Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro inicia deslocamento para Roraima no NDCC ‘Almirante Saboia’

Rio de Janeiro (RJ), 24 de agosto de 2025 – A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro iniciou, entre os dias 18 e 23 de agosto, o deslocamento estratégico de suas tropas rumo a Roraima, integrando a segunda fase da Operação Atlas 2025. O movimento reforça a prontidão da tropa e a capacidade das Forças Armadas de projetar poder de combate em diferentes regiões do território nacional.
O embarque de viaturas e equipamentos militares ocorreu no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, da Marinha do Brasil, simbolizando a importância da logística conjunta para o sucesso do exercício.
Integração das Forças
O objetivo desta etapa é testar a capacidade de transporte e concentração de meios em uma mesma área de operações. Para isso, a ação envolve a cooperação entre Exército, Marinha e Força Aérea, garantindo a chegada sincronizada de diferentes vetores militares à região amazônica.
A participação da Brigada Paraquedista destaca a interoperabilidade entre as Forças, um dos pilares da doutrina de operações conjuntas. A logística integrada é fundamental diante dos desafios da Amazônia, marcada por grandes distâncias, terrenos variados e complexidade operacional.
Coordenação Conjunta
Sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por meio da Chefia de Operações Conjuntas e da Chefia de Logística e Mobilização, a Operação Atlas 2025 se consolida como um dos mais relevantes exercícios estratégicos do ano. O Comando Logístico do Exército (COLOG) desempenhou papel decisivo no planejamento e execução do deslocamento.
Defesa da Amazônia
Com a chegada da Brigada Paraquedista e o emprego combinado de meios terrestres, navais e aéreos, a Operação Atlas 2025 avança para uma nova fase, consolidando o adestramento conjunto. O exercício amplia a capacidade de resposta das Forças Armadas e reafirma o compromisso do Brasil com a defesa da Amazônia e de seus interesses estratégicos.■
FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
Uma curiosidade, está indo para Roraima, onde o G25 irá atracar para descarregar todo esse material? Em Manaus?
E pensar que a MB pagou 10 milhões de euros no NDCC almirante saboia com 40 anos de uso na royal navy.
Mesmo o navio sendo antigo está mostrando a importância dessa classe de navio para MB.
Sim, os navios são de 2001/2003 o Bulwark passou por modernização recentemente, o que preocupa é as condições do Albion. Navios de abicagem caiu em desuso. Acho que a MB está com o mesmo pensamento do americano, os desembarque anfíbio é por meio de Landing Craft Air Cushion (Light) , ou LCAC(L), Osprey, Harrier, F35 e HE através de LHDs e LPDs. O americano tem só 8 em atividade e só o LHD 1 WASP tem o convés preparado para pouso e decolagem do F35.
Agora está mostrando a decisão acertada da MB em adquirir o HMs bulwark e o Albion.
Esses navios são importantes para dar mobilidade estratégica para tropa em nosso gigante litoral.
Sim, sem dúvida nenhuma, mas são ótimos quando não se tem pressa nenhuma. Numa guerra iminente, ou num deslocamento rápido, o Brasil, pelo tamanho continental, devia possuir uma frota de C-17.
Boa pergunta.
Macapá ou Oiapoque.. chuto
Só vejo uma possibilidade, desembarca em Manaus e os veículos pegam a BR 174 até Boa Vista e depois Pacaraima.
Achei que os paraquedistas chegariam de paraquedas e os fuzileiros de navio.
Os meios materiais seguem por via marítima (o custo/benefício é bem menor), já os recursos humanos podem seguir por via aérea nas vésperas do início do exercício. Isso faz parte da logística. Até porque não estamos em guerra. ISSO É UM EXERCÍCIO!!!
Ate pode ir a Manaus. Mas mais provavel é Belem e ai pega balsas ate Manaus mais 4 dias.
O CECMA pode fornecer os meios.
Intendi, o EB tem umas embarcações para transporte. Tem 2 empurradores, é só colocar as viaturas nas balsas e seguir até Manaus, pode ser, afinal de contas o treinamento é para essas finalidades. Mas, acho mais seguro ir direto para Manaus kkkkkkkk
Tem que levar em consideração que já tem bastante logística indo para Roraima, na sexta passada os Leopards chegaram em Belém por terra (Pernoitaram na minha cidade – Norte do Tocantins) e já foram embarcados nas balsas rumo a Roraima.
Tem agora creio que 6 empurradores e 11 balsas.
Uma visão da Júlio de Noronha na última foto. Navio não tão frequente em operações da MB ultimamente.
