Austrália anuncia investimento de US$ 8 bilhões para expansão naval sob AUKUS

Concepção artística do SSN AUKUS
Perth, 13 de setembro de 2025 — O governo australiano confirmou que vai destinar 12 bilhões de dólares australianos (equivalentes a aproximadamente US$ 8 bilhões) para modernizar e ampliar o estaleiro Henderson, próximo a Perth, no oeste do país, como parte de seus compromissos com o pacto de segurança AUKUS (entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos). A medida busca preparar o país para a chegada de submarinos nucleares e fortalecer sua infraestrutura naval para os próximos anos.
O investimento será canalizado para o desenvolvimento do Henderson Defence Precinct, que vai incluir instalação de docas secas especializadas para submarinos nucleares, estaleiros navais para construção de fragatas de uso geral e embarcações de desembarque do Exército, além de outras estruturas de sustentação logística para a manutenção da futura frota submarina. Estima-se que o novo complexo ajudará a gerar cerca de 10.000 empregos locais, com retorno econômico e tecnológico ao setor de defesa da Austrália.
O compromisso de investimento faz parte de uma estratégia mais ampla do governo trabalhista de Anthony Albanese de elevar os gastos de defesa a níveis recordes e garantir que o país esteja apto a receber os primeiros submarinos da classe Virginia, vindos dos Estados Unidos, no início da década de 2030. Após essa entrega, Austrália e Reino Unido devem cooperar também no desenvolvimento da nova classe de submarinos nucleares sob a égide do AUKUS.
O local escolhido, o estaleiro Henderson, já vinha recebendo investimentos menores, como um aporte de cerca de A$ 127 milhões para melhorias iniciais, e agora será transformado num polo estratégico de construção naval e manutenção de alto nível. O governo ressalta que esta expansão não é apenas militar, mas também industrial, esperando impactar positivamente a cadeia produtiva local, tecnologia e capacitação de mão de obra.
Embora haja revisão pendente do pacto AUKUS pelo governo dos Estados Unidos, o governo australiano manifestou confiança na continuidade do acordo.■
Quanto custou nossa base de submarinos mesmo?
O PROSUB tinha um valor de +- 8 bilhões de euros para 4 submarinos convencionais, a base, o estaleiro e um casco nuclear.
Meu Deus, os valores que a Austrália gasta são assustadores
Se inveja matasse.
Governo e sociedade preocupados com Defesa. Só isso!
Gastamos menos para fazer uma base/estaleiro para submarinos, mais submarinos convencionais e um submarino nuclear!
Difícil fazer comparações e segundo foi publicado haverá necessidade de aumento de recursos para garantir o lançamento do “Álvaro Alberto” dentro de 10 anos então nem aqui nem lá se tem o total do que será investido de fato.
.
A possibilidade é grande que à Austrália receba seu primeiro submarino nuclear que será um “Virginia Block IV com pouco uso antes do “Álvaro Alberto” ser lançado.