência equivalente, mas os EUA encontram-se em um patamar muito acima para que uns poucos submarinos façam diferença. . Quanto ao Gripen, este teria que enfrentar aeronaves de quinta geração como o F-35 e mesmo de sexta geração o B-21 que segundo informado entrará em serviço antes… Read more »
Concordo de novo com você, mas o risco, não muito pequeno, de perder uma unidade nuclear no Atlântico sul, para um sub sortudo, deixa a opção de uma intervenção a lá 1964, bem remota. Aqueles eram outros tempos. Creio que agora o risco maior, é um ataque cibernético coordenado com uma guerra híbrida. Isto sim é muito mais plausível, em um cenário extremo de confronto. À propósito, este cenário com TO no ciberespaço é tão real que deve ter movido as FAs à inaugurarem em tempo recorde o centro integrado de defesa cibernética em Brasilia no último dia 04. São… Read more »
Obrigado pelos comentários!
Os submarinos da classe riachuelo utilizam a mesma suite de sensores ,despistamento eletrônico e armas ( F21 artemis ) que a força de submarinos nucleares franceses. À principio foram desenvolvidos para caçar e destruir submarinos nucleares russos. Creio que pode- se utilizá- los com eficiência para neutralizar os submarinos nucleares norte americanos. Por outro lado sabe-se que submarinos diesel elétricos são mais silenciosos que os nucleares. Trabalhou- se para que a classe riachuelo fosse mais silenciosa ainda, o que é vital para sobrevivência deles em campo de batalha. Por isto acho que esta hipotética caça pode ser parelha. Devemos levar… Read more »
“Ora, seria curioso buscar a votação da lei orçamentária que aprovou a compra deste navio para termos uma ideia do tamanho do apoio que o legislativo dá á aquisição de meios para a MB” Seria ainda mais interessante se o MD não fosse uma nulidade, e fosse o “porta-voz” em tentar blindar, ou ao menos diminuir, os cortes que a Pasta sofre anualmente. Já discutimos sobre isso: o que diabos o MD fez pra tentar blindar projetos como o Gripen de cortes, e garantir que ele tenha um mínimo de orçamento garantido pra ele? Sobre o resto de seu texto,… Read more »
Tem toda a razão. Espero que nao seja gasto recurso com essa manutenção, apesar de achar que merece. O foco deve ser no que está planejado já que o dinheiro praticamente é contado. Resumindo, se o planejado já nao sai, imagina se adicionar gastos fora do budget. Seria bem irresponsável do ponto de vista contábil por parte da Marinha. Esse é meu medo. Ja que a Marinha é bem irresponsável…..
Muito bom, devido aos cortes atuais e a falta de grana para a última unidade das Tamandarés, pensei que o Bulwark tinha subido no telhado, tanto ele como o OCEAN foram vendidos para a MB logo após a reforma, e tendo o valor a ser pago até menor que o valor da reforma, por isso o grito do contribuinte britânico, o irmão talvez não vala a pena buscar, devido ao valor da reforma, a MB agora precisa focar em comprar patrulhas e navios de escolta, sempre fico atento aos navios da classe Comandanti da Marinha Italiana (1500 ton), estão por… Read more »
Olá. Os navios de escolta da MB são as FCT e as patrulhas são as NPa500. O Programa FCT recebeu enormes investimentos para a fabricação dos navios em Itajaí e os NPa500 são navios pequenos e com elevado nível de nacionalização. Há uma ideia de médio prazo para a aquisição de NPaOc em torno de 1200 ton. São navios da ordem de US$ 100 milhões com elevado nível de nacionalização, talvez tanto quanto as NPq500 com a vantegem de aproveitar quase que 100% da ToT dos sistemas de controle da FCT. Suponha uma uma nova classe que NPaOc1200 que complemente… Read more »
Sim isso no mundo ideal, mas sejamos realistas, caso as 4 italianas sejam oferecidas a preço bom, acho melhor a MB ,caso possa assim como esta fazendo agora com o navio inglês, pq essa novela de Navio de patrulha de 500 toneladas é novela antiga, os de 1200 nem vou entrar no assunto…as Tamandarés, nem as 4 estão certas ainda faltam algum bilhões para fechar a conta.
Espero que essa ideia nao vingue. “Fragatas”, NPA500, NPaO1200. Olha a salada pra quem nao consegue construir 4 “fragatas”. É tipo um cara que compra um Ka sedan, um Focus sedan, e um Fusion sedan..
