EUA realizam segundo ataque em alto-mar contra barco acusado de tráfico da Venezuela

Washington / Caribe, 15 de setembro de 2025 — O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira que as forças militares dos Estados Unidos realizaram um novo ataque contra um barco vinculado ao tráfico de drogas oriundo da Venezuela, matando três pessoas. A ação, feita em águas internacionais sob a responsabilidade do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), é a segunda operação desse tipo em poucas semanas — a anterior matou onze pessoas num caso semelhante.
Segundo Trump, os indivíduos mortos eram “narcoterroristas” que estariam transportando entorpecentes com destino aos Estados Unidos. Em uma publicação no Truth Social, o presidente afirmou que o grupo representava uma ameaça à segurança nacional, à política externa e aos interesses vitais dos EUA.
Apesar da divulgação de vídeo que mostra uma embarcação explodindo e pegando fogo, o governo norte-americano ainda não apresentou provas conclusivas de que o barco realmente levava drogas. A localização exata do ataque também não foi especificada, apenas confirmada a atuação em águas internacionais.
O incidente ocorre em meio a um aumento significativo da presença militar dos Estados Unidos no sul do Caribe, parte de sua estratégia para combater cartéis de drogas que acusam de operar com impunidade.
VÍDEO: Segundo ataque contra barco acusado de tráfico da Venezuela
O governo venezuelano ainda não se manifestou oficialmente sobre este ataque específico, mas protestos formais foram feitos após o primeiro episódio, ocorrido em 2 de setembro, quando um barco acusado de tráfico foi afundado, resultando em 11 mortes segundo as autoridades dos EUA.
Especialistas jurídicos já levantam dúvidas quanto à legalidade de tais operações em águas internacionais, sem que haja transparência sobre as informações de inteligência utilizadas ou os critérios legais invocados. Há preocupações, inclusive, sobre possíveis violações do direito internacional marítimo e dos direitos humanos.
O novo ataque reacende o debate sobre os limites do uso da força pelo governo dos Estados Unidos e sobre como equilibrar ações de combate ao narcotráfico com respeito à soberania dos países envolvidos.■
Pessoal, então, meio que pra tu explodir alguém tu tem que ter uma justificativa pra isso. Se eram narcoterroristas, onde está a fonte e a comprovação dos fatos? Se não, se torna apenas assassinato, to louco?
Não esta louco não. Foi assassinato gratuito mesmo.
A barreira jurídica que existia foi retirada à partir do momento em que os grupos a que pertencem mudaram de classificação. Me parece muito claro que a intenção deles é mudar o status quo na região mandando um claro recado em que eles dizem: “antes, perguntávamos primeiro e só atirávamos se recebêssemos fogo. Agora, atiramos primeiro e perguntamos, se der, depois. Não tentem passar. Se tentarem, isso é o que pode ocorrer com vocês”. O problema, além das óbvias implicações morais, é que é muito mais fácil escalar uma situação que desescalar.
Não seria mais eficiente prender os caras e aprender as drogas, interroga e aumenta a inteligência, agora do jeito que estão fazendo, quem garante que não são pescadores, refugiados tentando fugir da Venezuela, contrabandistas de comida?
Só quem desconhece a História percebe as incríveis semelhanças entre o Trumpismo e a ascensão do nazismo na Alemanha durante a república de Weimar . Primeiro cria- se a ficção de que a ” Pátria ” foi humilhada pelo mundo. No caso da Alemanha, as pesadas multas de guerra impostas pela França e Inglaterra. No caso dos EUA, a liberação do comércio mundial que ” desmontou” o aparato industrial dos EUA, e reduziu os trabalhadores americanos á desempregados crônicos. Depois, alega- se que há ” inimigos internos” que desejam destruir ” moralmente” o país. Insiste-se que a ” Pátria ”… Read more »
Outra similaridade incrível entre o Trumpismo e o Nazismo, são as reivindicações extra territoriais do Fuhrer e de Trump. O Fuhrer apresentava como justificativa, afinidades etnicas e espaços vitais e estratégicas, para exigir territórios ou países inteiros para o Reich. Trump reinvidica o Canadá, o Panamá e a Groelândia, alegando afinidades sociais e econômicas com o Canadá e espaços vitais e estratégicos para o Panamá e Groelândia. O Canadá representa para Trump, mais ou menos o que a Áustria representava para o Reich.
Quanta bobagem!
