Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro inicia deslocamento para Roraima no NDCC ‘Almirante Saboia’

Rio de Janeiro (RJ), 24 de agosto de 2025 – A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro iniciou, entre os dias 18 e 23 de agosto, o deslocamento estratégico de suas tropas rumo a Roraima, integrando a segunda fase da Operação Atlas 2025. O movimento reforça a prontidão da tropa e a capacidade das Forças Armadas de projetar poder de combate em diferentes regiões do território nacional.
O embarque de viaturas e equipamentos militares ocorreu no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, da Marinha do Brasil, simbolizando a importância da logística conjunta para o sucesso do exercício.
Integração das Forças
O objetivo desta etapa é testar a capacidade de transporte e concentração de meios em uma mesma área de operações. Para isso, a ação envolve a cooperação entre Exército, Marinha e Força Aérea, garantindo a chegada sincronizada de diferentes vetores militares à região amazônica.
A participação da Brigada Paraquedista destaca a interoperabilidade entre as Forças, um dos pilares da doutrina de operações conjuntas. A logística integrada é fundamental diante dos desafios da Amazônia, marcada por grandes distâncias, terrenos variados e complexidade operacional.
Coordenação Conjunta
Sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por meio da Chefia de Operações Conjuntas e da Chefia de Logística e Mobilização, a Operação Atlas 2025 se consolida como um dos mais relevantes exercícios estratégicos do ano. O Comando Logístico do Exército (COLOG) desempenhou papel decisivo no planejamento e execução do deslocamento.
Defesa da Amazônia
Com a chegada da Brigada Paraquedista e o emprego combinado de meios terrestres, navais e aéreos, a Operação Atlas 2025 avança para uma nova fase, consolidando o adestramento conjunto. O exercício amplia a capacidade de resposta das Forças Armadas e reafirma o compromisso do Brasil com a defesa da Amazônia e de seus interesses estratégicos.■
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Uma curiosidade, está indo para Roraima, onde o G25 irá atracar para descarregar todo esse material? Em Manaus?
E pensar que a MB pagou 10 milhões de euros no NDCC almirante saboia com 40 anos de uso na royal navy.
Mesmo o navio sendo antigo está mostrando a importância dessa classe de navio para MB.
Sim, os navios são de 2001/2003 o Bulwark passou por modernização recentemente, o que preocupa é as condições do Albion. Navios de abicagem caiu em desuso. Acho que a MB está com o mesmo pensamento do americano, os desembarque anfíbio é por meio de Landing Craft Air Cushion (Light) , ou LCAC(L), Osprey, Harrier, F35 e HE através de LHDs e LPDs. O americano tem só 8 em atividade e só o LHD 1 WASP tem o convés preparado para pouso e decolagem do F35.
Agora está mostrando a decisão acertada da MB em adquirir o HMs bulwark e o Albion.
Esses navios são importantes para dar mobilidade estratégica para tropa em nosso gigante litoral.
Boa pergunta.
Macapá ou Oiapoque.. chuto
Só vejo uma possibilidade, desembarca em Manaus e os veículos pegam a BR 174 até Boa Vista e depois Pacaraima.
Uma visão da Júlio de Noronha na última foto. Navio não tão frequente em operações da MB ultimamente.
Outra embarcação que já vai dando os últimos suspiros como o Dalton diz: “O Último canto do cisne”
Eu achava que o Saboia já tinha ido pra naftalina a anos…nem sabia que ele ainda navegava.
tropas para conter tumultos na fronteira da venezuela se o laranja trump tumultuar a américa do sul
Se acalme, já foi feita a primeira apreensão de drogas da Marinha Americana em conjunto com o Equador, a droga só saiu da Venezuela. Se acalme, os EUA não tem pressa de pegar o Maduro, ele está sendo monitorado 24 horas por dia.
Em conjunto com o Equador? Como esse “produto” chegou no oceano Pacífico?
Simples jovem, ou por terra ou pelo canal do Panamá, vc sabe que tem um canal ali né? Vou mandar um link, eu acho que o cara que está falando é do Equador, confirma para mim.
https://www.facebook.com/share/v/16V6dBBdDN/
Eu não duvido que saiu da Venezuela, mais sabe que é estranho peru e Colômbia que faz fronteira com Equador são grandes produtores de cocaína poderia sair de lá . Mais até ai tudo bem acreditar em uma país que mentiu na ONU e para mundo que o Iraque tinha armas nucleares para invadir.
Que CIA protagonizou aquele escândalo irã-contras.
Mesmo assim você acreditar nas acusações feito EUA, muita ingenuidade.
Não jovem, se acalme. As coisas mudaram com o decorrer do tempo. Não sei se vc conhece HUGO CARVAJAL, os EUA não está vindo a costa da Venezuela só para ficar desfilando. Pesquise sobre este senhor que está no texto.
Boa tarde a todos do grupo .os PQD vão mariar muito kkkk prepara o DRAMIN kkkkk
FAB, MB e EB precisam minimamente estar presente perto da potencial área quente do pontêncial conflito. Independente do motivo e da narrativa há meios para policiamento de nossas fronteiras. Que as armas estejam presentes.
.
Que consigam monitorar, e se necessário receber os venezuelanos, cidadãos, que fugirem. Que se existir cocaleiro que consigamos prender e manejar aqui dentro o criminoso.
.
Torço que seja apenas mais uma bravata do Laranja.
Não sei se vc sabe em Pacaraima existe a muito tempo uma operação chamada acolhida, já perderam as contas de quantos venezuelanos já entrou no Brasil, foram acolhidos e remanejados para outros estados, até bolsa família recebem. Quando o pau torar irá aumentar o volume de pessoas e os próprios guardas venezuelanos irão eliminar seu povo.
Operação conjunta EB, MB e FAB.
Conversa pra boi dormir, isso daí é pra fazer contenção na fronteira com Venezuela pra não deixar Narcoterroristas/Milícia/Soldados Desertores da Venezuela não invadirem território Brasileiro👀
Isso vai acabar respingando pra cá 😰
Cadê os navios de guerra em condição de operação?!
Estão todos com o AIS desligado pra não entregar posição atual
Vou fingir que tô acreditando que o Governo Brasileiro tá falando a verdade😏