Olá a todos; Só passando pra fazer uma rápida observação, o Albion aparenta está fazendo somente o que nós chamamos aqui de PMG ou um PDR para poder navegar novamente, o Bulwark sofreu atualizações mais profundas em seus equipamentos e sistemas 👍 Vale ressaltar que os 2 virão para o Brasil navegando e se vai modernizar o Albion isso deverá ser no Brasil com a vinda dos equipamentos novos nele mesmo em palets/contêiner e isso deve ser outra história. Pode ser que ele navegue por uns 4/5 anos e depois de baixa para canibalizar peças para o Bulwark como fizeram… Read more »
RFA Wave Kinght parece esta disponível para venda/reforma . …seu irmão , acho que ainda nao , talvez algum Classe ”Tide” va para algum período de manutenção e se ver obrigado e ter um ”reserva” para tal , e manter um dele para ”figuração” ..talvez
https://x.com/NavyLookout/status/1953081331820138584/photo/1 foto mais recente dele
Finalmente , garantido 1 no momento é hora de comemorar , quanto ao ”Albion” , ele se encontra parcialmente ” desmontado” principalmente em relação a sua eletronica …mas e so isso , o navio em si esta em otimo estado para virar sucata , e vale muito o investimento . engraçado que esse ”desmonte” do Albion pode ser para ”forçar” a MB a reforma-lo por la .. veremos o preço ,, mas mesmo que venha rebocado , vale e muita sua modernização e reforma , ele e mais novo que o ”Bahia” .. agora e ir atras dos WAVE ..… Read more »
A pergunta que não que calar vai vir com o Phalanx ,kkkk…. sei que alguém iria perguntar, só estou sendo irônico..
cara, provavelmente não!
Tem espaço no convés para um Astros.
Tá puxando briga? Ahahahah!
kkkkkk, é aquele pergunta que todos querem a resposta e ninguém quer falar, 99.99% de não , se vier não estará funcional, caso viesse 100%,seria melhor transferir para o Atlântico, mas não vêm, sabemos.
Se der bota um Otto Melara 40mm, ou SeaSnake, eu gosto mais do 40mm “barato” confiável e faz um puta estrago no inimigo.
Bae Bofors 40mm ou Sea Snake, para manter comunalidade.
Dá para aproveitar os lançadores de aspide que vão ser descomissionados nas Niterói, creio que essa seria uma boa alternativa.
Tem os passadores de panos também, que quando se fala em Phalanx, dão piti e tentam explicar o inexplicável…🤭🤭🤭🤭
Vem pro titio, vem…
08.08.25 – sexta-feira – bnoite, será uma ótima aquisição para a MB, necessitamos rejuvenescer nossa armada, mesmo que seja meios que pertenceram a outra nação, porém, com uma manutenção em dia. Também devemos comemorar o lançamento da fragatas Jerônimo, estamos no caminho certo. (Vovozao)
Existe um conflito, na informação falam do Bulgária, e, na foto falam que os 2 albion’s voltaram a navegar pela MB.
Uma vez eu vi um vídeo do HMS Albion em treinamento,onde seu convés estava com blindados atirando…
Já vi algo similar nos Mistral do Egito, com um sistema antimisseis no convés.
Mas acho que no caso do Egito,tal arma faz parte permanente da defesa do navio.
HMS Albion – sails from Indian ocean to Duqm, Oman
A situação da MB é tão crítica, que qualquer canoa é bem-vinda.
Aliás, é um navio fenomenal, pode ser usado em vários tipos de missão, bola dentro da MB, parabéns!
Fico na expectativa dos waves
Verdade tá tão feio que qualquer pesqueiro anexado a frota temos que comemorar, uma aquisição dessas então….mas como disse tá na hora de focar em escoltas e patrulhas, nem que seja em pequenas fluviais,para a amazônia e pantanal ( lá só tem velharia) as oceanicas tem que receber um maior aporte ,nessa velocidade as Napa 500, é uma a cada 3 ou 4 anos,muito tempo para um navio pequeno .
NAPA 500 era para ser entregue de 3 a 4 por ano…. É um navio simples de ser construído e armado.
Um navio de assalto anfíbio é tão necessario para o Brasil? sou leigo no assunto mas acredito que subs e fragatas seriam mais importantes ja que aqui só se pensa em “Defesa”.
Espero que batizem o navio com um nome bonito,nada como os nomes do exercito, como VBMT-SR Kajuru por exemplo…
Há muito tempo defendo batizar os grandes navios da MB com o nome das imperatrizes brasileiras e também com o da Princesa Isabel que chegou a governar o Brasil na ausência de seu pai.