Besteiras e irresponsabilidade terríveis! Parece que, mesmo depois da morte de inocentes, insistem em taxar os outros de n@zist@s.
Nada a ver. bla bla bla…
Possivelmente quem passou as informações foram os agentes americanos na Venezuela e Colômbia, com apresentação de alguma evidência aceitável.
Conversinha.
Tem mais traficante e produtor de droga dentro dos EUA que em toda AL.
Cartéis são um excelente negócio da CIA.
Bom dia Ciclope. Um dos óbices a essa tua ideia, é que para prender os ocupantes do barco, em alto mar, sem que antes estes jogassem a prova do crime no fundo do mar, seria preciso incapacitá-los antes, sem matá-los. Tiro de sniper com tranquilizante em múltiplos alvos em movimento e alertados é complicado…
É… eles devem estar fazendo a Bangu….
Sem reação, sem prisão e nem apreensão de drogas, esse ato, se torna asssssinato.
Se atacou é porque houve investigação e evidências de que eram traficantes.
Evidências que deverão estar disponíveis para averiguação nos EUA.
Diferentemente daqui, se houver confirmação de erro, quem passou as informações erradas serão punidas.
O alto comando americano somente será punido se houver confirmação do conhecimento de que eram inocentes e assim mesmo autorizaram a execução…
Saito, tira essa roupa de superman.
“o alto comando americano será punido”…se estivesse no começo da sentença, me pouparia de ter lido até aqui
Que tipo de justificativa a época a Royal Navy tinha para apressar e enforcar traficantes de escravos no século XIX? É pelo mesmo motivo que o EUA faz o que faz. Ambos são as potências dominantes nas suas respectivas épocas, daí impõem suas vontades aos outros.
O Reino Unido achou que era seu dever acabar com o tráfico negreiro, hoje o EUA acha que é seu dever acabar com o narcotráfico.
Nós não estamos no século 19, essa é a diferença.
A diferença é que tem consumidor defendendo o traficante na internet hoje em dia, progressista pedindo pela vida deles e não se importando com as vítimas do tráfico.
Perfeito!! Não tenho a menor pena de traficante e consumidor de drogas. Todos são responsáveis pelos crimes e mortes resultantes de suas ações.
Nem no século 20….
A diferença é que a Royal Navy precisava abordar e embarcar um navio negreiro pra saber de que se tratava de um navio negreiro.
Era costumeiro da guarda costeira americana realizar esse tipo de abordagem a embarcações suspeitas de tráfico de drogas. Se a marinha americana tem provas de que essas embarcações estavam carregando drogas, por que não apresentá-las?
Britânicos faziam isso para sufocar a atividade econômica escravocrata e:
Inglaterra, depois Grã-Bretanha, foi fortemente envolvida no comércio transatlântico de escravos.
Empresas britânicas, como a Royal African Company, lucravam com a captura, transporte e venda de africanos para as colônias americanas e do Caribe.
Se você tem o poder das armas, não precisa se justificar.
Assim é o mundo desde sempre.
Não está louco não! E mesmo que fossem traficantes de drogas, a execução primária não faz parte da lei
Observei um vídeo de melhor resolução, mas não se pode afirmar com toda certeza, mas a carga dentro do barco, é idêntica a transporte de drogas. E um MQ-9 Reaper tem uma câmera de alta resolução.
Agora se não tem provas, realmente é só homicídio.
Pois é.. um princípio fundamental das democracias é o devido processo legal. Não há como impor a legislação de um país ás águas internacionais. Outro aspecto complicado é a definição de narcoterrorista. Tomando como base a legislação brasileira, uma coisa é tráfico. Outra coisa é terrorismo. A legislaçao dos EUA preve pena de morte para o crime de homicídio. As penas de tráfico são duras mas são penas de prisão. È o tipo de aberração da prisão de Guantânamo, dentro de um base militar dos EUA em território cubano onde são matidas pessoas sem qualquer proteção dos direitos civis assegurados… Read more »
Trump precisa sempre de um factóide para atrair ou desviar a atenção da opinião pública e dentre as várias ameaças ao mundo sem efetividade alguma, ao contrário, se virando inexoravelmente contra si e seus planos, viu uma ameaça, um galho fraco, um cachorro morto, que poderia se atrever a ir além … Na verdade Trump provoca o já desvalido e igualmente déspota da República Bolivariana, pois sabe que ele não suportaria nem mesmo um “tempo de Planck” em um confronto direto com os Estados Unidos, e seria o pretexto perfeito para a política expansionista medieval do MAGA subjugar as ricas reservas… Read more »
“Cartéis por cartéis” os do México são mais perniciosos, mas atacar o México com esse pretexto nem aquele topete rídiculo de cor laranja se atreve …
Já a Venezuela … E com olhos no Petrocaribe …
Que bom ! Já que o petróleo não está sendo usado para o bem- estar do povo venezuelano, que fique com os americanos, não vai fazer diferença alguma.