Outra embarcação que já vai dando os últimos suspiros como o Dalton diz: “O Último canto do cisne”
Eu achava que o Saboia já tinha ido pra naftalina a anos…nem sabia que ele ainda navegava.
Ele passou por pmg recentemente,está novamente na ativa depois de um tempo na manutenção.
tropas para conter tumultos na fronteira da venezuela se o laranja trump tumultuar a américa do sul
Se acalme, já foi feita a primeira apreensão de drogas da Marinha Americana em conjunto com o Equador, a droga só saiu da Venezuela. Se acalme, os EUA não tem pressa de pegar o Maduro, ele está sendo monitorado 24 horas por dia.
Em conjunto com o Equador? Como esse “produto” chegou no oceano Pacífico?
Simples jovem, ou por terra ou pelo canal do Panamá, vc sabe que tem um canal ali né? Vou mandar um link, eu acho que o cara que está falando é do Equador, confirma para mim.
https://www.facebook.com/share/v/16V6dBBdDN/
Notícia veiculada pelo SÓSTENES e veiculada por um perfil com o Bozo no perfil. Credibilidade ZERO.
Não jovem eu só não assisto a Rede Globo. Eu acho que esse aqui é bolsonarista.
https://www.instagram.com/reel/DNxpusR4kok/
Sai da casinha, drogas mata.
Eu não duvido que saiu da Venezuela, mais sabe que é estranho peru e Colômbia que faz fronteira com Equador são grandes produtores de cocaína poderia sair de lá . Mais até ai tudo bem acreditar em uma país que mentiu na ONU e para mundo que o Iraque tinha armas nucleares para invadir.
Que CIA protagonizou aquele escândalo irã-contras.
Mesmo assim você acreditar nas acusações feito EUA, muita ingenuidade.
Não jovem, se acalme. As coisas mudaram com o decorrer do tempo. Não sei se vc conhece HUGO CARVAJAL, os EUA não está vindo a costa da Venezuela só para ficar desfilando. Pesquise sobre este senhor que está no texto.
Filho, o foco do laranjão ,não é o Maduro. Vai muito além disso.O laranjão não está nem ai para o Maduro, drogas ou grupos criminosos.
Qual o foco? já sei, de novo é o petróleo e o ouro da Amazônia. Tem um cara chamado Hugo Carvajal que está preso nos EUA. Procure saber quem é esse senhor.
Isso mesmo, mais não pode dizer isso na mídia, tem que divulgar a operação como normalidade para não causar histeria na população.
Então se divulga como operação de treinamento.
– A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro iniciou deslocamento estratégico.
Quem é militar já sabe o que esta por vir (o que vai acontecer) !!
O que vai acontecer? Um exercício. Só isso.
Vai acontecer nada, é só um exercício, antes que pergunte, eu sou militar.
Boa tarde a todos do grupo .os PQD vão mariar muito kkkk prepara o DRAMIN kkkkk
FAB, MB e EB precisam minimamente estar presente perto da potencial área quente do pontêncial conflito. Independente do motivo e da narrativa há meios para policiamento de nossas fronteiras. Que as armas estejam presentes.
.
Que consigam monitorar, e se necessário receber os venezuelanos, cidadãos, que fugirem. Que se existir cocaleiro que consigamos prender e manejar aqui dentro o criminoso.
.
Torço que seja apenas mais uma bravata do Laranja.
Não sei se vc sabe em Pacaraima existe a muito tempo uma operação chamada acolhida, já perderam as contas de quantos venezuelanos já entrou no Brasil, foram acolhidos e remanejados para outros estados, até bolsa família recebem. Quando o pau torar irá aumentar o volume de pessoas e os próprios guardas venezuelanos irão eliminar seu povo.
Op. Acolhida é hot, as pessoas nem imaginam como aquilo é delicado…
Participei da Operação Acolhida em Boa Vista como adjunto do maior abrigo a época. Uma média de 220/dia venezuelanos adentram por Pacaraima. A Operação Acolhida, como o nome diz: acolhe e insere os venezuelanos no mercado de trabalho pelo Brasil.
Operação conjunta EB, MB e FAB.
Conversa pra boi dormir, isso daí é pra fazer contenção na fronteira com Venezuela pra não deixar Narcoterroristas/Milícia/Soldados Desertores da Venezuela não invadirem território Brasileiro👀
Isso vai acabar respingando pra cá 😰
Cadê os navios de guerra em condição de operação?!
Estão todos com o AIS desligado pra não entregar posição atual
Vou fingir que tô acreditando que o Governo Brasileiro tá falando a verdade😏
Parece uma operação Surumu versão 2.0…
A operação Surumu em 1993 empregou 5.000 militares das 3 forças e foi o maior exercício militar até agora. A operação Atlas empregará 10.000 militares das 3 armas. É uma verdadeira mobilização para uma guerra real na fronteira norte.