D, Maria Leopoldina (primeira esposa de Pedro I e principal responsável pela independência do Brasil)
D. Amélia de Leuchtenberg (segund esposa de Pedro I)
D. Teresa Cristina (esposa de Pedro II)
D. Isabel Cristina (princesa Isabel)
São quatro importantes figuras históricas do Brasil, com enorme destaque para a Imperatriz Leopoldina.
Camargoer, no mundo dos sonhos, eu imaginei que num futuro onde finalmente a MB fosse capaz de construir um porta aviões no Brasil, esta classe nacional fosse chamada de classe Imperador e o navio recebesse o nome Dom Pedro I e num caso ainda mais mítico onde a segunda frota saísse do papel e também recebesse um porta aviões este seria o Dom Pedro II (nem em sonhos consigo ver a MB operando mais de 2 NAes ao mesmo tempo). Então, este tipo de navio necessita de escoltas e possívelmente, se chegássemos a construir NAes aqui a MB estaria em… Read more »
Gosto da idéia principalmente em homenagear a Imperatriz D. Leopoldina.
No caso da Princesa Isabel, ficaria mais bonito colocar um nome como “Fragata Redentora”.
Curiosidade: foi a Princesa Isabel que concedeu o título de “Marquês” ao Almirante Tamandaré quando da Libertação dos Escravos (da qual Tamandaré era ardente defensor).
Até então ele era apenas “Conde de Tamandaré”.
Sou mais favorável a três tipos de Nomes:
Nomes de personalidades navais.Nomes de estados da federação.Nomes de personalidades que de alguma forma contribuiram com a nossa Marinha.Tipo :
Almirante Thomas Cochrane, Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza),conhecido como patrono da marinha mercante,Barão do Rio Branco,que embora não tenha servido a Marinha brasileira,teve papel importante na modernização e fortalecimento da Marinha brasileira no início do século XX, ressaltando a importância do poder militar para a garantia do desenvolvimento pacífico.
Há muitos nomes de personalidades que poderiam ter seus nomes homenageados nas fragatas.
Capaz de colocarem Pernambuco, para homenagear o atual ocupante do planalto. Se bem que para homenagear esse daí, poderia ser Atibaia…ou Guarujá…
Tremembé dá também, em homenagem a “trup” dele…
Se fosse em 2022, poderia ter como nomes “É só uma gripezinha ” ou “tornozeleira “.
Ja minha contribution para lista poderia ser:
Lava Jato
Pixuleco
O amigo for amigo
Vendendo Avon também ficaria legal….
Pode ser, também. Sem problema algum. E falando em diminutivo, e já que é para uso no mar, se fosse em 2008 poderia ser “É só uma marolinha”.
Uma boa compra de oportunidade …
O Bulwark está em condições ruins, mas o Albion está em péssimo estado. Sem as peças do Albion, o Bulwark pode virar uma baleia branca.
aqui esta o ”estado” dos navios ”Albion” https://www.youtube.com/watch?v=rS-bt_5873E
Este esta mais atualizado amigo: https://youtu.be/zISO5R5hem0?si=0yd5UCGfhkiep7SV
Eita, o Albion está sem a antena do radar Artisan, e sem o ferro de boreste… Acho que é vala mesmo…
Uma pena, pra MB seria um luxo, falicitaria a logística de manutenção ter dois da mesma classe, o treinamento tb…
sim , esta desmontado alguns sistemas de radio , navegação e radar , por isso ele esta improprio para navegação .. todo o resto esta la , uma reforma ou modernização poderia recolocar o sistema ou um outro .. mas descartar um navio desse por isso e crime .. ele esta inteiro… ele estava em uso ate o fim de 2023..
Aleluia
Os Ingleses são aliados de longa data do Brasil
Isso mesmo, vamos projetar poder sobre Angola quando chegar a hora. Por pensamentos obtusos como esse seu é que o país está completamente indefeso quando pode haver guerra entre potências a qualquer momento. Na hora em que os EUA bloquearem nossa rota comercial no Sul da África vc manda esse barco aí pra desembarcar FNs num destroyer da US Navy.
Seu comentário só demonstra o nível de ignorância que se tem nesse país.
Se vc é assim douto, contra-argumente então.