Mas cá entre nós, essa desculpa de que os americanos querem mesmo é o petróleo já está manjada há mais de 40 anos.
O Interessante é que Trump lançou Bombas caríssimas no Irã e não foi atrás do petróleo deles.
Fica a dúvida da efetividade desse ataque, assim como essa ação na Venezuela. Enquanto isso a China se expande a cada dia…
Quando foi que o petróleo venezuelano foi usado para o bem estar da população?
Me lembro que na época antes do Chaves, que era militar na época, a pobreza e desigualdade social era tremenda assim como a corrupção, porquê você acha que quando o chaves se elegeu primeiro e tomou o poder depois, teve tanto apóio popular e das forças armadas?
Trump já militarizou a fronteira com o México, e afirma que ” se houver necessidade”, adentrará o território mexicano ,para punir ” narco terroristas. A presidente do México sabe disso, mas nada poderá fazer, se tropas norte americanas adentrarem seu território, a não ser protestar na ONU.
Se for confirmado que o barco realmente transportava drogas, que estava operando como parte de cartel e que foi identificado como ameaça, há argumento “plausível” para ação: Ausência de Provas: no momento falta transparência suficiente. A acusação pesada de narcoterrorismo exige padrões altos. Riscos de precedentes: uma ação militar que provoque mortes sem processo claro pode se tornar precedente perigoso para acusações futuras de uso excessivo de força ou violação da soberania. A acusação de tráfico de drogas precisa ser sustentada com evidências claras (droga a bordo, cadeia de custódia) e apuração independente. A divulgação de vídeos ajuda, mas pode… Read more »
quem disse q não tem prova?
Sinceramente, os EUA só não se importam de provar pra vc ou pra mim…
Acho dificil estarm atirando a esmo
João,
Ninguém mais atira a esmo.
Perfeito!
Trazer um grupo de ataque para afundar barcotes civis?
Do que precisarão ou o que levarão ao Ártico e Ásia? Navios astronômicos de 1 milhão de toneladas?
Incrível a nova doutrina americana para os traficantes de drogas, execução sumária, sem abordagem, sem interrogatório, sem análise e prova material, bastando apenas suspeitas, é executado , não deixando amostras para reclamações a ressarcimento por execução enganosa. Um exemplo ao mundo a ser seguido, o interessante é saber se a doutrina pode ser aplicada em território nacional americano rsrsrs
Pois é, se psicopatas de esquerda festejam abertamente nas redes sociais o assassinato de um ativista de direita, um homem pacífico e pai de familia como Charlie Kirk, o qual chamava as pessoas de esquerda para a arena dos argumentos e não a das balas, esses esquerdistas não podem vir com mimimi quando os conservadores estão retribuindo na mesma moeda a esses traficantes a serviço da esquerda.
Apoio, pediu, tarifação contra o Brasil, intervenção a nossa soberania, então bom encontro com o capeta, de homens de boas intenções o inferno está cheio, quem lhe deu passagem de ida foi um conservador de família republicana.
Tu defende o assassinato de um homem que não era criminoso, mas defende que traficantes, ao invés de serem mortos, tenham o direto a serem presos, julgados e beneficiados pelas regalias da lei??? Nunca tive grande apreço por ti e teus comentários, mas com esse lixo que tu escreveu conseguistes te superar!! Coisa abjeta!
PS: o assassino de radicalizou e assumiu discurso de extrema-esquerda nos últimos tempos.
Mimimi, conversinha fiada, deslealdade intelectual, falsear, dizer o que os outros não disse, blá blá.
O que eu disse é que teu bom cidadão, cristão conservador, uma hora dessa está junto com o cabrunco. Não gostou problema seu.
O cara ajudou eleger um extremista, golpista e costumas mentiroso, terminou sendo vítima com quem se misturou e a quem ajudou a chegarem no poder. Quanto ódio em? Vai tirar uma soneca.