Vão garantir salvo-conduto pro traficante ou ajudar a derrubá-lo? Ou quem sabe é pra pintar o meio-fio de Boa Vista.
Vc se refere ao diretor da CIA ou da DEA ? Vc entende quais são as consequências para Brasil ao tentar atrapalhar os “negócios” dessas Agências ?!?!
O anão diplomático vai entrar em mais uma com os EUA e não vai ser nada Bom. Para o Brasil…
Quanto tempo levaria o deslocamento lá pro Norte se fosse feito por terra ? O que justifica deslocar por navio ? Se for pra treinar o emprego nesses meios, em qual cenário isso poderia acontecer ?
Ate Belem do RJ? 3 dias. 2 forçando. Ate Manaus dependendo a época nao tem viabilidade. Se vai de balsa. Belem Manaus 4 dias de balsa.
De Manaus a Boa Vista 1 dia pela BR.
O deslocamento por navio sem duvida é pra treinar.
Cenário de emprego de navio: reforço logistico. O principal seria rodovia/ balsa.
Se fosse emprego, a Bda Pqdt vai em horas. Exemplo da Cabeça do Cachorro em 2001. Ou FAB ou frete e vai.
Esse exercício, Atlas, está treinando, avaliando, desenvolvendo várias coisas pra todas as Forças.
O que esta indo ali são as VTR e apoio logistico secundario. A brigada em si e os seus 3 escalões iriam de avião.
Como que este navio vai à Roraima que não é um estado banhado pelo mar? Só se for pelo Rio Amazonas, Rio Negro e depois pelo Rio Branco.
O que vai pra Roraima é a Brigada Paraquedista, não o NDCC.
Embarcações ate Manaus. Barco provavel até Belém. Depois balsa e BR trecho final
Não é possível invadir um país das dimensões da Venezuela e com a população de lá, com 4.500 mariners, mesmo que fossem 4500 “rambos”. Mesmo uma operação de forças especiais, seals, para ” neutralizar ” Maduro e a cúpula das Fas venezuelanas, seria altamente arriscado, e com grandes possibilidades de fracasso. Não se compara à operação contra Bin Laden, que se escondia no Paquistão. Talvez se assemelhe à tentativa de ” extração ” do pessoal da embaixada em Terã, quando ficaram sob custódia da guarda revolucionárias iraniana em 1980. Foi a operação Eagle Clown, um retumbante e doloroso fracasso das… Read more »
Obviamente os ataques são sempre estratégicos minando a força do oponente, o ataque físico geralmente ocorre sempre que o oponente estiver enfraquecido sem comunicação/iluminação/energia/água/ comida, mas não deve ser esse o caso o foco é o Bigodudo isso um Tomahawk resolve o problema (os movimentos dele já são monitorado)😏
Aí entra o trabalho de inteligência 👍
Esse seu comentário me lembrou o filme baseado em um fato real (Os 12 soldados de Benghazi).
Foi trágico também 😰
Até onde sei Caracas é protegida por 3 sistemas anti aéreos S300. Estes sistemas poderiam barrar misseis tomahawks ?
Poder podem ( se estiverem operavionais). Mas so alguns poucos, nao dezenas que os EUA podem.disparar em minutos.
Invasão não é requisito pra vitória.
Objetivo é cortar a cabeça. 1 missil no lugar certo basta.
Pode – se questionar quais os motivos reais para uma operação da envergadura da operação Atlas. Aliás, Atlas, na mitologia grega representava um Titã que ” segurava o mundo” com suas mãos. Há 2 anos, Mucio declarou que pela fronteira entre Venezuela e Brasil, ” ninguém ” passa. Ninguém significa, ninguém, seja de que lugar for. Foi a partir daquele momento que a operação Atlas começou a ser pensada.
Fui pesquisar alguma coisa sobre o NDCC Almirante Saboia: “Foi incorporado à Royal Navy com o nome de RFA Sir Bedivere (L3004) em 18 de maio de 1967 e desincorporado em 18 de fevereiro de 2008, participando da Guerra das Malvinas e da Guerra do Golfo. Foi incorporado a Marinha do Brasil em 21 de maio de 2009, na cidade de Falmouth…137m de comprimento e 6700t de deslocamento” (Wikipedia) Somos clientes da marinha real há décadas. Mas vejo isso com bons olhos: se não pudéssemos comprar nada usado, teríamos muito menos do que temos atualmente. O lixo de uns é… Read more »