‘Ary Rongel’ e ‘Alte. Maximiano’ desatracam do AMRJ rumo ao continente austral

19

Partiram hoje (5/10) do Rio de Janeiro o ApOc Ary Rongel (H-44) e o NPo Almirante Maximiano (H-41). Ambos os navios desatracaram do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) nesta manhã para tomarem parte da 44ª Operação Antártica (OPERANTAR), uma dos mais extensas e complexas operações científicas apoiadas pela Marinha do Brasil. Marinha do Brasil (MB), que busca apoiar a presença brasileira no continente austral, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Além da tripulação, os navios também transportam vários pesquisadores das mais diversas áreas como oceanografia, biologia, glaciologia, geologia, meteorologia, entre outras. Os projetos são selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Antes de se dirigirem ao continente Antártico, os navios farão uma última parada no Brasil, no porto do Rio Grande, e depois seguirão para Punta Arenas, no Chile.

O Ary Rongel deixou recentemente o dique Dique Almirante Régis, no AMRJ, onde se encontrava desde o mês de maio como parte do Período de Manutenção Geral (PMG). Foram realizadas revisões dos motores de combustão principal e do gerador de eixo principal, inspeções nos thrusters e da bucha do HPC, além de inspeção, reparo e pintura das obras vivas.

O Ary Rongel deverá ser substituído em breve pelo Navio Polar (NPo) Almirante Saldanha, cuja quilha foi batida no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo em outubro de 2023. O novo navio reduzirá o tempo de reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em função dos guindastes com maior capacidade de carga e manobra, e será melhor equipado para o lançamento de acampamentos e terá maior autonomia para ampliar o apoio às pesquisas.


Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lúcio Sátiro

Eu fico besta de como uma marinha que não tem dinheiro para nada gasta o dinheiro suado do povo com viagem para a Antartida e com esses navios inúteis. Eu juro que, ou tem algo secreto que o Brasil tá ganhando com base na Antartida e nós somos enganados com essa baboseira de experimento científico que não chega a Lugar nenhum, ou nós de fato perdemos a noção do ridículo. É igual aquelas besteiras de foguetes lançados com “experimentos de microgravidade” que eu lia no início dos anos 90 e nunca nos levaram a lugar nenhum. Acho que tinha que… Read more »

Last edited 20 dias atrás by Lúcio Sátiro
Thor

Esqueceu o remédio hoje?…

Marcelo

Deve ser o metanol na bebida.

Fernando XO

Prezado, recomendo conhecer o PROANTAR, a SECIRM e também os termos do Tratado Antártico…

sub urbano

Olha a mentalidade do cara, bicho.

Leandro Costa

Isso aí! Vamos criticar na ignorância o que está dando certo e funciona!

Paulo

Eu quero crer que suas críticas sobre o Proantar da MB seja fruto de desconhecimento. Ter uma base cientifico militar no continente antártico vai muito além de pesquisas científicas. Eu diria que é crucial e até existencial para o país. Primeiro, que é a única base que temos fora de nosso território. Isto permite que o BR tenha acento no conselho antártico, que decidirá o futuro do continente. O único continente que ainda não tem dono. Todos os outros já foram ocupados à muitas e muitas gerações, e se dividem em centenas de países. Segundo, a Antártida, assim como o… Read more »

Paulo

Acento = assento.

Marcos

“Sem eles, a Terra seria um imenso deserto, com temperaturas que impediriam à vida no planeta, como a conhecemos. “ Isso não é verdade. Os polos congelados não aumentam a umidade do planeta. É justamente o contrario. O congelamento dos polos retém agua, diminuindo a temperatura global e diminuindo a umidade global. Todas as vezes que os polos descongelaram o Saara floresceu. Quando os polos descongelam o nível do mar sobe vários metros, a superfície de agua aumenta, a evaporação aumenta em função de aumento de temperatura e superfície liquida exposta ao sol e as chuvas aumentam. O derretimento dos polos… Read more »

Marcelo Andrade

Amigo, antes de vc ficar besta, pesquise o que e o PROANTAR! É um Projeto interministerial onde A Marinha faz parte mantendo a Base e levando os suprimentos, assim como a FAB apoia tb. Outro orgãos como Min da Ciencia e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação, Universidades, etc.

Jagder

O que há de errado com vocês? Não reconhecem um sarcasmo/ironia?

Camargoer.

Olá Lucio. O ProAntar existe desde 1982… seria exaustivo discutir tudo o que já foi feito. A MB mantém um uma página e a CAPES tem um diretório com todas as teses e dissertações de mestrado relacionados com as pesquisas na região Além da MB, a FAB também participa deste programa científico, várias universidades, a FAPESP, o CNPq, o MEC, o MCTI, além dos trabalhos em colaboração, porque a base recebe cientístas brasileiros e de outros países. para resumir… o clima e o regime de chuva no Brasil é influenciado pelas massas polares, os recursos marinhos são afetados pelas condições… Read more »

Deadeye

O Brasil tem reservas do Tratado da Antártica, e o continente está descongelando em partes e há petróleo e minérios lá, quem não está presente lá que é burro.

E, o tratado expira daqui há uns 20 anos, o continente possivelmente vai abrir para colonização.

dretor

Eu li seu comentário, Lúcio, mas ele parece estar desinformado e pouco construtivo. Recomendo buscar mais informações antes de tirar conclusões.

Gilberto

Pequena correção, Ary Ronger H-44.

Boa sorte na faina austral.

Dalton

É “Rongel” mesmo, com “ele”.

Marcio

Dalton, provavelmente ele queria se referir ao indicativo, no texto ambos estão como H-41, sendo que o Rongel é o H-44 e o Maximiano é H-41.

Dalton

Boa Marcio, não havia visto, então, ele acertou o “indicativo” e errou o nome 🙂

Marcos Mota

Brasil não é “dono” nem do próprio território, e tem gente que fala sobre Continente que ainda não tem dono! A paixão de vocês por uma “Força” sucateada e repleta de “marujos” que mais parecem encouraçados* é comovente”
* grandes, pesados e lentos. Mas com uma pompa enorme!!!