Você está falando de o cara ter ajudado à eleger o L, o B, ou o T? São farinha do mesmo saco.
E o que o Santamariense está falando é que você criticou a ‘execução sumária’ de traficantes no ato do tráfico, mas defende alguém ter assassinado um cara que estava pregando o diálogo ao invés de confronto.
Nítidamente dois pesos e duas medidas.
Não adianta, Leandro. Esse sujeito aí é tipo o Eduardo Bueno e outros do esgoto da esquerda que defendem e acham bonito e merecido eliminar os adversários ideológicos. Mas, adoram arrotar que “os fascistas de direita”, os “radicais” é que não aceitam o contraditório e que são os antidemocráticos.
O que eu disse: #….quem lhe deu passagem de ida foi um conservador de família republicana….# Do resto é isso mesmo, apoiador de Trump, negacionismo em relação às mudanças climáticas, relativizou escravidão e racismo nos EUA, promovia o uso de armas por civis, cavou vítima de um extremista, fazia defesa irrestrita da segunda emenda da constituição americana que prevê o porte de armas como um um direito fundamental da população. Pois é virou vítima de quem? Da esquerda. Tá certo rsrsrs Como dito a história não serve para nada, os fatos são distorcidos, os comentários manipulados pra se construir uma… Read more »
Vai dormir, criatura abjeta. E quem é tu para dizer quem está no inferno, ou não? Se soubesse um mínimo sobre religião cristã saberia que falar esse tipo de coisa é um dos maiores erros que se pode cometer. Mas, falar isso contigo é atirar pérolas aos porcos.
Olá Lúcio, psicopatas estão londe da normalidade. Acho que nenhum psicólogo irá dintinguir o comportamento de um psicopata por sua ideologia. Neste aspecto, o assassianto deste ativista de direita é tão condenável quanto foi o assassinado daquele brasileiro em sua festa de aniversário… ambos foram víimas de um psicopata que cometei um crime. Lembrei de McVeigh, outro terrista psicopata que explodiu um caminhão bomba em Oklahoma e do brasileiro George Washington Oliveira que tentou explodir uma bomba em um caminhão de combustível no aeroporto de Brasilia. São psicopatas. O psicopata possui um transtorno de personalidade que depende de um tratamento… Read more »
Julho de 1932: O Partido Nazista conquistou a maior bancada no Reichstag com cerca de 37% dos votos.
Novembro de 1932: Nova eleição reduziu esse percentual para 33%, mas o partido continuou sendo o maior do Reichstag.
30 de janeiro de 1933: Hitler foi nomeado Chanceler pelo presidente Paul von Hindenburg após pressões políticas e alianças com conservadores e supremacistas.
A História não presta pra nada.
Negacionistas, por medo, negam eventos históricos, usam a má-fe para legitimar falsas afirmações buscando desacreditar fatos.
O governo português mandou retirar o período escravocrata dos livros de história. No lugar da escravidão no Brasil e nas ex colônias africanas colocaram receitas de bacalhau…a história das historinhas.
Eu prefiro o meu grelhado com brócolis e batatas. E bolinhos de bacalhau para entrada.
Há uma hipocrisia instituída.
É inaceitável festejar a morte de uma pessoa, com quem discorda politicamente, o que concordo.
Mas estas mesmas vozes, que falam em # liberdade de expressão # agora fazem campanha, os estamos vendo perseguindo pessoas por seu discurso, sendo ameaçados no seus empregos, promovendo denuncia aos seus empregadores e, assim, levá-los à demissão. Hipocrisia na veia. Onde está a liberdade de expressão? É o que chamo de promotores de democracia genérica.
Aí os cartéis param e pensam, vamos por terra até a Colômbia e de lá mandamos de avião de carreira como os colombianos fazem, simples assim!
A realidade é que Trump está militarizando fronteiras terrestres e marítimas na AL Para invadir bastará uma operação de false flag.
Manchete do dia:
“Uma gangue de fisiculturistas se juntaram para bater em um paraplégico que estava vendendo anabolizantes em frente à academia.”
Essa e mais outras, hoje, no Jornal Irracional !
E no final nem eram anabolizantes
Porrada nesses carteis
Limitado intelectualmente.