É só mandar o mito de jet sky ir lá e bater continência para o destroyer da US Navy que a rota comercial é liberada na hora.kkkk
O mito patriota e nacionalista não resolveu o problema das 3 forças (FAB,MB,EB).kkk
E qual motivo fariam os EUA bloquearem navios brasileiros de transporte marítimo em águas internacionais?
Avalie os motivos que fizeram eles utilizarem tal recurso e análise existe a mesma possibilidade de ocorrer conosco.
Tem que parar de ficar assistindo canal como A Arte do Dinheiro.
“E qual motivo fariam os EUA bloquearem navios brasileiros de transporte marítimo em águas internacionais?”
guerra entre eles e a China !! Em ocorrendo isso, é líquido e certo que o bloqueio ocorrerá.
Ta bom. Rs. salvo engano, nosso pais sempre prega a neutralidade. Mesmo na Guerra das Malvinas, quando não tomamos posição mas existia uma inclinação para o lado argentino, principalmente quando não permitimos que navios britânicos atracassem em solo nacional, inclusive retendo um bombardeiro do país europeu, não existiu algo nem perto de chegarmos perto de uma retaliação. Apenas uma “tensão” diplomática. E este comportamento ocorreu porque era um país vizinho. Numa guerra entre EUA e China, o que provavelmente desencadeie um WW3, é uma situação que vai mudar totalmente o modelo de comércio que existe hoje. Se tanto China quantos… Read more »
Vamos desembarcar meios e homens aonde quando a guerra chegar aqui ? No Amapá ? Angola ? Minas Gerais ?
Você está se referindo a Batalha Naval ou World of Warships?
… vamos desembarcar na tua resistência…
Simples, olhe para o nosso extremo norte!
Seguindo a tradição, talvez seja batizado com o nome de algum estado.
Qual?
O Rio Grande do Sul não é agraciado a muito tempo 👍
Fica a dica 😏
NDM Ceará ou Pernambuco também não ficava feio
… este meio será batizado de INSS G171 PERNAMBUCO.
Já teve navios recente com esses nomes, acredito que pela ordem de nomeação do livro da DGPM o RS está mais à frente na fila 👍
Nunca entendi porque a MB não agrupa os navios por letra inicial kkkk:
Exemplo: Classe R
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Hoje faltaria navios, mas anyway. Super apoio Rio Grande do Sul pro nome.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Previsão de entrada em operação de 4 meios esse ano, sub Tonelero, navio de apoio antártico, F200 Tamandaré e agora o bulwark..
Navio de Apoio Antártico não foi nem lançado à água, até onde sei.
Rapaz alguém tem alguma notícia desse navio de apoio antártico
A nossa marinha, precisa de mais submarinos convencionais e navios para proteger a zee, e muitos drones, mísseis capazes de persuadir e artilharia de costa de “norte a sul”.
Será mais uma sucata adquirida pela MB que logo, logo vai virar museu? Só o dinheiro roubado no INSS pelos companheiros, daria para comprar muitos helicópteros modernos para a Marinha.
Agora só falta uns chinooks pra ele e pro Atlântico
O Bulwark é um execelente navio de ataque anfibio por possuir doca inundável, o que possibilita o transporte dos clanfs da CFM ,além de radares modernos e capacidade de transporte de veículos blindados ou não . Mas há uma limitação nele : apesar de ter um grande deck para operações com helicópteros pesados, não possui hangar, o que o obriga à operar com NAM Atlântico ou com o NDM Bahia, que ao contrário do Bulwark, possui hangar e 2 grandes decks, operando como um pequeno porta helicópteros, com torre de comando operacional para pouso e decolagem de até 4 helicopteros… Read more »
Provavelmente em breve será anunciada a baixa do “Almirante Saboia” ao menos foi o compreendido quando da declaração do Almirante Olsen dois anos atrás que até 2028 um “navio de desembarque” seria retirado de serviço.
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O “Almirante Saboia” foi incorporado em 1967 na “RFA” onde serviu até 2008 e antes de ser adquirido pelo Brasil passou por uma significativa revitalização, mesmo assim completará 60 anos em 2027.
Você pode ter razão mas o Alm Saboia foi revitalizado à pouco tempo. Creio que continuará na frota por mais alguns anos. Agora vamos ter 3 navios de ataque anfíbio com doca inundável : O Bulwark, o NDM Bahia ( o coringa da frota, por possuir tambem deck com hangar de helicópteros, e torre de controle de pousos e decolagens) e o Alm Saboia. A CFN deve estar exultante porque poderá embarcar todos os seus clanfs ativos de uma vez neles.
