‘Ary Rongel’ e ‘Alte. Maximiano’ desatracam do AMRJ rumo ao continente austral

2

Partiram hoje (5/10) do Rio de Janeiro o ApOc Ary Rongel (H-41) e o NPo Almirante Maximiano (H-41). Ambos os navios desatracaram do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) nesta manhã para tomarem parte da 44ª Operação Antártica (OPERANTAR), uma dos mais extensas e complexas operações científicas apoiadas pela Marinha do Brasil. Marinha do Brasil (MB), que busca apoiar a presença brasileira no continente austral, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Além da tripulação, os navios também transportam vários pesquisadores das mais diversas áreas como oceanografia, biologia, glaciologia, geologia, meteorologia, entre outras. Os projetos são selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Antes de se dirigirem ao continente Antártico, os navios farão uma última parada no Brasil, no porto do Rio Grande, e depois seguirão para Punta Arenas, no Chile.

O Ary Rongel deixou recentemente o dique Dique Almirante Régis, no AMRJ, onde se encontrava desde o mês de maio como parte do Período de Manutenção Geral (PMG). Foram realizadas revisões dos motores de combustão principal e do gerador de eixo principal, inspeções nos thrusters e da bucha do HPC, além de inspeção, reparo e pintura das obras vivas.

O Ary Rongel deverá ser substituído em breve pelo Navio Polar (NPo) Almirante Saldanha, cuja quilha foi batida no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo em outubro de 2023. O novo navio reduzirá o tempo de reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em função dos guindastes com maior capacidade de carga e manobra, e será melhor equipado para o lançamento de acampamentos e terá maior autonomia para ampliar o apoio às pesquisas.


Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lúcio Sátiro

Eu fico besta de como uma marinha que não tem dinheiro para nada gasta o dinheiro suado do povo com viagem para a Antartida e com esses navios inúteis. Eu juro que, ou tem algo secreto que o Brasil tá ganhando com base na Antartida e nós somos enganados com essa baboseira de experimento científico que não chega a Lugar nenhum, ou nós de fato perdemos a noção do ridículo. É igual aquelas besteiras de foguetes lançados com “experimentos de microgravidade” que eu lia no início dos anos 90 e nunca nos levaram a lugar nenhum. Acho que tinha que… Read more »

Last edited 1 hora atrás by Lúcio Sátiro
Thor

Esqueceu o remédio hoje?…