Traduzindo… entrega o petróleo se não vamos atirar em qualquer um que vermos pela frente…
Se fosse o petróleo os Estados Unidos já tiveram décadas para fazerem isso. E já que o petróleo não está sendo usado para favorecer o bem-estar do povo venezuelano, que fique com os americanos me
EDITADO
Fica patente que Trump quer criar um fato para provocar e pressionar Maduro, ao mesmo tempo que desestabiliza financeiramente os cartéis que atuam na região.
Maduro não pode entrar nesse jogo senão corre o risco de perder o poder.
Melhor fazer vista grossa e sacrificar alguns poucos traficantes.
Tem ai as fontes que comprovam que todas essas “abordagens democráticas” foram realmente contra traficantes? Ou, está tudo bem eles saírem explodindo, o que aparenta serem barcos civis, porque… porque… ah, porque tu odeia o comunismo?
Você tem algum problema?
Os fatos já foram criados há muito tempo:
Fato 01: Existe de fato um Estado narco terrorista na Venezuela, inclusive com assessoria de iranianos.
Fato 02: Maduro FRAUDOU eleições e o opositor dele, Edmundo González Urrutia já provou que ganhou as eleições.
Fato 03: Maduro quer tomar o petróleo da Guiana, outro país soberano.
PAU NELES TRUMP
Nenhum desses fatos que vc citou comprova que esse barco tinha realmente traficantes…
Obs: Desde o início dessa polarização e do governo Trump tenho notado uma clara perde de qualidade nos comentários dos sites da trilogia.
Caro Tutu, as pessoas perderam a vergonha de serem burras em público.
O cidadão do comentário ali acima é um completo alineano. Mais um que usa a bandeira americana no 7 de setembro e se pudesse, se mandava para os EUA para ser capacho de algum Yankee com muito orgulho.
É só mais um patriota da pátria alheia.
Faz sentido. O fato de o Maduro ter fraudado as eleições autoriza a destruição de toda e qualquer embarcação que estiver circulando por águas internacionais.
Relação causa-consequência perfeita e lógica.
Esta assim desde a pandemia. Piorou com as eleições.
Vivemos tempos burrocratizados.
Trump # eu te amo #.
Vc pelo dito do líder deve fazer uso do Trump .
Terrorismo de Estado, no caso, de cunho imperialista.
Lamentavelmente a ordem mundial baseado em regras acabou.
Se Putin invadiu a Ucrânia com a justificativa de que está combatendo nazistas ucranianos, então o que impede de Trump fazer o mesmo ao justificar que está combatendo traficantes de drogas?
Pelo menos, a ação foi em águas internacionais e ao contrário da guerra na Ucrânia, onde os russos estão bombardeando indiscriminadamente cidades e matando civis, os EUA não estão fazendo isso na Venezuela.
Infelizmente, o Brasil ao apoiar Putin, perdeu a credibilidade internacional pra se opor contra este tipo de ilegalidade.
A Rússia invadiu a Ucrânia porque a OTAN transformou a Ucrânia em Bastião.
O Brasil nunca apoiou Putin e sinceramente, o Brasil apoiar A ou B não significa muito. O Brasil compra fertilizantes e óleos da Rússia assim como os EUA compram 50% do urânio enriquecido russo.
Sem fertilizantes e óleos, nosso agronegócio iria pro espaço.
Trump é outro criminoso patológico psicopata. Mais um.
Ótima posição !
Que tipo de armamento foi utilizado? Pra mim um Hellfire seria capaz de fazer em pedaços um simples barco desse porte, mas ainda que em chamas o barco continuou a flutuar e o casco ficou mais ou menos intacto.
Míssil Patriot. Somente ele é patriota.
Atenção. Atenção. Atenção.
Se o PN retirar o awaiting do Esteves, posso pensar em retribuir oferecendo um vinil do Geraldo Azevedo, Quadrafonico.
Precisa de distribuição em 4 canais para ouvir. Naqueles anos a Polyvox tinha um quadraptor.
E aí? Quem pega?
O Sal Mecogliano fez um bom vídeo hoje sobre isso. Questionando por que, ao invés de enviar a USN, maiores investimentos não são feitos guarda costeira, que tem a expertise em fazer abordagens de forma muito mais conclusiva. Também criticou que só mostram os ‘resultados’ de ataques, mas não mostram se houve contato via rádio, se houve tiro de advertência, etc.
Todas são questões interessantes.
Está cheio de avião carregado de drogas vindo da Venezuela entrando no Brasil, vão mandar tudo para cá já que vai estar mais fácil.