Navio Hidroceanográfico ‘Amorim do Valle’ será convertido em Navio Caça-Minas

4

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) recebeu, no dia 8 de setembro, o Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle”, que inicia em Salvador sua conversão para Navio Caça-Minas. A alteração na configuração do meio representa um importante marco para a Marinha do Brasil, ampliando sua capacidade de Patrulha-Naval e de Operações de Contramedidas de Minagem.

O Navio será docado na Base Naval de Aratu para alteração do seu esquema de pintura, quando passará a ter o costado na cor cinza e receberá sua nova designação. Na chegada à capital baiana, o navio também recebeu novos tripulantes, que atuarão diretamente nas fases de conversão e adaptação operacional, contribuindo para a transição segura e eficiente do meio para sua nova função como Navio Caça-Minas.

A recepção na Baía de Todos-os-Santos foi realizada pelo Navio-Varredor “Atalaia”. Na ocasião, o Comandante da Força de Minagem e Varredura, Capitão de Fragata Rodrigo Bouças, destacou a versatilidade do novo meio: “É um navio extremamente versátil, que traz consigo diversas capacidades para a Força Naval. Nesse novo conceito de emprego, destaco o embarque de veículos não tripulados para aplicação na Guerra de Minas”, afirmou.

Segundo o Comandante do navio, Capitão de Corveta Rafael Silva, a primeira fase da conversão está prevista para ser concluída em dezembro de 2025, quando será transferido de subordinação para o Comando do 2° Distrito Naval. “Em 2026, será conduzida a segunda fase de conversão do meio, com a instalação de armamentos — um canhão e duas metralhadoras — que conferirão ainda mais versatilidade ao navio”, explicou.

O meio continuará ostentando o nome do Almirante de Esquadra Edmundo Jordão Amorim do Valle, uma justa homenagem ao militar que muito dedicou ao Brasil e à MB, tendo exercido o cargo de Comandante do 2º Distrito Naval, nova sede do Navio, entre os anos de 1951 e 1953.

FONTE: Comando do 2º Distrito Naval

Navio Varredor HMS Humber – M 2007

NOTA DO EDITOR: O NHo Amorim do Valle era o navio varredor HMS Humber – M 2007 na Royal Navy. Foi o quinto de uma série de 12 varredores da classe “River”. Teve sua quilha batida em 21 de outubro de 1983, foi lançado ao mar em 17 de maio de 1984, e foi incorporado em 7 de junho de 1985.
O Governo Brasileiro adquiriu o Amorim do Valle e outros três navios da mesma classe, juntamente com quatro fragatas classe Greenhalgh, num contrato de aproximadamente US$ 170 milhões (£ 100 milhões), em 18 de novembro de 1994. Foi incorporado à Armada em 31 de janeiro de 1995, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra, em cerimônia conjunta com os NB Jorge Leite – H 36 e NB Garnier Sampaio – H 37. O quarto navio varredor classe “River” adquirido pela MB — HMS Itchen – M 2009 —, tornou-se o Navio-Patrulha Bracuí – P60.


Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

A ForMinVar deve ser a força mais capenga da MB, infelizmente.

Willber Rodrigues

“(…) ampliando sua capacidade de Patrulha-Naval e de Operações de Contramedidas de Minagem.”

Ampliar algo que não temos?

De resto, interessante saber que esse navio veio junto com as Greenhalgh’s.

Dragonfly

Será que o Alpha Delphini recentemente doado pela USP vai ter o mesmo destino?
Seria uma boa?

Jagderband#44

O navio já tem 40 anos…