Pode ser que essa última revitalização de 18 meses sirva justamente até 2028 para que o navio possa desempenhar suas funções, mas, com recursos limitados e agora
um navio mais caro de operar como o “Bulwark” a declaração do Almirante Olsen continua fazendo sentido.
Camargo e outros falaram sobre nomes, de minha parte prefiro “Passo da Pátria” que já foi sugerido décadas atrás quando o Brasil comprou dos EUA os planos para construir um “LPD” classe Austin.
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A batalha do Passo da Pátria se deu durante a Guerra do Paraguai , uma verdadeira operação anfíbia, mas, provavelmente escolherão o nome de um Estado.
A MB tem fixação pela guerra do Paraguai, mas poderiam escolher nomes relativos à 1°e 2°GM, já que a MB participou dos 2 conflitos.
Lembro que um contra torpedeiro da MB afundou um U bolt no litoral do Marrocos, utilizando cargas de profundidade na 1° GM. Que tal dar o nome dele ao Bulwalk?
Teria sido o “Rio Grande do Norte” com artilharia não cargas de profundidade
pois o submarino encontrava-se na superfície.
Não vejo que nomes a marinha poderia utilizar pela participação na I e II Guerras certamente não “Monte Castelo” 🙂
Durante a 2° GM a MB basicamente atuou como escolta de navios mercantes que cruzavam o Atlântico rumo à Europa. Participou da batalha do Atlântico, mas de forma auxiliar. Na 1° GM tinha até uma frota imponente, mas a tríplice entente ( Inglaterra, França, Itália) não chegaram a um Acordo sobre onde a MB iria atuar: se na costa africana, no estreito de Gibraltar, ou no mediterrâneo. Ai a guerra acabou.
Desculpe, triplice entente que o Brasil aderiu era formada pela Inglaterra,França e Russia ,não a Itália, que fazia parte da tríplice aliança formada pela Alemanha, Império Austro hungaro e Itália .
Um tio meu já há muito falecido foi com o Quarto Escalão da FEB a bordo do grande transporte americano “General Meigs” e entre as coisas que contou-me foi que navios brasileiros participaram da escolta, mas só muitos anos depois é que descobri que navios foram esses. . Não chamaria a frota da I Guerra de imponente, estava apesar de nova já obsoleta, mesmo os 2 encouraçados que em 1910 eram imponente, os contratorpedeiros eram pequenos e a carvão e os 2 cruzadores que fizeram parte da “DNOG” tiveram problemas durante a viagem, tenho uma revista em algum lugar que… Read more »
Um pequeno adendo para o que só agora li Paulo é que os navios brasileiros não escoltaram mercantes até a Europa, os caça submarinos e corvetas por exemplo eram mais indicados para a escolta de comboios ao longo da costa brasileira – até o Caribe eventualmente – e vários comboios foram escoltados apenas por navios brasileiros.
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Os “DEs” foram entregues no fim de 1944 e início de 1945, mas, também atuaram na costa brasileira, mas, então à ameaça submarina já havia sido grandemente neutralizada.
Bahia, Atllântico e Bulwark? Frota Anfíbia de respeito
Sim, sem cobertura aérea e sem escoltas
Ainda acho que dá pra dar um tapa no Albion e trazer ele para operar por mais alguns anos.
HMS Bulwark becomes the new Brazilian CEARÁ
Indo contra a maioria. Apenas una despesa inútil assim como o Bahia. O Bessil não tem onde desembarcar (aceito sugestões), não tem e não terá cobertura aérea, não tem escoltas, para que eles servem?
Os “navios anfíbios” da US Navy costumam atravessar oceanos sem escolta e quando eventualmente um combatente junta-se a eles mudam o nome do Grupo de “ARG” para ESG” 🙂 . Então ainda mais no caso do Brasil não há necessidade de “amarrar escoltas” a eles e certamente nenhum acompanhou os navios brasileiros que participaram das missões no Haiti para – tentar – estabilizar o país. . Ajuda humanitária para outros países é algo que pode ser benéfico para o Brasil, o tal do “soft power” e para aqueles que acham que o Brasil já tem o suficiente, sempre haverá um… Read more »
Te ho certeza outro navio será para substituir navio escolar adestramento para navio escolar nao precisa muita reforma além poder treinar fuzileiros sem desgasta outros navios .
Esta país com uma ladrão na presidência, sucateou a Marinha e agora está comparando lixo para calar a boca de muitos.. só mesmo o Brasil.
Aquele CIWS ali na frente virá?
Quanto custou?